Cameron acusa Argentina de ‘colonialismo’ no caso Malvinas

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, acusou a Argentina nesta terça-feira de “colonialismo” por sua insistência em reivindicar sua soberania sobre as Ilhas Malvinas, no Atlântico Sul.

Na sessão semanal de perguntas e respostas ao premiê na Câmara dos Comuns, Cameron argumentou que se trata de colonialismo, porque enquanto os habitantes do arquipélago “querem continuar sendo britânicos, os argentinos querem que eles façam algo diferente”.

Durante as perguntas e respostas, Andrew Rosindell, um parlamentar conservador, qualificou as ações argentinas “totalmente deploráveis” e pediu a Cameron para que ele “lembrasse a Argentina que eles perderam a Guerra das Malvinas”.

Em resposta, o premiê afirmou que “um ponto absolutamente vital” era que “o futuro das Ilhas Malvinas é um problema para o povo das Malvinas”. “Enquanto eles quiserem continuar sendo parte do Reino Unido e sendo britânicos, eles podem fazer isso”, disse.

O premiê conservador acrescentou que decidiu reunir o Conselho Nacional de Segurança, formado por militares e políticos e que ele mesmo presidiu, para “assegurar que as defesas e tudo o mais estão em ordem”.

Sua porta-voz afirmou depois que a reunião aconteceu em parte por conta da proximidade do aniversário de 30 anos da guerra, mas acrescentou: “O premiê está claramente ansioso para mostrar o quão importante são as Ilhas Malvinas e a autodeterminação do seu povo.”

A Argentina reivindica a soberania das Ilhas Malvinas e outras ilhas próximas desde 1833, quando foram ocupadas com o uso da força pelo Reino Unido, onde são conhecidas como Falklands.

Há dez dias, Cameron disse que descartava uma negociação com a Argentina sobre a soberania das Malvinas e disse que seu país deve manter sempre a “vigilância” das ilhas, em referência à decisão de vários países latino-americanos de bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeira malvinense.

Em dezembro, o Mercosul, formado pelo Brasil, Uruguai, Paraguai e Brasil, anunciaram que iriam bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeiras das Malvinas.

Mas o chanceler britânico, William Hague, disse na ocasião que ele tinha estabelecido “discussões honestas e produtivas com Uruguai, Chile e Brasil” e os três países disseram que “não tem intenção de participar de nenhum bloqueio econômico nas Ilhas Malvinas”.

Ele disse que esses países concordaram em permitir o acesso de navios comerciais relacionados às Malvinas.

Esse ano, a guerra que os países enfrentaram pela posse das Malvinas completa 30 anos, depois que os militares argentinos ocuparam a ilha em 2 de abril de 1982, embora o conflito armado tenha terminado em 14 de junho desse ano com a rendição da Argentina.

No conflito bélico morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos. No próximo mês, o príncipe William, segundo na linha de sucessão à coroa britânica, viajará às Malvinas para realizar treinamentos como piloto de helicóptero de resgate. (EFE, Ansa e BBC).

Fonte: IG Último Segundo

GB ACUSA ARGENTINA DE COLONIALISMO AO REIVINDICAR MALVINAS

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, acusou hoje a Argentina de ser “colonialista” por reivindicar sua soberania sobre as Ilhas Malvinas, no Atlântico sul.

Em sessão de perguntas e respostas à Câmara dos Comuns do Reino Unido, ele argumentou que se trata de “colonialismo” porque, enquanto os habitantes do arquipélago “querem continuar sendo britânicos, os argentinos querem que eles façam algo diferente”.

Cameron atestou que seu governo “protegerá a população das ilhas e permitirá que eles decidam por seu futuro”.

O chanceler britânico, William Hague, advertiu na semana passada que os países do Mercosul, que assinaram uma determinação para impedir a entrada de navios com bandeira das Malvinas em seus portos, não sejam “cúmplices” da Argentina.

Neste ano, comemora-se os 30 anos da Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982, iniciada após a Argentina, sob a ditadura militar (1976-1983), tentar recuperar à força a soberania sobre as Malvinas, iniciando um conflito bélico com a Grã-Bretanha que duraria 74 dias.

Fonte: Ansalatina

43 Comentários

  1. E por acso os habitantes das Malvinas são descendentes de Ingleses ou Nativos da ilha?E sendo descendentes de Ingleses e tendo cidadania Britanica eles deixariam de querer isso?Faça-me rir Cameron as Malvinas apenas ´pe uma ilha estrategica a UK,EUA e OTAN.Com as manipulações e presões dos Corsarios so se tem uma forma de ter a posse da ilha A GUERRA então Argentina prepare-se em segredo,venda ate o furingo aos Chineses comprando-lhes armamentos e se encha de brio exterminando todos os que estiverem na ilha cravando seus cranios em estacas ao redor de toda a ilha.

  2. . “Enquanto eles quiserem continuar sendo parte do Reino Unido e sendo britânicos, eles podem fazer isso”, disse.
    .
    HAHAHAHAHAHA ACREDITE SE QUISER .

  3. ??…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. o lord ae tem toda razão mesmo, afinal as MALVINAS ficam a 550 quilometros da costa ingles né ? rstrsrs, argentinos malvados imperialistas, ficam negando a soberania da costa inglesa rsrs, patetico…o lord cameron deveria e estar preocupado com o fato do seu pais estar em concordata, e pouco a pouco se tornando o 51° estado dos estados unidos da america, que um dia foi sua colonia, quando a coroa britanica eeeera um grande imperio.

  4. QUEM fala em colonialismo! que eu saiba a ARGENTINA nunca colonizou nenhum pais,mas a INGLATERRA o mundo inteiro sabe e nem presisa mencionar,que asneira a Argentina quer? se arme ate os dentes e tome de volta mas se prepare bem pois é osso duro de roer,pois entregar eles não vão,só a força e que os argentinos deixem de ser froxos e se arme e tomem pois se alguem tem direito a colonizar nada mais justo que seja os froxos argentinos,que perderam já duas veses.

  5. “Cameron acusa Argentina de ‘colonialismo’ no caso Malvinas”
    =
    Eu ri muito com essa piada… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Se os argentinos acharem que valerá a pena política e economicamente se envolver em uma nova guerra com a Inglaterra, deverão antes de mais nada se armar até os dentes, na surdina e durante pelo menos uma década, com meios e equipamentos, que não sejam fornecidos em nenhuma hipótese pelos EUA ou por países membros da OTAN.
    Deverão também profissionalizar, capacitar e integrar suas FA’s, possibilitando que estas possam atuar de forma coordenada em caso de um futuro conflito armado pelas Malvinas, evitando assim a repetição dos graves erros cometidos em 1982.

  7. ”A Argentina reivindica a soberania das Ilhas Malvinas e outras ilhas próximas desde 1833, quando foram ocupadas com o uso da força pelo Reino Unido…”
    ”Mas o chanceler britânico, William Hague, disse na ocasião que ele tinha estabelecido “discussões honestas e produtivas com Uruguai, Chile e Brasil” e os três países disseram que “não tem intenção de participar de nenhum bloqueio econômico nas Ilhas Malvinas”.
    Sera que a afirmação do chanceler britânico é verdadeira?

  8. .
    .
    .
    Como o comentarista Maluquinho bem colocou, ao abrir esta coluna de comentários: Não descedem dos ingleses, os moradores das ilhas?
    .
    .
    .
    Os ingleses acabaram de fazer uma guerra colonial na Líbia. e vem aqui acusar a Argentina de ser o que eles fazem…
    .
    .
    .
    Tenho a impressão, que a mídia, caluniosa, mentirosa, infame, subserviente e conservadora do senhor Rupert Murdoch fez escola. Ou então, Cameron é mesmo o idiota que parece ser…

  9. A Argentina não compra uma banana de dinamite sem que os ingleses saibam, inclusive pelos vendilhões chilenos e brasileiro que se regam nos estoques europeus enquanto vendem a carne latina.
    Doi? pois é mais é verdade… e na boa tem muita gente por aqui que inflama e na hora do pega pra capar deixa o hermano sangrar até esvair…se o Brasil não tivesse permitido a navegabilidade total do atlântico não seria tão simples assim em 83 no entanto ao final compramos bem mais navios dos britânicos.
    Quem sabe a Dilma tenha culhão! será que tem?

  10. quantos vira-latas sera que existem loucos para estar no lugar dos “habitantes da ilha” ( meia duzia de gatos pingados, colocados la estrategicamente) quantos serão os brasileiros que tem em seu intimo o sonho de sermos colonia inglesa para poderem dizer “eu sou um sulamericano britanico” ( rsrsrsrs), como se isso existise, levando-se em conta o viralatismo que eu presencio em alguns, se altoplocamariam ate marcianos se pudesem, claro…e mais facil do que se esforçar mais, no dia a dia, para tornar seu pais um lugar melhor, e assim se orgulhar do lugar onde naceu, e do que realmente e, SULAMERICANO, e não do que delira ser !!!

  11. Faz-me rir Cameron se a Argentina não estivesse tão mal como hoje tomaria as Malvinas na marra.Isso que dá ter forças armadas fracas acho que nenhum dos dois aguenta nem um traque.

  12. Esse tal de Camarão é uma figura mesmo.
    Os caras vão usar as Malvinas como trampolim pra pegar a Antártida, não foi sem razão que o min. da defesa e os mints. militares foram lá apoiar uma missão essa semana.
    —-
    “O chanceler britânico, William Hague, advertiu na semana passada que os países do Mercosul, que assinaram uma determinação para impedir a entrada de navios com bandeira das Malvinas em seus portos, não sejam “cúmplices” da Argentina.
    —–
    Advertiu e cúmplices, palavras interessantes, que maravilha, mais um amiguinho do tio patinhas.
    Olha ele aí:
    http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/09/02/article-1308240-0AE0634D000005DC-359_468x357.jpg

    http://www.dailysquib.co.uk/thumbnail.php?file=cat_124/2423.jpg&size=article_medium

  13. Sinceramente pensei que fosse piada quando li a chamada, mas me assombrei com a cara de pau do inglês, poxa deve tá faltando carvalho nas florestas do Reino Unido, tudo foi usado pelo Camerom.

  14. Acho que a Argentina deveria permitir que a Petrobras explorasse petróleo lá por perto, só para provocar. Mas guerra, não vale à pena.



  15. então quem vai para ilha ver as festividades…vamos fazer uma caravana…

    perdeu a guerra…porque são mais fracos… FATO.. calem a boca ou fiquem fortes e vão para cima…

    se não fosse pelo petroleo os hermanos estavam cantando deus salve o rei… abraçados aos ingleses na ilha…rsrsrs

  16. GILSAFRA meu caro se os Hermanos fossem ao menos confiaveis valeria a pena ate a gente da uma forcinha a eles.Ontem mesmo ja começaram a criar caso com nossas exportações e alias sempre criam casos né mesmo.Mas que socio mais FDP temos no MERCOSUL.Esses FDP so querem ganhar encima do Brasil.Alias sempre ganharam.Compramos quase todas as porcarias que produzem la e os caras se acostumaram a tempos que a balança comercial tenda sempre pro lado deles,quando ela tende pro nosso lado ameação embargos,retaliações.Estão fudidos pois se não estivessem ja teriam pulado na nossa gigular a muito tempo.Não existe uma forma de haver União Sulamericana enquanto os Argentinos forem arrogantes e invejosos.Porque não gosto de Ingleses torço que eles tomem as Malvinas na marra mas esses bundas brancas cheias de espinhas sentem-se melhores que os demais Latinos.Nenhum pais que faz fronteira com eles gostam deles.Todos os odeiam…ARGENTINOS SÃO ITALIANOS QUE SE COMPORTAM COMO FRANCESES MAS QUE NO FUNDO QUERIAM SER INGLESES…Que eles se lasquem.E não pensem que porque Hugo Chavez é vermelhinho e que os que estão no nosso governo são vermelhinho que tambem somos amiguinhos deles.Voces estão é muito por fora do que rola na area de informação e sobre segurança nacional.Conhecemos todas as lacraias que nos cercam.Ja passou da hora do Brasil mostrar que é o Xerife no pedação mostrando as garras e os dentes senão as ratazanas vão fazerem festança no armazem…….É BORDUNADA NELES TODOS COBRADA.SEM PRISIONEIROS,SEM SOBREVIVENTES,UM BOM COMEÇO…A gente passa a régua neles todos e nos pórcos Anglos tambem.

  17. O fato é que as ilhas são Britânicas e chama-se Falklands. E à perua surtada somente resta estrebuchar e descontar sua frustração no próprio país, o que tem feito de forma magistral tendo em vista os absurdos recentes cometidos por tal mente doentia entorpecida por botox. Vide a malfadada “ley de medios” (sonho de consumo da esquerdalha tupiniquim), a estatização da fábrica de papel-jornal e o recente controle da importação do referido insumo.

  18. David Cameron está é de palhaçada,desviando o foco dos problemas da Inglaterra em cima de um inimigo externo,a Presidente da Argentina tb,os dois vão ficar nessa por muito tempo,quanto ao embargo dos navios,esse embargo foi feito apenas para os navios com bandeira da Falkland,não é uma agressão ao Reino Unido,tanto é que a Inglaterra está tentando se aproximar da Marinha do Brasil,através da Bae,se o Brasil fosse considerado hostil ao Reino Unido jamias haveria essa aproximação,a inglaterra é macaca velha no jogo da Geopolitica,e sabe e entende muito bem a posição brasileira,e tb se valem da velha frase de Bismarck:
    “Nas relações entre nações só há interesses”.

    Na minha opinião o Prosuper tem grandes chances de ver vencido pela BAE,e vcs acham amigos que a Bae iria fornecer tecnologia de ponta ao Brasil se caso visse o Brasil como potencial ameaça aos seus interesses,o que a Argentina reinvidica não tem nada d+,está tudo apoiado na resolução da Onu,tirando claro a soberania.

  19. Quem mesmo é colonizador? A Inglaterra invadiu várias regiões do mundo, onde pode fincou seu poder a força, pilhou, saqueou, assassinou nativos e tudo mais em nome de sua majestade de sua sana imperialista, agora vem acusar a Argentina que esta reivindicando uma parte roubada de seu território de volta de colonialista, Que isso seu Cameron, Quem mesmo é colonialista aqui. Cameron será o novo Mister Been.

  20. Repito o que escrevi sobre o assunto. Tempestade em copo d’agua. O governo britanico esta sendo forcado reduzir os gastos com a despesa publica. Dado que a populacao inglesa como um todo e um pouco mais informada que a populacao de muito paises onde o analfabetismo prevalece, o governo tem de dizer que vao reduzir os gastos publicos nao so na educacao, saude, e obras civis, mas tambem os gastos militares. Muito britanicos opoe essa aventura militar britanica na Libia, no Afaganistao e agora no Oriente Medio nao por questao de principio, de oposicao ao imperialismo, mas porque isso custa dinheiro quando o pais esta sendo forcado reduzir despesas em outras areas. Dai a razao de trazer as Malvinas para o noticiario. Um suposto endurecimento por parte da Argentina e suficiente para o governo suspender o corte nas despesas militar. E creio que o governo argentino, tambem tem a ganhar com essa suposta crise, desvia atencao da populacao argentina, dos fracassos administrativo do governo.

  21. Eu entendo a frustração dos argentinos. Mas eles não tem como reaver esta ilha agora e isto é um fato. Filtrando os comentários dos colegas eu percebo (na minha ignorância ref. ao assunto) que os ingleses querem sim, e por benefício próprio, ficar por lá, primeiro para ganhar ‘algum’ for fora do país e seguindo para servir de plataforma (com a ilha) para a otanxeua e afins. O Brasil tem que estar com um olha no peixe e outro no gato com esse povo aí porque pelo fruto se conhece a árvore, obviamente eles não são confiáveis… se pudessem também tomariam algo nosso. Se pudessem. Nada garante que no futuro o mundo dê este aval e eles inventem de virem embaçar aqui também.
    Agora, fico feliz em perceber pelos comentários dos colegas que ninguém mais abraça o ‘marketing’ dos yankes. Pra confiar nas lorotas deles tem que ser muito ‘child’ (hahaha).
    Acho muito delicada a questão de apoiar ou não os hermanos, envolve muita coisa. É como o colega disse acima, os hermanos também gostam de trazer alguns problemas (Nova barreira comercial da Argentina prejudica o Brasil: http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF80808134CE96AF0134D7FC2E63493A.htm). Não quero com isto acusá-los, mas lembrar que na hora de ver o interesse próprio a banda toca diferente.

    []s

  22. Inglaterra acusando a Argentina de colonialismo??? Não pode ser, acho que li errado…kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    ————–
    Cameron; vou te contar um segredo, mas não espalha ok?: -> VOCÊ ESTÁ FALIDO!!! É verdade, a gente aqui no Sul já sabe há algum tempo…rsrsrrs. Se o Mercosul quiser embargar totalmente a ilhota a meia dúzia de colono que mora por lá vai morrer de fome, ou pagar a peso de ouro pra comprar um pãozinho. Abaixa bola, porque você e seu “papai” Tio Sam estão com muita dívida na praça, não fica arrotando valentia porque você não tem como bancar uma guerra contra o Mercosul; ok?? Não tem messsmoooo…
    .
    Tão preocupadinho com os colonos ingleses das ilhotas..heheh. Vai cuidar da sua cultura em extinção, e das inglesinhas que estão sendo estupradas pelos imigrantes árabes e africanos que a N.O.M com a mentirada do multiculturalismo entupiu a Inglaterra e não enche o saco!!!!

  23. Senhores,
    As Falklands/Malvinas NUNCA foram em sua totalidade posse argentina, ela apenas teve posse de parte do arquipelago após a saída da espanha. O arquipelago era dividido entre ESpanha,depois argentina,Reino Unido e França (talvez mais paises, nao lembro).
    Entre 1811 e 1832 nesse periodo um marinheiro americano (coronel David Jewett, a bordo de uma fragata) que trabalhava para a argentina tentou disciplinar (ou proibir) a caça de focas (que era o que se praticava la na época)ditando regras proibitivas o que causou reações é claro. Veja que nem foi um argentino que ditou o primeiro comando la…rs…mas ele estava representando a argentina sim. Isso ocorreu em 1820 devido essa disputa pesqueira em 1832 (apenas 12 anos apos a posse argentina) um destroier AMERICANO chamado USS Lexington bombardeou Puerto Soledad abrindo caminho para o dominio Britanico desde então ou seja, desde 1833 ate hoje 2012 (179 anos) as ilhas pertencem ao Reino Unido.
    A curta posse argentina foi sim feita por imposição de força afinal o cel. David Jewett contava com uma fragata armada para impor a decisão argentina.
    A ocupação Britanica, se foi a força, foi por força americana, afinal quem bombardeou port soledad foi um destroier americano e nao britanico.
    Em 1982, de novo a argentina usa a força militar para recuperar a ilha, e depois foi rechada novamente pelos britanicos, na guerra que todos nos conhecemos.
    Então não vejo legitimidade nenhuma por parte da Argentina, se for…é tb para os britanicos que afinal estao lá há 179 contra 12 dos argentinos.
    Argentina não tem direito sobre o arquipelago, porém isso não quer dizer que nos brasileiros temos que apoiar o Reino Unido (penso eu) porque acredito que o arquipelado pode servir de ponto estrategico militar para a OTAN no futuro, por esse aspecto penso que deveremos apoiar sim a reintegração (injusta talves) aos argentinos, mas apenas por isso…pela segurança militar da região.
    Abraços a todos.

  24. O tempo em que o direito sobre um país ou território era exercido com o poder das armas.
    Actualmente, para o bem e para o mal, existe o direito internacional que todos os países devem reconhecer.
    Se a proximidade geográfica fosse o critério para a soberania sobre um território há muitas situações que tinham que ser alteradas.
    A espanha tinha que ceder as canárias a marrocos, a grécia tinha que ceder muitas ilhas à turquia, a dinamarca cedia a gronelândia ao canadá, a frança cedia a corsega à italia, e um enorme etc.
    A soberania implica o direito à autodeterminação, ou seja a soberania está no povo. Caso contrário é uma autocracia.
    Sou frequentador habitual deste site pois tens artigos e noticias de muita qualidade.
    Infelizmente o mesmo não posso dizer dos comentadores que revelam, na sua maioria, tiques totalitaristas e belicistas.
    Falam de guerra como se esta fosse uma solução para algo. Parece desconhecerem que é o pior de todos os problemas.
    Por que motivo a inglaterra deve devolver as malvinas à Argentina???
    Donde deriva o direito dos argentinos sobre as ilhas???
    A estratégia de alguns líderes que em vez de resolverem os problemas da população inventam distrações e inimigos externos é antiga e não resolve nada.

    Será que a jovem democracia ainda não que orienta o exercicio

  25. serrano disse:
    19/01/2012 às 14:42


    caro serrano, respeito seu ponto de vista, mas não concordo, a questão das malvinas e de soberania, de um pais sulamericano ter repeitada a soberania de sua costa maritma, as malvinas ficam ha 550 quilometros do litoral argentino, e há 14 mil quilometros da inglatera, obvio que a vontade da população local de ser respeitada, mas que população local e essa ?? habitantes residentes não chegam há 500,não nativos, subsidiados estrategicamente pelo governo inglês, os outros são pescadores, pesquisadores e militares, que residem na europa e estão sempre de passagem por lá, fatos historicos so vem a comprovar que a america do sul ainda hoje e vista como colonia, a ser explorado por “descobridores”, obvio que a argentina, inflamada por generais megalomaniacos, com intuito de desviar o foco de seus crimes, meteu os pés pela mãos, mas não pode-se negar que eles se aprovitaram de um anseio legitinmo soberano de seu povo,não inventaram uma historia do nada.

    e se a ilha de trindade, na costa do espirito santo, ainda fosse de dominio ingles ? ainda mais agora com o tanto de petroleo que se descobril naquelas regiões, ficariamos quietos, observando ingleses produzirenm bilões de barris de petroleo em plena costa brasileira, há 14 mil quilometros da europa? e certo ter navios pesqueiros espanhois na costa sulamericana, autorizados pelo governo ingles? vamos pescar bacalhau na noruega então, se perguntarem alguma coisa dizemos que a inglatera deixou.

    o brasil não deve comprar briga da argentina, e não vai, nossas relações comerciais com a inglaterra sõ otimas,o que cabe a nossa nação, e as demais nações, e um posicionamento soberano, contrario há intereces colonizadores no nosso continente, os nossos problemas resolvemos aqui, entre nos, a inglatera que vá resolver os dela com seu vizinhos europeus !!!

  26. e se os indios do xingu, inflamados por inteces externos, resolverem se altoplocamarem chineses, britanicos, estadunidenses ou qualquer outra coisa ?? o que devemos fazer ?

  27. Pelos deuses que absurdo. A Inglaterra acusar outros de colonialismo!!! Esse Cameron além de idiota é burro tamben.
    As Malvinas sera da Argentina sem derramar uma gota de sangue. Pode até suar um pouco mas a vitória é dos hermanos.

  28. Esses argentinos são um piada.
    Pensam que sua choradeira vai sensibilizar o Reino Unido ou a ONU..
    Desde que o mundo é mundo, manda quem pode e obedece quem tem juízo, e manda mais quem tem o poder. Neste caso é disparado o Reino Unido.
    E esse argumento de proximidade geográfica não vale, se fosse assim o Alaska deveria ser do Canadá, não da Rússia e nem dos EUA que compraram no século passado, mas será que alguém seria capaz de por a posse do Alaska em questão??
    Deveríamos também tomar de volta o Uruguai e anexar como o 4° estado da região sul..
    Ou seja, nada de novo, apenas mais uma piada desse povinho que vive da nostalgia dos anos 70, em que sonhavam ser um pedaço da europa na América do sul…

  29. A posse das Malvinas é clara mais uma base naval, terrestre, e aérea dos inglêses e dos yankes para as operações futuras sob a américa do sul. E essa que o Cameron soltou foi demais.

  30. Timerman tacha de “colonialista” al Reino Unido
    .
    “Si hay un país que es sinónimo de colonialismo es Gran Bretaña, siempre tratando de imponerse por la fuerza (…) se trata de una versión de un Gobierno que representa la decadencia imperial de Gran Bretaña”, sostuvo Timerman el viernes, en respuesta a las declaraciones del primer ministro británico, David Cameron, en las que calificó de “colonialista” al país suramericano, informó EFE.

Comentários não permitidos.