Defesa & Geopolítica

Armas da Rússia: TT

Posted by
Na época de Segunda Guerra Mundial a pistola TT (de Tula por Tókarev) era a arma personal básica dos oficiais e generais do Exército Soviético e era disenhado para o combate à distância curta de até cinquenta metros.A pistola é a arma de carga automática de barril curta, onde o cartucho é alimentado e introduzido na câmara automaticamente, trave e destrave do canal da barril, extração da manga usada da câmara e expulsão dela fazem-se automaticamente também. O sistema automático baseia-se no famoso Browning princípio, quando o peso da inércia de recuo crea-se pelo obturador unido com a barril no curso curto. A pistola faz disparos um por um. Cartuchos fornecem-se do reservatório caixa plano na empunhadura. O TT distingue-se entre as pistolas russas e estrangeiras pela sua capacidade de penetração e força letal. Cartucho poderoso e barril bastante longo fornecem à arma estas qualidades.

A pistola TT fabricava-se na China, Bulgâria, República Democrática Alemã, Yugoslávia, Hungria, Vietnam, Egito, Polônia, sob otras nomes. O exército iraquiano adoptou o TT e o usava durante mais de 30 anos. Durante a guerra do Golfo Pérsico de 1991 a pistola outra vez entrou en ação mostrando excelente desempehno durante as tempestades de areia (em contraste com outro equipamento mais moderno). Militares americanos levaram centenas destas pistolas para os EUA como troféus.

A vantagem mais importante do TT é a força penetrante enorme das suas balas, capazes de perfurar o capacete de um soldado, um camado de água de mais de 120 centímetros, aprofundar-se 35 centímetros na areia, penetrar quinze centímetros de madeira de pinheiro e atravessar um urso grande. Cartuchos de alta velocidade têm sempre sido uma ameaça séria para policiais do mundo. Os policiais de Hong Kong, quando esão de serviço, vestem coletes à prova de bala reforçados da terceira classe A+, pois enfrentam-se frequentemente com criminosos armados com os TT da fabricação china. Muitos até chamam tais coletes de “coletes de Tókarev”.

Fonte: Diário da Rússia

15 Comments

shared on wplocker.com