Grécia não quer colaborar ao nível técnico, afirma Schauble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, voltou hoje a acusar a Grécia de não querer colaborar a nível técnico para sair da crise, reavivando a polémica sobre as suas últimas críticas a Atenas.

 “Só se ajuda quem deseja ser ajudado. Estamos preparados desde há algum tempo para ajudar os gregos a montar uma instituição fiscal eficiente e com funcionários (do Ministério das Finanças alemão). A oferta não foi aproveitada até ao momento”, lamentou Schauble em declarações ao jornal Tagesspiegel.

O responsável pelas Finanças alemãs foi recentemente criticado pelo presidente da Grécia, Karolos Papoulias, por este ter feito declarações sobre o país, em que lamentava a rejeição repetida do Governo helénico à ajuda técnica que foi oferecida pelo seu ministério para poder cumprir as reformas estruturais a que está vinculado pelos acordos que permitiram avançar com os resgates.

Neste mesmo sentido, o jornal alemão Welt am Sonntag deu hoje a conhecer um documento interno do Ministério das Finanças alemão em que se dão diversos exemplos da falta de resposta dos gregos face às ofertas concretas de ajuda técnica propostas pela Alemanha.

“O Ministério das Finanças [alemão] considera que o crescimento na Grécia, em conjunto com os esforços de consolidação, são fundamentais e, por isso, mostrámos interesse em aumentar a competitividade do país. Do lado grego é claro que a implementação [das medidas] não é uma perioridade”, destaca-se no texto.

Berlim considera que este comportamento é “inaceitável” e, por isso, defende que entre as condições para o segundo pacote de resgate financeiro à Grécia, que agora se está a negociar, se especifique a necessidade de melhorar a cooperação técnica.

O presidente grego, Karolos Papulias, insurgiu-se na última quarta-feira contra Schäuble e acusou-o de insultar a Grécia depois do governante alemão ter expressado as suas dúvidas sobre o cumprimento por parte do país helénico dos compromissos com ‘troika’ – Comissão Europeia, União Europeia, Fundo Monetário Europeu (FMI).

Papoulias, num discurso citado pela agência de notícias financeira Bloomberg, considerou que a Alemanha estava a insultar os gregos, tendo dito: “Não aceito os insultos do Senhor Schaüble ao meu país”.

Na ocasião, Karolos Papulias, criticou também os países nórdicos, insurgindo-se quanto ao teor de algumas declarações divulgadas na imprensa internacional.

“Não o aceito como grego. Quem é o Senhor Schaüble para ridicularizar a Grécia? Quem pensam que são os holandeses? Quem pensam que são os finlandeses? Temos o orgulho não só de defender a nossa liberdade, não apenas o nosso país, mas a liberdade de toda a Europa”, salientou.

Papoulias abdicou na quarta-feira passada do seu salário anual de 300 mil euros, num gesto de “solidariedade” com o povo grego, que está a ser alvo de “tantos sacrifícios”.

As críticas de Karolos Papoulias surgiram numa altura em que os líderes europeus questionam se poderão avançar com um segundo resgate à Grécia, que impeça o país de entrar em incumprimento já em Março.

A Alemanha tem liderado as declarações de ameaça sobre Atenas para aplicar medidas suplementares de austeridade mais severa, pois caso contrário o país não terá a nova ajuda financeira.

Fonte: Diário Digital

 

Acredito no meu país, acredito na Europa, disse Passos Coelho na Guarda

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse, este domingo, na Guarda, que, apesar do atual momento de crise, acredita em Portugal e na Europa.

“Não tenho uma mensagem mais forte para Portugal hoje, que não seja a de dizer: eu acredito no meu país, eu acredito na Europa”, afirmou Pedro Passos Coelho num encontro com militantes, promovido pela Comissão Política Distrital da Guarda.

O também primeiro-ministro disse acreditar que o país vai ultrapassar a “crise terrível” em que está mergulhado, por saber “que não são cidadãos tecnocratas” que estão “por trás de grandes estudos, que vão tomar as decisões mais relevantes”.

Disse que “as decisões mais relevantes podem e devem ser tomadas por cada um dos portugueses no dia a dia”, referindo que Portugal “vai ter de ser um país mais aberto, mais forte e mais competitivo”.

Passos Coelho passou grande parte da intervenção a falar sobre a atual crise que afeta o país e sobre as medidas tomadas pelo governo para as ultrapassar, assumindo que “a confiança externa no país é hoje muito maior” e que os resultados das medidas tomadas “já são visíveis”.

Referiu também que “quando aparecem algumas vozes socialistas preocupadas por o ministro das Finanças da Alemanha ter vindo dizer que, se nós precisássemos depois de algum ajustamento, que a Alemanha lá estará para nos ajudar, esquecem o essencial”.

“Nós não sabemos se precisaremos disso ou não. Esperemos que não. Esperemos poder pôr as nossas contas em ordem na altura devida, com o apoio que nos deram”, observou.

O líder do PSD referiu ainda que o Governo enfrentou os problemas do país e procurou soluções.

“Não podemos andar a varrer os problemas para debaixo do tapete e fazer de conta que as dificuldades não são muitas. Parceria de tolos. Já houve tempo em que os portugueses ouviam os seus governantes falar e perguntavam-se onde é que aquela gente viveria, se não teriam noção” das dificuldades, observou.

Passos Coelho disse ainda ter conhecimento da existência de portugueses “que estão a viver momentos muito difíceis”.

Para ultrapassar a situação defendeu a união e a necessidade de “acreditar muito na capacidade e na iniciativa dos portugueses”.

Defendeu também que, no atual contexto económico, os bancos “precisam cada vez mais de dar menos crédito” para a habitação, para as empresas públicas e para o consumo.

“Precisam de dar mais crédito para a agricultura, para a indústria, para as empresas que têm capacidade exportadora e que, de um modo geral, não conseguem ir buscar mais do que seis por cento do crédito que os bancos conseguem dar”, disse.

Na opinião do líder nacional do PSD, em Portugal é preciso “financiar menos o imobiliário e mais a indústria e a agricultura”.

Fonte: Jornal de Notícias

12 Comentários

  1. O MUNDO ENCÉFALO
    .
    .
    O que passa na Europa é o mesmo que acontece em todo mundo,falta de estadismo na política;este problema da Grécia é só uma noção do que será toda a zona do euro.
    .
    O que é mais impressionante é a falta de uma elite pensante na Europa que norteie os rumos daquele continente,o berço da civilização moderna cheia de boas universidades como Oxford,Sorbone,Coímbra,..etc e não tem um estadista?
    .
    Esse mal que padece a Europa da falta de um projeto para o povo europeu se passa também aqui no Brasil;temos uma elite conservadora burra,indolente e corrupta que não tem capacidade de fazer um projeto nacional e nem tem interesse que haja um.
    .
    Para essa gente,o quanto estiver pior será melhor para elas.

  2. engraçado é saber que apois a 2guerra mundial foi perdoada a divida da alemanha tendo a grecia que mais dinheiro deu como ajuda a alemanha tido um papel importante nesse processo para o perdao da divida dos mesmos. como o povo diz: existe cao que nao conhece seu dono.

  3. O problema maior é que quem está sendo penalizado é o baixo clero do funcionalismo. Os graduados ainda não estão sendo penalizados, sequer mexeram nas suas aposentadorias.
    Tem muita gordura ainda, adeus “welfare state”.
    Daí a resistencia dos mais graduados.
    O Presidente da Grécia fala em humilhação por holandeses, dinamarqueses e alemães, mas não está tendo culhão para enfrentar a elite interna.

  4. Lucena, ..falta de estadismo na politica. ..falta de uma elite pensante.A burguesia europeia, excetuamdo aquelas dos paises nordicos – Inglaterra nao e pais nordico – e uma classe dominante decadente e parasita. Preferem especular o capital que possuem. Eu creio que essa decadencia nao e de hoje. Hoje essa decadencia esta mais visivel por causa da crise economica. Eu creio que a expansao economica da europa apos a segunda guerra mundial, uma expansao que ocorreu mas por causa das necessidades economicas dos Estados Unidos, que precisava de mercado internacional que absolvesse o execesso de produtos agricolas e industriais que sua economia estava produzindo. Os Estados Unidos emprestaram milhoes de dolares para Europa poder importar produtos americanos. A Comunidade inicialmente um projeto franco-alemao, mas que tinha a bencao norte americana, encobriu ainda mais a decadencia dessa burguesia. Refiro a burguesia italiana, grega, espanhola e portuguesa. Civilizacao decadente nao produz grande estadistas, produz mediocridade. Exemplo e a Franca com Sarkozi chamado de Napoleao. Bem, quando Franca era um dos gigantes da civilizacao mundial, ela produziu o Napoleao Bonaparte, uma figura tragica, no sentido de que ele estasva fazendo uma guerra contra a Inglaterra, guerra essa que na medida que destruia o feudalismo continental, abria Europa para a penetracao capitalista que iria favorecer a Inglaterra. Dai a tragedia de Napoleao. Em 1848, um sobrinho de Napoleao tomou o poder na Franca, e se proclamou imperador. Marx decreveu esse imperio como a farsa do momento historico da epoca. Comparar Sarkosi com Napoleao e comparar a Tragedia com a comedia circense, onde o primeiro Napoleao foi um heroi tragico e o terceiro um palhaco. Inglaterra no auge de sua civilizacao, Seculo XVI/XIX. produziu gigantes, Cromwel. os Pitts, pai e filho, Disraeli, e neste seculo Churchill. Hoje produz mediocridades, como John Major, Tony Blair e David Cameron. Italia, bom para mim depois dos Medices, so Manzine e Garibalde podem ser considerados homens de estatura. Mussoline era mediocre, Italia uma comedia durante a segunda guerra mundial. Grecia, nada depois de Alexandre Magno. Espanha nada depois de Felipe Segundo e Portugal nada depois de Pombal.
    Sao civilizacoes mortas. AJ “o presidente grego nao tem o culhao para enfrentar a elite grega”. Desculpe AJ mas o que esperar de governo burgues? Ele trabalha para a buerguesia, a Elite, na sua maneira de expressar. Ele esta no poder para forcar o trabalhador grego, as classes populares se sacrificarem para que o Estasdo gregos paguem os banqueiros o dinheiros que essa Elite consumiu. Essa elite que esta exigindo que o povo grego se sacrifique e a mesma elite que esta retirando dinheiro da Grecia e investindo em imoveis, numa area cara de Londres chamada Mayfair.

  5. Nobres colegas, Elite medíocre ou um planejamento com o objetivo de provocar o Caos? Governos europeus passaram os ultimos 10 anos inundando a europa de imigrantes da africa , oriente médio, Paquistão. Não implantaram um programa de adapatação para este povo muculmano. Ajudaram a irmandade muculmana a contruir mesquitas.Financiaram cursos de Islamismo em faculdades. Ninguem sabia que iria haver choque de culturas? Estes imigrantes desempregados vão fazer o que? Parece haver indicios de que uma guerra civil na Europa faz parte de um planejamento. A crise economica facilita a explosão de violencia. O Islamismo é uma religião que facilita a implantação de regimes autoritarios. Por isso foi incentivado a imigração de islamicos para a Europa? Não sou racista, mas vai ver a quantidade de pornografia envolvendo negros e mulheres brancas. Se não me engano Sarkozi recomendou que franceses casasem com negros, arabes e por vai. Grande numero de negros na europa são muçulmanos.
    http://www.youtube.com/watch?v=I8yaiN6ew_g&feature=player_embedded . Por isso eu faço a pergunta novamente elite medíocre ou planejamento?

  6. Platine diz nao ser racista, mas o racismo dele escapa ate pelos poros. “pornografia envolvendo negros (sic) e mulheres brancas”. Esse papo que relacao sexual entre caucasians e africanos so pode ser pornografia, ou estupro faz parte do repertuario de acusacao contra os povos de origen africana desde os que os europeus passaram inventar ideologia que justificasse a escravidao de africanos. Milhares de africanos foram torturado ate a morte por ter envolvido com mulheres europeia. Obviamente, esses racistas nao condenam muito o etupro (de verdade) de mulheres africanas por europeus. Digo estupro de verdade, porque e fato quer muitas mulheres europeia se envolvem com homens africanos, por causa de atracao fisica. Tem muitas loiras, principalmente no norte da europa que gostam de sair com criolo. Quem duvida, que vai visitar um clube norturno em Londres, ou vai morar em Brixton, tambem em Londres. Agora e fato tambem que a maioria do relacionamento sexual entre o homem europeu e as mulheres africanas no passado nao foi na base de atracao fisica, mas relacionamento de forca. (Pessoalmente sou contra gente africana se envolver sexualmente com europeus. Mas isso e coisa pessoal e ainda que nao aprovo tal relacao, isso existe e nao vai parar.) A maioria dos pessoal “moreno” nas Americas, sao descendentes de africanas estupradas. Platine disse,… “governo europeus passaram os ultimos 10 anos inundando a europa de imigrantes da africa, oriente medio, Pakistao…” Olha o termo usado “inundando”. Tipica linguagem de quem esta regorgitando discurso dos racistas europeus. Tem mais, nos ultimos 10 anos o que tem havido e a imposicao de restricao mais restricao a entrada de gente fora da Comunidade Europeia. Nao abriram a porta da Europa nosa ultimos 10 anos, ao contrario estao tentando fecha-la. Agora quanto a imigracao em si. O capitalismo em seu processo de expansao nao reconhece fronteira nacional. Esta existe, mas o capital tenta supera-la a todos os instante. A globalizacao nao foi invencao moderna. Faz parte da dinamica do capitalismo, desde que esse surgiu como forma dominante de producao economica. Tudo que hoje se fala da globalizacao, pode ser lido no Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels em 1848. O capital exige livre passagem agtraves das fronteiras. Desculpa-me o Platine, parte da composicao do Capital e o trabalho. Se o capital tenta ignorar fronteiras nao tem porque os trabalhadores permanecam no local onde nasceu. Movem-se para onde encontram trabalho. Tem mais, quando o capitalismo europeu na sua faSE de expansao apos a segunda guerra mundial, principalmente a partir da decada 1950 se viu com o problema de escaSSES de mao de obra, principalmente na Inglaterra, Alemanha e Franca, esses paises foram atras de imigrantes. Alemanha na Turquia, Franca e Inglaterra em suas colonias. Digno de nota foi a figura de Enoch Power na Inglaterra. Na decada de 1950 foi visitar o Caribe, India e Afria, tentando convecer trabalhadores desses paises irem para Inglaterra, pregando as vantagens economicas que eles iriam ter-la. Apos 1970, quando a expansao economica do pos-guerra se esgotou ele comecou fazer agitacao contra essa mesma imigracao que antes ele havia promovido. Obviamente, como bom racista, usava essa linguagem “Inundacao” . Inuendo..Se nao me engano Sarkosi recomendou quew franceses casasse…Nao tenho respeito nenhum pelo agente da CIA, bufao Sarkozi, que ocupa a presidencia da Franca. Nada melhor expressa a decadencia das classes dominantes francesa do que ter esse palhaco na presidencia da republica. Mas por mais palhaco que seja, nao creio que teria ter feito tal recomendacao. Na Franca, no que se refere a relacionamento pessoal entre homem e mulheres o estado nao interfere….Grande numero de negros, sic, sao africanos. Mas um numero tambem grande sao envangelicos, catolicos.

  7. Platini, essa hipótese do planejamento eu vi num vídeo no youtube, onde aparecem entrevistas a sionistas.
    .
    Muito interessante foi a declaração de uma líder sionista que fala que vão semear o caos na Europa ou algo do tipo. Dito é claro, com certa delicadeza mas a idéia era algo assim tipo a destruição da Europa.
    Não acredito muito mas fiquei surpreso pela impunidade dos entrevistados. A conlusão que o vídeo tentava deixar é da existência dum plano sionista para dominação da Europa.

  8. Jojo , O meu ponto é que estão usando os ignorantes e sem instrução do Islã como massa de manobra para semear o Caos. Usam tambem os fundamentalistas cristãos dos EUA e Europa. A questão das energias espirituais por tras dos lideres de governos e banqueiros não é debatida. Parece que Sarkosi realmente mandou os franceses casarem com imigrantes.
    Interessante que O Islão está sendo divulgado em escolas do Brasil e pouca atenção é dado a este fato.O governo bush e obama facilitaram a imigração de africanos principalmente da somalia para os EUA. Antes do Europeu escravizar negros o Islã ja o fazia. Qual a energia espiritual que se esconde por trás do Islã e outras religiões? O Islã é responsável pelo sofrimento de milhões de negros na África.
    Existe uma energia chamada Trevas que deseja a destruição do Planeta. As trevas para se sustentar vive da destruição . Essa energia está usando religiões para alcançar este objetivo. Ela não tem como obter energia de universos de luz pura, por isso depende de seres humanos decaidos para sinfonar o pouco de luz ainda existente no na Terra. Ela promove polarização atraves da eletricidade e magnetismo. A destruição de origem natural é diferente da destruição causada pela invasão da integridade energética de outros seres. O espirito humano vive num buraco dimensional a milhões de anos. A ciencia ja admite a provavel existencia de universos paralelos e multiversos.
    Já beijei muitas negras, racista? LOL LOL

  9. Fundações arabes americanas turcas financiam centros de estudos do Islã nos EUA.
    Por que é tão importante promover islamismo nos EUA?

    Trevas promovem destruição através da polarização no ser humano dos campos de energia elétrica e magnética ( Raiva – Medo – ArrogÂncia). A destruição de origem natural é diferente da destruição causada pela invasão da integridade energética de outros seres.

    Repararam como a crise econômica atinje poucos Bancos do Islã?

  10. Platine a questao e politica. Existe muito sites na internet, dizendo esse tipo de coisa. Vivendo na Europa por quase 40 anos, eu de ha muito apreendi reconhecer mensagens racistas, nazistas, fascista nesse aunto de imigracao. Essa acusacao que Bush e Obama teria facilitado a entrada de somalianos nos EUA e o que os ingleses chamam de “bullshit” propagado pela extrema direita, muito dos quais supremacistas brancos, que sao contra a presenca nos EUA de gente que nao sao de origem branca anglo saxonica. Sao o mesmos tipo de gente que publicou na net fotos de Obama com mustache fazendo ele aparecer como um Hitler, ainda que de pele escura. Nao tenho simpatia nenhuma por Obama, o qual considero o que Malcon X referia como House “Negro”, “Negro” da Senzala, em oposicao ao Field “Negro”, o “Negro” que vivia nas plantacoes. Isto e um “negro” que se vendeu. Coloco o termo “negro” em aspas, porque estou com os afrocentristas que rejeitam esse termo para referir a sua gente, mas que o utiliza quando eles referem a uma pessoa de origem africana que quer ser branco, ou defende os interesses dos brancos e ignora os interesses de seu povo. Obama e um de tais africanos. Mas nao engulo muito essa teses que Obama e Bush deliberadamente abriram a portas aos somalianos e outros povos. Isso e bullshit. Agora, essa acusacoers que a Administracao Americana, atraves da CIA, facilitou a entrada de islamita terrorista, em particular El Quaeda, nos EUA para causar a queda das duas torres em Setembro 11, isto e ideia que me convence.Li muito sobre o assunto, e estou convencido que o governo norte americano foi o responsavel direto sobre o atentado terrorista do 11 de setembro 2001. Gostaria de discorrer mais sobre o assunto e manter o dialogo com o Bras Cabral, mas o tempo e curto e tenho de voltar pro batente.

Comentários não permitidos.