Sombras na economia

Sugestão: Gérsio Mutti

Autor:  Míriam Leitão

Há uma coincidência infeliz: os países mais dependentes do petróleo do Irã são os mais encrencados na crise da Europa. A Itália e a Espanha importam do país 13% do que consomem. A Grécia — sempre ela — é a que mais importa: 14%. O acordo fechado ontem com os gregos dará um alívio, enquanto o mundo contrata outro problema para perturbar a economia de 2012. A cotação do petróleo bateu no pior nível do ano passado.

O Irã começa a tomar a decisão que se sabia que tomaria, antecipar-se às sanções e suspender o fornecimento de petróleo à Europa. Começou pelo Reino Unido e França, o que tem apenas valor simbólico. Os dois países compram pouco do Irã: 11 mil e 49 mil barris/dia, respectivamente. Os 27 países da União Europeia compram do Irã apenas 4% do que consomem. O risco fica com os países mais dependentes. Da perspectiva do Irã, o continente absorve 18% do que o país exporta. É um importante mercado para os iranianos.

No ano passado, após a sucessão das revoltas árabes, principalmente a guerra civil que tirou a Líbia do mercado, o petróleo superou US$ 120 o barril; nível ao qual volta agora. A elevação do ano passado acabou atrapalhando processos de recuperação de economias mais expostas ao preço do petróleo, como a dos Estados Unidos. As famílias americanas perderam parte da renda disponível porque lá o preço é imediatamente transferido para as bombas. Esse dinheiro deixou de ser gasto em bens de consumo e também no pagamento de dívidas.

A Agência Internacional de Energia (AIE) informou que os estoques mundiais estão no nível mais baixo em 15 anos, por causa da guerra civil da Líbia. Mesmo assim, abastecimento não é problema porque a Arábia Saudita continuará acudindo o Ocidente, em troca do silêncio sobre o governo ditatorial e repressivo da família Saud.

Consultorias internacionais avaliam que o ambiente econômico mundial perderá força ao longo do ano exatamente por essas dificuldades, apesar de o mundo estar respirando aliviado desde a longa reunião de 13 horas em Bruxelas que acabou selando um acordo com a Grécia. Os bancos terão que dar desconto de 53,5% na dívida bancária dos gregos. Ainda não está muito claro se isso valerá para o Banco Central Europeu (BCE), que também é um dos carregadores dos títulos da dívida grega. O empréstimo de 130 bilhões de euros é bem menos sólido do que parece. É empréstimo plurianual, será liberado em parcelas, está condicionado a uma série de requisitos que terão que ser cumpridos para que novas parcelas sejam liberadas. Se a Grécia fizer todo o ajuste exigido, chegará a 2020 com 120,5% de dívida/PIB. Nunca tantos emprestaram tanto por tão pouco.

O mais relevante sobre o acordo grego é que não se pode garantir que este seja o começo do fim da crise europeia. O governo a ser eleito na Grécia em abril pode não cumprir o acordo. Não está afastado o cenário do contágio de outros países da região.

No caso do Irã, o mais relevante é que de novo o mundo flerta com o abismo. Seria trágico abrir-se uma nova frente de guerra que pode ter como consequência conflitos no Estreito de Ormuz, fundamental para a logística do petróleo. Para Israel, uma nova frente de guerra é conveniente para o governo de extrema-direita, que precisa alimentar a sensação de que o país está sempre sob ameaça. A paz duradoura pode significar o fortalecimento de grupos mais moderados do país e a redução da ajuda bilionária do Ocidente.

Nos Estados Unidos, a cúpula militar, que está vendo seu orçamento ser cortado com a redução do aparato e das tropas nas guerras do Afeganistão e Iraque, ganharia novo apoio e mais nacos dos gastos públicos. Um novo conflito favoreceria o discurso belicista do Partido Republicano.

Para o próprio Irã esse é o cenário que fortalece Mahmoud Ahmadinejad, que não por outro motivo gosta tanto de vincular o programa nuclear iraniano à sua liderança. Um conflito no Golfo Pérsico seria muito interessante para muitos. Aí é que mora o perigo.

A consultoria inglesa Capital Economics acha que a alta do preço do petróleo não tem a ver necessariamente com a instabilidade no Oriente Médio, mas sim com o excesso de dinheiro em circulação, que foi resultado da ação de vários bancos centrais no combate à crise econômica. Acredita ainda que a recuperação mundial alimenta o otimismo que permite a recuperação dos ativos. Tanto que o gráfico abaixo mostra isso: os índices das bolsas do mundo acompanham a elevação do preço do petróleo. A Vitol, uma das maiores empresas que comercializam o petróleo no mundo, estima que o preço do barril pode subir até US$ 150 caso haja um conflito armado com o Irã.

Há novas sombras de incerteza sobre a economia.

Fonte: O Globo

23 Comentários

  1. Sorrisos largos pelo lado do Kremilim, Arábia Saudita e outros países da OPEP estão presos a acordos de cartel.
    .
    Já os Russos, podem vender o quanto quiser, para QUEM BEM ENTENDER, pelo preço que julgar melhor, neste exato momento Medvedev e Putin se concentram em garantir um lugar na mesa de negociação com garantias de seus interesses na Síria, e ao mesmo tempo pedindo pelo amor de LENIN: ATAQUEM O IRÃ; isso faz o preço do petróleo subir novamente e dará uma impressão do quão eficiente suas armas são contra as do ocidente.
    .
    .
    .
    Meu conselho, se preparem, o preço da gasolina vai subir.

  2. O negocio é mais complicado Gustavo.
    Não existe interesse em tirar a Grecia do Buraco ( este é um pais de velhos arrogante e funcionarios publicos mal acostumados que não querem perder sua boquinha)
    Quem tem que pagar essa conta?
    Somente a Gracia, mais essa esta repassando a conta para a Europa toda.
    A Europa esta envelhecida, com isso perde prestigio e influencia geopolitica.
    A Europa ainda tem muito conhecimentos que os paises emergente precisa para dobrar seus PIBs.
    Nós nô Brasil, conseguimos ter um PIB de 14.000 Dollares anuais, vendendo minerios, carnes, soja,milho, etc… mais para dobra-los precisamos de conhecimento e tecnologia.
    Onde a Grecia entra???
    Em lugar nenhum, não serve para Russia Brasil India e muito menos para a China.
    Ela só é um incomodo por estar associada a Europa e ai sim é a onde nós interessa,ela pode contaminar uma Alemanha uma França, e talvez o Reino Unido.
    Esses lugares tem tecnologia e conhecimentos que precisamos ( Industria farmaceuticas, de tecnologia, de seguranças e financeiras e centros de pesquisa que dão manutenção ao processo produtivo desses paises).
    Se a Gracia se localiza-se na africa todos estavam pouco se importando, por que ela representa quase nada para a economia ( pode ate ser o berços da democracia, mais isso representa muito pouco para as gerações atuais).
    Resumindo a Grecia vai quebrar, só não vai quebrar agora por que pegou todos da Europa com as calças na mão.
    Vou fazer um exercicios de futurologia>
    A GRECIA QUEBRA EM 12 a 18 MESES.
    Quem quer apostar a banca esta aberta…

  3. Nessa briga todos saem perdendo. Os europeus que já estão em crise financeira e o próprio irã, que já está enfrentando um embargo pesado e necessita de vender a sua praticamente única fonte de renda, que é o petróleo.

  4. Eu to é achando é uma boa oportunidade para o Brasil. Se Irã não vende podemos oferecer nosso petróleo do pré-sal. Afinal se a coisa ficar feia lá no estreito, a Arabia vai ter que levar o petróleo contornando a Africa, aumentando muito o preço, já o nosso, não passa nem perto da região, podemos oferecer petróleo sem problemas nem riscos.

  5. E a pergunta inevitável: onde o Brasil entra nessa história? Quer dizer, quais os efeitos econômicos para o país com a crise no oriente médio e na Europa, ainda mais considerando nossa auto-suficiência em petróleo e numa mediação que ja aconteceu com o Irã? Os interesses políticos e estratégicos de alguma forma são afetados por essas turbulências?
    O Brasil é considerado um “ator” importante na política mundial, mas é muito fraco bélicamente. O goveno não possui uma retaguarda militar que tenha peso nas negociações que possa ser exigido, caso nossos interesses, de alguma forma, estejam em jogo. O pré-sal seria uma carta na manga?
    Minha preocupação é como o Brasil é afetado, mesmo que indiretamente, com os problemas do mundo.

  6. E não é que o Armadinejah está certo, todo o continente europeu consome 18% do petróleo iraniano e um conflito elevaria o preço do petróleo de $120 para $150 dólares, ou seja, perde dezoito e ganha vinte , ainda sai com 2% de lucro.

  7. E pensar que a mais ou menos 10 anos atrás o Brasil se encaminhava para o mesmo caminho que a Grécia trilha hoje….
    E ainda tem gente que tem coragem de elogiar tal era.

  8. Com cenário de crise aumentando no oriente médio:
    Petróleo aumenta>>combustivel e derivados aumentam>> alimentos aumentam (usam fertilizantes derivados de petroleo e são transportados por automóveis, que terão que cobrar mais pelo frete, tudo é repassado ao consumidor final). Enfim, se o petróleo aumenta de preço, praticamente TUDO aumenta de preço junto com ele.

    Quem ganha muito com isso? Empresas petrolíferas, e empresas de armamento pesado que vão vender muito para Israel e EUA & Otan.

    Quem perde muito com isso? Todos nós que temos um salário contado para comprar comida, pagar contas, médicos e remédios, et cetera. E quem vai pagar com a vida essa guerra.
    Nesse momento existem pessoas que estão marcadas para morrer: crianças, mulheres, idosos, homens de todas as idades estão com os dias contados sem saber. Quando a guerra estourar – o que não deve demorar, elas serão os efeitos colaterais de uma guerra onde poucos ganham muito e muitos perdem tudo o que tem.

  9. Isso Europa, continua lambendo os pés da N.O.M. seu futuro será triste…Ou melhor; será pobre, violento, com estados fragmentados, de Burca e se ajoelhando quando os Imãs chamarem para as orações pelos megafones.rsrsrs.
    .
    Queria saber o que os europeus ganharam até agora apoiando essa palhaçada contra o Irã? Vão se endividar mais ainda pagando mais caro pelo petróleo para ajudar Israel??? Chega a ser cômico kkkkkk!!!…Esses escravos não mudam mesmo, já passou da hora de acordar meus caros.

  10. Qual é a estratégia americana?
    a estrategia do pentágono é dar importância à guerra com o Irã, que se fale o tempo todo da possível guerra com o Irã.
    .
    Já analisamos isso naquele momento, os EUA precisavam obrigar o Irã a lutar ou se entregar pra RU-CN, ocorreu o último, os aiatolas procuraram o guarda-chuvas dos vizinhos que obviamente agora garantem a impossibilidade do Irã virar potência.
    .
    Voltamos a hoje, o problema do Irã foi resolvido então como queriam os americanos, impedir o Irã virar potência, não existe possibilidade do Irã desenvolver a bomba, porque ele agora é um protetorado dos ex-comunas.
    .
    Os ‘jornalistas’ pagos pelo pentágono (Waaks Leitãos Gutermans) continuam por inércia a falar da ‘ameaça persa’, mas o pentágono já está preparando as ‘matérias’ dum novo cenário, a luta direta contra RU-CN.
    .
    Lembremos que aqui sempre publicamos que a luta contra o Irã não tinha nada a ver com Israel o qq outra bobagem sionista (os sionistas não são mais que aquele cão que sente-se dono porque cuida ninguém entrar na casa, neste caso oriente próximo) a luta contra o Irã tinha a ver com (1)evitar os persas virar a potência muçulmana (coisa que acho igual vai a ocorrer com o tempo) e (2)cercar China.
    .
    Também o pentágono precisa cercar Rússia, mais ainda, obviamente, com o potencial das reservas de petróleo do ártico, mas o maior problema do pentágono, ou seja, dos banqueiros, é a China.
    .
    Para o pentágono a Rússia nunca deixou de ser inimigo, mas agora, faz 2 anos teve que falar claro e reconhecer que mantinha a Rússia na mira.
    .
    Muitos russos acharam que deixando de ser inimigos ideológicos passavam a ser amigos dos americanos, esqueceram a economia, esqueceram que no final do dia a guerra não é mais que a continuação da economia.(aí atualizei o Clausewitz, para reproduzir, citar o autor, eu o 08/06/2011).
    .
    O Islã é contra os juros
    Rússia e China já não são inimigos ideológicos dos americanos, hoje o único inimigo ideológico dos banqueiros como descobri faz tempo, é o Islã.
    .
    Aí o pentágono encobre o fato do Islã estar na mira, aí as ‘matérias’ dos estagiarios que contrata o pentágono, falam que os muçulmanos vivem normalmente nos EUA etcetc, que o Islã não é o inimigo blábláblá.
    .
    Por isso insisto com estas questiões, porque caras da antiga direita como Olavo ou o gen Heleno, obviamente Bolsonaro, mostram que ainda não entraram no século XXI.
    .
    Enéias
    Como comentou BlueEyes, um caso especial foi o Enéias, deixando de lado seu egocentrismo (que impediu sua posição virar movimento político), o cara alertou por exemplo sobre o que Lula depois na presidência comentou muitas vezes: não podemos continuar exportando matéria-prima para a China.
    Enéias a diferença dos outros citados, já tinha uma visão mais tipo sXXI, onde se vê que o problema com o oriente deixou de ser o comunismo e passou ser a concorrência industrial.
    .
    Obviamente o Enéias tinha como contra manter bandeiras da antiga direita como o seu vínculo com a religião e levar adiante uma luta em solitário que permitia ele não falar claro de qual era seu programa de governo.
    Um novo Enéias deveria criar um programa de mudança, com pelo mínimo 20 pontos, e difundir esse programa, é claro eu insisto com o programa porque aí é que se vê se o cara é um demagogo ou se realmente pensou como mudar o Brasil.
    Outro problema do Enéias ou do Olavo etc, é que ninguém analisa as causas, como aqueles que falam “nossos políticos” blábláblá, mas, e as causas?
    Aí é onde se vê quem está a favor de educar o povo e quem é que quer ser eleito deputado para seguir como os outros políticos recebendo dinheiro por ‘falar em nome do povo’.
    A mudança e o fim da corrupção no Brasil só vai ser possível quando mude o próprio povo brasileiro, e o primeiro para que isso ocorra é publicar análises não ‘afirmações’, essa é a minha principal crítica ao Enéias.
    Enéias nunca poderia ter ganhado do Lula por exemplo, porque o torneiro falava com mais conteúdo que ele, o torneiro falava pensando numa platéia que entendia algo, o discurso de Enéias era presupondo um público de nível cultural mínimo.
    O discurso do Enéias era 90% contra o Lula 10% contra os tucanos, não tem sentido, falava por exemplo que se cobravam mais juros no governo Lula, afirmação sem profundidade, porque os bancos nos governos tucanos cobravam mais porcentagem de juros. Enfim.
    .
    Mas devemos sim continuar com as bandeiras que propôs o Enéias, desenvolver a Bomba, exportar mão-de-obra brasileira e não matéria-prima, nacionalizar o sub-solo, ou seja limitar os direitos das empresas que extraem, o sub-solo já é brasileiro mas não dá para permitir a empresa que extrai o minério exportar todo para a China.
    .
    CHINA
    Voltando na matéria, a guerra é contra a China, a matéria é propaganda americana da ‘Waak’ Miriam Leitão.
    Sérgio Mutti, como leitor lhe agradeço pela colaboração, mas acho devemos nos esforçar em publicar matérias que não são publicadas pelos Globo-Estadão-Folha-Veja. Ou seja não é condição sine qua non que a matéria não tenha sido publicada pela mídia pro-americana, mas acho tem muitas matérias por aí que falam coisas interessantes. Neste caso eu tentei mostrar que devemos procurar aquelas matérias que falem da verdadeira guerra aquela contra a China, onde o Brasil vai também ter que se decidir de que lado vai estar.
    .
    O Dragão ou a Águia, quem é pior?
    Denunciar os americanos, os banqueiros, não quer dizer eu estar do lado chinês, na verdade ainda não sei quem é pior.
    Desde o ponto de vista econômico a China é pior, desde o ponto de vista militar por enquanto os piores são os EUA, porque o objetivo deles, não é adicionar mais estrelas na american flag (colonizando,como faziam os romanos) não, como já coloquei aqui faz tempo, minha conclusão é que o objetivo dos americanos é destruir os demais países, deixar o resto do mundo em guerra civil.
    Então devemos nos distanciar militarmente dos caras e nos distanciar economicamente dos chineses.
    .
    Por isso minha posição pode parecer aquela de cima do muro, mas não fica outra, a posição do Brasil não é simples, nalgumas coisas o Brasil tá dum lado noutras tá do outro com o adicional que isso muda com o tempo uma e outra vez, porque o país precisa estar sempre presente no cenário mundial, deve estar nos holofotes (coisa que obviamente incomoda muito aos Waaks Canseis e FHCs que não gostam do Brasil Potência).
    .
    Mais uma aclaração: falar contra a posição do FHC ser contra o BR se desenvolver militarmente não quer dizer que eu tenha esperanças do PT cumprir essa tarefa, como já publiquei muitas vezes o PT não vai fazer isso, deu um primeiro passo apoiando o programa da Marinha, tentou comprar Rafale em 2009, mas eu tô convencido como comentei quando assumiu a Presidenta que ela e o PT acham que esses 36 Rafales estão bom para chegar até 2020.
    .
    O PT deu um primeiro passo, mas precisamos com urgência a corrente nacionalista se organizar e propor um desenvolvimento sério da indústria militar brasileira, não dando os projetos para Embraer(*), nem para a Iveco, é claro que não, desenvolver uma indústria própria e o caminho que vai possibilitar o nosso maior objetivo: independência militar.
    .
    (*)eu pensei muito antes de publicar minha crítica da Embraer naquela época, porque só se comentavam louvações para a empresa, não só neste blog mas em toda a internet, mas tive que mudar o negócio e denunciar o fato da empresa se limitar ao mercado ocidental, de não prestar para um projeto de desenvolvimento duma indústria militar própria.

  11. Rorschach, os eua sabem disso já a algum tempo viu.. não é atoa que agora somos “amiguinhos” deles(de acordo com o governo americano)….
    e não é a toa que eles querem fortalecer a “parceria energética” entre as américas…. kkkkk…
    ganharemos o que vendendo nosso petroleo pra eles? ou mesmo o nosso etanol?
    R: sucatas militares, armas de prateleira e um tapinha nas costas acompanhado de um “my brother, lets get it on!”
    .
    E milton gostei daquele termo que tu usou em um ultimo topico: PsyOP.
    Esse termo resume a nova estratégia americana de guerra e ilustra o “tom” da midia ocidental ao tratar o tema “IRA”

  12. Milton Bras, na verdade a Embraer já tentou sim criar uma industria militar para o Brasil na época do AMX, ela tinha milhares de planos. Inclusive um que já estava em estudo avançado sobre um treineiro a jato(semelhante inclusive fisicamente ao Yak-130) para a FAB. Adivinha no que deu? Sarney cancelou, se bem que não se pode esperar qualquer coisa que preste daquele cara.
    =
    Gustavo, mas para isso basta os governantes terem pulso e patriotismo(o que acho difícil) e dizer não. Se quiser comprar é pelo preço internacional. E acho que já temos capacidade para sermos independente e muita coisa na area militar, mas nossos políticos não tem visão nem se importam com a nação. É claro que não vamos chegar produzindo F-22, NAe Ninitz e coisas do tipo. Mas tenho certeza que temos capacidade de produzir fragatas e corvetas da melhor qualidade. E uma vez capaz de produzir fragata, produz o destróier, e assim vai aumentando o nível aos poucos. E isso também vale para aviões. Já blindados, sem nem o que comentar, capacidade temos. Falta encomenda. Produtos é o que não falta. Nem que seja para usar de base para um novo produto no caso da Engesa.
    =
    PsyOP? Psycologic Operations? É a guerra fria adaptada para a modernidade.

  13. obrigado Gus, mas o termo PsyOp é usado normalmente para aquelas operações encobertas.
    é definido pelo pentágono (DoD Departamento[ministério] da Defesa) como:

    “O uso planejado de propaganda e outras ações psicológicas tendo como propósito primário influenciar opiniões emoções atitudes e comportamento de grupos estrangeiros hostis como forma de dar suporte para o cumprimento dos objetivos nacionais.”

    A wiki também tem uma cita da WWII:

    During World War II the United States Joint Chiefs of Staff defined psychological warfare more broadly stating “Psychological warfare employs any weapon to influence the mind of the enemy. The weapons are psychological only in the effect they produce and not because of the weapons themselves.”

    “Guerra psicológica usa qualquer arma para influenciar a mente do inimigo, mas essas armas são psicológicas só enquanto ao seu efeito”, quer dizer eles podem usar armas reais ou sei lá o qué, pode ser até o começo duma invasão que não vai dar em nada, não é que os métodos são só psicológicos, mas a PsyOp está definida por seus objetivos ser psicológicos.
    .
    Por exemplo o ataque da Colômbia à base guerrilheira no Ecuador, foi um ataque real, militar, mas talvez também foi uma PsyOp no sentido que o objetivo principal era falar que uma notebook tinha supostamente (nunca comprobado) material que comprometia o Chaves como suporte financeiro militar das FARCs. Eu publiquei faz tempo, quem mantém as Farc vivas são os próprios americanos, talvez manter as Farcs seja ela mesmo uma PsyOp.
    A demolição das Torres Gêmeas talvez foi a maior PsyOp da história mundial.
    .
    É óbvio que o maior perigo para o Brasil são essas operações encobertas, eu tenho muito medo de algum dia algum comando americano fazer um atentado aqui no Brasil para jogar a culpa nalgum grupo criado pela CIA, tipo AlQaeda, que gostosamente aparecerá logo dizendo que fizeram isso para o Brasil se definir etcetc, (aquilo que os sionistas e tucanos aqui no blog falam de estar acima do muro).
    .
    É preciso difundir estes análises como antídoto para essas bobagens ideadas em noites de insônia dos estagiarios do pentágono.
    Tudo mundo sabe que AlQaeda são os americanos, mas parece que os responsáveis da criação de PsyOps do pentágono fossem adolescentes que achem que o resto do mundo vai ser tolerantes com eles como é o povo americano (que é tolerante porque é cúmplice do roubo mundial levado adiante pelos banqueiros).
    ——————-
    Capa, eu sei, acontece que a Embraer, virou uma empresa que só visa lucro, e isso prejudica muito para objetivo da defesa, até fazer ela mesmo inviável para projetos onde se deve procurar a autonomia tecnológica.
    Eu tô convencido que eles venderam a tecnologia para os chinas, mas en forma encoberta como que os chinas os enganaram blábláblá, o mesmo do super tucano para os americanos.
    Mas isso é negócio, o mais perigoso é ela cada vez que o governo brasileiro pede algo, ela vai e contrata muita empresa Otan no lugar de substituir importações, não dá.
    .
    Entendo que uma herança boa da época tucana foi a valorização da iniciativa privada, por isso acho seria bom criar empresas baseadas na iniciativa de empresários brasileiros mas sob controle (51%) do estado.
    .
    EUA
    O que acontece nos EUA é a BOEING e os EUA ser do mesmo dono: Rockefeller. A Boeing nunca vai ir contra os EUA nem os EUA vão deixar de comprar da Boeing, porque são farinha do mesmo saco.
    .
    Jojo:
    Já publiquei aqui faz tempo que talvez seja Londres o centro do poder mundial, pode ser, por isso eu sempre falo de ‘banqueiros’, mas sempre em referência a euroamérica, ocidente, no sentido que esses países EUA Europa etc, são seus países, não é que esses banqueiros não tenham bandeira não, eles são os donos de Londres e Nova Iorque e ainda mais.
    O MARXISMO sempre tenta evitar que se fale em países por isso a insistência em também tirar o fato de certos países serem propriedade dessa elite.
    Mas os países existem e estão em guerra, isso é claro complica muito a utopia da união internacional dos ‘proletários’ proposta pelo marxismo.
    .
    Isso é o mundo real Jojó, e tua proposta da união mundial do ‘proletariado’ é utópica, como comentaram aqui outros colegas, a humanidade não está preparada para isso.
    Tu mesmo caiste na real e já influenciado pelos comentários dos colegas do blog, estás comungando com o objetivo do Brasil virar Potência, acho tu es o primeiro marxista que escuto falar da necessidade do Pindorama virar Potência, beleza.

  14. Com a recessão mundial, n empregos ficam perigando. Se ocorrer uma atake ao Irã ,aí a coisa vai de pior a mt mal…Q Deus (YHWH) nos ajude,a charge está mt boa; fala mt da real situação do planeta.Sds.

  15. Nobres colegas sei que não tem muito haver com o post mas tem a haver com o futuro do Brasil.
    Ta na hora de uma investigação dos interesses por tras das relações de Ongs europeias com os indios do Brasil
    http://www.noruega.org.br/News_and_events/Noruega-e-Brasil/Programa-de-apoio-aos-povos-indigenas/O-Apoio-Noruegues-aos-Povos-Indigenas/

    A noruega passou o ano de 2011 acelerando seu projeto de abrigos nucleares com a desculpa de que são abrigos para catastofre climatica outros acreditam que é para enfrentar as consequencias de um tal planeta Nibiru e se for para a guerra nuclear que judeus, europeus e americanos estão planejando? Alguem tem informções sobre estes abrigos ?

  16. Está o grande desequilibrio na distribuição de riqueza no Brasil ligado com interesses no Exterior?
    A Elite dos EUA/Europa pensa em usar os recursos do Brasil apos a destruição promovida por uma grande guerra no hemisfério norte? A razão para ausencia de punição para corruptos é o controle do Brasil por uma elite afinada com a elite americana e europeia?

    Um grande guerra vai gerar centenas de milhares de refugiados. Como o governo e o exercito brasileiros vão resolver o problema de centenas de milhares de refugiados oriundos do hemisfério norte?

  17. É incrivel o quanto as mídias vinculadas ao poder estão revelando-se tão extremas em suas sociopatias e pscicopatias por tudo que é verdadeiros e do bem comum.
    Realmente o Apocalipse é a época das revelaçoes e hoje vemos os inimigos da vida e da liberdade vinculados a tudo que é poderes políticos.
    Vejo que e a Zona do Euro vai quebrar e a Europa vai voltar as antigas guerras em seu continente, Kosovo foi só um aperitivo.
    E a nossa missão como brasileiros é ficarmos firmes e cada vez mais fortes. Assim sobreviveremos.

  18. A Europa e USA precisam do petróleo, suas econômias estão em crise, para não piorar a crise, precisam da garantia que terão petróleo no futuro. O Irã e Siria possuem petróleo., portanto a menos que Russia e China impessam, Europa com a participação de nossa ´´ aliada estrategica a França´´ e EUA vão invadir a Siria e Irã. A Banania que se cuide e fique esperta, acordada, sem dormir em berço expklendido, das putências pacificas e sem inimigos no horizonte.

  19. vou fugir um pouco do com texto aproveita o argumento do “antonio” . A França sempre foi uma “pulga atras da orelha” para alguns países a INGLATERRA tem uma longa rivalidade com a França , ñ sei sé alguns de vcs perceberam como a média norte americana pega tanto no pé do “Nicolas Sarkozy” . Outra gostei do comentário do “Platini” mais uma coisa é certa a Russia tem a melhor tecnologia de misseis balísticos da de toda Europa é Asia, sé por acaso o reino unido mais a Alemanha estiver querendo monta alguma ofensiva na Russia , é no “meu ponto de vista” uma baita perca de tempo a Russia nem sé daria o trabalho de invadir a Alemanha só bastava alguns misseis de cruzeiro pra acabar com a festinhas deles , ta certo q ñ e só tanques de guerra, tem mais tecnologia de combate nisso muitos mais . ” FEDERAÇÃO RUSSA ” umas das nações mais temidas do mundo , eu acho que eles ñ seriam locas de uma ofensiva contra RUSSIA , a Russia tem com certeza aliados estratégicos como a FRANÇA , EUA por mais q ele estege é uma crise financeira é nação destemida com uma tradição de guerra eles podem evitar um conflito direto com a Russia que sabem que saria um fogo difícil de ser apagado , mesmo jeito é a Russia duas nações formidáveis. HA vocês acham q o Paquistão lutaria do lado do IRÃ? seria um grande problema pra Europa é pro EUA pois o “PAQUISTÃO JÁ TEM BOMBAS NUCLEARES” TO COM UMA DUVIDA ONDE NOSSA NAÇÃO FICARIA EM UMA SUPOSTA GUERRA MUNDIAL ????

Comentários não permitidos.