Dois novos navios para Marinha russa serão construídos em São Petersburgo

No Estaleiro do Norte na cidade de São Petersburgo foi concluída a cerimônia de lançamento da construção de dois novos navios de guerra – uma fragata e uma corveta – para a Marinha russa, informa do local o correspondente da Voz da Rússia.

Desde o colapso da União Soviética, esta é a primeira vez que dois navios estão sendo construídos simultaneamente. A construção da terceira fragata do projeto 22350 e da sexta corveta do projeto 20385 se realiza dentro do programa de armamento do Estado para 2011-2020, e os navios deverão se juntar à Marinha em 2015-17.

Os novos navios receberam nomes tradicionais para a marinha nacional – a fragata terá o nome de Admiral Golovko, e a corveta se chamara Gremiashiy.

Os navios que hoje começam a ser construídos no Estaleiro do Norte, se destinam a preencher a frota Norte. A fragata Admiral Golovko, bem como a corveta Gremiashiy deverão se juntar às frotas militares da Rússia em 2016.

A fragata Admiral Golovko será o terceiro navio do projeto 22350. A fragata principal do projeto chamada Almirante da marinha da União Soviética Gorshkov, atualmente se encontra em fase de conclusão e será entregue à Marinha da Rússia já este ano. Além disso, também este ano será finalizado o segundo navio do projeto 22350 chamado Admiral Kasatonov. Além das fragatas desse projeto outros dois navíos estão sendo construídos para a Marinha russa dentro do projeto 11357 criado a partir do projeto de exportação 11356 destinado à Marinha indiana. A construção de mais dois ou três navios do projeto 11357 deve também começar este ano.

Gremiashiy, por sua vez, se tornará a sexta corveta construída para a Marinha russa. Comparado com Steregushiy, a corveta principal do projeto que está em serviço desde 2008, Gremiashiy receberá armamento mais sofisticado, incluindo o complexo universal de fogo naval (UKSK na sigla russa) que permite utilizar diferentes tipos de mísseis. Além disso, o sistema de defesa aérea do navio sera reforçado e seus equipamentos melhorados.

A Marinha russa deve receber cerca de 15 fragatas e mais de 20 corvetas de diferentes projetos dentro do programa de armamento do Estado para 2011-2020. (RIA Novosti)

Fonte: Voz da Rússia

10 Comentários

  1. Essas corvetas seriam interessantes para substituir as nossas. Já as fragatas sofrem com autonomia baixa 4000 à 4500 Milhas, mas mesmo assim.
    Gostaria muito de ver esses navios concorrendo aqui no Prosuper, mas não sei por que não estão.
    Juntamente com propostas chinesas e indianas. Gosto dessa interação BRICS.

  2. A Marinha russa deve receber cerca de 15 fragatas e mais de 20 corvetas de diferentes projetos dentro do programa de armamento do Estado para 2011-2020.

    isso é reaparelhamento, não meia duzia em 20 anos.

  3. É a Rússia recompondo minimamente a antiga esquadra de superfície soviética, desta vez com navios menores mas mais ligeiros e com armamentos de última geração. Humm… se os europeus e americanos ainda quiserem tirar alguma vantagem por territórios políticas e econômicos no mundo que o façam agora ( e acho que estão fazendo – vide Tunísia, Egito, Yemem e Líbia e tentativas no Irã e Síria)) pois quando chegarem a próxima década não conseguirão mais nada. O fato é que a China, Rússia e Índia não permitirão os níveis de influência ocidentais na Ásia e no pacífico iguais aos que existem atualmente. Dai para o resto do planeta será uma marcha inexorável e com custos que a história já mostrou muitas vezes.

  4. Pra o P.I.B do Brasil,é muito pouco em que se gasta com a defesa do pais,tinha que ser um 12% al ano de verbas para as forças armadas com um 4,5% exercito ,4,5% marinha e um 3% força aérea.

  5. Espero que o Brasil invista em educação, mas eu digo educação de verdade para a massa, e não esse teatro eleitoreiro…ai sim poderemos investir em ARMAS…e apesar de alguns deslizes de LULA, sinto falta de sua gestão, pois ele se encaixa no dito de CONFUCIO…” A glória dos inteligentes é se fazer de idiota para o idiota que pensa ser inteligente”

Comentários não permitidos.