Exército anda mais rápido que empreiteiras na obra

Eixo Leste da obra do Rio São Francisco está 71% feito e Eixo Norte, 46%.
Nos trechos feitos pelo Exército, obra andou de 3 a 5 vezes mais rápido.

As obras da Transposição das águas do Rio São Francisco tinham o término previsto para este ano, mas estão atrasadas – em alguns lugares, os trabalhos estão paralisados. A obra começou em agosto de 2007, com investimento previsto de R$ 6,8 bilhões. São dois canais: o Eixo Leste – 71% concluído – vai ter 287 quilômetros, começando em Floresta, em Pernambuco, e indo até Monteiro, na Paraíba. O Eixo Norte parte de Cabrobó (PE), corta o Rio Grande do Norte e vai até o Ceará, com 426 quilômetros de extensão – nem a metade foi concluída (46%).

O projeto foi dividido em 14  lotes e a maior parte ficou com os consórcios das construtoras. Os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos. Neles, no ano passado, o avanço foi três vezes maior que o das empreiteiras no Eixo Norte e cinco vezes maior no Eixo Leste.

Em Cabrobó (PE), os soldados finalizam a barragem de Tucutu. Quando tudo estiver pronto, os militares vão terminar de retirar as plantas de uma área que tem o tamanho equivalente ao de 480 campos de futebol e será transformada em um imenso reservatório com capacidade para acumular quinze bilhões de litros de água. “Faltam apenas as obras em concreto, que são complementares, e elas devem ser concluídas no mês de abril de 2012”, explica o engenheiro do exército Aedson José.

Esperança?
A transposição vai levar água a doze milhões de pessoas em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará, uma movimentação que encheu de esperança o povo das cidades da região. Mas das nove mil pessoas que chegaram a trabalhar nos canteiros de obras, menos de 4 mil continuam. “Foi embora a empresa e a gente tá esperando nesse vai e vem, vai e vem e nunca que chega essas empresas”, disse Cícero Ferreira de Oliveira, ex-agricultor e ajudante de terraplanagem.

Para o governo, o atraso nas obras é consequência da diferença entre o que foi acertado nos contratos e a realidade encontrada na região. Agora serão feitas novas licitações para os trechos que tiveram o trabalho interrompido. “Vamos iniciar em fevereiro, março e abril as licitações dos saldos remanescentes para que a gente possa no segundo semestre de 2012 atingir o nível máximo de execução e de contratação de mão de obra mobilizada no projeto da integração do São Francisco”, disse o ministro da integração Fernando Bezerra Coelho.

Fonte: O Globo

3 Comentários

  1. Uma pergunta:Pq deixar à água dos n rios correrem p o mar ?!?! Vamos repressar os mesmos e distribuir suas águas p onde for necessaria…IMPOSSÍVEL?!?! Tem rios na terra do tio sam q nem joga uma gota de suas águas no oceano…Pq ñ fazer-mos o mesmo. P Ontem ,sds.

  2. Bem lembrado, Carlos Argus.
    Em São Paulo, capital, tem um rio que chega até o mar e volta, subindo a serra, para fornecer energia para a capital, uma baita obra da década de 1930, ainda viva.
    Já foi objeto de uma matéria aqui.
    —–
    Dandolo, sua idéia de trazer água da foz do Amazonas é muito boa. O Jojo falou em falta de vontade política, eu diria que se trata de resistencia política, ou alguém acha que a família Sarney iria dar essa “mole”?

  3. Carlos Argus, hoje seria impossível, as regiões de foz dos rios são cheios de especies e locais de reprodução, especialmente os mangues. Não creio que os ambientalistas permitiriam tal coisa.

Comentários não permitidos.