Brasil está entre os menos preparados para ataques hackers

 

O Brasil foi apontado como um dos países menos preparados para ataques cibernéticos em um ranking de 23 nações presente em um recém divulgado estudo produzido pelo centro de pesquisas belga Security Defense Agenda (SDA) e pela empresa de antivírus McAfee. No caso do Brasil, Raphael Mandarino, diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, diz no estudo que, como o país não está envolvido em guerras, “não vemos o espaço cibernético como um campo de batalhas”. “Nossa cibersegurança foi criada essencialmente para proteger a infraestrutura interna de departamentos, o que faz com que nossa situação seja muito diferente da dos EUA”, afirma.

 

Dos países analisados pelo estudo, nenhum obteve a nota máxima (5) de total prontidão contra ataques virtuais. O Brasil teve nota 2,5, ao lado de Índia e Romênia, ficando à frente apenas do México. Os mais bem-colocados no ranking são Israel, Finlândia e Suécia, com nota 4,5.

 

“A infraestrutura e tecnologia (de segurança cibernética) na América Latina e Caribe tende a estar desatualizada, e esse ainda é o caso no Brasil”, diz o capítulo sobre o país. “Até agora, a corrupção policial e a falta de legislação para combater crimes cibernéticos constituem o calcanhar de Aquiles do Brasil. Ciberataques contra usuários (de sites de bancos) estão acima da média mundial.”

 

Exemplos de ataques estão ocorrendo nesta semana, quando hackers brasileiros estão alvejando sites de bancos. Na segunda-feira, o site do Itaú ficou indisponível por alguns momentos; nesta terça, o mesmo está acontecendo com o site do Bradesco.

 

“Hackers em vantagem”

 

O estudo Cyber Defense Report foi feito a partir de entrevistas com mais de 300 analistas e autoridades em segurança cibernética de governos, empresas, organizações internacionais e da academia, segundo a SDA. Uma de suas conclusões é de que os hackers estão, em geral, em situação de vantagem, “atacando sistemas com fins de espionagem industrial e política ou para praticar roubos”.

 

Países como China, Itália e Rússia tampouco receberam boas notas no ranking – 3, de um máximo de 5. Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha e França ficaram com nota 4. As notas levam em conta a adoção de medidas básicas – como firewalls (dispositivos que protegem contra hackers) adequados e proteção antivírus – e outras mais sofisticadas, como educação e grau de informação do governo.

 

Para Raj Samani, da McAfee, o ranking é subjetivo, mas é justamente essa sua validade. “(O ranking) dá a percepção da prontidão (dos países) na opinião de pessoas que entendem e trabalham com cibersegurança diariamente”, diz. As ameaças, é claro, variam de país para país.

 

No caso de Israel, porém, a principal ameaça vem de “Estados e de grandes organizações criminosas”, afirma ao estudo um conselheiro de segurança do premiê Binyamin Netanyahu, afirmando que o país montou uma força-tarefa para avaliar ameaças virtuais ao abastecimento de água e de energia, por exemplo.

 

O país foi recentemente alvo de diversos ataques cibernéticos de grande escala, afetando, por exemplo, sites da Bolsa de Valores e de companhias aéreas.

 

Compartilhar informações

 

 O relatório diz que é necessário aumentar o compartilhamento de informações em nível global para se proteger de ameaças. “Criminosos cibernéticos se conectam através de distintos países”, diz o estudo. “Se são espertos, passam pelos países onde sabem que não existe nenhuma cooperação. Eles estão compartilhando informações – precisamos fazer o mesmo.”

 

As conclusões foram elogiadas por Joss Wright, integrante do Instituto de Internet de Oxford. Mas, em entrevista à BBC, ele faz uma ressalva sobre a viabilidade do compartilhamento de informações. “São recomendações já feitas nos últimos dez anos”, declara Wright. “Adoraria ver o compartilhamento de informações, mas, quando se trata de segurança nacional, existe (entre os países) uma cultura de não compartilhar.”

Fonte: JornaldoBrasil

12 Comentários

  1. e Melhor investir nesse setor, lembrando que da para se imobilisar um pais todos e criar o caos na população apenas virtualmente” Duru de Matar 4.0”

  2. .
    .
    Então Israel vem sempre atacada por estados… será que os Iranianos estão dando o Troco daquele ataque do ano passado nos Israelenses??? e nesse caso de retaliação mirada iraniana, seriam os Israelenses os caras que contaminaram os computadores iranianos com o vírus Stuxnet em 2010-11???
    .
    Com o tempo e um pouco de memoria vemos que os mistérios ficam no ar… Geopolítica no Oriente Médio é fogo mesmo, todos querem matar uns aos outros realmente!!
    .
    Valeu… viva o Brasil!

  3. A quem fomos procurar para termos conhecimento em Cyber ataques e Cyber defesa?Foram pedir ajuda para os Americanos que foram quem introduziram o uso da informatica como forma de espionagens e sabotagens e voces acham que ensinarão a nossos milicos o pulo do gato rsrs rsrs Querem estar preparados e se especializarem nesse estrategico segmento?Então conversem com os Chineses pois hoje são eles os esperts que vem dominando este assunto e aproveitem que eles ainda dependem muito de nossa linha estrategica de abastecimento logistico e quando deixarem de dependerem muito de nós ja era.Americanos apenas lhes prepararão para serem seus colaboradores rsrs rsrs

  4. Este tipo de ranking é patético, quem hoje esta preparado para um ataque cibernético de grande magnitude, eu mesmo respondo, NINGUÉM, absolutamente ninguém, a partir do momento que você tem algo controlado por uma rede de computadores, e esta rede tiver acesso a internet ela estará sujeita sim a um ataque hacker/cracker seja quais forem as medidas de segurança, mesmo que não esteja, pode-se inserir um código malicioso através de outras formas, como por exemplo aconteceu no Irã, um computador externo infectado foi repassando cópia do vírus para discos removíveis até chegar ao alvo que eram as ultracentrífugas.
    No mundo hoje, não existe a possibilidade um sistema completamente seguro, sempre haverá falhas possíveis de se explorar, a prova disso é que os EUA como disse o Maluquinho, os precursores deste tipo de modalidade, tiveram recentemente o site do FBI retirado do ar, provávelmente por ataque DDOS (negação de serviço).
    O Brasil, mesmo que muitos queram desmerecer, já esta de olho nesta “nova” área militar, e esta se preparando sim, não existe nessa área o famoso “pulo do gato”, ou você sabe e tem as ferramentas para repelir um ataque, ou você não tem, digamos que o Brasil esta um passo à frente em relação a muitos outros países, temos já um centro no exército especializado neste tipo de operação, contando com gente capacitada, assim podemos dizer que pelo menos nesta área não deixamos o “bonde passar”.
    Podemos não estar no mesmo nível que Israel, Rússia e China, mas já temos alguma coisa, que com o treinamento adequado, testes, desenvolvimento de novas técnicas, monitoramento e principalmente a constante atualização e capacitação de pessoal, pode-se chegar a um nível de segurança online cada vez maior.
    No entanto, volto a enfatizar, nenhum sistema do mundo, nenhum país do mundo, nenhuma corporação, orgão ou sei lá o que, esta completamente protegido de um ataque cibernético, seja ele estando no Brasil, Rússia, China, Eua, Gabão ou Serra Leoa; vulnerábilidades sempre existirão e assim sendo, sermpre estarão suscetíveis a ataques.
    Abs, Lucasu.

  5. Exército recebe 7º lote de viaturas blindadas LEOPARD 1A5BR
    .

    Rio Grande (RS) – O Exército recebeu o último lote de viaturas blindadas modelo Leopard 1A5BR, que desembarcou no Porto Novo do Rio Grande, no dia 31 de janeiro. Foram recebidas 39 Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBC-CC) e 2 contêineres de material que serão transportados para o Parque Regional de Manutenção / 3, em Santa Maria (RS).

    Esses blindados pertencem ao sétimo e último lote do Projeto Leopard 1, cujo contrato de compra e apoio foi estabelecido pelo Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa, com o Governo da República Federal da Alemanha. O material será destinado ao reaparelhamento e modernização das Unidades Blindadas da Força Terrestre.

    No total, foram adquiridas 220 VBC-CC Leopard 1A5, sete Viaturas Blindadas Especializadas Socorro (VBE Soc), quatro Viaturas Blindadas Especializadas Lança-Pontes (VBE L Pnt), quatro Viaturas Blindadas de Combate de Engenharia (VBC Eng) e quatro Viaturas Blindadas Escola de Motorista.

    Os blindados adquiridos possuem um Contrato de Suporte Logístico Integrado, que terá vigência de cinco anos, garantindo a execução das atividades de assistência técnica, fornecimento de peças originais, formação e treinamento de militares e manutenção corretiva, incluindo a reparação de componentes no exterior. O contrato prevê, ainda, o fornecimento de uma grande quantidade de Dispositivos de Simulação e Apoio à Instrução (DSAI).

  6. Nao entendo muito de computador. Meu conhecimento e quase zero. Porem, lembro-me de um programa de televisao que assisti uns anos atras, quando vivia em Londres, que dizia que os Hackers no Brasil estavam muito mais avancado do que qualquer coisa que existia na Inglaterra, como protecao contra eles. Se o Brasil produzem hackers tao avancados, porque nao usa-los para criarem medidas de prevencao. Knowhow o Brasil tem, e so usa-lo.

  7. Exato Jojo, se você tem os melhores invasores, contrate-os para criarem defesas contra si mesmos. E a questão da espada e do escudo, faz uma espada que penetre todas as armaduras e um escudo que resista a sua própria espada. Na internet existe uma máxima que é: Sempre existe uma entrada. Sempre. Todo sistema é falho e vulnerável a ataques, não existem sistemas perfeitos. Ao contrario do que Hollywood tenta botar na cabeça de alguns…

  8. Que graça tem ser hacker no brasil, pirataria é tão intensa que Jack Sparrow, personagem do filme “Piratas do Caribe”, vai passar sua aposentadoria aqui, então o que vale a pena atacar aqui? http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_Jack_Sparrow

    Seria ótimo se esses desocupados, digo, hackers, criassem um vírus que atingisse o sistemas mais bem estruturado de nosso país, a corrupção, que é nossa principal matéria-prima, em que os vendedores não precisam usar métodos de persuasão de vendas em que usam o próprio desespero como meio de se automotivar a obrigar o cliente a comprar Casas Bahia.
    http://www.confiometro.com.br/casas-bahia

  9. Esse tal de Stuxnet ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Stuxnet ) que fez essa coisinha de destruir reatores nuclear do Irá não conseguiriam chegar a se tornar um espirro no Brasil.
    E esse nossos hermanos de baixo desenvolvimento humano, como a China, que copiam e pirateiam tudo, meno clonagem pois gente feia quanto menos melhor, e a Rússia, país da vodga comunitária, afinal, se é comunista tá liberado. E Cuba, não! Esse não! Nem se eles tivessem dinheiro para pagar, e não tem, mereceriam um ataque de hacker. Mas seriam essa turma de auto rejeitados a nos ajudar a desenvolver na luta contra os hackers?
    Não! Por favor abra a mente que a resposta é não. Esses países não nos ajudariam pelo seguinte fato, enquanto os EUA querem ferrar todo mundo, esse outros querem que todo mundo se ferrem, mais fácil haver a trocas de patrão de tomadas no Brasil, que já houve, ( http://planetech.uol.com.br/2009/10/30/um-momento-de-raiva-com-o-novo-padrao-de-tomada/ )do que eles nos ajudarem. Resultado disso será sempre o mesmo, nosso país protegido pela própria ignorância.

Comentários não permitidos.