Brasil quer evitar guerras não autorizadas pela ONU

Meios pacíficos

Em meio ao agravamento da crise na Síria e às ameaças de confrontos armados entre Israel e o Irã, o Brasil se prepara para defender o chamado princípio diplomático da “responsabilidade de proteger”.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, discursará amanhã na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a necessidade de a comunidade internacional adotar meios pacíficos para resolver controvérsias.

No discurso, Patriota deverá ressaltar que o ideal é intensificar os esforços da comunidade internacional em utilizar todos os meios não violentos para a proteção de civis e lembrar que quaisquer ações militares têm de ser autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Guerras com data marcada

Patriota deverá reiterar que, em caso de ações militares internacionais, a ONU determinará que a atuação tem de ser operacional e temporal – ou seja com prazo definido -, estabelecendo também a necessidade de monitoramento e avaliação de resoluções que autorizem intervenções.

Para o governo brasileiro, como último recurso deve ser usada a força, desde que antecedida por criteriosa análise.

Na semana passada, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução contra a Síria recomendando o fim da violência na região e a adoção de medidas democráticas, o Brasil apoiou a medida e apelou para a preservação dos direitos humanos e a extinção das violações cometidas na região.

Responsabilidade de proteger

No ano passado, a representante do Brasil na ONU, embaixadora Maria Luiza Viotti, encaminhou carta à Secretaria-Geral das Nações Unidas sobre o princípio da responsabilidade de proteger.

O documento sintetiza a posição brasileira sobre situações de crise.

No texto, o Ministério das Relações Exteriores ressaltou que a responsabilidade de proteger baseia-se em três pilares.

O primeiro identifica o Estado como o principal portador da responsabilidade de proteger as populações contra o genocídio, os crimes de guerra, a limpeza étnica e os crimes contra a humanidade.

O segundo pilar destaca o papel da comunidade internacional em prestar cooperação e assistência para permitir que os Estados (países) desenvolvam as capacidades locais que permitirão cumprir essa responsabilidade.

O terceiro pilar, que se aplica a circunstâncias excepcionais e quando as medidas previstas no primeiro e segundo pilares falham, permite à comunidade internacional recorrer à ação coletiva, de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos pelas Nações Unidas.

Fonte: DS via Notimp

23 Comentários

  1. Vladimir Putin esta super certo: “o mundo está mudando e, em condições de abalos econômicos e outras perturbações mundiais, há sempre a tentação de se resolver os problemas à custa dos outros, através da pressão militar. Tal significa que não devemos induzir ninguém em tentação com a nossa fraqueza”.

  2. legal essa atitude ,mas quer impedir a guerra de verdade se arma de verdade pois mesmo estando tomando mais atitude que os antigos governos militar e civil, em se reaparelhar ainda, infelismente é pouco pois estavamos em estado de penuria .Resumindo salvem o soldado brasileiro de combater como um mendigo de treinar faxina de comer frango atropelado e beber cha brochante ,de treinar tiro so para puxar guarda pois depois nunca mais ele atira ,vira um B.G bicho de guarita,porque se um dia precisarmos ir as ruas como os coitados dos soldados da argentina depois de perderem para inglaterra ate hoje nao recebem nada lutaram mas nao recebem nada foram jogados de lado, a argentina quer as ilhas mas nao mostra responsa nem com quem lutou ,voltando ao brasil se um dia formos para batalha nessa penuria que esta o exercito nossa manifestaçao nao sera de boa como na argentina ,segura o rojão .

  3. O Brasil tem de se armar até os dentes, pois todas as potências (EUA, França, Russia, China e GB) não tem um pingo de escrupulos e sim interesses.

    A ONU é só um dispositivo criado pelos EUA para legitimar e lavar as suas mãos diante de ações pouco populares.

  4. Essa proposta do Brasil é perda de tempo todo mundo sabe que as decisoes da ONU são manipuladas pelas potencias que tem poder de veto é tudo interesses cada um puxa a sardinha para o seu lado. No caso da Síria e do Irã se os EUA e a OTAN oferecesse algúm ganho para os russos eles faziam igual Pilatos lavava as mãos para esses dois paises e a OTAN e EUA podiam atacar a vontade.O governo brasileiro tem que começar abrir os olhos e equipar nossas forças essa é´melhor maneira de se evitar uma guerra se vc e fraco todo mundo mexe com vc mais se é forte ninguém o pertuba.

  5. Se vc ama à paz , seja pacifico,e em último gesto a autodefesa, então à guerra. E o sr.Patrióta está certo em suas ponderações p q td às nações às sigam.Até os Iangleses/judeus.São estados terroirristas.Trágico ,+ verdadiero.( visitem o site Breaking the silence..e fikem c raiva de certos seres “ditos” humanos ). Sds.

  6. Por favor não acredito que estou vendo isso, Brasil não é potência militar é não tem poder do voto é ainda que se menter em briga de cachorro grande, enquanto não se preocupa com nosso país não tem tempo mais tempo para resolver os problemas dos outros é empresta dinheiro para o FMI tem agora para o Brasil não, olha as enchentes em São Paulo Presidente Dilma, e os outros Estados como Santa Catarina e o Morro do Bumba, como também o Shoppim construido em cima de um lixão, vai primeiro organizar a tua casa com mais infro-instrutura é resolver os problemas dos cidadãos doque fica metendo o dedo onde não é chamado, o Lula já tentou deu resultado não então se pronto, vai fazer mais pelo Brasil, porque os outros não vão fazer so querer estorqui é usurpar nossas riquezas é ainda eu não engolir que a Srª é o Lula como o FHC, vazem vista grossa contra a empressa Moly Corp que esplora nosso Nióbio que lá fora o grama custa 88 dolar aqui sai por menos de 49 reais o Kg já beneficiado em barra pura que chega ao mercado europeu custando 1 pila a barra.

  7. MAURICIO MATOS Quanta balbozeira heim meu caro.Ofereceram beneficios sim a Russia com respeito a OMC e a Russia sinalizou positivamente e eles ja faziam os preparativos para a carnificina.Nunca jamais uma resolução da ONU havia sido vetada no CS e a Russia e a China tiraram o cabacinho e vetaram e não vetaram so por interesses em comum como voce e outros pensam mas foi o recado que o UNILATERALISMO não é mais tolerado pela comunidade de nações.Quem sempre deu as cartas em diplomacia foram titulos e armas,hoje quem dá as cartas é dinheiro e comercio e quem domina dinheiro e comercio são os emergentes e ate os mais pobres produtores e detentores de materias.São esses que hoje sustentam este planeta e todos pensam iguais a respeito dessas COALIZÕES CORSARIAS E INTRANSIGENTES.A proposta do Brasil no direito de proteger é a verdadeira filosofia de uma comunidade de nações e não um bando de salteadores a fabricarem ditadores e genocidas e depois se unirem para derruba-los pilhando seus paises.

  8. The USA approves,mas nao ta nem ai.
    Essa posicao brasileira de coordenar os ditadores assassinos que porventura queiram exterminar suas populacoes se chaman “Gerenciamento de Paises que Ficam em cima do Muro” e o coordenador do programa sera encabecado por um Brasileiro do timido Itamaraty por tempo vitalicio.Temos 3 pilares solidos neste Gerenciamento:
    1. Coordenar e nao chegar a nada.
    2. Negociar ate nao acabar mais.
    3. Volta como tudo estava antes e acoes a serem adiadas.

    Cinicismo ninguen adimite. Os 5 com poderes riem mas nao mostram os dentes porque senao o Itamaraty fica puta da vida e joga todos os doces do breakfast no chao.

  9. Um país rico que não investe nas forças armadas, e ainda por cima possui uma diplomacia vacilante que não sabe o que quer, mudando de opinião a cada hora, jamais vai ser levado a sério em lugar algum do mundo.

  10. Sinceramente esse Patriota é um Imbecil! não entra na cabeça dele que Os sírios não estão nem ai pra a população,ele acha que uma cartinha pedindo ” pare com a violência” vai adiantar! Guerra se combate com Guerra! não com palavrinhas, se palavras adiantassem, Hitler teria ganho a II Guerra Mundial! quem quer ser Potencia tem que ser responsável pelo seus atos, pois a Historia sera implacável com os covardes! O Brasil deveria sim dar Exemplo! não se associar com Ditadores Sanguinários! esses sim são escoria da Humanidade!
    Abraços a todos!

  11. Brasil, como sempre utópico e em cima do muro, voces acreditam em Papai Noel ? Pois bem o Brasil acredita, esqueceram de dizer ao Brasil, que o “Sistema é bruto ” seria bom ele ir se preparando para o impossível, ataques ou invasões por causa de água, terra para plantar, petroleo e outras coisitas mas. Abre o olho meu Brasil varonil.

  12. Política brasileira é pura hipocrisia, como o de qualquer outro país.
    Os desgovernos brasileiros não se importam com a segurança da nação, sendo que esses mais recentes do PT é o que vem investindo o mínimo, mas vê-se que não dão a atenção devida.

  13. BRAZIL… o pais do faz de conta…
    não consegue resolver seus proprios problemas e se arvora em meter o nariz no que não da conta de resolver…
    **********************************************************
    O Meu País
    Letra: Zé Ramalho
    **********************************************************
    Tô vendo tudo, tô vendo tudo
    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

    Um país que crianças elimina
    Que não ouve o clamor dos esquecidos
    Onde nunca os humildes são ouvidos
    E uma elite sem deus é quem domina
    Que permite um estupro em cada esquina
    E a certeza da dúvida infeliz
    Onde quem tem razão baixa a cerviz
    E massacram – se o negro e a mulher
    Pode ser o país de quem quiser
    Mas não é, com certeza, o meu país

    Um país onde as leis são descartáveis
    Por ausência de códigos corretos
    Com quarenta milhões de analfabetos
    E maior multidão de miseráveis
    Um país onde os homens confiáveis
    Não têm voz, não têm vez, nem diretriz
    Mas corruptos têm voz e vez e bis
    E o respaldo de estímulo incomum
    Pode ser o país de qualquer um
    Mas não é com certeza o meu país

    Um país que perdeu a identidade
    Sepultou o idioma português
    Aprendeu a falar pornofonês
    Aderindo à global vulgaridade
    Um país que não tem capacidade
    De saber o que pensa e o que diz
    Que não pode esconder a cicatriz
    De um povo de bem que vive mal
    Pode ser o país do carnaval
    Mas não é com certeza o meu país

    Um país que seus índios discrimina
    E as ciências e as artes não respeita
    Um país que ainda morre de maleita
    Por atraso geral da medicina
    Um país onde escola não ensina
    E hospital não dispõe de raio – x
    Onde a gente dos morros é feliz
    Se tem água de chuva e luz do sol
    Pode ser o país do futebol
    Mas não é com certeza o meu país

    Tô vendo tudo, tô vendo tudo
    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

    Um país que é doente e não se cura
    Quer ficar sempre no terceiro mundo
    Que do poço fatal chegou ao fundo
    Sem saber emergir da noite escura
    Um país que engoliu a compostura
    Atendendo a políticos sutis
    Que dividem o brasil em mil brasis
    Pra melhor assaltar de ponta a ponta
    Pode ser o país do faz-de-conta
    Mas não é com certeza o meu país

    Tô vendo tudo, tô vendo tudo
    Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

    *********************************************************
    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=4889xg2f2k8

  14. Então as Escravinhas Sadomasoquistas do Irmão Caim do Norte e seus Senhores Feudais Falidos ajuntadas com as Anciãzinhas Escandalizadas de Sião e as Virgenzinhas Indignadas Diante do Pupito acham que a ONU tem que entrar na Siria e dezimar o porco Assad e sua etnia tribal né rsrs rsrs Voces são mediocres e ridiculos o papel da ONU é mediador e não intervensor.Nenhum povo tem o direito de exigir que outro povo ou nação tenha esse ou aquele sistema de governo.A OTAN usou dos anseios por liberdade do povo Arabe para semear discordias e intrigas para intervirem com Corsarismo.As manifestações contra Assad e os assassinatos produzidos por franco atiradores tanto tem o dedo do governo Sirio quanto elementos pagos pelo Ocidente com o proposito de jogar a opinião mundial contra Assad.Os Cristãos Sirios apoiam Assad e a midia Ocidental não mostra isso.Todos são contra Assad so porque ele é amigo do Irã.Ja virou guerra civil com o Ocidente bancando secretamente os insurgentes.A midia Ocidental esta com os insurgentes e so mostra um lado dessa guerra.O papel da ONU é de intervir para cessar a guerra e não de forma parcial tomando partido de um dos dois lados.Ou se faz isso ou deixem-os se resolverem,pois é o direito deles.Hoje querem interferirem la,amanhã irão querer interferirem aqui.Então se nós resolvermos darmos um basta na corrupção e roubalheira e o Estado nos massacrarem irão pedirem apoio extrangeiro porque interessa a todo o mundo um Brasil submisso e teremos que lutarmos contra a banda podre acrescida de uma minoria militar e coalisão humanitaria e nosso povo e nossos guerreiros tendo que se baterem contra tudo isso para termos liberdade e justiça.Abram seus olhos e deixem de serem manipulados.

  15. EU AINDA ACHO QUE O BRASIL DEVERIA TER UMA ATITUDE MAIS “VIRIL” EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES PRIMEIRAMENTE AQUI NA AMERICA LATINA, POIS TÊM CERTOS PAÍSES AQUI QUE O BRASIL DEVERIA DAR UM CHEGA PRA LÁ E MOSTRAR QUEM MANDA NESSA PARTE DO CONTINENTE, PODE ATÉ USAR A DIPLOMACIA, MAS PRECISANDO DEVERIA MOSTRAR OS DENTES E DIZER QUE OU VEM COMIGO OU FICA PRA TRÁS… JÁ PASSOU DA HORA DE TOMAR POSSE DA POTÊNCIA QUE É E FAZER JUS A ELA !

  16. Interessante, como o proposto é um regresso ao passado vergonhoso da ONU.
    O passado dos massacres de Srebrenica e do Ruanda, etc. Muita observação, demasiada observação e indecisão, e nenhuma capacidade de acção para quem está no terreno. Desculpa: limites das resoluções; burocracia.
    O pensamento global do PT não tem mesmo nada de novo para apresentar na cena mundial.
    A ideia então de estabelecer datas é hilariante. Para quem serviriam as datas? Para coincidirem com os calendários eleitorais caseiros, ou para dar o “tiro de partida” para os beligerantes, em qualquer país em crise?
    Que conversa para boi dormir.

Comentários não permitidos.