Caminhos trilhados por Brasil e Argentina estão cada vez mais diferentes, afirma MCM

Até os anos noventa, as trajetórias política e econômica muito comuns pareciam tornar os destinos do Brasil e da Argentina cada vez mais congruentes. Porém, quando nos deparamos com o cenário atual, vemos que esses países vêm apresentando políticas cada vez mais distantes. É o que avalia a equipe da MCM Consultores, observando que, a forma como os dois países se relacionam com poder e as políticas comerciais estão cada vez mais diferentes, sendo esta uma boa notícia para o Brasil.

 

A MCM destaca que, nos anos setenta, ambos os países viviam sob regimes militares, com transição, na década de oitenta, para governos civis. Além disso, ambos enfrentaram a hiperinflação e o fracasso de diversos planos de estabilização financeira, com adoção das mesmas práticas como congelamento de preços e salários e controle de câmbio para tentar reverter esse quadro.

Já em noventa, ambos os países conseguiram controlar a inflação. No Brasil, através do Plano Real, já na Argentina, com o currency board, que atrelou o peso com o dólar, através de uma paridade fixa. Esse período também foi marcado por maior abertura econômica, privatizações e de predomínio da ortodoxia econômica. Além disso, o Mercosul pareceia estreitar os laços econômicos entre Brasil e Argentina.

Mudança de trajetória

Para os consultores da MCM, as crises financeiras da Rússia e da Ásia do final dos anos 90 mudaram esse cenário de convergência, com o dano causado por elas sendo bem menor no Brasil do que na Argentina. No Brasil, ressaltam, a atividade econômica sofreu uma forte queda. Porém, a crise resultou na constituição de um tripé macroeconômico bastante bem sucedido, composto pela adoção do câmbio flexível, metas de inflação e superávit primário, afirmam. Já na Argentina, houve o inverso, com desastres econômico e político cujas consequências podem ser observadas atualmente.

“Se a crise pavimentou o caminho para que Lula e o PT (Partido dos Trabalhadores) chegassem ao poder no Brasil, ela também permitiu que os justicialistas o recuperassem na Argentina”, afirma a MCM. Entretanto, os consultores ressaltam que, enquanto os primeiros assumiram um governo com a economia organizada, embora abalada por problemas conjunturais – dentre eles o receio da condução da política econômica pelo PT – os peronistas enfrentaram um cenário muito mais complicado. “Este é um dos fatores que explicam a moderação de Lula e do PT vis-à-vis o radicalismo dos Kirchner, na economia e na política”, afirmam.

Os consultores da MCM destacam que há alguns setores no Brasil que vêem a Argentina, com um modelo econômico nacionalista e protecionista combinado a uma taxa de câmbio valorizada, como uma referência para o País. Enquanto isso, outros desejariam que a presidente Dilma Rouseff intensificasse as ações de repressão à imprensa. Porém, afirmam, essas posições são minoritárias, não encontrando espaço no Brasil.

“No campo político, o que mais nos diferencia simbolicamente da situação argentina é o trato com a imprensa. Enquanto Cristina Kirchner aperta o cerco contra a imprensa, aprovando o controle estatal do papel jornal e usando o aparato repressivo para invadir redações de jornais, o governo Dilma engavetou a proposta de regulamentação da mídia e tem se comprometido publicamente com a liberdade de imprensa”, avaliam, destacando também a diferença na forma de lidar com assuntos delicados como o câncer das presidentes Dilma e Cristina também como muito díspares.

Política comercial também difere

No plano comercial, a diferença entre Brasil e Argentina no plano comercial também vem aumentando cada vez mais, segundo os consultores, em meio às medidas protecionistas do governo Cristina Kirchner contra a importação de produtos brasileiros.

A mais recente determinação foi de qualquer importação deveria passar por uma aprovação prévia do Ministério de Comércio da Argentina, e se aplica aos demais parceiros do Mercosul. Isso acaba por abalar o já combalido mercado comum sul-americano, de acordo com os consultores, ressaltando que, no presente momento, é cada vez mais díficil comparar os dois países, o que é positivo para o Brasil.

Fonte: InfoMoney

33 Comentários

  1. Tá na hora do Brasil emprensar de vez a Argentina porque essa complacência com o protecionismo deles já ta ficando cansativa. Argentina não é exemplo de nada a ninguém, nem politica nem economicamente. No Brasil ha uma imensa valorização da liberdade e da democracia, e por sorte tivemos presidentes com bom senso que valorizam a imprensa livre. Porém o que mais vemos aqui no PB é gente querendo que seguíssemos o caminho deles, ainda bem que são minoria. Fazer o que, uns valorizam a liberdade, outros gostam de ser oprimidos, tem gosto pra tudo.

  2. Brasil não pode ser comparado com a Argentina, estamos trilhando caminhos opostos, além do fato de o Brasil ser um país continental e uma potência econômica.

  3. Censurar a imprensa, é ditadura do tido Hugo Chávez e Fidel Castro.Se a Cristina Kirchner está fazendo isso, merecia o impeachment e o protesto do Brasil.
    A política econômica brasileira é desastrosa. É que nem um besouro: Não é feito para voar, mas voa. Nós temos os piores economistas do mundo, e os argentinos e chineses, os melhores. A nossa corrupção e impunidade são estratosféricas: 40 bi de dólares / ano, segundo a imprensa. O PIB do Paraguai é 20 bi dól, e do Uruguai, 40 bi dól. Pra onde está indo o dinheiro da corrupção brasileira ?
    O Brasil vai ter que começar tudo da estaca zero, pois está caminhando para o abismo da ingovernabilidade econômica. A nossa dívida pública federal está em 1 trilhão de dólares e gastamos 5,5% do PIB para rolá-la. A Itália, que está em crise, gasta 3,5 % de seu PIB para rolar a sua dívida.
    Para terminar: Parabéns aos chineses e argentinos.

  4. Concordo q é uma posição tendênciosa, + mt verdadeira.A argentina implodiu o MercoSul ao levantar barreiras aos produtos dos seus parceiros, em especial do BRASIL…a lei da recíproca. Sds.

  5. Kirschener esta seguindo a cartilha Bolivariana no tratamento da imprensa. pensam erradissimo que uma imprensa amarrada o regime consegue se livrar dos opositores;puro engano por que o regime que faz esse aperto se apodrece por dentro. No final os Argentinos vao pagar caro quando o povo se levanta contra governos sem equilibrios e balancas de controle. Muito da esquerda e muito da direita com o tempo eles se auto destroem. E so uma questao de tempo.
    Teria a Dilma por livre vontade despedido os 6 Ministros ladroes?? DUUUVIDOOOO.

    Do jeito que a coisa anda o Mercosul vai pro buraco. A Argentina ainda se creem que sao algo mais que os Sul Americanos. Eles nunca vao deixar de ser os mais arrogantes latino Americanos, apesar do seu desejo de ser Europeu.

  6. APERTEM O CINTO, O PILOTO SUMIU!
    .
    .

    A diferencia entre as duas ideologias de viés de “esquerda”,a brasileira é mais pragmática e flexível que as da argentinas;basta vê os elogios de alguns segmentos capitalistas e empresarial brasileira para com a política petista.
    .
    Porém, os dois lados em especial o brasileiro, independente da sua ideologia (“esquerda” ou direita), não há um projeto de nação, no caso da Argentina isso é drástico.
    .
    No Brasil até a oposição (a “direita”),não tem um projeto aliás não se diferencia muito, programaticamente falando,do outro e isso se explica o plano econômico de ambos ser t parecido,para não dizer igual e ainda bem,visto que há mais sentido e pé no chão e sem utopias.
    .
    Basta vê os políticos do Brasil quando vão expor os seus “projetos” sobre a educação, incrível com todos é igual. Porém entra e sai governo e partido más a educação é a mesma porcaria!
    .
    Irei fazer escolas, irei fazer hospitais, ireis fazer mais casas, irei fazer mais estradas, irei….etc.”,i daí….com que dinheiro?…..Quem irá pagar por isso?…e os outros “projetos” mal acabados e parados?..Como ficam?
    .
    Essa pleniscitude dos políticos é coisa de quem não tem realmente um projeto consistente, sinal que estamos diante de um gastador do erário público e provavelmente de um corrupto querendo agradar os incautos eleitores afinal, quem iria contra tais idéias?
    .
    O que falta a este país e no mundo são estadistas, as elites mundial perderão o chão,não é a toa que a Europa entrou em colapso social e os EUA em moral e social também e isso se explica o quê se tornou a ONU,um covil de prostitutos,igual ao congresso de um certa país que amo muito.

  7. POR UMA POLÍTICA MENOS SUJA
    .
    .

    *******************
    Após Ficha Limpa, movimentos querem eleições sem verba privada
    .
    Supremo Tribunal Federal valida lei que veta candidatura de pessoas com condenação judicial ou política.
    .
    Nova regra já valerá para eleições municipais de outubro. Para movimentos sociais, próximo passo para melhorar política é proibir doação de empresas para campanhas eleitorais.
    .
    Entidades vão colher assinaturas para projeto popular que cria financiamento público.

    .
    (*)POR:Najla Passos
    .

    .
    ****************
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19631
    .
    .
    O Ideal que fosse totalmente limpa!

  8. Os argentinos estão implodindo o MERCOSUL, prejudicando o Brasil, e ainda a poucos dias atrás veio uma notícia do Brasil querendo fazer uma nova hidroelétrica com eles, isso é uma falta de lucidez sem tamanho, precisamos de tomar muito cuidado com esses vizinho arrogantes.

  9. Como comparar uma banana com uma laranja? Melhor, como podemos comparar uma laranja com uma laranja que já virou suco e ainda quer posar de fruta “caudalosa? A “barbie portenha” vira e mexe nos pede ajuda e cooperação, mas não há uma misera oportunidade em que não nos dessa o pau ou assine uma lei que dificulte nossa vida. A Argentina FOI uma parceira, agora não passa de uma parasita. SE o populismo argentino fosse substituído pelo socialismo as coisas ficariam muito mais fáceis de se acertar. Não precisamos da Argentina, mas as coias ficam deveras mais fáceis com ela. É menos espaço em nosso quintal para chineses, americanos e europeus manobrarem e mais ratificam nossa liderança. Mas com as atuais atitudes, fecha a conta e apura-se o prejuízo antes que este fique ainda maior. Depois vê-se o que fazer. []´s

  10. O time da MCM é muito bom. Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central do Brasil é um dos integrantes.
    A meu ver, a política economica argentina escolheu um caminho errado, quando estabeleceu a paridade dólar x peso, ignorando a lei da oferta e da procura, sobre a qual nenhum país tem poderes.
    Nós penamos na saída do Plano Cruzado, porque o que era para durar 2 a 3 meses durou 8 meses – Sarney e Ulysses. Poderia ter dado certo aí mesmo, em 1986.
    Só deu certo em 1994, quando Itamar respaldou o FHC, André Lara, Pérsio Arida, Edmar Bacha e Francisco Lopes, basicamente, exceto FHC, o mesmo time do Plano Cruzado.
    —–
    Jorge Graciano, por que acha a matéria tendenciosa?
    Ela é esclarecedora, mostra um caminho para nós, que é o de não trilhar as coisas argentinas, esse caudilhismo que desde fins da 2a. guerra mundial afunda aquele belo país.

  11. lendo por ai , descobri q os franceses eram muito influentes no brasil , até meados de 50 , era o francês o idioma usado no RJ pelos diplomatas , hoje em dia o inglês dominou nosso país. França tinha muitos laços com a Família real portuguesa , casamentos aconteciam muitos entre as nobresas deste países , desde d.pedro 1 e 2 , desde desta epoca a frança sempre teve muito influente em nosso páis. França uma nação de 2 mil anos , que já passou 1 século em guerra contra os ingleses , amigo meu falou q eles odeiam os ingleses , msm com ajuda dos msm p/ liberta paris dos nazistas. E com essa França q devemos acerta a parceria dos caças. (acho que estamos indo p/ o lado certo) “Viva Bonaparte”

  12. “Jorge graciano disse: 20/02/2012 às 16:39 “POSIÇÃO TENDENCIOSA,SEM COMENTÁRIOS.”… realmente, se for para falar como o Ronin melhor ficar calado, sem comentarios…

  13. Quero que a Argentina se ferre, pois já ferrou com o Mercosul que ainda esta de pé graças aos congressistas do Paraguay que impediram a entrada do Chaves, senão tinha implodido antes..

  14. Quando eu falo que União Sulamericana é uma babaquice todos me criticam.So um otario chamado Lula em sua visão etilica uma fada madrinha lhe sussurou no ouvido “Enriquecendo vizinhos teremos uma região mais unida”.Como achar que essas ratazanas latinas que sempre nutriram inveja de nós que se desenvolvendo seram mais amistosos e teremos uma região coesa e unida em prol de um cinturão intransponivel anti-imperialista rsrs rsrs Eles todos são muito diferente de nós,habitamos o mesmo continente mas somos culturas diferentes.NUNCA SERÃO COMO NÓS E NUNCA DEIXARÃO DE NOS INVEJAREM.Quer harmonia regional então MOSTRE OS DENTES BRASIL porque um bem sussedido complacente é um futuro saqueado rsrs Venezuela-Russia,Bolivia-China,Argentina-China e o Brasil inevitavelmente se aproximara ainda mais dos EUA.Amanhã teremos um louco numa dessas Republicas de bananas com bomba atomica nos ameaçando ai voces começarão a enchergarem o mundo de uma outra maneira.Os EUA são FDP,sim eles são FDP mas querendo ou não querendo nosso curso esta junto com eles.Voces acham que nunca aceitamos todas as maravilhas Russas que tornaram India e China potencia porque?Covardia,cgaço?Não,EQUILIBRIO GEOPOLITICO REGIONAL.É uma babaquice achar que a UNASUL não tem os Americanos,tem sim na figura de Colombia e Brasil rsrs rsrs Não se surpreendam se em abril Dilma conseguir dos EUA um acordo do F18 jamais dado a outro pais.A Argentina so tem uma unica saida HIPOTECAR O PROPRIO TONHO A CHINA……Ganhei um selinho da J.Lo rsrs rsrs

  15. O Canada até um certo ponto, é uma extensão dos Estados Unidos. A influencia americano no seu vizinho é enorme.
    O Brasil por ser uma potência na america do sul não
    precisa de blocos como Merco-sul. Só basta continuar
    crescendo econômica, politica, e militarmente que os outros países da região, como o caso do Canada/USA, terão que juntar-se a ele. Esses países não terão escolha!!

  16. Diga-me o que escreves e te direi quem és.
    Muito provavelmente este MCM deve ser um grupo afinado com o modelo neoliberal, fracassado mundo afora. Esses bonecos de ventrilocos da politica Bulshtiana, criticam os hermanos, desse modo covarde, para reforçar a propaganda subliminar.

  17. JOS DE FREITAS NOGUEIRA seu pensamento foi lucido.Precisamos caminharmos pelas proprias pernas e quem quiser se desenvolver e ter beneficios conosco que nos acompanhem.Não é justo não aplicar no Brasil e nos Brasileiros para com o dinheiro do contribuinte Brasileiro enriquecer vizinhos com a mentira da unificação maquiando o objetivo de fortalecimento de perpetuação no poder aqui e neles.Eles não teem capacidade e potencial para nos acompanharem e acabarão se abrindo a China.Engordar Cobras para mais tarde nos picarem é uma politica burra.Estabelecer metas e regras para quem quiser crescer conosco.Alem da vontade de perpetuação no poder existe a ganancia privada que pensa se beneficiar de tudo isso e apenas montara linhas de montagens para eles e tomara um pé na bunda mais adiante.Que quebrem todos as caras mas que não ponham o dinheiro do contribuinte Brasileiro nisso.

  18. Essa visão é a defendida pelos EUA. Inviabilizar o Mercosul e tirar da gaveta a Alca. Essas matérias voltam de vez em quando. OS argentinos estão é com as calças na mão. Não é bom ser credor deles.

  19. Dandolo tu conversa besteira demais !

    A itália deve muito mais que o Brasil !

    O Brasil é um dos países que tem a menor dívida !

    a alemanha deve muito mais que o Brasil .
    EUA deve o dobro do que produz !

    Para de falar besteira !

  20. Júlio… eu também tive essa impressão…
    mas não tem como negar que os fatos apresentados são reais.. mas da forma como foram estrategicamente colocados, de maneira imparcial, deixa claro o certo tendenciosismo do escritor…
    mas afinal.. como deixar de lado suas idelogias???
    concerteza esse cara tem arraigado dentro de si esse sentimento neoliberal de maneira forte.. qualquer intervensão estatal(seja onde for) é uma heresia.

  21. “Após Ficha Limpa, movimentos querem eleições sem verba privada”… muito bom… vamos ficar nas mãos dos dirigentes do estado… a maquina publica privilegiara somente os partidarios… é o fim da democracia como a conhecemos… o estado totalitario esta chegando… o estado de um partido só… só não ve isso quem é burro…

  22. Na política ninguém fala a verdade e ninguém confia em ninguém… imaginem política entre dois países… eu devo ser retardado porque, no meu louco radicalismo, eu já tinha virado a página. Obviamente não tenho cunho político.
    A casa dividida não prospera. O Brasil por si só já é dividido, por interesses próprios, claro. Uma América do Sul dividida sempre será fraca. Já que não podemos somar com eles então que andemos sem eles. Mas que tomemos logo esta decisão.
    O que os nossos vizinhos não entendem é que o Brasil não pretende tomar o que é deles, mas crescer, em parceria. No futuro eles vão se arrepender de terem nos deixado de lado em favorecimento próprio ou de países de outros continentes. Eles só tem à perder.

  23. OS ARGENTINOS SE ACHAM EUROPEUS, OS MESMOS ALÉM DE MORREREM DE RAIVA DE NÓS BRASILEIROS ELES INVEJAM, ENQUANTO ELES SE ACABAM EM CRISE ECONÔMICA, NÓS NO ENTANTO PODEMOS CRESCER E CRIAR UM ESTADO DEMOCRÁTICO E DE DIREITO, APESAR DE O BRASIL AINDA TER MUITOS PROBLEMAS… ALÉM DISSO OS ARGENTINOS SEMPRE FORAM CONTRA O BRASIL FAZER PARTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU TENDO UMA CADEIRA CATIVA ENTRE AS POTENCIAS MUNDIAIS, ELES PENSAM ASSIM SE O BRASIL JÁ COMANDA MESMO SEM TER IMPOSTO A FORÇA NA AMERICA DO SUL, SE NÓS DEIXARMOS O BRASIL MANDAR EM NÓS SEREMOS HUMILHADOS, COISA QUE JÁ ACONTECE, POIS SE O BRASIL CORTAR AS EXPORTAÇÕES DA ARGENTINA ELES QUEBRAM DE VEZ… SOU A FAVOR DE SIMPLESMENTE DAR UM CHEGA PRA LÁ NESSE POVO ARROGANTE E METIDOS A EUROPEUS, ELES ESQUECEM QUE ESTÃO NO SUL DE UM CONTINENTE QUE NÃO TEM NADA A VER COM EUROPA, ALIÁS ELES SÃO VISTOS COMO UM PAÍS PRIMITIVO E SEM FUTURO, POIS ESTÁ AI A INGLATERRA QUE NÃO ME DEIXA MENTIR… MALVINAS DOS INGLESES, AGORA VAI LÁ ARGENTINA DIZER QUE NÃO !

Comentários não permitidos.