Defesa & Geopolítica

Exclusivo: Mig 29UPG pronto para entrega

Posted by

Informações e imagens Rustam Rússia para o Plano Brasil

Fotos: Lysenko Segey

Texto: E.M.Pinto

“A Força Aérea indiana está prestes a a receber os oprimeiro MiG29UPG (upgrade)  modernizado, informou . o Diretor-Geral da Corporação RAC MIG”  Sergey Korotkov.
De acordo com Sergey Korotkov,  o programa de Upgrade é efetuado em cooperação e partcipação d etécnicos, aviadores e engenheiros Russos e Indianos.
Korotkov informou ainda que a 1ª aeronave efetuou com sucesso os testes de avaliação, segundo ele alguns ajustes ainda serão feitos e  depois disso, serão entregues aos pareceiros indianos os documentos e demais itens previstos nos contratos.

A proposta de modernização dos caças MiG-29 para a versão MiG-29UPG pela Força Aérea Indiana  foi considerada  ideal pelo critério de “eficiência e Custo”.As aeronaves serão equipadas com modernos aviônicos moderno, padronizando-os aos caças  MiG-29K/KUB da  Marinha da Índia.

Dentre os itens incorporados, o destaque é o novo radar da família “Beetle”,  desenvolvimento pela corporação “Fazotron-NIIR”.  A incorporação deste sistema resolve um velho problema dos Mig 29 Indianos. Atualmente, os caças indianos eram dedicados as funções de interceptação, a aeronave atualizada, agora ganha outras capacidades como ataque a superfície, ataque a qualquer tempo e incorpora uma gama vasta de armas de precisão como mísseis e bombas.

Até o desfecho desta matéria o Plano Brasil não recebeu informações quanto a solução de um problema intrinsico dos caças MIG 29, o alcance, como podemos ver nas imagens a “corcova” introduzida no dorso da aeronave levanta a suspeita de incorporação de tanques adicionais de combustíveis, porém , esta indformação ainda não foi confirmada, aparentemente esta “corcova” seria o abrigo de novos sistemas de guerra eletrônica  eaviônicos.
O contrato prevê reparos e melhorias para a extensão da vida útil das aeronaves em até 3.500 horas de vôo e da vida útil para té 40 anos.  O grande feito do contrato foi conseguir que 90% do programa seja efetuado em solo Indiano, mais especificamente nas instalações da  Base# 11 da Força Aérea.


A Índia contratou em Março de 2008  por cerca de Us$ 1 bi, o upgrade de  62 caças MiG-29 da Força Aérea da Índia, incluindo oito MiG-29UB com capacidade de combate

O primeiro voo do MiG-atualizado 29UPG ocorreu em 4 de  Fevereiro de 2011 no aeródromo  Gromov Rússia. Em outubro do ano passado, o foi realizado o primeiro vôo  do MiG-29UPG por um piloto indiano. O vôo durou uma hora e 30 minutos e ocorreu sem problemas.

A base do sistema de controle de armas do MiG-29UPG é o  novo radar “Zhuk-M2E” produzido pela empresa Russa “Fazotron-NIIR” bem como os sistemas optronicos OLS-UEM com um laser, canais térmico e televisão desenvolvido pelo Instituto de instrumento de precisão de Moscou ( NIIPP agora -Optiko-Lokatsionnaya Stantsiya, optical locator station Corporação de Pesquisa e Produção de instrumentos de precisão, JSC “SPC” CSE “).

O OLS-UEM é similar ao sistema de detecção de infravermelho usado nos MiG-29K/KUB cujo sistema instalado no cockpit permite acesso e controle de informações a partir de um display de cristal líquido colorido.


Integram a suite de avionica e intervface piloto/caça, um HMD (Helmet Mounted Display) produzido pela compania francesa Thales. O sistema de comunicação via satélite e de navegação inercial, é produzido pela também francesa Sagem. O sistema de guerra eletrõnica e interferidores são Indianso e Israeleneses respectivamente e são os mesmo utilizados nos caças MiG-29K/KUB.

O armamento principal do MiG-29UPG foi também atualizado e é compeltado por um míssil “ar-ar de médio alcance” guiado por radar ativo RVV-AE, bem como dos míssieis multiplo emprego naval e ataque ao solo   Kh-29T guiados por  TV, mísseis anti-navio Kh-31A de radar ativo e mísseis anti-radar Kh-31P com CSG passiva. Além dos mísseis integarma a suite de armas do UPG as bombas guiadas por TV, KAB-500KR dentre outras armas de fabricação Indianas que serão  incorporadas no futuro.

13 Comments

shared on wplocker.com