Rússia prepara exercícios militares no Cáucaso

O ministério da Defesa russo começou os preparativos para novos exercícios estratégicos de postos de comando, em uma operação batizada de Cáucaso-2012. De acordo com um relatório oficial do ministério, contrariamente às manobras do ano passado, neste ano os exercícios, que serão realizados em setembro, serão mais abrangentes e mais ajustados às realidades político-militares existentes e abrangerão o sul da Rússia, Abkházia, Ossétia do Sul e Armênia.

Deverão incluir, entre outras atividades, o treinamento de operações militares em um contexto de uma eventual guerra dos EUA e vários outros países contra o Irã e de outros conflitos possíveis na região do Mar Cáspio e no Cáucaso Meridional.

Ao contrário dos exercícios anteriores, as próximas manobras serão de importância estratégica, isto é, envolverão todas as forças armadas, incluindo a Força Aérea, Marinha, tropas de mísseis estratégicos, defesa aeroespacial e tropas de desembarque aéreo, além de unidades do ministério do interior, serviços federais de segurança, ministério para as situações de emergência e várias outras entidades. Em outras palavras, os exercícios de 2012 irão envolver toda a estrutura militar do país.

Um dos principais objetivos será o treinamento de operações no âmbito de uma guerra centrada em redes, com a utilização de todos os meios de comunicação e reconhecimento eletrônico e via satélite, aeronaves não tripuladas, armas de precisão e novos sistemas de controle automatizados.

Essa informação foi divulgada oficialmente pela primeira vez pelo chefe do Estado-Maior, general Nikolai Makárov, durante uma reunião com adidos militares de países estrangeiros, em dezembro do ano passado.

Segundo fontes oficiais da Região Militar do Sul, cerca de vinte veículos de comando modernizados equipados com o sistema de navegação via satélite Glonass já chegaram às unidades militares aquarteladas no Cáucaso Setentrional.  O sistema Glonass foi instalado também em unidades de artilharia e defesa antiaérea e em todos os novos helicópteros e aviões da Região Militar do Sul destinados a realizar missões de reconhecimento na zona de responsabilidade do comando militar do sul. Além disso, a Região Militar do Sul recebeu um novo sistema de controle do espaço aéreo, o Branaul-T, que já entrou em serviço e monitora o espaço aéreo sobre a Rússia e o Cáucaso Meridional. O novo sistema é extremamente importante, pois a 102ª base militar russa instalada na Armênia está separada da Região Militar do Sul.

Segundo o diretor do Centro de Previsões Militares, Anatóli Tsiganók, os “preparativos para os exercícios Cáucaso-2012 começaram agora, devido, em grande medida, ao aumento da tensão na região do Golfo Pérsico”. “Como uma eventual guerra contra o Irão poderá envolver algumas das ex-repúblicas soviéticas do Cáucaso Meridional, o Estado-Maior terá de elaborar medidas preventivas e aprender a organizar o apoio logístico às tropas, especialmente aquelas estacionadas no exterior, como, por exemplo, na Armênia”, completou.

Como prova disso, Tsiganók citou a recente declaração do assessor de imprensa da Região Militar do Sul, Ígor Gorbúl, de que, no âmbito dos preparativos para os exercícios Cáucaso-2012, as tropas dutoviárias, pertencentes às unidades logísticas, começaram a treinar as operações de montagem de condutas tubulares e transporte de combustível. A Rússia é o único país do mundo a possuir tropas dutoviárias. Durante as manobras táticas de junho de 2011, as unidades dutoviárias russas montaram uma conduta tubular de 75 km de extensão entre a aldeia de Ardon, na Ossétia do Norte, e a fronteira com a Ossétia do Sul.

Embora os exercícios Cáucaso-2012 se realizem de acordo com o calendário de treinamentos militares existente, isso “não significa que eles não sejam ajustados conforme uma situação político-militar concreta no Cáucaso, onde a Rússia tem determinados interesses geopolíticos”, acredita o presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, general Leonid Ivashov. “É para defender seus interesses que a Rússia realiza esses e outros exercícios militares”, completou.

Fonte: Gazeta Russa

21 Comentários

  1. – RESUMINDO, O BICHO VAI PEGAR!!!

    – SERÁ, ESTE, O TÃO FALADO PLANO ILUMINATTI,SE DESENROLADO, PERANTE NOSSOS OLHOS?

  2. .
    .
    .
    Para mim o recado é claro… Caso haja um ataque ao Irã, ou a Síria, a Rússia engole a Geórgia de vez.

  3. Pela envergadura da notícia parece algo grande,será que a Russia tomará parte numa provável guerra no Irã? Tomara que se for mesmo isso,que a Russia esteja do lado do país persa. Gostaria de ver como os yankes se sairiam enfrentando um país à altura…

  4. A russia está a mostrar peito! Mas não têm a coordenação que os EUA tem.(basta ver o que aconteceu na ossetia, onde até faltaram mantimentos durante semanas aos mulitares, que para se alimentarem tiveram de pilhar as populações) Vai ser um fiasco!

  5. Parece que pelo menos todos os países principais estão se preparando para uma guerra geral, só nois que não, é um absurdo!!!
    GUERREIRODESATÃN
    Pode crer!!
    Ilya Ehrenburg
    Parece isso mesmo.
    Kepler
    De início a Russia não tomaria partido fisicamente a favor do Irã, mas como Ilya Ehrenburg tamben suspeita, eles vão querer tomar a Georgia por inteiro antes. Assim penso.

  6. É uma coisa é fato. O número de exercícios militares cresceu em centenas por cento! com relação aos anos anteriores.
    O Brasil está investindo em pesquisa nas áreas que eu achei interessante! Os projetos das forças armadas, inclusive com apoio da finep são de cunho de vigilancia independente, e de defesa. Terra-mar. Muita coisa está engatinhando! Mas tá indo… Com urgencia deveria-se comprar uns produtos de prateleira bons russos. e fazer engenharia reversa aprendendo com os chineses o modo de produção nao-ocidental. Porque a assimilação de tecnologia muitas vezes depende da fonte de tal conhecimento e forma de produção. Os chineses conseguem isto tanto do lado ocidental como oriental.
    O Brasil deveria trazer uns china pra cá! Oferecer nos fds.. ilhas, mulatas, caipirinhas e na semana trancar num laboratorio! heueheh

  7. Espero que seja só um exercício militar para proteger seu territorio e que a Rússia não se envolva diretamente num conflito EUA-Irã se vier a acontecer. Uma guerra entre as duas maiores potências mundiais com possibilidade de um desfecho nuclear não será interessante para ninguém, nem mesmo o Brasil.

  8. Caro Elya.. Vou mais longe, se isso vier a acontecer, a Ucrania e o Mar Negro será todo russo novamente, tal como na era soviética. A confirmar, mas parece que a China está prestes a anunciar uma gigantesca (essa será gigantesca mesmo) preparação militar geral com o mesmo propósito dos russos. É esperar para ver.

  9. Alguém tem duvidas que um conflito EUA-Russia teria desfecho nuclear?.. Pra fechar de uma vez por todas e contra o japão em frangalhos porém usando táticas de guerrilha.. já não estava dando mais para os EUA continuar com altos custos humanos.. e economicos!.. e tocaram duas bombas nucleares pra finalizar logo o jogo! Imagine contra a Russia!..
    Pela a escalada militar não vai terminar bem. Tem muito lado irredutivel. É um ciclo. Sempre querem tocar o terror no mundo.

  10. Muita gente não entende o papel que a Rússia pode ter num confilto Irã X EU/Israel,existe um gasoduto ligando o Azerbaijão com o Mediterraneo(Turquia)que abastece boa parte do consumo de Israel,tal oleoduto atravessa a Georgia,se a Rússia invadir a Georgia(de novo)pode deixar os israelenses com muitos problemas.

  11. R22, A invasão dos EUA no Irã já é algo extremamente ruim para todos, inclusive o Brasil, os EUA perderam muitos escravizados nos últimos 20 anos, com ênfase nos últimos 10, precisam de mais para recuperar a economia interna, o Irã é o próximo, e depois que acabarem no Oriente Médio e arrumarem as coisas na Ásia, voltarão para a América do Sul e tenho certeza que o Brasil será um dos alvos, China e Rússia sabem disso e estão afiando o facão!
    .
    ACORDA BRASIL! EUA são inimigos!

  12. E isso mesmo os Ursos mostram os dentes é ainda dizem que tem muita força, peno nosso pais não fazer o mesmo, é apenas um capacho dos gringos é faz tudo oque o tio sam pede.

  13. Amigos, Ivan e o Dragão juntos?!Alguma coisa ruim está acontecendo e ñ sabemos e os mesmos estão flexionando os muscúlos p alguém, p evitar mal >…quem viver verá. sds.

  14. A RUSSIA TA LOUCA PRA RETOMAR AS TERRAS QUE PERDEU AO LONGO DOS ANOS, PRA VOLTAR A SER A PATRIA RUSSA UNIFICADA, ISSO DEIXARIA MAIS PODEROSA E VOLTARIA A SER UM BRAÇO PUNITIVO AOS QUE FOREM CONTRA SEUS INTERESSES…

  15. Tem gente que fala bobagens sem pensar… se um pais com mais de 17.000.000 de km² precisa de mais area para ser poderoso o suficiente para enfentar a OTAN, prova que o ocidente é quase indestrutivel ou os russos são completamente incompetentes, assim como nós… rsrsrsrsrs…

  16. A Russia e os EUA se enfrentando no campo de batalha não será brincadeira este conflito poderá se tornar nuclear basta um deles se sentir perto da derrota. ISTO E UM RISCO PARA O MUNDO INTEIRO MORRERIAM MILHÕES DE PESSOAS.

  17. a russia quer apanhar …nao apanhar na guerra fria quer apanhar agora.
    so quem nunca estudou conflitos para achar que as tropas russas aguentariam um ataque convencional da otan e israel.
    podem preparar as ogivas nucleares por que com arams convencionais nao aguentam o tranco…

Comentários não permitidos.