Contra narcotráfico, EUA se infiltram em grupos criminosos no México

Manssor Arbabsiar teria procurado os Zetas para ataque contra embaixador saudita nos EUA

Sugestão: Blue Eyes


Redes de informantes ajudam autoridades americanas a prender ou matar traficantes de drogas
The New York Times | 29/10/2011 08:00
Algumas agências americanas têm atuado significativamente no México na criação de redes de informantes que lhes permitiram se infiltrar secretamente em algumas das organizações criminosas mais poderosas e perigosas do país, de acordo com oficiais de segurança de ambos os lados da fronteira.
Conforme os Estados Unidos abriam escritórios e postos avançados de inteligência de suas agências em todo o México nos últimos anos, as redes de informantes de Washington também cresceram no país. Elas ajudaram as autoridades mexicanas a capturar ou matar cerca de duas dezenas de traficantes de drogas de alto e médio escalão, e às vezes forneceram a agentes anti-narcóticos dos Estados Unidos acesso aos principais líderes dos cartéis que estão tentando desmantelar.
Tipicamente, segundo os oficiais, o México é mantido no escuro sobre os “contatos com os informantes mais secretos” – incluindo oficiais da polícia mexicana, oficiais eleitos e agentes dos cartéis – em parte devido a preocupações com a corrupção na polícia mexicana e em parte por causa de algumas leis que proíbem as forças de segurança dos Estados Unidos de operar em solo mexicano.
“Os mexicanos dizem que sabem o que está acontecendo, mesmo que seja algo que não deveria estar acontecendo”, disse Eric L. Olson, especialista em questões de segurança mexicana no Woodrow Wilson Center, em Washington. “É isso que torna essa operação tão difícil. Os Estados Unidos estão usando ferramentas em um país onde as autoridades ainda estão desconfortáveis com elas.”
Nos últimos anos, o México tem suavizado suas atitudes quanto ao envolvimento dos Estados Unidos em questões de segurança nacional, ao mesmo tempo em que a onda de violência relacionada às drogas deixou cerca de 40 mil mortos no país.
Os Estados Unidos, na esperança de reforçar a estabilidade do México e prevenir que a violência chegue ao seu território, expandiram seu papel de maneiras impensáveis há cinco anos, incluindo a patrulha com aviões não tripulados.
Os esforços têm sido apontados como responsáveis por desmantelar alguns dos maiores cartéis do México em grupos criminosos menores – e presumivelmente menos perigosos. No entanto, a violência continua, assim como o fluxo de drogas ilegais em direção ao norte.
Embora o uso de informantes continue a ser um assunto em grande parte confidencial, vários casos recentes ressaltaram os tipos de investigações que eles ajudaram a resolver, incluindo uma trama no início do mês em que os Estados Unidos acusaram um vendedor de carros iraniano-americano de tentar contratar pistoleiros de um cartel de drogas mexicano conhecido como Los Zetas para assassinar o embaixador saudita em Washington.
Os informantes da Drug Enforcement Administration (DEA) com ligações aos cartéis ajudaram as autoridades a rastrear rapidamente vários suspeitos vinculados com o assassinato de um agente da Imigração e Alfândega dos Estados Unidos chamado Jaime J. Zapata, que foi supostamente morto a tiros por membros do Los Zetas na região central do México.
A relação da DEA com informantes e traficantes de drogas estão no centro de um processo em um tribunal federal em Chicago, onde um dos líderes do mais alto escalão do cartel de Sinaloa deve ir a julgamento no próximo ano.
No mês passado, um juiz federal de El Paso, Texas, condenou um líder de médio escalão do cartel Sinaloa à prisão perpétua depois de ele ter sido considerado culpado por porte de drogas e formação de quadrilha. Ele foi acusado de trabalhar como uma espécie de agente duplo, proporcionando à agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos com informações sobre os movimentos de um cartel rival, a fim de desviar a atenção da agência de suas próprias atividades de tráfico.
Embora os informantes sejam importantes, complicadas questões éticas tendem a surgir quando os oficiais da lei fazem acordos com criminosos.
Poucos informantes, segundo as autoridades, decidem “prestar serviços” ao governo por altruísmo. Normalmente eles foram pegos cometendo um crime e querem reduzir seus próprios problemas legais ou aceitam suborno para informar sobre os seus colegas.
Morris Panner, um ex-assistente do procurador-geral dos Estados Unidos que atualmente é conselheiro sênior do Centro para a Justiça Penal Internacional na Escola de Direito de Harvard, disse que alguns dos casos recentes envolvendo informantes destacam essas questões e demonstram que as ameaças representadas pelas redes mexicanas de narcóticos vão muito além do tráfico de drogas.
“Grupos mexicanos de crime organizado se transformaram de organizações de tráfico de drogas em algo novo e muito mais perigoso”, disse Panner. “Os Zetas agora atuam em extorsão, tráfico de seres humanos, lavagem de dinheiro e em qualquer coisa que uma organização violenta criminosa possa fazer para ganhar dinheiro, seja no México, na Guatemala ou, ao que parece, nos Estados Unidos”.
Por causa da natureza clandestina das suas comunicações com os informantes, e o potencial de problemas diplomáticos entre os Estados Unidos e o México, as autoridades americanas estavam relutantes em fornecer quaisquer detalhes sobre o alcance das suas fontes confidenciais ao sul da fronteira.
Nos últimos dois anos, disseram as autoridades, agentes da DEA em Houston conseguiram desenvolver “várias fontes confidenciais com acesso direto” a importantes líderes do Cartel do Golfo e do Los Zetas. Esta rede de informantes pagos é uma peça central nos esforços da agência de Houston em se infiltrar no setor de “comando e controle” das duas organizações.
Um desses informantes pagos teria sido abordado pelo homem acusado no suposto complô do Irã para assassinar o embaixador saudita. Documentos da polícia dizem que o informante disse a seus responsáveis que um iraniano-americano chamado Manssor J. Arbabsiar tinha perguntado se os Zetas estariam dispostos a realizar ataques terroristas nos Estados Unidos e em outros lugares.
As autoridades só forneceram detalhes vagos sobre o informante e suas conexões com os Zetas, dizendo que ele havia sido acusado nos Estados Unidos de crimes de narcóticos e que as acusações foram abandonadas porque ele tinha “fornecido informações confiáveis e corroboradas de maneira independente ao governo federal” que “levaram a inúmeras apreensões de entorpecentes”.
O Departamento de Justiça tem estado mais próximo do trabalho da DEA com informantes em um processo contra um suposto traficante de drogas chamado Jesus Vicente Zambada-Niebla, conhecido como “Vicentillo”.
As autoridades descrevem Zambada-Niebla como o coordenador de logística do cartel Sinaloa, considerado uma das mais importantes organizações de tráfico de drogas no mundo. Seus advogados argumentaram que ele era informante do DEA, que lhe ofereceu imunidade em troca de sua cooperação.
O DEA negou essa alegação e o Departamento de Justiça tomou a rara decisão de divulgar os contatos da agência com o suspeito em documentos judiciais. O intermediário era um homem chamado Humberto Loya-Castro, que era confidente do chefão do cartel, Joaquín “El Chapo” Guzman, e um informante da DEA.
Os documentos não dizem quando a relação entre a agência e Loya-Castro começou, mas eles indicam que, devido à sua cooperação, a DEA rejeitou uma acusação de conspiração contra ele em 2008.
Em 2009, segundo os documentos, Loya-Castro marcou um encontro entre dois agentes da DEA e Zambada-Niebla, que estava sugerindo uma oferta para negociar algum tipo de acordo de cooperação. Mas no dia do encontro, os supervisores dos agentes cancelaram, expressando “preocupação com uma reunião entre agentes americanos e um membro de alto escalão do cartel como Zambada-Niebla”.
Zambada-Niebla e Loya-Castro apareceram no hotel dos agentes de qualquer maneira. Os agentes da DEA dispensaram Zambada-Niebla sem fazer nenhuma promessa, segundo os documentos. Poucas horas depois, ele foi capturado pela polícia mexicana e extraditado para os Estados Unidos em fevereiro de 2010.
Vanda Felbab-Brown, especialista em crime organizado no Instituto Brookings, disse que enquanto alguns têm criticado o DEA por fazer “pactos com o diabo”, ela vê o caso de Zambada como um importante golpe de inteligência. Mesmo em uma época de alta tecnologia de vigilância, disse ela, não há substituto para as fontes humanas que passam às autoridades todo tipo de informação, do tipo de alvo preferido dos traficantes até onde eles dormem na maioria das noites.
Um ex-oficial antidrogas sênior concordou com esse pensamento.
“O trabalho de um agente da DEA, em primeiro lugar, é entrar no corpo das organizações criminosas que está investigando”, disse ele, que pediu para não ser identificado porque faz trabalhos de consultoria no México. “Nada possibilita essa visão microscópica mais do que um criminoso que abre a porta.”
Por Ginger Thompson

Fonte: NYT via Último Segundo

11 Comentários

  1. AS LAMBANÇAS DO DEA
    .
    .

    Com certeza é eficiente…(Rsrsrs..) tal infiltração,nas noticias passadas tal “estratégia” americana recheou armas dadas aos traficantes com “ships” para rastreá-las e até hoje não se sabe do paradeiro destas.
    .
    Também fez o mesmo com dinheiro,olha que não foi pouco,mais o suficiente para fazer a alegria dos traficantes e a tristeza dos mexicanos que todo santo dia enterram um ente querido vitimado pelo tráfico,mortos por armas “made USA” provavelmente aquelas com “ships”.
    .
    O DEA não consegue de forma exitosa combater o trafico dentro dos EUA imagine fora,até sobrou uma estorinha do tipo “pega bobo”(como se pode vê); como fora com aquela que fala sobre o suposto ataque terrorista arquitetado pelos iranianos nem lá,dentro da Disneilândia dos trouxas,foi levado à sério.
    .
    E o pastelão faroeste continua,não menos que aquele último, perpetrado pelos iranianos com o RQ_170 sentinel…..aquele sim é impagável-Hahaha…

  2. Esses agentes norte americano no Mexico so pode estar eliminando atravessadores, isto e Mafias mexicanas que estao tentando verder cocaina diretamente no mercado norte americano, pois de ha muito e sabido que a CIA esta envolvido na importacao de cocaina e heroina. Jornalistas que tentaram investigar o assunto foram assassinados e alguns tiveram que se exilar ou se esconder para evitar assassinato. A CIA usa essas Mafias e mesmo chefes de estadosna America central, Noriega, Generais do Haiti, e depos os eliminam, como se descarta limao usado. Ha muitos livros escritos nos Estados Unidos sobre o assunto. E so pesquisar.

  3. DANDOLO se o governo do Mexico é omisso o dos EUA são mais omissos ainda pois as armas e o dinheiro que nutrem o narcotrafico e a guerra entre quadrilhas no Mexico passa pela fronteira Mexicana com os EUA.Os EUA deveriam infiltrarem-se é na CIA pois é a CIA quem controla a maior parte do contrabando de armas e trafico de drogas no mundo e usam isso para promover,derrubar,seduzir governos e para financiar suas monstruosidades mundo afora.Ja cansei de dizer que existem muitos agentes federais e oficiais de policia Americanos serios que organizam-se para investigarem por conta propria as monstruosidades da CIA ja que o governo Americano sempre os dificultou e barrou.Muita coisa ja é sabida e mantida em OFF por varios motivos.Voces se influenciam por tudo o que lhes é exibido midialiticamente e ate de formas orquestradas potencializada ou simplesmente fantasiosa ou com duplo sentido.O Brasileiro é mesmo um povo otario por naturesa rsrs Eles estão smpre criando Demonios para justificarem seus intentos ou para disvirtuarem atenções.

  4. Ça cumé né JOJO arquivo vivo tem seus dias contados.Se não falar apanha,se falar apanha muito mais porque vão querer saber mais.Aqueles que fazem o jogo por ganancia de poder são eliminados por passarem a saber demais.Isso é praxe nos meios de inteligencia e no banditismo tambem.Quem é o otario que produz ou deixa existir provas contra si mesmo rsrs.Como diz o Rappa a minha arma esta armada e apontada para a cara do sujeito,é o rodo cotidiano.Tolo é aquele que faz o jogo por ganancia e passa a ser um incomodo arquivo vivo,ate mesmo dentro dos meios se aprofundar-se roda bem rodadinho rsrs de sainha e piercinzinhu no umbiguinhu.

  5. Coletiva de imprensa.
    Lançamento do Mapa da Violencia no Brasil 2012
    http://www.youtube.com/watch?v=2FwQ3dk98WE&feature=player_embedded

    Globo News.
    Dados sobre o estudo da violencia no Brasil.
    O Brasil atualmente é o sexto pais mais violento do mundo deixando para traz muitos paises atualmente em guerras
    (a Venezuela,Colombia e Guatemala ainda são mais violentos do que nós na America Latina)
    http://www.youtube.com/watch?v=asj5szDt0yw&feature=related

    Conheça os 10 Municipios mais violentos do Brasil:
    1º. Juruena – MT: 139 Taxa média de homicídio [em 100 mil] da população total
    2º. Nova Tebas – PR: 132
    3º. Tailândia – PA: 128,4
    4º. Guaíra – PR: 106,6
    5º. Coronel Sapucaia – MS: 103,6
    6º. Viana – ES: 99
    7º. Tunas do Paraná – PR: 99
    8º. Maceió – AL: 97,4
    9º. Arapiraca – AL: 96,7
    10º. Linhares – ES: 96,3
    Fonte: O Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil

    AS VINTE SETE CAPITAIS MAIS VIOLENTAS DO BRASIL:
    1º. Maceió – 107,1 (mortes por 100 mil hab.)

    2º. Recife – 85,2

    3º. Vitória – 73,9

    4º. Salvador – 60,1

    5º. João Pessoa – 60

    6º. Curitiba – 56,5

    7º. Belém – 47

    8º. Porto Velho – 46,9

    9º. Porto Alegre – 46,8

    10º. Goiânia – 44,3

    11º. São Luis – 43,4

    12º. Cuiabá – 42,8

    13º. Macapá – 42,1

    14º. Belo Horizonte – 41,9

    15º. Aracajú – 40,8

    16º. Manaus – 38,4

    17º. Fortaleza – 35,9

    18º. Brasília – 34,1

    19º. Natal – 31,1

    20º. Rio de Janeiro – 31

    21º. Rio Branco – 28,9

    22º. Teresina – 27

    23º. Campo Grande – 25,6

    24º. Boa Vista – 24,9

    25º. Florianópolis – 22,6

    26º. Palmas – 18,5

    27º. São Paulo – 14,8 (mortes por 100 mil hab.)

    [Fonte: O Estado de S.Paulo]

    ESSE REALMENTE É UM PAIS QUE VAI PRA FRENTE,PRA FRENTE DA BOCA DE SATANAZ

  6. 1maluquinho, no Brasil morrem por arma de fogo anualmente, 50 mil brasileiros,fora os desaparecidos. Um assassino brasileiro, fica muito pouco tempo na cadeia, ou seja, 3 … 5 … 7 anos. Na China, EUA e Japão eles morrem. Japão tem pena de morte por enforcamento. Raramente um político ou juiz corrupto brasileiro vai para a cadeia. A nossa justiça é cara e ineficiente (20 anos para terminar um processo). O homem público não mostra para a população os seus bens e a origem deles. Um traficante brasileiro, que mata dezenas de pessoas, fica apenas 7 … 10 anos preso, e depois sai limpinho. A conclusão que eu chego, é que o Grande Satã não é americano, cubano, russo, inglês, iraniano, sírio, palestino, mas brasileiro e mexicano. Acho que os americanos estão certíssimos em invadir o México para colocar ordem nesse país, pois a bandidagem e droga passa para os EUA de fato. O governo mexicano perdeu a capacidade de lutar contra as forças do mal, pois nesse país está todo dominado e contaminado. Nós estamos com uma guerra interna no Brasil, embora não se divulgue. A nossa polícia virou tropa de infantaria no RJ, SP …, além do auxílio eventual das Forças Armadas. No RJ as forças do bem estão vencendo, e espero que mantenham a posição. Em compensação, no Nordeste a coisa ficou bem pior. Eu hoje, adotaria o Regime da China no Brasil. Eles não são mais comunistas, mas semi-fascistas, porém estão se dando muito bem em todos os setores. Democracia é uma palavra relativa. País em que a criminalidade domina, não tem democracia, mas uma corruptogracia (termo criado por mim). O que podemos fazer para o nosso país entre na linha ?
    1) Punir políticos e funcionários públicos venais, com penas mais severas;
    2) Prisão perpétua para assassinos contumazes e traficantes;
    3) Colocar juízes safados na cadeia (julgamento popular);
    4) Extinguir todos os partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas. Os sindicatos de todas as profissões escolheriam os homens públicos. Por exemplo: Forças Armadas indicariam 3; OAB 2; Conselho de Medicina 2; e por aí vai … O Congresso teria mais equilíbrio nas decisões, tendo representantes de todas as profissões. Sistema Parlamentarista,também.
    Se o Brasil se transformar num México (não está longe disso), a OTAN vai ter que entrar aqui dentro para nos ajudar. Então, vamos fazer o nosso dever de casa, para dar exemplo para outros países e reduzir o sofrimento do nosso povo.

  7. Escapa do Sul maravilha apenas Florianópolis pois as demais capitais do sul são bem mais violentas que Rio e São Paulo…….DANDOLO meu caro.São outros póvos com outras culturas.Se temos consciencia que no Brasil a justiça beneficia o remediado e é implacavel mais com o menos favorecido implantarmos pena de morte aqui seria um grande erro.Muitos inocentes seriam mortos e muitos culpados como sempre aliviados.Pena de morte sim para crimes ediondos.Prisão perpetua e endurecimento no tratamento de presos que ao invez de beneficios teriam que trabalharem para pagarem com seus trabalhos as despesas que eles causam ao Estado.Sabia que nosso governo ate instituiu um programa onde o Estado sustenta as familias de presos se estas alegarem não terem meios proprios para sobreviverem.Um simples preso comum custa mais caro que a maioria dos salarios de trabalhadores Brasileiros.Chegara um momento que para quem não tem nada a perder e meios de se sustentar praticando crimes para ter onde morar,dormir,se alimentar e roupa para vestir.Nos EUA é porrada na cara e metas a cumprir senão apodrece na cadeia.Lembram a muitos anos atraz dois amiguinhos na Inglaterra acho que um de 10 e o outro de 11 anos que assassinaram um amiguinho da mesma idade e ja foram diretamente condenados a prisão perpetua.Aqui no Brasil cumpririam medidas socio-educativas que não surtem efeito e logo estariam nas ruas praticando crimes piores pois a impunidade da menor idade lhes protege e se voce defender-se deles vai preso e muitas vezes ainda tem que indeniza-lo.A melhor resposta é O ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER,deixe-o meter a mão primeiro e tenha sorte de detona-lo e sera mais um na estatistica e mais um Silva que a estrela não brilha.Móóóreu Fééédeu.Pra chorar a nossa chora a deles.

  8. Concordo contigo maluquinho, já até disse isso antes, pena de morte é para enganar trouxa. Quem vai para pena de morte nos States é latino preto e pobre. Só. Penas mais rígidas são fundamentais, porém com nosso judiciário seria inútil porque de que adianta se eles demoram demais para julgar e ainda existem milhares de recursos. Temos de reformar por completo nosso sistema. Tanto as punições quanto o tramite judicial. Atividades sócio-educativas tem que ser só para o pequeno criminoso, esses sim merecem esse tipo de medida. Além de reduzir o custo dos presos acabando com todos esses beneficio ridículos e essas frescuras de só ter comida de primeira, come o que tem, não vai dar coisa que vá fazer mal é claro, mas manter os caras no filé e na picanha já é demais. E se fizer rebelião tem pena aumentada, se queimar colchão dorme no chão. E quebrar essa caixa preta que existe no judiciário que se acha no direito de não prestar contas a sociedade. Além de reduzir os salários e benefícios dessa cambada, quase 30 mil por mês chega ser uma afronta, eles que se contentem com 7 mil e olhe lá. Tem se criado um novo código civil que foi elaborado pelo Luiz Fux inclusive, que reduzia e muito o numero dos recursos e os zero a OAB já começou a chiar, parece que eles insistem em querer a impunidade como se ganhassem algo com isso.

  9. Epa, Maluquinho1. Escuta: você disse sobre a pena de morte: “…implantarmos pena de morte aqui seria um grande erro.Muitos inocentes seriam mortos e muitos culpados como sempre aliviados.” NÃO CONCORDO E JUSTIFICO. Sei que somos signatários dos Direitos Humanos e como tal implantar a pena de morte seria, digamos, impossível. Pois bem, sou a favor da pena de morte nos seguintes casos: QUANDO O CRIME É PREMEDITADO (PENSADO) E QUE RESULTA EM MORTE E AINDA, para não fazer injustiça como você argumenta, DEVERÁ O RÉU SER CONDENADO (transitado e julgado) EM DOIS CRIMES DIFERENTES. Se bem entendido a idéia, só ai resolveriamos 70% dos problemas dos presos por terem praticado assassinato. PERGUNTO: estariam no meio desta situação algum injustiçado? Existe algum caso de alguém condenado duas vezes por um crime de assassinato?
    Compreenda na idéia que crime premeditado é aquele que o agente pensa em executá-lo (roubo, sequestro, estupro,…) outros crimes não pensados como acidentes de transito, brigas e que resultam em morte não são premeditados e ai existe enorme diferença. Portanto sabendo fazer as distinções certamente teriamos um país melhor. Solução existe para tudo, é só querer. Simples e barata.

Comentários não permitidos.