Empresa francesa terá dificuldade com contrato de venda dos caças Rafale para a Índia

Por Bruno Calixto

 A Índia anunciou na terça-feira a vitória da Dassault, empresa francesa que produz os jatos Rafale, em um processo de licitação para fornecer caças para o governo indiano. O anúncio foi visto como uma vitória para os francesas, mas segunda analistas a transação ainda não está garantida, e a companhia francesa pode enfrentar dificuldades para atender às exigências indianas.

 

As negociações são de interesse do Brasil. Nos últimos anos, o governo brasileiro negocia a compra de caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira, que hoje se encontra sucateada. A Dassault é uma das empresas envolvidas na negociação, concorrendo com a Boeing, dos EUA, e a Saab, da Suécia.

 

Segundo a impresa francesa, o acordo com a Índia ainda não está totalmente assegurado para a Dassault.

 

Analistas dizem que a realidade pode em breve acabar com a euforia inicial pela seleção dos Rafale. “Negociações para a cooperação industrial continuam, e a Índia exige muitas concessões por parte da empresa para a indústria local”, diz Endre Lunde, um especialista em tecnologia militar.

 

Depois de vencer a licitação, os franceses tentam fechar um contrato com a Índia. Segundo analistas, os termos podem ser muito favoráveis aos indianos. A Dassault tentou, nos últimos anos, vender os caças Rafale não só para o Brasil, mas também para Suíça e Emirados Árabes Unidos, mas sem sucesso. O ministro da Defesa francesa chegou a anunciar que ou os Rafale eram vendidos, ou a produção seria interrompida, o que forçou a empresa a aceitar muitas exigências para conseguir fechar um contrato.

 

Pelo contrato, serão 18 caças entregues nos próximos 36 meses, e os outros 106 jatos serão contruídos na própria Índia. A principal exigência, que foi assegurada pelo próprio presidente Nicolas Sarkozy, é a transferência de tecnologia, e a Índia quer melhorar sua tecnologia militar com urgência. A dificuldade será transformar o desejo dos dois países em um acordo aceitável para as duas partes.

 

Outro ponto que a negiciação Índia-França interessa para o Brasil é em relação ao preço dos caças. A Dassault apresentou valores consideravelmente menores aos indianos do que ao governo brasileiro, mas o custo do acordo final, que inclui treinamento e manutenção, pode ser consideravelmente maior.

 Fonte: revistaepoca

 

24 Comentários

  1. O lobistas não desistem, ser escolhido o vencedor do concurso é a primeira condição para a assinatura do contrato, depois se segue a negociação do contrato. No mundo inteiro é assim. Menos para a mídia brasileira.

  2. Nem sentaram para negociar e já tem expert falando que não vai dar certo, será que são os mesmos que diziam que o RAFALE não ganharia a concorrência?

  3. no dia 7 de setembro Lula ainda quando era presidente tbm disse quer era Rafale e estava tudo certo… Até hoje to esperando. Espero q os indianos sejam mais sério que nós

  4. foi msm o 1maluquinho já tinha meio que duvidado disso, eu ñ cheguei duvida tanto ñ, mais é verdade na situação financeira que o mundo sé encontra .

  5. .
    .
    Contra informação de Lobbys, a coisa é normal, nada de tragédia… se os indianos escolheram o Rafale é porque na abertura da proposta do MMRCA já tinham em segredo o que eles queriam dos concorrentes em desempenho e tecnologia militar, testaram tudo e escolheram o que acharam melhor para defender o próprio país de seus inimigos mortais… essa Foi a parte técnica, depois veio a parte politica em analise, ainda com o MMRCA andando, onde considerou-se a dependência industrial para com o país fornecedor, a capacidade de nacionalização dos componentes estudados durante a apresentação e testes da aeronave, e ainda desembolsos médio para o material de consumo permanente, como Combustível e Fluidos vários, baterias, memorias RAM de computadores… e aqui as peças estocadas não entram pois seu consumo tem prazo de validade, alguns tem validade de certas horas de voo, outras tem vida operativa igual ao da aeronave ou superior, ou é um objeto permanente, alguns nem são completamente bio-degradáveis… custo de hora homem de trabalho para manter o bicho voando, etc… e agora que é hora do contrato em si, consideram-se os custos financeiros do que se pedir para ter, se tiver muito caro o pacote desejado, passa-se a um pedido mais brando, com menos pretensões em componentes embarcados… e mesmo assim uma média do custo os dois lados ja possuem desde os testes, o que da uma referencia para ambos, o “a mais” pedido pela Índia que a França não puder oferecer não a exclui a priori da assinatura do contrato, pois a Índia também vai tentar “Aumentar” os componente so pra ver se os Franceses sedem, mesmo sabendo que eles não podem… Faz parte do jogo, mas não quer dizer que pode ser o fim do contrato, as partes vão negociar por longo tempo, e no fim como se trata de algo com a defesa nacional, o fator técnico vai sempre pesar MUITO a favor do escolhido, pois defender a pátria dos seus inimigos é o objetivo!!
    .
    Valeu!!

  6. E possivel que teja , Mais alguns ajustes e uma boa conversa. nao vai deichar nada impossivel ,
    .
    Veja o projeto do F 35 atende todas as necesidades dos Europeus POREM VC SABE DOS ATRASOS E ONDE E EM QUANTAS FORCA AERIAS FORA DOS EUA JA ESTAO VOANDO ,
    .
    Por iso pra 1 state of art airplane its not impossible .
    🙂

  7. bom se com a frança e o rafale tá dificil vamos assim dizer imagine com com a eurofighter que não e um pais só e muito menos um governo só imagine????? são varias empresas e vários paises???? eu acho isso intriga de perdedor, perdeu e agora fica querendp jogar água no chopp do vencedor, e claro que a dessaut vai firmar contrato com a india e vai ficar todo mundo feliz a frança, a india o Brasil, etc,tec e etc

  8. O autor da materia afirma:”A principal exigência, que foi assegurada pelo próprio presidente Nicolas Sarkozy, é a transferência de tecnologia”…….ESSA AFIRMAÇÃO É TÃO SURPERFICIAL AMIGUINHO POIS TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIAS É COMPLEXA DE INTENS MULTIPLOS E SENDO ASSIM TUA AFIRMAÇÃO É MERA ESPECULAÇÃO……..”A principal exigência, que foi assegurada pelo próprio presidente Nicolas Sarkozy, é a transferência de tecnologia”……..SARKOSY TEM INCERTESAS ATE NA GERENCIA DE SEU GOVERNO E NA CONTINUIDADE DO MESMO.SARKOSY NÃO É DONO DE TECNOLOGIA EMBARCADA NO RAFALE NENHUMA E A DESSAULT TAMBEM NÃO POSSUI PROPRIEDADE INTELECTUAL DE ESPECIFICOS SENSIVEIS E PROCESSADORES PARA PODER GARANTIR A TRANSFERENCIA DOS MESMOS……..”A Dassault apresentou valores consideravelmente menores aos indianos do que ao governo brasileiro”…….A DESSAULT NÃO CONTOU ESTORINHA DA CAROCHINHA AOS INDIANOS COMO CONTOU AO TOLO BRASIL E JUSTIFICA A DIFERENÇA MAIOR DE PREÇOS PARA O BRASIL AFIRMANDO AO GOVERNO BRASILEIRO QUE REPASSARA NA INTEGRA TOTALMENTE O RAFALE.EU DUVIDO QUE A DESSAULT TENHA ESSA OUSADIA E QUE ESTEJA DISPOSTA A ENCARAR UMA GUERRA JUDICIAL COM OS PROPRIETARIOS INTELECTUAIS DOS SENSIVEIS E PROCESSADORES QUE ELA AFIRMA QUE REPASSARA AO BRASIL.A NÓS BRAZILEIROS JA NÃO BASTA O ACORDO DO EC-725 QUE ELES PARA QUE NÓS ASSINASSEMOS GARANTIRAM REPASSAREM COMPLETO E DEPOIS QUE ASSINAMOS NOSSOS MILITARES OS INDAGARAM A RESPEITO DOS SENSIVEIS E ELES MANDARAM NOSSOS MILITARES CONVERSAREM COM OS DETENTORES DAS PROPRIEDADES DOS MESMOS E O TOLO BRASIL QUE NÃO FABRICA HELICOPTEROS E PELO ALVOROÇO DA INICIATIVA PRIVADA OFF-SHORE E PETROBRAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA AUTOSUFICIENCIA TECNOINDUSTRIAL EM DEFESA ACHARAM LINDINHO QUEM SABE UM DIA TERMOS 60% DE NACIONALIZAÇÃO.

  9. O maior exemplo de nação que busca auto-suficiencia é os EUA que implantaram uma filosofia e doutrina nacionalista com expressivo protecionismo investindo massiçamente nisso e hoje são a potencia militsr que são.Ai me surge um pais rico em recursos e materias com um povo altamente trabalhador e esforçado que supera a tudo ate a si mesmo cheio de desigualdades sociais onde o facil aliciamento representa oportunidade de sobrevivencia para um povo que a tudo fez e faz e que jamais teve reconhecimento e dignidade de prosseguir na luta gerido por bandidos,vendidos,trairas e espiões fazendo todo o possivel para matar o que é nacional IMPLEMENTAR UM INTERNACIONALISMO PROSTITUIDO usando da necessidade da busca por autosuficiencia e independencia tecnoindustrial que nos tire do jugo e da dependencia da ganancia e dos gananciosos simplesmente tornarem o que a nação sempre foi e sempre teve que é capacidade industrial que não vai a frente pela verdadeira operação de entreguismo e facilitação não investindo e como Urubu aguardando a agonia da industria de defesa para simplesmente as darem de mão beijada a iniciativa privada gananciosa nacional que sem know how e especialização no segmento busca assossiações e consorcios com os lobos externos do segmento que apenas visam terem uma linha de montagem barata e isenta de encargos para multiplicarem seus vultuosos contratos dando um cala boca aos otarios com promessas de geração de empregos e quem sabe uns 60% de nacionalização E OS PROSTITUIDOS AINDA PROSTAM-SE DE JOELHOS EM ORAÇõES DE AGRADECIMENTOS………Carl94fn deixe de ser um mero bundão a descarregar sua fossa fecal e conteste-me com argumentos se é que os tem ou seja se tem capacidade de raciocineo rsrs rsrs

  10. Os promovedores de intrigas e discordias que dominam o mundo com alarmes terroristas e insitações de guerras ao saberem da intenção Indiana na aquisição do Rafale voltaram a carga total e estão oferecendo repassarem na integra inclusive os segredos de seu caça que vive em revisão de projeto F35 um 5.0 mono-turbina rsrs rsrs E ja estão usando a pratica da intriga para disseminarem intrigas entre China e India para angariaremsimpatizantes e aumentarem sua presença na Asia e Pacifico.Deem uma olhadinha nesta importante materia disponibilizada no site O INFORMANTE e a foto da materia é o missel que muitos de nós gostariamos ver no Brahttp://codinomeinformante.blogspot.com/#!/2012/02/exercito-indiano-se-prepara-para-um.htmlsil para termos o minimo de poder dissuasorio

  11. Acho verssímil esta informação,a aclamada TT é a parte mais dificíl para o fechamento do contrato.
    Os Franceses estão numa sinuca de bico,ou repassam o que sabem e abaixem o preço no Brasil, ou fecham a linha de produção do Rafale.
    Se houver problemas lá dificilmente levarão aqui.

  12. A fabricação do Rafale gera 10 mil empregos diretos na França e uma centena de empresas envolvidas no mesmo.A situação economica da França,o desespero da Dessault de prosseguir faz com que tenhamos o trunfo da exigencia nas mãos.Ou repassam tudo na integra ou vão catar coquinhos.Eu se fosse a pessoa a decidir não compraria nenhum da short list do FX2 embora eu reconheça ser o Rafale o melhor vetor e o Gripen Ng o melhor pacote.Nós que alem de autosuficiencia buscamos um vetor multifuncional poderemos ate mesmo termos vantagens na negociação do Rafale caso ele venha realmente ser efetivado na India,por outro lado sua hora voo,sua logistica e seus serviços continuarão serem carissimos e muito fora do orçamento da FAB.Tendo o Brasil uma padronização na FAB e MB futuramente interceptaremos aeronaves suspeitas em nossas fronteiras com Rafales?Cada interceptação custara muito caro aos cofres publicos e muitas vezes ate mais caras que as cargas de drogas,armas e contrabandos nas aeronaves suspeitas e qual sera o Hi-Low para sanar isso?Pelo que se observa no PND sera nenhum e sim um unico multifuncional padrão.A verdade continua sendo uma so,essa atual cupula militar do governo atual é formada por militares mais preocupados com seus cargos e status do que a segurança nacional e se não basta-se isso ainda assim alimentam sonhos aficcionados que não tornam o Brasil com poder de dissuasão e muito menos com capacidade de garantirmos nossa soberania.Precisamos de um caça 4.5 bom,moderno e barato para patrulha e interceptação e precisamos de um vetor multifuncional de supremacia com alta capacidade de armamentos embarcados e capaz de interceptar e combater submersos.Eu ja havia citado antes sobre o Brasileiro estrategista do Pentagono especialista em America Latina que disse que teriamos acertado se optassemos pelas fragatas Feem Francesas e submarinos Alemães.E um poder de dissuasão com plataformas de defesas costeiras antiareas e antimisseis de medio e longo alcance é a maior deficiencia nacional e o que realmente pode vir a causar pesadas baixas e grandes perdas a um superior invasor e que essa cupula militar ridicula atual de atual governo não tem capacidade de enxergar e pensam que somos otarios achando que solucionaremos essa deficiencia com Astros 2020.A realidade é que tem muita gente mamando encima disso tudo e com ideias faraonicas e aficcionadas vão empurrando com a barriga para o longo prazo afinal de contas é mais rentavel não é mesmo pois proporciona muitas oportunidades rentaveis né e os serviços que serão gerados A MODA JABOTI DO SERRADO lhes garantirão ainda muito mais oportunidades rentaveis por um longo longo tempo……Como diz o Boris Casoy ISSO É UMA VERGONHA e completo mais É PURA FALTA DE PATRIOTISMO E ALTA TRAIRAGEM e mais agravado ainda com a instabilidade global.PEDE PRA SAIR ZERO UM VOCE NÃO MERECE SER CAVEIRA VOCE É CORRUPTO E TRAIRA.

  13. Exército recebe 7º lote de viaturas blindadas LEOPARD 1A5BR
    .

    Rio Grande (RS) – O Exército recebeu o último lote de viaturas blindadas modelo Leopard 1A5BR, que desembarcou no Porto Novo do Rio Grande, no dia 31 de janeiro. Foram recebidas 39 Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBC-CC) e 2 contêineres de material que serão transportados para o Parque Regional de Manutenção / 3, em Santa Maria (RS).

    Esses blindados pertencem ao sétimo e último lote do Projeto Leopard 1, cujo contrato de compra e apoio foi estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha. O material será destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas da Força Terrestre.

    No total, foram adquiridas 220 VBC-CC Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança-Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista.

    Os blindados adquiridos possuem um Contrato de Suporte Logístico Integrado, que terá vigência de cinco anos, garantindo a execução das atividades de assistência técnica, fornecimento de peças originais, formação e treinamento de militares e manutenção corretiva, incluindo a reparação de componentes no exterior. O contrato prevê, ainda, o fornecimento de uma grande quantidade de Dispositivos de Simulação e Apoio à Instrução (DSAI).

  14. Duvido muito que a frança perca essa mamada em tempo de crise econômica, 15 bilhões não se acha em qualquer esquina os franceses vão oferecer até as cuecas e calcinhas prós indianos, que vão aproveitar, foi certa a logica indiana de fazer um contrato com a Dassault, na teoria e mais fácil negociar com um país do que com 4 simultaneamente como no caso do Typoon, por isso creio que os indianos que não são burros acertaram em cheio em negociar com Dassault a empresa está apurada com a corda no pescoço vivendo praticamente dos lucros retirados pelas vendas dos Falcon, o erro principal ao meu ver foi do próprio brasil que não se aproveitou dessa vantagem e poderia ter negociado muito melhor com os termos de aquisição com os 3 concorrentes do Fx-2, mas fazer o que a falta de visão politica brasileiro e irritante.

    1maluquinho

    Concordo um pouco com vc enquanto tivermos dinossauros jurássicos a frente das forças armadas, vai continuar essa baderna deveria se reformar todos os generais e comandantes, por carne nova e com um visão de defesa mais ampla do que a visão preconceituosa e alienada de agora, aonde se perde boas parcerias por puro eufemismo de comandantes com pensamentos ridículos do tempo da guerra fria, e que possamos fazer uma melhor integração entre as forças armadas e o governo civil, onde se possa atender tanto os interesses militares da FAs quanto o interesse politico do governo.

  15. Como eu falei em postagem anteriores sobre o nosso ETERNO PROGRAMA FX-3,4 A Missão ! Esses franceses não cumprem contratos! sempre tem alguma coisa! eles sempre fazem isso! a HISTÓRIA fala isso!

  16. UITINÃ meu nobre no Gov FHC os dinossauros jurassicos viviam a mesma xenofobia mas tinham mais comprometimento com seus votos de fidelidade a Patria.Hoje o que ocorre é a implantação de um sistema maquiado que usa o aliciamento como forma de convencimento.Tiraram do caminhos todos e tiram qualquer um que venha a ser adversario desta ideologia ou simplesmente critico da mesma.Não existe democracia sem que aja a critica que leva a reflexão e a tatica é justamente esta de comprar simpatia afastando a critica seja com remanejamento ou destituição.Interferem em tudo e ate mesmo no que não era para sofrer interferencia de politicagem que é a inteligencia que por bom senso deve sempre estar aparte de tudo pois tudo e todos são objetos de observação.Nada e nem ninguem esta acima do interesse nacional e das leis vigentes.Pensando desta forma avançamos mas se continuarmos como estamos indo teremos apenas uma nação destinada a previlegiar uma aristocrasia pré-definida por fidelidade ao sistema.Precisamos darmos a todos os Brasileiros dignidade que so é possivel com reconhecimento e liberdade e nunca com imposições e interferencias.Não se escandalizem se ordenarem genocidios e as metralhadoras virarem-se contra voces PORQUE COMANDO ERRADO NÃO SE EXECUTA e servimos todos ao Brasil e aos Brasileiros e não a trairas,oportunistas e embusteiros de passagem.

Comentários não permitidos.