Costa Leste dos EUA é cenário de manobras anfíbias internacionais

Um desembarque, um assalto aéreo, 25 navios de guerra: os Estados Unidos e outros oito países realizam no litoral leste americano um grande exercício anfíbio, denominado ‘Bold Alligator’ e destinado a contra-atacar uma ameaça que recorda a do Irã.

Estas manobras, pela primeira vez abertas pelos americanos a outros países, constituem o exercício anfíbio mais importante dos últimos dez anos, segundo o almirante John Harvey, encarregado da gestão da frota americana.

Cerca de 20.000 americanos, entre eles uma brigada de marines, 650 soldados franceses, tropas da marinha canadense, holandesa e britânica, assim como oficiais de ligação italianos, espanhois, neozelandeses e australianos, tomam parte do exercício, que começou em 30 de janeiro frente ao litoral da Virgínia e Carolina do Norte e finalizarão em meados de fevereiro.

O chamado “dia J” ocorreu na manhã de segunda-feira, com os marines americanos desembarcando na praia da base de Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

Oficialmente, o exercício tem como objetivo “revitalizar, refinar e reforçar as habilidades anfíbias americanas” depois de dez anos de guerra nas areias do Iraque e nas montanhas do Afeganistão, segundo os organizadores.

Indagado, o almirante Harvey reconheceu que este cenário seria aplicável a uma eventual crise no Estreito de Ormuz.

As tensões com o Irã e a ameaça de uma intervenção israelense contra seu polêmico programa nuclear aumentaram desde o início do ano e Teerã tem ameaçado com um eventual bloqueio do Estreito de Ormuz, passagem estratégica para o transporte mundial de petróleo.

Fonte: AFP

13 Comentários

  1. Humm! Já estão treinando os desembarques.
    Esses CLANFs veio pra ficar mesmo em todas as tropas de desembarques pelo mundo. Não é a toa que a MB esta modernizando os que já tem e comprando pra dobrar o inventário deles.

  2. lucena disse:
    08/02/2012 às 07:48
    Até parece com aqueles ensaios de preparação que ante veio o dia “D”_Rsrsrrs
    ===============
    Porque você acha que chamaram de dia J? É a versão moderna do dia D.

  3. Por que será? Por que será? Que pensei nos mísseis anti-navio de costa iranianos quando notei a silhueta dos dois navios-mãe na foto. ^^ Alcançam se for em costa iraniana?

  4. Henry Kissinger: Se não conseguem ouvir os tambores da guerra devem estar surdos

    08.02.2012 – Entrevista dada por Henry Kissingir (ex-Secretário de Estado dos EUA, na era Nixon), em Nova Yorque, ao site Daily Squib, nesta entrevista Kissingir revela o que está acontecendo no momento no mundo e particularmente no Médio Oriente.
    Falando de seu apartamento luxuoso em Manhattan, o estadista, que fará 89 anos em Maio, vai muito para a frente numa análise da situação actual no fórum mundial de Geopolítica e Economia.

    “Os Estados Unidos estão desafiando a China e a Rússia para a contenda final, e o último prego no caixão será o Irã, que é, naturalmente, o principal alvo de Israel.
    Nós permitimos que a China aumentasse a sua força militar e que a Rússia se recuperasse da sovietização, demos-lhe uma falsa sensação de bravata, isso irá criar uma morte mais rápida em conjunto por eles.
    Somos como o exímio atirador ousado a pegar numa arma, e quando tentam, é bang bang.
    A guerra que se aproxima será tão grave que só a super-potência Um pode ganhar, e que somos nós esse povo. É por isso que a União Europeia está com tanta pressa para formar um completo super-Estado, porque eles sabem que a hora está chegando e, para sobreviver, a Europa terá de ser um estado todo coeso. Sua urgência me diz que eles sabem muito bem que o grande confronto é sobre nós. Oh, como eu sonhei com esse momento delicioso.”

    “O petróleo dá o controle e você controla as nações; se controlar os alimentos e as matérias-primas você pode controlar as pessoas.”

    Kissinger, em seguida, acrescentou: “Se você é uma pessoa comum, então você pode se preparar para a guerra mudando-se para o campo e construindo uma fazenda, mas você deve levar armas com você, pois as hordas de famintos serão às centenas. Além disso, embora a elite tenha os seus refúgios e abrigos especializados, eles devem ser tão cuidadosos durante a guerra como os cidadãos comuns, porque os seus abrigos ainda podem ser comprometidos. ”

    Depois de uma pausa por alguns minutos para recolher seus pensamentos, Kissinger, continuou:

    “Nós dissemos aos militares que teriam que ter mais de sete países do Oriente Médio para os seus recursos e têm quase concluído o seu trabalho Nós todos sabemos o que penso dos militares, mas eu tenho que dizer que eles têm obedecido às ordens superfluamente neste momento. É exactamente isso que receio, ou seja, o Irão, vai fazer pender a balança. Quanto tempo podem a China e a Rússia, ficar quietas no seu canto, a observar a América a limpar? O grande urso russo e a foice chinesa despertarão do seu sono e isso é quando Israel terá que lutar com todas as suas forças e armas para matar árabes, como muitos, pois ele pode. Espero que se tudo correr bem, metade do Oriente Médio será de Israel.
    Minha Nossa, os jovens foram bem treinados para a última década ou assim por diante da consola simulando em jogos de combate, foi interessante ver o novo Call of Duty Modern Warfare 3, que espelha exactamente o que está por vir no futuro próximo, com sua programação premeditiva. Os jovens nos EUA e no Ocidente, estão preparados, porque eles foram programados para serem bons soldados, bucha de canhão, e quando eles serão ordenados a sair às ruas e lutar contra os queixos loucos e “Russkies”, eles irão obedecer às suas ordens. Fora das cinzas vamos construir uma sociedade nova, só haverá uma esquerda super-potência, e que um será o governo global que ganha. Não se esqueça, os Estados Unidos, tem as melhores armas, temos coisas que nenhuma outra nação tem, e vamos apresentar as armas para o mundo quando chegar o momento certo. “

    Fim da entrevista. Nosso repórter foi levado para fora da sala por uma assistente de Kissinger.

  5. Cloves Pessoa.

    Nooossa! vc chama isso de estadista?

    .
    ele é uma pessoa com um QI Altissimo, um estrategista de fazer inveja aos militares, (Creio nao haver nenhum general da US Army que chegue aos pés dele). Um homem de visão, muito a frente do seu tempo. Mas, nacionalisticamente falando, é um megalômano, quase um louco, se é que já nao está totalmente.
    .
    Imagino um homem com esses pensamentos ocupando a cadeira da presidencia dos Estados Unidos ( e, isso um dia irá acontecer).
    .
    E, nesse dia, Deus nos ajude, pois será o Armagedon…

  6. Sr.Rorschach
    .
    Já que eles estão na letra J, amanhã a letra K será a onde?_rsrsrs….
    .
    No andar da carruagem,que já está quase incontrolável,o império do mal irá usar todo o abcedário e partir para as letras gregas,nas invasões pelos quatro cantos do planeta para impor as suas normas e leis;disposição e “cara-de-pau” eles tem de sobra para isso.
    .
    abraços.
    .
    .
    ***********
    .
    Petróleo: Irã e China podem substituir dólar por outra moeda
    .
    Teerã e Pequim discutirão nos próximos dias a substituição do dólar como moeda para o pagamento do petróleo que a China compra do Irã, por causa das dificuldades impostas pelos Estados Unidos aos iranianos. As informações são da agência local Mehr.
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=175207&id_secao=2

  7. Caro Cloves Pessoa, esse tal de Henry Kissinger é no mínimo demente… Espero que esteja devidamente acomodado em um manicônio… Por questões numéricas óbvias, evidentemente os EUA perderia contra uma aliança Russia-China-Índia-OrienteMédio. Estados Unidos são bons pra conversar fiado e cantar vantagem contra paizinho subdesenvolvido e sem armas…
    .
    Quero ver quando começarem a chover mísseis e soldados estrangeiros invadirem por terra o território dos super-obesos americanos… Haha vai ser uma comédia ver um monte de gordinho “criado por vó” sem saber como limpar as próprias fraldas… Ah, sim, porque vai borrar tudo…
    .
    Um tequinho nas torres gêmeas já abalou a sociedade americana… Imagina um bombardeio em massa e uma invasão ordenada…

  8. Estas manobras sao mais pontuais doque o carnaval na bahia,nao ha nenhuma relaçao com uma provavel invasao ao Ira,escrevam ,se houver guerra,as tropas so pisarao no solo Iraniano depois de varios intervensoes cirurgicas,este tipo de invasao por meios anfibios sera utilizada contra o gigante babao !

  9. Estadista mesmo é Fidel… depois que tomou o Estado cubano nunca mais soltou… tem uns por aqui que querem o mesmo… e se dizem estadistas… rsrsrsrsrsrsr…

  10. Se já estão se amotinado no golfo persigo + esses treinamentos é porque já vai começar o tabuleiro da guerra só que desta vez não vão encontrar mais um país do oriente sozinho.

  11. Esses ianks estão treinando p fazerem merda na Persia, lutar a guerra dos judeus, seus senhores , os q puxam os cordões dos marionetes ianks,vão cavar o tumulo + fundo p essa grd potencia, e os judeus vão continuar e vão puxar outros cordões de novos marionetes, quem viver verá. Lamentável…sds.

Comentários não permitidos.