Cavex investiga uso de laser contra helicópteros na região

POR LUARA LEIMIG

Uma brincadeira perigosa preocupa pilotos do Exército e da Polícia Militar da região. Equipamentos de raio laser, vendidos livremente em lojas, estão sendo usados contra helicópteros militares que sobrevoam o Vale.
O uso irregular do laser estaria prejudicando voos noturnos e colocando em risco a vida dos militares. Segundo pilotos, a luz invade a cabine e afeta a visão, além de provocar perda de noção de profundidade e dificuldade momentânea de acompanhar parâmetros no painel de controle da aeronave.
Diante da frequência do problema, o Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté está fazendo um mapeamento dos pontos onde pilotos registram maior número de ‘ataques’.
Segundo estudo inicial, os bairros Alto de São Pedro, Independência e condomínios residenciais próximos ao Taubaté Shopping, entre as avenidas Charles Schneider e Itália, concentram o maior número de feixes de luz disparados das residências contra helicópteros.

Crime.

Apesar de parecer brincadeira inofensiva, o laser contra aeronaves é crime e pode levar à prisão.
“O laser verde, de alta potência, está sendo comercializado de forma banalizada. Muitos pais não têm a preocupação de verificar a gravidade destes objetos nas mãos das crianças”, disse o major José Antônio Szdjian, chefe do Setor de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.

Lei

Por lei, expor ao perigo ou praticar qualquer ato que dificulte a navegação aérea é crime, e prevê reclusão de 2 a 5 anos. Se houver queda ou destruição de aeronave, a pena passa a ser de 4 a 12 an os.
Segundo o piloto do Cavex capitão Felipe Bollorini, os dois tipos de laser afetam a visão dos pilotos. Em voos comuns, os verdes são mais agressivos, Já com os Óculos de Visão Noturna, os raios vermelhos provocam um prejuízo maior. “Com os OVN, o vermelho oferece além dos riscos de comprometimento da visão do piloto, danos aos óculos, sensíveis a luz.”

Águia

Os militares do grupamento aéreo da PM também enfrentam problemas com o laser em São José, Jacareí e Taubaté. Segundo o capitão Paulo Scachetti, oficial de segurança de voo da PM de São José, tem sido registrado um aumento de ocorrências.
“Em muitos casos verifica-se a participação de menores, cujo intuito aparentemente é de brincadeira. Uma brincadeira perigosa, cujos riscos muitas vezes não se conhece, por isto a necessidade da divulgação e orientação”, afirmou.
Ainda segundo Scachetti, a PM tem trabalhado para identificar os autores. “Assim que identificarmos o endereço de onde a luz esta sendo disparada, viaturas em terra irão seguir ao endereço para tentar fazer o flagrante”, disse.

Fonte: O Vale

14 Comentários

  1. No final do ano passado eu estava de bicicleta descendo uma avenida em BH, em alta velocidade, e um imbecil mirou em desces lasers verdes nos meus olhos, por pouco não sofri um acidente sério porque perdi totalmente a visão. Esse laser verde se bater no seu rosto, não é como o vermelho, você não consegue enxergar NADA.
    Eu poderia ter caido, batido com a cabeça no meio fio, ou ido pro meio da avenida de encontro aos carros.

    Dá vontade de MATAR literalmente o cara que faz isso. E acho que se eu o pegassee, matava mesmo.

  2. CARAMBA….. ESSE PAIS E LUGAR DE GENTE INCOMPETENTE MESMO…POXA ..POR QUE NÃO SE PROIBE AS VENDAS?….CADE NOSSAS AUTORIDADES…JUDICIARIO…LEGISLATIVO, ETC….SERÁ QUE UM AVIAO TERA QUE CAIR…PESSOAS MORRER PARA ALGUEM MANDAR PARAR DE VENDER……CHEGA SER BURRICE ISSO…

  3. Espero que peguem essas desgraças, joguem os pais deles na cadeia e daí eles terão ocupação, para trabalhar e se sustentarem e assim terão sono a noite e vão parar com essa idiotice.

  4. No brasil só se toma providência depois que acontece uma fatalidade. Ao invés de proibir e punir a venda desses aparatos, deixa primeiro virar moda, depois que todo mundo compra um, aí é que vão preocupar com o problema.

  5. Cuando se fala que raios leizersao Usados na verdadera guerra actual contra cazas militares,cegando los operadores de estas aeronaves;actualmente estas brincadeiras de crianzas sao muito perogosas, tem de proivir totalmente estes brinquedos;ni usados na guerra ni na paz,”por favor”

  6. “Com os OVN, o vermelho oferece além dos riscos de comprometimento da visão do piloto, danos aos óculos, sensíveis a luz.”

    *
    *
    Senhores cientistas Brasileiros, prestaram atenção???…

  7. “Moleques; FEBEM neles!”… que pensamento facista… não seria melhor orienta-los e ensina-los a não praticar tal ato?… ehn Ilya Ehrenburg?…

  8. Queridos…. Muitos dizem de bateria anti-aerea…. Um Laser de forte alcance ja derruba um Heli… ^^ Milicia vence a guerra sozinha

  9. Nas duas últimas viagens percebi o apontamento de lasers para o avião em que eu estava. É impressionante como chega longe esse raio, e é preocupante se essas notícias causarem a curiosidade e o aumento de casos da espécie. Acho que tem que passar no Fantástico pra que tudo se resolva, como sempre acontece…

Comentários não permitidos.