Argentina diz que denunciará militarização das Malvinas à ONU

Em anúncio feito na Casa Rosada nesta terça-feira, 7, a presidente argentina, Cristina Kirchner, reivindicou o direito de soberania sobre as Malvinas, agravando as tensões com a Grã Bretanha às vésperas do 30º aniversário da guerra travada entre os países.

“As Malvinas deixaram de ser causa argentina para passar a ser uma causa da América do Sul”, disse a presidente durante discurso. Para ela, o problema das Malvinas se tornou uma causa regional e global pois a Inglaterra está militarizando o Atlântico Sul. “Não podemos interpretar de outra forma o envio do moderno navio de guerra inglês às ilhas”, afirmou. Além disso, para Cristina, outro indício da tentativa da Grã Bretanha de militarizar a região foi o fato de o Príncipe William ter aparecido em público utilizando roupas militares – e não civis.

Cristina afirmou que a Argentina vai denunciar essa militarização das ilhas no Conselho de Segurança da ONU e na assembléia da organização. O país já havia levado anteriormente à organização o problema da disputa pela soberania na região.

Por outro lado, a presidente lembrou que os conflitos na América do Sul nunca necessitaram do apoio de organizações internacionais para serem solucionados. “Os conflitos que acontecem atualmente em outras regiões do mundo e que foram levados ao Conselho de Segurança acabaram por se aprofundar e não foram solucionados”, acusou. A presidente defendeu uma solução pacífica com a Inglaterra e lembrou do resolução das Nações Unidas, que determina que ambos os países iniciem negociações para solucionar a disputa sobre as ilhas que possuem 2.913 habitantes. “A Inglaterra usurpa as Malvinas como se fossem troféu de guerra”, disse.

A declaração foi feita em um ato dirigido a ex-combatentes da Guerra das Malvinas, que contou com a presença de governadores, prefeitos, parlamentares, empresários, funcionários públicos e representantes de organizações sociais. Os principais líderes opositores também participaram do evento, em uma das raras ocasiões em que foram convidados a atos oficiais desde que Cristina assumiu o poder, em 2007.

Fora do tempo

“O colonialismo é um anacronismo do século XXI”, disse a presidente, lembrando que ainda há 16 colônias no mundo, sendo 10 inglesas. Ela acusou a Inglaterra de explorar os recursos naturais das Malvinas, principalmente o petróleo e a pesca, “sem nenhum controle ambiental”.

A presidente também anunciou que tornará público o Informe Rattenbach, documento desenvolvido por uma comissão criada no governo de Reynaldo Bignone, que tem como objetivo analisar o desempenho das Forças Armadas argentinas durante a Guerra das Malvinas.

Reflexos na Espanha

O aumento da tensão entre Argentina e Inglaterra em relação às ilhas gerou reflexos na Espanha, que reabriu o debate sobre a soberania de Gibraltar, também sob domínio britânico. A Argentina e a Espanha mantém há anos uma disputa com o governo britânico para tentar recuperar territórios que lhes pertencem historicamente.

Tensão agravada

O Reino Unido anunciou, na semana passada, que enviará às Malvinas um de seus navios de guerra mais modernos, apesar de informar que a operação havia sido planejada há muito tempo. Desde a última quinta-feira, o príncipe William da Inglaterra está nas ilhas. Diplomatas britânicos consideram que a Argentina tenta organizar um bloqueio econômico às Malvinas e impedir a saída do único voo da LAN Chile que liga as ilhas ao Continente americano, afirmou na semana passada o jornal The Guardian.

Já os líderes da ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de América) se reuniram no último final de semana em Caracas para estudar uma proposta para impor sanções contra a Inglaterra devido à sua “atitude colonialista”. Além disso, em dezembro, os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) decidiram bloquear a entrada em seus portos de navios com bandeira das ilhas Falkland (Malvinas).

História

As Ilhas Malvinas são compostas por duas ilhas principais e outras ilhas menores, situadas ao largo da costa da América do Sul. A Argentina reclama a soberania sobre as ilhas desde o século XIX. Em 1982, tropas argentinas tomaram a capital, Stanley, como parte dos esforços do general Galtieri de contornar as críticas feitas ao seu governo ditatorial, acusado de má administração e de abuso dos direitos humanos. O objetivo era unir o país com um discurso patriótico e melhorar a imagem do governo militar. No entanto, a Grã Bretanha enviou 28 mil combatentes para combater a invasão, número três vezes maior que a tropa rival. A Argentina saiu arrasada da guerra, com elevado número de mortos e desmoralizada.

Fonte: Estadão

32 Comentários

  1. Mas são um bando de chorões mesmo. Qual a ilegalidade no envio de navios e submarinos para as Falkland? Esses navios são enviados anualmente. Se a região esta sendo militarizada é por culpas dos argentinos que querem envolver toda a região num problema que só é do interesse deles.



  2. hermanos chorões..não podem sozinhos e querem que entremos na contenda… NUNCA !!!

    se não podem vencer … se preparem melhor ou calem-se …

  3. Essa Cristina deve estar contaminada com a doença da vaca louca. Os britanicos tem todo o direito de defender seus territórios e cidadãos. Além disso ela não cita em seus discursos que a Inglaterra só começou a militarizar as ilhas DEPOIS do ataque argentino em 1982. Antes disso a Inglaterra só mantinha 22 fuzileiros navais por lá. E Isso é problema deles e não regional. A Inglaterra ainda é um bom aliado do Brasil.

  4. Em parte concordo com o que os colegas comentam acima, esse problema é sobretudo um problema argentino, mas… Um país como a Inglaterra possuir um base naval a 500 km da costa de um país vizinho não me parece auspicioso. Não me agrada uma potência nuclear europeia possuir essa capacidade de intervenção militar no atlantico sul. Ou estou errado?

  5. Argentina diz que denunciará militarização das Malvinas à ONU
    .
    .
    So ser for mesmo na ONU, PORQUE NA BALA OU NA FORÇA .NUCAAAAAAAAAAAA,
    ,

  6. não e mais possivel em pleno seculo 21 se concordar com exploração colonialista na america do sul, as malvinas ficam ha 550 km da costa argentina, e ha 14 mil km da europa, porque então o pescado e o suposto petroleo naquela região deve ir direto pára inglatera ? a argentina tem sim direito a soberania de sua costa maritima !


    mas tambem a argentina precisa decidir se casa, ou se compra uma bicicleta, ou o governo argentino e revanchista, ou patriota os dois não dá, se não reequiparem suas faas, toda retorica diplomatica sera inutil.


    ao brasil cabe não tomar partido, e sim posicionamento, o que e diferente, a argentina apesar das desavenças, são nosos maiores parceiros comerciais regionais, e serão nossos vizinhos para sempre, e temos otimos relacionamentos comerciais tambem com a inglaterra e não devemos por isso em cheque, mas precisamos nos pocicionar sim contra o colonialismo exploratorio em nosso continente !!!

  7. Espero que o brasilzinho se meta nisto e que leve uma ferrada daquelas ao ponto de perder o pre=sal como um butin de guerra,o ponto possitivo deste eventual conflito e´a possibilidade de serem mortos os otarios milicos brasileiros que se converteram em caes dos bolivarianus brasilis,quero ver se as donselas vermelhas do blog tem coragem de serem voluntarios neste desejada lambança brasileira !

  8. Seu comentário da “vaca louca” foi o melhor R22! É impossível imaginar o Brasil envolvido militarmente em assuntos que não dizem respeito aos interesses do país, ainda mais envolvendo a Argentina.
    Espero que a Dilma não tenha o sentimento de apoio á essa presidenta justificando o movimento feminismo. Absurdo querer o apoio do Brasil!
    Deixar de ser causa Argentina para ser causa da América Latina foi apelativo demais. Que loucura colocar parte do continente contra o Reino Unido, por causa de um punhado de terra.

  9. A inglaterra foi clara, os habitantes da ilha é que decidem. Sabe quando que eles vão querer passar para o lado argentino.Nunca!!!!

  10. “Chávez afirma que Argentina não estará só se for atacada pela Inglaterra”
    Argentina tem que comprar Armamento ante navio é Torpedos mais modernos!!

  11. A Inglaterra sempre foi um parceiro do Brasil, sempre tivemos boas relações com os britanicos. Deixem que a Argetina se exploda, afinal, eles vivem criando problemas para nossos produtos. Se o Brasil vir a apoiar alguma nação, que essa seja o Reino Unido.

  12. Eae Boca Murcha Kirchner arrancou a peruca descabelou a piriquita e so deixou o Corsario de prontidão rsrs Se perseverace caladinha e caisse dentro de vez se daria bem porque hoje ate os saquinhos de chá são contadinhos e os cubinhos de açucar tambem.

  13. CApa Preta…Concordo contigo. Colonialismo aqui na América já deveria ter acabado faz tempo. Daqui uns dias vai ter uma enorme base militar e nós aqui…nem avião, nem porta aviões, nem sub, nem míssil de médio alcance, tá tudo bem…pedimos pra força nacional de segurança agir, igual na Bahia….rsrsrsrs.

  14. paulo prdisse.
    qual é o problema de enviar navios de guerra as malvinas.
    paulo isso é um problemão,o brasil deveria se meter até o talo nisso,aqui na america latina não queremos navios de guerra de outras nações patrulhando e ponto final.

  15. Pare de espernear e se armem até os dentes, só assim teram as malvinas, e coloquem os reatores q vcs tem nos subs conforme o papo antigos de tranformar os convencionais eu nucleares…p ontem.

  16. A China acabou de autorizar que todas as relações comerciais com a América do Sul seje através do Iuang.
    Desse modo veremos a Argentina se armando rapidamente pra enfrentar a Inglaterra, coisa que agradaria muitíssimo os chineses.Essa história vai muito longe ainda e o circo vai pegar fogo com Venezuela e bolivarianos dando apoio bélico.
    Quem mais poderá ajudar com material seria o Chaves e os outros acho que com algum contigente mas a China sim daria tudo o que os hermanos precisariam pra fechar as Malvinas para os Ingleses.

  17. E cada vez mais a perua surtada se afunda em retórica patética. Faz beicinho e bate o pezinho no chão! tudo isso para desviar a atenção dos problemas internos argentinos tais como a inflação alta e a dívida pública. E enquanto isso as tietes do “Brasil – PuTênfia” defendem a risível política externa “ativa e altiva” do Itamaralívia que toma o partido dos argentinos e em reciprocidade recebe umas boas restrições à exportação de produtos Brasileiros. E ainda se dizem patriotas!

  18. CAVALARIA ELITE

    Que garantias voce dá para defender a Argentina de que eles se militarizando não atacariam o Brasil por algum motivo? Afinal, com quem o Brasil tem uma rivalidade historica que no passado quase levou o país a uma guerra? A Argentina é nossa maior inimiga no continente, são eles que criam problema para nós, vivem embargando nossos produtos. A Inglaterra nunca foi hostil ou adoto de política contra nossa soberania. Falkland são britanicas e engulam isso a seco!

  19. Paulo R, você está redondamente enganado, procure estudar o período Imperial e verá que Inglaterra sempre foi nosso maior adversário não a Argentina, Argentina sempre tinha sido governada naquele período por puxa sacos dos brasileiros. A Inglaterra desafiou nossa soberania dezena de vezes, tomou uma ilha nossa(que mais tarde devolveu porque não tinha condições de colonizar), invadiu nossas águas territoriais e fez pressões de todos os tipos contra nosso desenvolvimento. Para mim o Brasil deve ficar pressionar em favor da Argentina mas não se meter na briga. Devemos reativar nossa industria militar e criar produtos e vender a Argentina, fornecer logística e etc porém sem mandar um único soldado, ficar só olhando. Só se envolver se a Inglaterra tentar invadir território Argentino, nesse caso agente se envolve, caso contrário, deixe que ambas as crianças se entendam.

  20. Falam dos problemas interno argentino. Que sao muito. Falam que a presidente esta tentando desviar atencao. E a situacao inglesa. O pais com a maior divida interna do mundo, pais cujas dividas interna e externa gira em torno de 400% do seu PIB. Pais que ocorre o risco de perder seu prestioso AAA financeiro e ser considerado para os investidores tao arriscado quanto Espanha e Portugal. Na e mais arriscado investidores perder dinheiro na Inglaterra que Espanha e Portugal. Somente a capacidade desse povo e os norte americanos iludir todo o mundo, que tem evitado a catastrofe. Mae essa e inevitavel. Esse acirramento das tensoes por parte da Inglaterra tambem serve para desviar atencao de sua situacao em crise, e da necessidade que o governo daquele pais tem em ARRUMAR UM BODE ESPIATORIO para sua crise economica.

  21. Ensisto em dizer que Améria Do Sul necessita com urgência o fortalecimento de seus laços na área de defesa, os inglêses nas malvinas são de fato uma preocupação, não só da Argentina, mais tambem da região. Os inglêses usaram e abusaram do mundo durante muitos séculos, sempre foi um paíz pirata, e usurpador. Como cidadão brasileiro penso que o Brasil, e todos os seus países vizinhos, devem ter a plena consciência, de que a permanencia dos inglêses nas malvinas, é uma grande ameaça na guerra futurista, que estaremos protagonisando nos próximos 20 anos. A cavalgada pela posse da aguá, e de outras riquesas naturais sera sangrenta. Todo ladrão tem consciência, e é por isso que deixo dito aqui, que todo aquele politico, que é ladrão, de certa forma está colaborando para a exterminação do povo, e tambem dos seus próprios filhos, e netos, que tambem pertencem ao povo. Tá na hora de roubar menos, e investir muito mais na defesa do seu País, pense nisso. Ê viva América Do Sul, ê fora inglêses.

  22. Eu digo que as ilhas son Inglesas se fosse assim,o brasil tinha que devolver um pouco menos da mitade da nossa(acre,etc…) nação atual para bolivia e entre outros que conquistou despois das guerras no tempo antiguos e por outra parte os paises se fazem depois de ganhar ou perder territorios depois das guerras,isso não falo eu,diz a historia,tem muitos exemplos a alemanha antes da 1º guerra não existia polonia,surgio despois da 1º guerra que alemanha perdeu territorio ai nasceu Polonia,si fosse assim a Alemanha tinha todo o direito de reclamar esse territorio perdido em menos de 100 anos,não creem.?

  23. nao se trata de se pode ou não defender o seu País o que acontece e que esses ingleses almofadinhas querem sempre mais do que le cabe paises colonizados sempre vai ser colocado numa situação de que temos que sutentar esses vagabundos eles são como lobos tudo que é bom vem tira e nada é feito voces nao ligam porque nao foram voces que perderam o respeito e entes queridos na guerra e o maximo que sabe sobre a historia do mundo é EUA, Inglaterra, e outros pouco tem uma qualidade de vida melhor isso porque o que pode tira de paises que nao pode se defender como o nosso, ainda assim tem o maximo de apoio de seus eternos escravos voces via a revolução e morte aos traidores da sua propria nação.

Comentários não permitidos.