Acidente abordo do NAe São Paulo

NOTA À IMPRENSA

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2012.

A Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força de Superfície, informa que, por volta das 03:00 desta quarta-feira (22FEV), ocorreu um incêndio de pequeno vulto a bordo do NAe São Paulo, em um alojamento de Praças, situado na popa do navio.

O incêndio foi controlado e extinto pelo Grupo de Controle de Avarias de bordo. Na ocorrência, dois militares não conseguiram sair do alojamento nos primeiros momentos do incêndio, sendo ambos retirados, posteriormente, do local do sinistro. Infelizmente, um desses militares veio a falecer por volta das 05:00. O outro encontra-se internado na UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, com quadro clínico estável.

Foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o ocorrido.

MARINHA DO BRASIL

COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


ATUALIZAÇÃO DA NOTA

A respeito do incêndio ocorrido a bordo do NAe São Paulo em 22 de Fevereiro de 2012, a Marinha do Brasil informa que foi pontual e totalmente contido na antessala de acesso a um dos alojamentos de bordo, onde se encontravam quatro militares, dos quais, os dois Marinheiros que não conseguiram sair do local foram resgatados pelo Grupo de Controle de Avarias do Navio. Sobre essas vítimas, participa as seguintes informações:

o Marinheiro José de Oliveira Lima Neto, residente no Rio de Janeiro, continua internado na UTI do Hospital Naval Marcílio Dias, com quadro clínico estável; e
o Marinheiro Carlos Alexandre dos Santos Oliveira, cuja família é residente em Salvador (BA), veio a falecer por volta das 05h00, no Hospital do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, onde recebeu os primeiros socorros por uma equipe médica.

As famílias de ambos os militares já foram comunicadas a respeito do fato. A Marinha do Brasil está prestando total apoio a essas famílias neste momento de extrema dor.
Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente. O local em que ocorreu o incêndio, por ser, exclusivamente, um compartimento habitável, não afetou a parte operativa do Navio.

4 Comentários

  1. porta-aviões é escudo contra invasões devido a enorme quantidade de sensores, radares e claro aviões de combate que transporta! por isso toda marinha que possui um navio desses ele é naturalmente posto como “nau-capitãnia’, isto é o navio capitão, navio principal, navio diretor, navio central de uma frota, não é por acaso que o porta aviões é o maior navio de qualquer força tarefa, tanto em peso, largura, altura, comprimento, mas ele possui um fraqueza: o seu próprio tamanho, muitos aviões de combate e reconhecimento, vários radares muita tecnologia, mas pouca velocidade e pouco armamento pesado para sua própria defesa!
    por isso é necessário que um porta aviões esteja sempre acompanhado de uma série de escoltas que incluem corvetas, fragatas, destróiyers, cruzadores e submarinos! além de navios de apoio com suprimentos, mas ele não é desarmado e possui sofisticados sistemas de auto-defesa, mas eles são insuficientes em caso de ataque maciço aéreo por mísseis ou aviões ou de ataques por outros navios ou submarinos! as escoltas funcionam como um arco protetor de seu navio mais importante e que é o “cérebro” das operações navais de grande porte!
    no caso de Nae São Paulo, para mim não descarto a idéia de sabotagem! mas…pode também ser má manutenção por causa dos inúmeros contigenciamentos das verbas para os militares! o que dói e saber que jovens patriotas militares brasileiros se ferem ou morrem sem estarem em guerra! isso que revolta agente e imagine os familiares das vítimas!
    fico também pensando na vergonha que nossos almirantes sentem perante a sociedade brasileira, que assiste cenas como esta e que evidenciam a fragilidade da defesa nacional!
    o Nae São Paulo já passou da hora de ser transformado em um porta-helicópteros e que o governo brasileiro compre pelo menos mais uns 04 porta-aviões novos ou de meia-vida! se o Minas Gerais não fosse absurdamente vendido como sucata pelo governo, poderia ter sido transformado em porta-helicópteros e formado um par com o “São Paulo” era perfeitamente viável mmmmmaaaaaaassssssss…. a política brasileira é inimiga da perfeição!!

    minhas sinceras condolências às famílias das vítimas em tempos de paz já que nem estavam em guerra pelo nosso país!!!

  2. Antônio, caso não saiba o Nae São Paulo é equipado com um “mini Sky Jump”. Quase não vemos em fotos porque o mesmo é retratil e foi instalado pelos próprios franceses antes dele ser vendido ao Brasil para que tivesse capacidade de operar o Rafale também. Sem o Sky Jump dificilmente o Rafale decolaria do Nae mesmo com pouca carga. Afinal seria uma operação de muito risco e com certeza ninguém arriscaria uma aeronave de 100 milhões de dólares assim. Sds.

  3. COMANDANTE NO DIA QUE VC VISITAR O NAVIO COM SUA FAMILIA E POR VENTURA TIVER INCENDIO E SUA FAMILIA MORRER,TENHO CERTEZA QUE VC TOMARA PROVIDENCIA,MAS COMO FOI UM MARUJO…

  4. aparatos belico no brasil… ,os portas avioes br e cia esta tudo sucatiado,mas aqui no parque de diversões tem cada nave …aviozinhos …foguetinho e carrinho bate bate super moderno só falta um canhão para ser top militare brasileiro rsrsrsr

Comentários não permitidos.