Comando do escudo anti-mísseis da NATO vai ficar na Alemanha

O centro de comando do futuro escudo anti-mísseis da NATO na Europa vai ficar instalado na base de Ramstein, no oeste da Alemanha, segundo fontes diplomáticas citadas por agências internacionais.

A decisão deverá ser oficializada durante a reunião de ministros da Defesa da NATO a decorrer esta quinta-feira e sexta-feira em Bruxelas, segundo as fontes.

O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maizière, não confirmou a informação sobre Ramstein, mas disse que a Alemanha vai contribuir para o sistema com 24 mísseis Patriot.

O ministro, que falou à imprensa à entrada para a reunião, disse por outro lado que a base alemã vai continuar a ter um papel importante depois da redução da presença militar norte-americana na Europa anunciada em Dezembro.

O escudo anti-mísseis visa proteger a Europa de mísseis balísticos.

A NATO pretende declarar a “capacidade operativa inicial” do escudo anti-mísseis na Cimeira de Chicago, em finais de maio, momento a partir do qual o sistema estará em condições de funcionar de forma limitada com capacidades já existentes, na sua maioria norte-americanas.

O objetivo é ir acrescentando elementos ao sistema para que esteja completamente operacional em 2018.

A Aliança Atlântica anunciou no ano passado que a Espanha acolherá quatro navios norte-americanos com mísseis interceptores, a Turquia um sistema de radares e a Roménia e a Polónia bases de mísseis interceptores.

O sistema é contestado pela Rússia, que exige garantias formais da NATO de que o escudo não será dirigido contra interesses estratégicos russos.

Fonte: JornaldeNotícias

14 Comentários

  1. Isso significa, que a Alemanha será a primeira a sair do mapa, em caso de III GM. Os alemães ganham no atacado, mas perdem no varejo. Idiotas !

  2. Dandolo, os Alemães são escravos…Não tem como recusar.
    .
    -> Não são soberanos, não tem Constituição, tem a imprensa controlada, a população não pôde opinar sobre a imigração em massa estrangeira turca após a guerra( e ainda hoje não é consultada), são obrigados a doar tecnologia de ponta(subs Dolphin) e bilhões de euros anualmente a Israel, não podem fabricar subs nucleares(por isso criaram os AIP), apesar de terem inventado a Bomba Atômica são proibidos de fabricar, tem restrições contra mísseis balísticos, tem milhares de soldados estrangeiros invasores baseados em seu território, se você ler um livro ou mandar algum email com “assuntos” proibidos é preso na hora sem fiança ou recurso, sacrificam a economia e o povo para salvar da falência e sustentar banqueiros estrangeiros mundo a fora, é o país Ocidental com o maior número de prisioneiros políticos!!!, etc, etc, etc. Entre outras anomalias que a imprensa “esquece de mostrar”.
    .
    Esse caso do escudo de mísseis ao meu ver é um detalhe insignificante.Imagine você: Um país riquíssimo, muito avançado, que criou essas tecnologias(mísseis/nuclear) ter que viver “defendido” por INVASORES que usam e operam o que você criou em seu próprio território mas é proibido de usar…rs. E tem mais; defendido de inimigos que não são seus!!! É isso que muitos vendilhões aqui do site sonham e desejam todas as noites para o Brasil. Abçs.

  3. é verdade a alemanha coitada ta refem ds americanos a muito tempo e nao sao só eles estao os japoneses e os italianos na mao dos gringos eu sinceramente acho que já esta chegando a alforria dos mesmos mas essa tera que ser a base da luta pois sem ela nao ah comquista.gostaria de saber quanto tempo eles terao que ficar com as bases americanas no seu territorio na rendiçao qual foi o prazo ou nao tem prazo é ate eles tentarem de novo .

  4. NobruRJ esta certo. Alemanha e ainda pais ocupado pelos Estados Unidos e pela Inglaterra. Nao sei se vai produzir um Bismarck seculo XXI, sei que enquanto isso nao ocorrer, nao terao muita escolha. E bater continencia pros gringos e dizer Yes Sir.

  5. No quartel que eu estava, havia um oficial americano e um alemão. Eles não se falavam. O alemão não suporta o americano. O americano é comunicativo, social, gosta de fazer piadas, mas o alemão não é descontraído. O brasileiro de dá bem com todos.kkkkk

  6. Não entendo como a Alemanhã seria varrida do mapa, já tentaram isso outras vezes, e hoje, eles mandam na Europa;
    .
    Não entendo como os Russos passariam incólumes ao atacar qualquer pais Europeu, acredite, na Russia tb existem cidades para serem atacadas, e seres humanos para morrer;
    .
    Não GOSTOU, CAI PARA DENTRO, sabe o que os Russos vão fazer com o seu maior cliente?? NADA, as viúvas da URSS podem chorar e espernear suas hipocrisias nos sites e fóruns pela internet, ISSO É O MÁXIMO QUE VAI ACONTECER.

  7. Amenos que a Alemanha ataque a Russia, o que não vai acontecer, a Russia não vai dar a minima para esse sistema. No caso de um ataque da Russia aos EUA os misseis iriam passar pelo pacifico, não pelo atlântico, devemos lembrar que Russia e EUA fazem fronteira(Alasca). Além do que a Russia bota muita fé nos seus submarinos nucleares, eles sim são armas de dissuasão e retaliação. A Russia só tem misseis na fronteira por causa da OTAN e é uma herança da guerra fria, da dita “dissuasão”. Hoje a Russia tem excelente relações com a Europa e não existe mais a agressividade e medo que havia na guerra fria. Nem Russia nem Europa tem motivos para se atacarem, suas relações são muito boas, esses misseis e escudos são mais para inglês ver, ninguém vai usar nem um nem outro.

Comentários não permitidos.