Defesa & Geopolítica

Assad pagará ‘preço alto’ por ignorar comunidade internacional, diz Hillary

Posted by

Foto: Jason Reed/France Presse

Hillary ao lado do chanceler do Bahrein, Khaled bin Ahmed al Khalifa, em Túnis

O diatdor sírio, Bashar al Assad, “pagará um alto preço” por ignorar a vontade da comunidade internacional ao reprimir violentamente a oposição, afirmou a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, nesta sexta-feira, durante uma conferência internacional sobre a Síria na Tunísia.

Ela declarou que o encontro tinha por objetivo “aumentar a pressão sobre o regime de Assad, aprofundar seu isolamento e enviar uma clara mensagem: ‘você vai pagar um alto preço por ignorar a vontade da comunidade internacional e violar os direitos humanos de seu povo'”.

A chefe da diplomacia americana pediu um aumento das “proibições de viagens aos altos responsáveis do regime, congelamento de seus bens, boicote ao petróleo sírio, suspensão de qualquer novo investimento e estudar o fechamento das embaixadas e consulados”.

Hillary também anunciou uma ajuda urgente enviada pelos Estados Unidos para contribuir no combate à crescente crise humanitária na Síria.

“Não podemos esperar que esta crise se torne uma catástrofe ainda maior. Hoje estou anunciando que os Estados Unidos estão fornecendo 10 milhões de dólares para ampliar rapidamente os esforços humanitários, incluindo o apoio aos refugiados”, disse.

A ajuda consistirá em equipes médicas e de emergência, água potável, alimentos, cobertores, aquecedores e material de higiene pessoal destinada a civis sírios que necessitem, segundo Clinton.

“Esta ajuda não é tudo”, acrescentou. “Os Estados Unidos oferecerão mais ajuda humanitária nos próximos dias”, anunciou.

DA FRANCE PRESSE, EM TÚNIS

Fonte: Folha

13 Comments

shared on wplocker.com