Exército anda mais rápido que empreiteiras na obra

Eixo Leste da obra do Rio São Francisco está 71% feito e Eixo Norte, 46%.
Nos trechos feitos pelo Exército, obra andou de 3 a 5 vezes mais rápido.

As obras da Transposição das águas do Rio São Francisco tinham o término previsto para este ano, mas estão atrasadas – em alguns lugares, os trabalhos estão paralisados. A obra começou em agosto de 2007, com investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. São dois canais: o Eixo Leste – 71% concluído – vai ter 287 quilômetros, começando em Floresta, em Pernambuco, e indo até Monteiro, na Paraíba. O Eixo Norte parte de Cabrobó (PE), corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará, com 426 quilômetros de extensão – nem a metade foi concluída (46%).

O projeto foi dividido em 14  lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.

Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água. “Faltam apenas as obras em concreto, que são complementares, e elas devem ser concluídas no mês de abril de 2012”, explica o engenheiro do exército Aedson José.

Esperança?
A transposição vai levar água a doze milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará, uma movimentação que encheu de esperança o povo das cidades da região. Mas das nove mil pessoas que chegaram a trabalhar nos canteiros de obras, menos de 4 mil continuam. “Foi embora a empresa e a gente tá esperando nesse vai e vem, vai e vem e nunca que chega essas empresas”, disse Cícero Ferreira de Oliveira, ex-agricultor e ajudante de terraplanagem.

Para o governo, o atraso nas obras é consequência da diferença entre o que foi acertado nos contratos e a realidade encontrada na região. Agora serão feitas novas licitações para os trechos que tiveram o trabalho interrompido. “Vamos iniciar em fevereiro, março e abril as licitações dos saldos remanescentes para que a gente possa no segundo semestre de 2012 atingir o nível máximo de execução e de contratação de mão de obra mobilizada no projeto da integração do São Francisco”, disse o ministro da integração Fernando Bezerra Coelho.

Fonte: O Globo

50 Comentários

  1. E a midia PIG ainda criticava o Lula por ter colocado os militares a frente dessas obras…midia escrota, pra alguem acreditar nessa midia PIG tem que ser muito burro.

  2. Se o Exército tivesse pessoal suficiente e recebesse a incumbência de realizar todo o projeto, estaria quase tudo finalizado.

  3. Deveriam é investir no exercito para que tenham condições de realizar mais obras como esta. Nos trechos destinados as empreiteiras provavelmente terão que desembolsar mais dinheiro do contribuinte para finaliza-las.

  4. Eta Brasilzinho tosco, hein?! O que era para ser um quebra-galho(Exercito fazendo obra), esta virando a regra por incompetencia e ladroagem de empreiteira. E tem gente que aplaude….A funcao dos engenheiros militares nao eh essa! Vamos acordar!

  5. De notar que, para os trechos que as empreiteiras abandonaram, “consequência da diferença entre o que foi acertado nos contratos e a realidade encontrada na região”, o Governo fará novas licitações.
    Resumindo – licitação mal feita, para variar sem adequada análise de custos, ou vencidas de má fé, por empreiteiras que não conseguiram os reajustes de praxe, e que agora vão conseguir via novas licitações.

  6. Moro em Recife e vi o profissionalismo e a excelente qualidade das obras realizadas pelo Exército na duplicação da BR 101 entre Recife e João Pessoa e entre João Pessoa e Natal. No começo as máquinas usadas eram velhas, mas a medida que a verba foi sendo librada as máquinas foram trocadas por outas modernas e o trabalho ganhou fôlego. Outra coisa muitos recrutas dos batalhões de engenharia aprendem a trabalhar nestes maquinários pesados de construção civil e ao dar baixa depois de 3 a 4 anos de trabalho nas obras são disputados ferozmente pelos mercado de construção civil carente de mão de obra especializada!

  7. Na hora de investir nas forças armadas, o governo vira as costas. Mas na hora que precisa de quebrar o galho em obras que deveriam ser feitas por empreiteiras (sem roubar)exploram a competência e boa vontade do nosso exército.

  8. Claro que sai mais rápido: Sem direito a greve, sem direito a reivindicar aumento de salário, sem direito a horas extras, essa é a mão de obra dos sonhos de qualquer construtor. Parabéns ao Exército, do monopólio do uso de armas em breve passará ao monopólio do uso de pás. E viva o Brasil, tão grande e tão bobo.

  9. JOKER meu caro apenas come-dormes é que possuem essa de que isso e aquilo é ou não incumbencia das Forças Armadas.Nossos soldados gostam de sentirem-se uteis a sociedade e a nação e a tudo fazem incondicionalmente simplesmente por patriotismo e antes que voce e outros comecem a poluirem a materia com papinhos ideologicos e papinhos de ladroagens procure interer-se o proprio Comandante do Exercito junto com outros cinco Generais são objeto de investigação pela justiça militar por suspeitas de possiveis desvios ou favorecimentos em obras tocadas pelo EB no DNER.Então amiguinho ladrões neste pais temos de todos os tipos com uniformes,paleto e gravata e descamizados………..Parabens a nossos soldados que sempre de forma solicita se prontificam a servirem a Patria e a sociedade Brasileira são exemplos a todos os demais.A incumbencia de obras de engenharia as Forças Armadas afastariam interesseiros,oportunistas e favorecimentos e o governo economizaria muito no que poderia ser destinado a outras carencias.Obrigado Guerreiros do Brasil tenho o maior orgulho de todos voces.

  10. Além de polícia agora vira empreiteira do governo…
    .
    No passado faziam algumas obras militarmente estratégicas, aerodromos, estradas, pontes e etc. Mas agora foram transformados em uma verdadeira empreiteira. Logo estarão construíndo estádios para a copa e sambódromos.

  11. Não sei se antigamente era diferente, mas atualmente a certeza de um jovem ao servir é a de que será polícia ou abrir/tapar buraco em algum lugar ahahahahhaa

  12. Fabio Araújo
    ————
    Depois do seu comentário, nada mais preciso acrescentar, pois é exatamente isto que é. Tem pessoas que não enchergam a floresta, só a árvore.
    BRASIL MOSTRA TUA CARA..tá todo mundo esperando!

  13. Sem contar que as obras feitas pelo exercito são dezenas de vezes mais baratas. O ES insistiu para o exercito fazer a obra do aeroporto, e o exercito se prontificou a fazer, porém a politicagem não deixou, e virou uma verdadeira novela de faz não faz e superfaturamento de trocentas mil vezes.

  14. 1maluquinho, acho que vc nao entendeu o q eu escrevi…Vou desenhar: Essa nao eh a funcao do Engenheiro Militar, ponto! Um coisa eh se sentir util ao pais, e a sociedade. Essa eh a funcao do engenheiro! “Engenheirar”! Mas usar o Exercito para isso, eh um quebra-galho, que esta virando regra. Acorda e presta atencao no que le, ok? E o que escrevi nao teve vies ideologico nenhum. Apenas uma constatacao da mentalidade do brasileiro pseudo-patriota como vc.

  15. JOKER amiguinho aprenda que o militar hoje que não se adapta e versatiliza fica desatualizado e inoperante.O militar hoje meu amiguinho tem de ser completo porque é a unica profissão no mundo que pode ter que desempenhar tudo.Voce é quem deve acordar do seu almanaque Jurassico e entender que muita coisa mudou amiguinho e caminhar a frente é a meta senão fica pra taz rsrs Tempo de come dorme ja passou meu caro.

  16. deve ser o unico pais no mundo onde o exercito e obrigado a construir rodovias porque empreititeiras rouban muito junto com politicos…e parece que ninguen ve nada errado com isso la em cima, no topo do governo.

    A razao e realmente que empreiteiras fazem um orcamento mas assim que as obras comecam as propinas tem que ser pagas e ai vai aumentando e a obra vai devagarinho, quase parando..rodovias no Brasil sao uma mm.erda completa, porcarias de primeiro grau. Tambem deve ser o unico pais que nao consegue construir um so Km sem ter roubo.

    Nao e essa a funcao dA Engenharia do exercito..e no Brasil pelo roubo safado dos politicos.

  17. 1maluquinho, vc deve ser daqueles que acha que as FFAA devem fazer trabalho de policia, ocupar Rocinha, etc. Isso, versatil colega, so no Brasil. O pais onde o errado esta certo, e a excecao vira a regra. Em lugar nenhum do mundo, isso acontece. Empregar os equipamentos, em caso de calamidade, etc, eh uma coisa. Tornar isso a funcao da tropa eh outra. Transforma entao uma parte do seu exercito e fuzileiros em policia. A marinha em uma guarda costeira, e os batalhoes de engenharia em uma grande empreiteira. Os militares tem de estar preparados para a guerra, defender os interesses nacionais, e nao de quem esta no poder. Essa e a sua funcao. E para sua ciencia, que pelo jeito nao e muita, os exercitos hoje em dia, estao cada vez mais especializados e profissionais. Esse lance de gente “versatil”, que faz tudo, eh igual a pato: nao voa bem, nao nada bem e nao corre bem. Quem se propoe a ser especialista em tudo, acaba nao fazendo nada direito. Mas vindo de vc tudo bem, eh da terra do jeitinho mesmo.

  18. para mim c o governo recrutase mais e ussase os militares para fezer as obras grande diminuiria muito as falcatruas e as obras andaria…

  19. JOKER, a Engenharia não é só para os tempos de guerra meu amigo. No tempo de paz ela tem como função subsidiária auxiliar no desenvolvimento nacional, além destas atividades manterem em dia o adestramento da tropa.

  20. Cadê os CANALHAS de sempre que criticam os militares… como disse o amigo acima: “o exercito carrega o pais nas costas”… quem é que dizia que iriam mudar a etica da rapinagem nacional quando tomassem o poder?… agora vcs compreendem o engano que foi entregarmos as galinhas as raposas?… diziam que havia corrupção no militarismo, mas desconheço militar que tenha ficado milionario como alguns partidarios da chamada DEMOCRACIA que em 1985 tomou o poder… perdemos duas decadas com a fome de verbas dessa gente… esse pais so não vai a bancarrota porque é o pais mais rico do mundo… não vamos para frente porque sofremos uma doença parasitaria que causa topor na nação… quem é do ramo da saude animal sabe o que uma infestação de carrapatos sugadores pode fazer em um animal… causa a chamada “tristeza parasitaria”… é o que sofremos… não temos forças nem para nos disvencilharmos dessa cambada de sanguessugas… VIVA O EXERCITO BRASILEIRO… PS: 1maluquinho, seu partidarismo, a cada dia, se torna mais transparente… não tem mais como esconder suas simpatias (ou serventilismo)… tu não me enganas mais…

  21. Meu partido
    É um coração partido
    E as ilusões
    Estão todas perdidas
    Os meus sonhos
    Foram todos vendidos
    Tão barato
    Que eu nem acredito
    Ah! eu nem acredito…

    Que aquele garoto
    Que ia mudar o mundo
    Mudar o mundo
    Frequenta agora
    As festas do “Grand Monde”…

    Meus heróis
    Morreram de overdose
    Meus inimigos
    Estão no poder

  22. 1Maluquinho, concordo com vc. A função das forças armadas é estar presente aonde ela é necessária e a experiência de que precisam em tempos de guerra é conseguida através de trabalhos como esse em tempos de paz. Se tivéssemos um governo honesto as empreiteiras veriam que o governo pode ser auto-suficiente e não depender somente deles que superfaturam obras que são pagas com o dinheiro do contribuinte. Infelizmente no Brasil os próprios políticos que deveriam defender nossos interesses são os que ganham por trás por beneficiar essas empreiteiras.

  23. Por essas e outras que o envolvimento de Oderbretchs e Camargos Correia da vida nas empresas industriais de Defesa tem de ser encarada com muita calma e desconfiança…

  24. GILBERTO eu sempre afirmei isso.Tivemos apenas uma mudança de metodos,antes vendiam o Brasil na cara de pau,agora deixam a industria agonizar para disponibilizarem-na a PLECINHOS BALATINHOS BALATINHOS com aquelas que com eles compactuam e com a ganancia externa.A desestatização implementada no Gov.FHC e combatida pelo PT quando na oposição vem agora sendo ordem do dia nessa QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS.De uma forma ou de outra meu cara estava e esta tudo orquestrado.Existe uma mafia oculta que governa e dá as cartas no Brasil e tudo e todos so tem sustentabilidade se com eles estiverem em conluio.FATO.

  25. Licitação de grandes obras públicas é sempre um meio de empreiteiras ganharem muito dinheiro em qualquer parte do mundo. Quem não conhece como funciona licitações vem aqui escrever sobre ventania. Em contratações de obras no setor privado os custos são diluídos numa sequencia interminavel de subcontratações de terceiros e ocorrem o mesmo problema de atrasos e subfaturamento (para pegar o contrato e depois pedir aditivos) ou superfaturamento que garantam a tranquilidade na execução ou extensão de prazos. Já vi isso “n” vezes. Agora, o judiciário é o grande responsável pelos danos, seja ao erário público quer seja para os contratantes do setor privado também, pela demora em julgar as quebras de contratos e por permitir a protelação perene de as empresas condenadas por não cumprimento de contrato de reparar o dano, principalmente os trabalhistas.

  26. O exercito, com seus engenheiros militares sempre teve envolvidos em construcao civil. Diretoria de Vias de Transporte, a antiga Comissao de Estradsa de Rodagem, etc.Houve corrupcao, sim. Nos meus tempos de escrevente datilografos em uma dessas Comissao de Estrada de Rodagem, CER,conheci casos de corrupcao envolvendo oficiais e sargentos. Mas conheci alguns oficiais que eram homens de dignidade e que incorruptveis. O nome desses eu trago na memoria.

  27. 1maluquinho e Joker, ambos têm razão. Vão com calma.
    *****
    Blue Eyes e Carlos Argus, como foram de férias? Sejam bem vindos.
    *****
    Gilberto Rezende-RS tem toda a razão em recomendar cautela com essas empreiteiras.
    *****
    Jojo, também conhecemos algumas dessas histórias. Algumas são para recordar, outras para chorar.

  28. Não há nenhum problema em se ter função mista para as forças armadas, principalmente num pais pacifico como o Brasil onde não se vislumbra efetiva eminencia de guerra!Até pra reduzir os efeitos do custo da pensões das filhas e mulheres de militares, pois sabemos nós que boa parte do recursos das força armadas é consumida com soldos e outras contas, essencialmente material humano, nisso sobra muito pouco para aquela finalidade bélica fundamental, comprar armas por exemplo!

  29. Não é atoa que a pasta mais cobiçada desta nação é o MT e seus departamentos.Ali é que rola a grana viva e as oportunidades né mesmo?Por isso é muito disputado pelos “Patriotas” da nação.

  30. Dandolo, agua da foz do Amazonas para a Caatinga. Resposta simples, falta de ambicao da elite que domina o Brasil politica e economicamente. A nossa burguesia e uma burguesia que ja nasceu decadente, covarde e corrupta. Projetos como esse, projeto de construir canais entre rios para faze-los navegaveis comercialmente, construcao de ferrovias ligando os centros economicos do Brasil e um projeto que so sera possivel quando essa elite for derrotada e eliminada de vez do panorama politico-economico do Brasil.

  31. “quando essa elite for derrotada e eliminada de vez do panorama politico-economico do Brasil.”… e vamos colocar quem?… o partido que ai está?… deixa de demagogia Jojo… isso não tem nada ver com “elites”… achas que um estado comunista faria essas obras so por “esporte”?… claro que não… elas só serão feitas qndo realmente tivermos condições economicas para isso… não é uma questão ideologica, mas economica… se bem que em um estado comunista todos passaremos a ser uma orda de escravos submissos que trabalharemos de graça e morreremos antes da hora por fadiga… só se for para fazer isso que os comunistas prestam… criar escravos que lhes obedeçam…

  32. Dandolo disse:
    10/02/2012 às 03:22

    Consigo responder, pelos seus comentários percebo que é engenheiro, pois, bem na disciplina mecânica dos solos em meu tempos de escola, aprendi um máxima da engenharia , “,,, nada é impossível o problema e o tempo é o quanto se quer gastar…” faço uma ressalva ate o tempo é possível reduzir com $$$$$. Pois bem, por mais que seja complexo e custoso é possível de ser feito. O problema esbarra em dois grandes fatores , o fator ambiental vai levantar ONG e movimento de tudo e qualquer lugar …. e o segundo a aquele regiao é lugar de voto entao e bom que ela tenha problema mesmo para gerar mais voto, e ainda acrescentaria outros fatores, no brasil tudo e feito em 4 em 4 anos pq senao nao gera voto nao existe politica a longo prazo, brasileiro não se preocupa com os outros e não tem ética (entenda um generalização e muitos que sobem ao poder se corrompem mesmo sendo éticos) e ainda acrescentaria falta vontade. E se surgir um cara que faz a diferença e tachado como louco, escute Eneas falando, tem ate no youtube um entrevista dele no roda vida…. Infelizmente por mais que tenha alguns desvio padrão a única instituição que ainda confio em mais de 70% são as FA , e ela e um das mais desprezada no Brasil, a merce de interesses políticos. ( perdoe a fuga do tópico mas, acabei escrevendo muito essas coisas me revoltam muito). Voltando ao dandolo por isso as coisas que você fala tem um fundo de verdade, mesmo as mais loucas… infelizmente garanto que cérebro para fazer não falta e nem mao de obra para executar falta e vontade politica , so que existe muito mas muito por tras disso que não me atrevo a dizer abertamente.

  33. Apenas acrescentando: Trabalhar como empreiteira não é a função das Forças Armadas, nem tão pouco, atuar como polícia. Em muitos países, as forças armadas é proibida por lei de ser empregada internamente. O que acontece em nosso País é que estamos saindo de um período de Regime de Exceção (golpe militar ou revolução), e os militares foram subjugados por seus antigos inimigos. Sentem-se diminuídos, não existe um oficial general, nas três armas, capaz de vir a público e expor a real situação de penúria das Forças Armadas. Só falam quando aposentam. No Brasil general só fala de pijamas.

  34. E a mediocridade insiste em disvirtuar o conteudo do debate rsrs ELITES rsrs se a elite que hoje mama é a mesma que mamava ontem apenas mudou os politicos que mamam rsrs rsrs Tai uma boa fantasia para o carnaval Bobo da Corte rsrs ou Arlequin que chora pelo amor da Colombina enquanto ela se diverte com o Pierrot que é quem toca agora a viola rsrs rsrs

  35. Eneas, um aliado de Lyn Larouche que argumenta ser possivel construir obra de tal dimensao se o Estado imprimir dinheiros. Google Executive Intelligence Review. Blue Eyes, “o partido que ai esta” e um partido burgues. Desde sua origem PT sempre rejeitou a necessidade da ditadura do proletariado, razao pela qual nao quiz regressar ao Brasil em 1978/9, quando o partido estava em formacao e junta-lo. Foi um partido social democrata desde sua formacao, e social democracia deixou de ser revolucionaria no comeco da primeira guerra mundial, quando ela em todos paises abandonaram o internacionalismo proletario – proletario nao tem pais – e juntou a burguesias de seus paises. O partido social democrata, trabalhista, PT etc nada mais sao que os partidas de esquerda do capital. Quando a direita se esgota e mostra se incapaz de governar o capital utiliza os partidos de esquerda. Sao todos contra a classe operaRIA.

  36. JOJO disse : Dandolo, agua da foz do Amazonas para a Caatinga. Resposta simples, falta de ambicao da elite que domina o Brasil politica e economicamente……Correto JOJO nunca interessou a elites politicas e economicas soluções viaveis para erradicarem a falta dagua na região Nordeste simplesmente que a resolução deste problema acaba com argumentos com fins eleitorais e liberações de verbas.Sempre o que se faz é pouco e insuficiente para sempre restar a fonte eleitoreira e gananciosa financeira.Isso existe desde que o Brasil se tornou Republica.Se voce é um bom profissional e faz reparação excelente contratos de serviços caem por outro lado novos surgirão por provar a competencia,mas a ganancia leva a paliativos para haverem defeitos a frente garantindo as oportunidades ate que venham serem descobertas.

  37. JOKER deixe de ser pré-historico.O Papel das Forças Armadas é garantir a lei e a ordem,a defesa e soberania do pais e a atuarem no que for preciso como frisei antes é a unica instituição e a unica classe profissional que tem e deve estar apta a desempenhar qualquer função dentro e fora do Brasil ou voce acha que distribuir cestas basicas em pais extrangeiros no teu ponto de vista seja atribuição de nossos militares.Acorde para a vida nossos militares desenvolvem e praticam aonde for que não tenha a presença do Estado ou serviços tudo e o fazem com orgulho e honra e os poucos que sentem-se desviados de funções ou humilhados e constrangidos de alguma forma de alguma forma são uma minoria inexpressiva de reacionarios ou de come-dormes inuteis…….A REFERENCIA BRASILEIRA EM ENGENHARIA CHAMA-SE IME E PORQUE A NAÇÃO NÃO USAR A ENGENHARIA MILITAR EM UMA ESSENCIAL E ESTRATEGICA OBRA COMO ESSA???

  38. Exato 1maluquinho, além do que uma coisa é teoria outra é pratica. Aprender lá no IME a teoria é fácil, aplica-la é outra historia. E você só aprende de fato quando aplica o que sabe, como pretendem que nossos engenheiros estejam afiados para se for necessário numa situação de guerra manter a infraestrutura? O Brasil não está em guerra ou em coalizões no exterior para poder praticar lá, então vamos praticar aqui, mantem a doutrina e a capacidade das tropas. Em cenários de guerra assimétrica o exercito age como uma polícia extremamente armada, tem que prender, e policiar regiões, manter a segurança e etc. Como não existe um alvo fixo, um local para se bombardear e vencer, você tem que estar presente em todos os locais a espreita pelo inimigo porque ele pode tentar algo em qualquer lugar, igual a ação da policia na qual não se sabe quem é o criminoso até que ele faça algo. Se o Brasil quiser estar preparado para essas situações precisa manter a tropa preparada. O Haiti foi um grande campo de treino e doutrinamento da tropa, porém como se sabe a violência já reduziu drasticamente, já nem é mais questão de fazer segurança e sim recuperar a região. Além do que até o exercito americano é usado para fazer esse tipo de obra por todo o mundo, eles mesmo mandaram um engenheiro para auxiliar na obra do rio São Francisco já que eles tem muita experiencia em domar rios por todo os EUA. Não é função deles fazer tudo, porém cada obra que fazem qualifica e prepara eles para quando precisar botar na pratica quando o bicho pegar.

Comentários não permitidos.