EUA se dizem céticos em relação a promessas de Assad à Rússia

Os Estados Unidos manifestaram ceticismo nesta terça-feira em relação às promessas feitas pelo ditador sírio, Bashar al Assad, ao ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e pediram que Damasco coloque fim à violência imediatamente.

Durante coletiva à imprensa, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, criticou as novas promessas de reformas democráticas feitas pelo ditador três dias depois dos vetos de chineses e russos a uma condenação da repressão na Síria pelas Nações Unidas.

“Vocês compreendem por que a comunidade internacional em seu conjunto está muito cética quando vemos que, em vez de tentar pôr fim à violência, Assad repete as mesmas propostas que faz há meses”, declarou Nuland.

Lavrov declarou nesta terça-feira em Damasco que teve uma reunião “muito útil” com Assad, que prometeu a ele “pôr fim à violência de onde quer que venha”. O chefe da diplomacia russa acrescentou que Assad anunciará em breve o calendário de um referendo sobre uma nova constituição.

A ideia “parece ser uma nova promessa por parte do regime Assad que consiste em anunciar uma eleição que ele pode controlar totalmente”, acrescentou a porta-voz americana. “Não vemos como isso pode favorecer um diálogo nacional”, disse ela.

Uma das maiores responsáveis pelo bloqueio da resolução na ONU, a Rússia enviou seu ministro das Relações Exteriores à Síria, numa iniciativa saudada até mesmo por países ocidentais que criticaram sua postura no Conselho de Segurança.

Fonte: Folha de São Paulo

15 Comentários

  1. Se o regime sírio começar a ceder em algo sem bombardeios já será uma vitória real de democracia. O ocidente não quer que todos vejam este lado.

  2. não é a única coisa que se tem que consertar na região onde ainda existe monarquia absolutista e um pais que não respeita as leis internacionais e ainda se acha no direito de dar pitaco só por que tem alguem não vou dizer quem que o protege será que alguem consegue adivinhar

  3. apropósito não vejo essa comoção internacional quando “alguem” mata palestino ou turco ou libanes ou vamos dizer arabes em geral tampouco esta firme determinação em proteger a vida quando esse país vc já sabem comete esse crimes
    pricipalmente do untrajado USA com a recusa da China e Russia em entregar a Siria “corte internacional”
    se pau que bate em chico batesse em francisco as coisas não seria m como são

  4. Alguma coisa tem que ser feita. Mas ir lá e jogar bombas na cabeça de todos não é a solução (fora que vai virar uma zona de conflitos armados – vide a Líbia).

    Comoção na morte de árabes? Não sabia que isso era tão difundido no Brasil. Quando morre um judeu em Israel, é uma choradeira só. Até os “crente” do Brasil dão chilique.

  5. Ninguem se lembra dos quase mil e quinhentos mortos em Gaza, a maioria com fosforo branco, o mundo chegou a limite da hipocrisia. Atacaram a Libia com mercenários e a Otan, agora atacam a Síria com 20.000 mercenários e não querem que Exercito sirio revide, é como você ter sua casa invadida e pedir para ladrão estuprar tua mulher.

  6. A guerra na síria é uma farsa midiática…A russia sabe disso, mas 99,9% do mundo ocidental não…
    .
    1- Cada dia um jornal cita num numero de mortes diferentes, varia de 3,500, passa por 4000 e 5000… nunca os dados são coerentes e sempre citam “organizações humanitarias” como fonte para esses numeros…
    Quem são essas instituições humanitarias? como elas se sustentam? quem que paga as despesas dos voluntarios que vão lá contar os caixões????
    .
    2- Vivemos na era da informação, lá é a síria, um dos paises com maior IDH dos paises árabes… entao diante disso, ELES NAO TEM CELULAR???? ELES NAO TEM COMO GRAVAR IMAGEM DE PESSOAS MORTAS E AS ENVIAR PARA ALGEM PUBLICAR????
    Pergunto isso porque os videos que eu vejo é só barulho de tiro, camera tremendo, uns gatos pingados correndo, as vezes um tanque se locomovendo pela cidade mas MAIS NADA..
    COMO EH POSSIVEL NAO HAVER IMAGENS FACTIVEIS DE GENTE MORREDO. Já que todo dia(de acordo com as “ongs humanitarias”) centenas de pessoas são mortas???
    .
    3- Alguem já ouviu os católicos, os ateus e os islamitas sunitas??? ALGUEM SABE O QUE ESSA GRANDE PARCELA DA POPULACAO SIRIA ACHA DESSES MANIFESTANTES???? alguem já levantou a possibilidade de que mais da metade do país apoia o regime do Assad? alguem sabe que esse povo tem medo de um regime teocrático(piro ainda que o ditatorial laico) inspirado na sharia???? E AS MULHERES SIRIAS? ALGUEM PEDIU A SUA OPINIAO???
    .
    4- Alguem levantou a possibilidade de que esses “rebeldes” são como um “mini talebã”??? que, se aproveitando do momento propicio iniciam uma revolta sangrenta para conseguir o apoio internacional e chegar ao poder para beneficiar ninguem além deles??? Concerteza o governo sirio nao ta matando ninguem desarmado, quem morreu ate agora deveria estar no mínimo com um FUZIL EURO-ISRAELENSE EM MAOS.
    .
    RESUMINDO: quanto á síria eu não vi nada factivel que justificasse toda essa propaganda midiática. Assad está a muitos anos no poder? sim está, negocie então a sua saída através de vieses democraticos como a russia vem tentando fazer.. O que assad tem medo é de que meia duzia de extremistas xiitas subam em seu palanque e o julguem á morte, sem o menor julgamento, como foi feito com gaddafi.
    Naquela região é assim, se você for um ditador que segue os mandamentos do eixo EUA-Israel(como na jordania, yemen, bahrem e o recem novo regime militar egipcio) você é do bem, não é um assassino de desordeiros.. Masssss, se você ta a mais de 10 anos do poder e mantém relações com o irã, ou não acata ás ordens do eixo, você passa a ser visto como um sanguinario. E a midia, que antes acobertava suas atrocidades, vai passar a mostra-la todos os dias de maneira espetacular…

  7. Pois e´,com o ocidente tentando ferrar o Assad para isolar o Ira na regiao,ainda aparece comentarios esperando que o substituto de assad de trabalho a israel,sera que nao percebem o verdadeiro motivo em tentar assar o Assad !

  8. É mesmo engraçadinho os EUA falarem como se fossem a voz da totalidade de nações não é mesmo e sempre quando citam a humanidade isso restringe-se a seus amiguinhos Corsarios que sempre tomaram decisões unilaterais.Onde esta escrito que todos os póvos e governos da Terra teem de serem democracias aos moldes que eles determinarem?Essa hipocrisia a respeito da Siria esconde a minoria cristã Siria que esta escondida entre as pernas de Assad se borrando de medo que islamicos tomem o poder da Siria.Isso as midias ocidentais escondem,essa minoria cristã Siria é quem banca o governo Assad na verdade pois a maioria são muito bem sucedidos e generosos contribuintes.Sera que o povo Saudita é satisfeito com a tirania monarquica bancada pelos EUA.Chegara o momento que os Sauditas se insurgirão ai quero ver o que os EUA dirão pois a monarquia Saudita simplesmente os massacrarão impiedosamente tão rapido que não sobrara espaço para escandalizações hipocritas…SÃO DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

  9. Concordo com o maluquinho a síria e um vespeiro e quanto mais cutucar mais vespas vão sair pobre coitado dos alauitas e cristão se o Assad Cair do poder falam em 5 mil mortes agora mas podem esperar um genocídio a lá Jugoslávia onde as minorias étnicas e religiosas, vão ser massacradas pelos sunitas, por que os EUA, OTAN e o resto da corja não fizeram esse mesmo pampeiro em 1994 na Ruanda onde mais de 800 mil pessoas foram mortas a golpe de fação. Por Quê.

Comentários não permitidos.