Um aventureiro austríaco anunciou que pretende bater o recorde de skydiving, modalidade de esporte em que uma pessoa salta de grandes altitudes e faz manobras no ar, antes de abrir um paraquedas.
Qualquer falha na sua roupa, que mantém uma pressão especial, pode fazer com que seu sangue se vaporize, provocando risco de morte.
Ele cairá tão rapidamente que se tornará a primeira pessoa a viajar mais rápido do que a velocidade do som sem a ajuda de uma máquina.
Outras pessoas já tentaram esse tipo de salto no passado, mas ninguém conseguiu completar até hoje.
Baumgartner divulgou recentemente um vídeo no qual afirma que o último teste antes do salto foi bem-sucedido.
Roupa especial
A peça mais importante do salto é a roupa que cobre toda a superfície do seu corpo. Isso é fundamental para manter seu corpo na pressão atmosférica correta e fornecer oxigênio.
A roupa tem características semelhantes à dos astronautas da Nasa, mas ela precisa ser ainda mais resistente e flexível.
Para testar a roupa, Baumgartner vestiu a peça dentro de uma cápsula que simulava as condições de pressão que ele enfrentará no salto.
Ele também terá de enfrentar temperaturas que podem chegar a -70º C e a força de um estrondo sônico.
O capitão David Gradwell, que é diretor de medicina aeroespacial da Aeronáutica britânica (RAF), comentou o desafio de Baumgartner a pedido da BBC.
“Ele cairá muito rapidamente, por isso ele terá que garantir que conseguirá ficar estável, para não rodopiar sem controle”, disse Gradwell.
“Ele precisa conseguir enxergar pelo visor do seu capacete para perceber o que se passa ao seu redor, e para conseguir manusear o paraquedas da forma correta.”
Se a tentativa for bem-sucedida, Baumgartner conseguirá bater um recorde estabelecido em 1960 pelo aventureiro Joe Kittinger, que pulou de um balão a 31 quilômetros de altura. Kittinger faz parte hoje da equipe de Baumgartner, e acredita que todo o esforço do austríaco dará certo.
Equipes da BBC e da National Geographic estão fazendo um documentário sobre a tentativa de Baumgartner.
Esperom que esse maluco seja bem sussedido.
Antes eles testam com animais.Vai dar certo.
Se não me engano isso já foi feito sim e outro homem já atingiu a velocidade do som, isso na década de 50, para testar os efeitos da velocidade do som em pilotos de caças, pois até aquele momento não se conhecia os efeitos e nenhuma avião tinha atingido tal velocidade.
Raul o “homem” em questão foi Joe Kittinger que era oficial da USAF,ele afirma ter atingido a velocidade do som mas alguns especialistas dizem que ele chegou a 985 km/h.
exatamente Raul Cotrim de Mattos e esse cara que executou o salto o realizou 3 vezes e isso já fazem mais de 10 anos,tem videos no youtube para quem quiser procurar.
Joe Kittinger no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=Qw8OJJQ_hgk
Joe Kittinger nao foi aventureiro nenhum. Foi um oficial da USAF. Depois voou 483 missoes em Vietnam ate ser derrubado e passou 11 meses como prisioneiro de guerra.