As consequências da assimetria nuclear

Por Sued Lima – Coronel Aviador Ref e pesquisador do Observatório das Nacionalidades

Na década de 70 do século passado, o Brasil desenvolvia secretamente seu programa nuclear para fins militares. Para assegurar-lhe recursos financeiros, estabelecera parceria com o Iraque, que bancava os elevados investimentos necessários em troca de acesso aos conhecimentos tecnológicos brasileiros. O responsável pelo programa na Aeronáutica era o tenente-coronel aviador José Alberto Albano do Amarante, engenheiro eletrônico formado pelo ITA.

Em outubro de 1981, Amarante foi atacado por uma leucemia arrasadora, que o matou em menos de duas semanas. Sua família tem como certo que o cientista foi morto pelos serviços secretos dos EUA e de Israel, com o objetivo de impedir a capacitação brasileira à produção de armas atômicas. Dando força às suspeitas, foi identificado um agente israelense do Mossad, de nome Samuel Giliad, atuando à época em São José dos Campos, que fugiu do país logo após a misteriosa morte do oficial brasileiro.

O episódio dá bem o tom da virulência empregada pelos EUA e Israel para bloquear a entrada de outros países no fechado clube nuclear. Não por coincidência, apenas quatro meses antes da suposta ação em território brasileiro, Israel desfechara devastador ataque aéreo ao reator nuclear de Osirak, no Iraque, que vinha sendo construído pelos franceses.

Tais fatos dão credibilidade às reiteradas denúncias do governo iraniano de que seus cientistas estão sendo alvo de atentados por parte dos serviços secretos estadunidense, britânico e israelense. Somente em 2010, foram mortos os físicos Masud Ali Mohamadi e Majid Shariari, que atuavam no desenvolvimento de reatores nucleares, ambos vítimas de explosões de bombas em seus próprios automóveis, enquanto o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Abbasi-Davanina, escapava por pouco da detonação de um carrobomba, conforme ele próprio denunciou durante a conferência anual da Agência Internacional de Energia Atômica, em setembro último. Em julho de 2011, o físico Daryush Rezaei, 35 anos, foi morto a tiros em frente a sua casa, em ataque que também feriu sua esposa. Esses são alguns dos muitos casos de assassinatos e desaparecimentos de cientistas e chefes militares iranianos nos últimos anos.

Os crimes se dão em paralelo às intensas pressões do governo dos EUA para que a comunidade internacional aplique severas sanções ao Irã sob o argumento de que o país descumpre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Criado pela ONU em 1968, o acordo tem três objetivos principais: coibir o uso de tecnologia nuclear para produção de armas, eliminar os armamentos nucleares existentes e regular o uso de energia nuclear para fins pacíficos. Convenientemente, as grandes potências interpretam o acordo segundo seus próprios interesses: bloqueam o desenvolvimento da pesquisa dos países não detentores de armas atômicas, mesmo quando para fins pacíficos, e fazem letra morta dos dispositivos do tratado que determinam o desarmamento.

Como previa o embaixador do Brasil na ONU, em 1968, José Augusto Araújo de Castro, quando atuou para impedir a adesão do Brasil ao TNP, o tratado é apenas um instrumento para perpetuar o poder das grandes potências.

Documentos divulgados pelo Wikileaks deixam clara a disposição dos EUA em não reduzir o número de ogivas nucleares instaladas na Europa. Por outro lado, enquanto todos os países do Oriente Médio fazem parte do TNP, Israel, único detentor de armas nucleares na região, nega-se a aderir ao acordo e repudiou as censuras de que foi alvo no relatório final da última reunião quinquenal do TNP, em 2010, gerando a ameaça dos demais governos vizinhos de abandonar o tratado na próxima reunião, marcada para 2012.

As guerras contra o Afeganistão, Iraque e Líbia, mais as ameaças contra a Síria, Coreia e Irã, parecem evidenciar que somente a capacidade de retaliação atômica intimida o império, já que a assimetria das forças alimenta aventuras dos Estados Unidos e de seus sócios de rapina, todos em busca de conflitos bélicos, seja para assegurar domínios seja para encobrir seus graves problemas domésticos A conjuntura estratégica do Oriente Médio indica que, para sua sobrevivência, o Irã não tem outra alternativa que a de construir sua bomba e, nesse sentido, corre contra o tempo, dado o cerco que se fecha contra o país.

Como analisa o cientista político paquistanês Tariq Ali, não é despropositado considerar que o  surgimento de outra potência nuclear no Oriente Médio possa propiciar estabilidade política à região e ao mundo, por contraditório que possa parecer.

Fonte: ObservatóriodasNacionalidades.UFC

50 Comentários

  1. Fadrini disse:
    14/01/2012 às 10:50
    Na TV aberta em uma novela uma senhora que ganha 50 milhoes na loteria e continua trabalhando de encanadora, que ato “nobre”. Não é atoa que estão tentando “privatizar” a internete a todo custo,com todo tipo de regulamentação possivel, a democracia incomoda muito.

  2. E ainda falam que Hugo Chaves não tem razão, e ai fica a prova do câncer dos diversos lideres foi provocado, ainda não engoli o “erro” do exame de Cristina Kitchner.

  3. “o surgimento de outra potência nuclear no Oriente Médio possa propiciar estabilidade política à região e ao mundo”,..ah ta.. exceto que este arsenal estaria nas maos de loucos. Ja existe um Estado com politica inserta e armado com misseis, Pakistao, mas o unico pais que viria receber um ataque neste caso e a India. Nunca houve a cogitacao que o Pakistao, um dia, seria o causador de uma trajedia na Europa. No caso do Ira essa impossibilidade esta fora de cogitacao. Em pequena distancia eles tem Israel na mira, mas a longa distancia seria a Europa sendo usado como ponto de chantagem. Sem falar de sua capacidade de controlar todo o oriente medio na base da chantagem atomica tamben.Quem duvidaria que o Ira teria alguma cabeca fria na hora de apertar o botao.
    Por mais que falam em soberania de paises, o Ira Nuclear e muito perigoso a paz mundial.
    Nao vamos comparar Israel com Ira. Se um tem o outro tamben pode. Sao duas coisas diferentes. Um aperta o botao nuclear e reza que Allah lhes proporcione 72 virgens..Fanaticismo religioso e Bomba nuclear nao se misturam.como se pode conversar com um maluco desses.

    Os que acham que nao influenciaram um Brasil distante que vivam pra ver o dia que o Ira mande um em direcao a Israel.

  4. Esse texto resume bem tudo o que venho falando aqui faz tempo -> Israel e EUA são lixo! São o estrume moral desse planeta! Serão apenas nota de rodapé nos livros de história…
    ——————————————
    São Estados terroristas, vampiros parasitas do planeta! Todo o problema e desgraça do OM é culpa de Israel – Um Estado “artificial”, fascista governado por uma Teocracia que aplica com apoio do parlamento e do povo, Apartheid racial em seu território e nos roubados dos vizinhos. Violador sistemático dos mais básicos Direitos Humanos, e resoluções da ONU! Prendendo milhões de civis palestinos em Campos de Concentração a mais de 60 anos! DESAFIO A QUALQUER UM PROVAR QUE ISSO NÃO ACONTECE!!

    FALO isso sempre aqui porque não tenho o rabo preso e não sou um capacho vendilhão!! Não me interessa pressões midiáticas!! Conseguiram calar a opinião das pessoas por décadas devido aos comprados e capachos, mas a internet não tem dono! Podem se acostumar a ouvir verdades censuradas em outros meios pelo poder econômico para resto da vida!! O Mundinho de fantasia está acabado, rachou completamente, e está fazendo água…
    .
    (PS: Vamos aguardar pelos velhos e conhecidos “chavões” mofados e ataques “ad hominem” que eles costumam usar nesses assuntos..)

  5. Com as suspeitas de assassinato, pelo tal agente do Mossad, do cientista brasileiro,minha simpatia pelos chupa-cabras e seus asseclas cai ainda mais.
    Chaves adora jogar merda no ventilador,mas talvez ele tenha razão.

  6. O equilíbrio do terror já funcionou uma vez e pode funcionar novamente. Se for pra tecnologia de armas nucleares ficar nas mãos de poucos, é preferível que todos a tenham.
    Era era preferível que ninguém a tivesse.

  7. o brasil deveria ter recebido o presidente do irã,so porque os eua não querem que paises da america recebem um iraniano aqui o brasil abriu as pernas???que isso gente,talvez irã ja esteja de saco cheio de ouvir sermão de israel,inglaterra e eua…não é atoa que o mundo odeia esses três.

  8. EUA, Israel e Irã e suas grandes corporações são os grandes vilões, isso todos já sabem. Uma prova lógica disso: Se esse conflito todo não fosse de fachada visando lucros (Preço do petróleo, venda de armas), os EUA e Israel deixariam o Irã ter a bomba atômica, que por motivos lógicos acabariam nunca usando, não teria utilidade alguma (Nem dissuasão), arma que nunca se usou em 65 anos pois teria o devastador contra ataque atômico e potencialmente o alinhamento de TODOS (Até china e Russia) contra o Irã. Então colegas, nem perderemos tempo esquentando miolos com essa politica suja, velha e manjada de guerra fria… Torço q os EUA não entrem em guerra denovo, não quero ter q abastecer 4 reais o litro…

  9. Caro “NobruRJ”,
    .
    Concordo plenamente com seu comentario. Este paizinho do tamanho de Sergipe (favor sergipanos nao se sintam ofendidos em compara-los a Israel pois comparo apenas a extensao territorial), Estado-Terrorista e fora da lei nao tem limites e nem nocao de civilidade e respeito a direitos iguais, assim como aqueles que se tornam incapazes e cegos de ver suas atrocidades (pois o que vale pra mim nao vale pra vc…inaceitavel para qqer pessoa ou Estado!).
    .
    Os vampiros USA e UK junto com seu caozinho raivoso nao veem a hora de aniquilar todos aqueles que se opoem a sua arrogancia, dominacao e falta de respeito. “Ao menos” USA e UK agem sinicamente no CS enquanto que o filhinho de papai ou o queridinho do Senhor da Guerra nem se da mais a esse trabalho pois sabe que com ele ninguem mexe memo…pq senao iam ter que falar com o papai Juizao do CS, viu!!
    .
    Nao ha argumentos para defender este Estado-Terrorista que e Israel pois nao ha justica igualitaria em seus atos (qqer pessoa consciente nao e capaz de aprovar leis de duas moedas e medidas). E no mais, boa sorte aos iranianos, provavelmente estao rezando a Ala para que seus lideres tenham mentido para os gringos caso contrario seu povo provavelmente ira sofrer a desgraca da guerra e dominacao do Imperio e nos provavelmente a 3 GM. Salam!!!

  10. Se os países árabes sairem do TNP, devemos imitar os mesmos…e eramos p dar continuídade aos n projetos nucleares militar..como tem lesa patria aki cara, p se dizer o mínimo, n país…Sds.

  11. Tenho um professor que me disse com todas as letras que vários amigos que desevolviam a parte nuclear do Brasil foram mortos. Todos por mortes inexplicavéis.

  12. Israel e os judeus possuem destaque na história da humanidade, pois contribuiu com a herança do valor à vida e com a ética cristã.
    .
    Não se deve chamar de “pais de merda”, uma nação que per capita é a que contribuiu para o progresso da humanidade. Se há um “país de merda” talvez seja um gigante sul-americana que até poucos anos atrás possuia a terceira pior divisão de renda do planeta.
    .
    Com relação à questão geopolítica, Israel luta ativamente para sobreviver.
    .
    Israel vai às vias de fato, quando se trata de sua existência.
    .
    Falando em FX do Brasil que nunca sai, vale lembrar que alguns anos atrás, Israel desenvolveu seu próprio caça, o Lavi (se não estou enganado) que só não entrou em linha de produção por a) pressão dos EUA b) os esquerdistas que estavam no poder abortaram o projeto.
    .

  13. .
    Não coloquemos em outros a responsabilidade de nossa incompetência.
    .
    Uma reflexão que vale a pena ser feita, é que é fato que os países do “primeiro mundo” não desejam que terceiro mundistas tenham a bomba.
    .
    Por outro lado, não devemos responsabilizá-los pela nossa própria incompetência e falta de determinação. Brasileiro é banana e preguiçoso. Sempre quer dinheiro sem trabalhar. Norte-coreanos e chineses, dois países de m…..da, não pediram permissão para os norte-americanos. Buscaram a tecnologia, investiram e tem a bomba.
    .

  14. Criação de uma Força de Dissuação Nuclear para o BRASIL
    e até Latino Americana. Já repararam que certa imprensa
    brasileira ridiculariza HUGO CHAVES,insinuando sua loucura ou sua bobeira.

  15. Claro que foram os serviços secretos desses países que eliminaram os cientistas. Um micro-projétil radioativo lançado por uma arma disfarçada de guarda-chuva, já foi utilizada pela KGB, para eliminar os seus inimigos. Cabe ao país, se defender desses ataques. Um tiro de .50 no foguetão brasileiro, vindo de uma distância de 6 ou 7 km, seria suficiente para detoná-lo. Não dúvidas sobre isso.

  16. A arma nuclear é a maneira mais fácil e barata para dissuadir qualquer agressão ao território de um povo. Foi assim até agora. Ninguém toca na Coréia, pois lá estão as armas nucleares. Ninguém toca no Paquistão e suas escolas do Talibã pois lá estão as armas nucleares e ninguém tocará em Israel, pois lá estão as armas nucleares. O clube é fechado e quem deseja assento no CS da ONU deve ter armas nucleares, senão é café com leite. A ONU é um fantoche, nem sei porque ainda têm tantos Estados Membros. O FMI, é isso que vcs veem hoje na Europa, quando o assunto era Amércia Latina, desce a borracha, quando o assunto é a crise na Itália, Espanha, Grécia, nada de austeridade. São dois mundos distintos, os dos ricos que não podem ser tocados e devolvem pro balde de merda aqueles que estão conseguindo sair. Só o Brasil não percebeu que o desenvolvimento de uma arma nuclear tem seus efeitos colaterais, mas é mais barato para negar o acesso a nosso território de forças com a que vimos nestes anos estrupando o Iraque, Afeganistão e Líbia.
    [ ]s

  17. Dificil de ter engolir isso que nos meteram. E tem gente que quer por heroi um sujeito que entregou nossa dignidade de maneira nebulosa aos interesses dessa gente que nos quer doceis e submissos, gente que não tem pudor algum em dizimar semelhantes nuclearmente se esses lhes impor resistencia forte e corajosa.

  18. Um artigo publicado em um “observatório” nitidamente aparelhado com o que existe de mais obscurantista e atrasado nas nossas universidades já é suficiente para despertr os sentimentos hidrófobos de determinadas parcela de foristas, igualmente comprometidos com o atraso e o preconceito. Inicialmente cabe dizer que soam patéticos e desesperados ao repetir o mesmo mantra, de que ISrael é um Estado forjado, atificial, etc. Lamento dizer mas a criação de Israel é absolutamente legítima posto ter sido efetuada pelo órgão multilateral competente(ONU). No mais, ao acusar o Estado israelense de teocrático e praticante do apartheid, apenas atribui a outro país as mesmas características presentes no regime iraniano que tanto veneram. E de tanto venerar o regime teocrático, medieval e totalitário de Teerã, repetem em coro o discurso pela destruição de Israel repetido pelo ídolo e mentor Adolfinejad. E antes que algum desesperado venha aqui tentar desmentir afirmando que as palavras do celerado teriam sido “distorcidas” pela “mídia corporativa-burguesa-sionista”, vejamos o que disse o ex chanceler hoje ministro da defesa, Sr. Megalonanico, quando ainda era colunista da Carta Estatal, ops, Capital:
    .
    “havia um certo grau de confiança na relação entre Brasília e Teerã, grau de confiança que não impediu que o presidente Lula tenha demonstrado ao presidente iraniano o absurdo de suas declarações que negavam a existência do Holocausto ou que propugnavam pela eliminação do Estado de Israel.”
    .
    http://www.cartacapital.com.br/politica/consequencias-de-um-voto/

  19. “Todo o problema e desgraça do OM é culpa de Israel”
    .
    Evidentemente, quem ousa escrever isso demonstra de forma clara, cabal e inequívoca seu absoluto e inconteste desconhecimento de história. É uma frase típica de quem lê os blogs aparelhados, de ex-jornalistas que sobrevivem de bico em emissoras de bispo e/ou do puxasaquismo oficial, e já se acham os mestres em geopolítica.

  20. Não concordo com tudo que o que Israel faz, mais e um povo que foi perseguindo ao longo da historia,e cercardo por inimigos por todos os lados, tem mais e que se defender.
    Se eles são racistas comos muito dizem aqui, seus inimigos em nome de uma fé tambem o são Israel e apenas uma desculpa que eles usam para distrair o povo de suas manzelas,em Israel pelo menos tem uma demograciae e seus inimigos que são governados por familas que tem o pais como verdaderos latinfundios, como caso da Siria.

  21. E aqui na America do Sul, tem um gigante que a clase polica não ta nem ai com a segurança do seu povo, tambem quando houver o primero disparo, vão pegar seu jastinhos e seus dolares fujirão para o exterior deixando o povão a se ferrar.

  22. Pessoal , não esquente a cabeça~, é simples. Nós seremos a bola da vez. Por um motivo muito simples Pré-sal.
    Uma das poucas fonte de energia petróleo disponíveis e não totalmente exploradas. É questão de tempo. Basta OTAN (EUA), resolver o problema IRÃ. Nesse momento começaram as escaramuças midiáticas, propaganda negativa, mais do que já se vê. Voltará a cena o programa nuclear brasileiro, Amazônia, Pré-sal, etc.. (O litígio da zona marítima exclusiva ) . Arrumaram pretexto. É só esperar.

  23. NobruRJ…”Israel e EUA são lixo! São o estrume moral”..e uma ‘pena’ que os EUA existe nao? E dificil responder a frases como “governado por uma Teocracia” quando todos sabemos que religiao nao dita os mandos e desmandos do Governo de Israel. Ira sim, mas nao Israel.

    Gostaria de imaginar um mundo girando numa geopolitica organizada por um desastre de pais como a Russia, ou ate mesmo as Pragas biblicas como a China..o que toca vira merda.

    Roger Schneider…seu post e muito lucido e de boa leitura, principalmente “Israel vai às vias de fato, quando se trata de sua existência.”..e verdade.. e eles sabem muito bem que o Ira nao pode ter a bomba.

  24. Uma duvida , os conhecimentos de tudo que o Brasil desenvolveu nesta epoca estão resguardados né . Ou nosso cientista perdeu a vida em vão ?

  25. e tem gente que acredita que os gringos sao nossos aliados eles na verdade veem a gente como concorrente direto.nos estamos em perigo eminente pois em varias esferas de comando existeme sses que na verdade falam e escrevem na nossa lingua mas na verdade sao traidores

  26. OS PÁRIAS DO MUNDO
    .
    .
    Até hoje o único país que jogou umas bombas atômicas sobre o outro país,foi os EUA,foram duas;com o intuito de intimidar a URSS e de experiências com corpos humanos(os japoneses).
    .
    Israel tentou vender,se já não tenha vendido a outros,a tecnologia da bomba atômica para um governo pária que havia na África do Sul.
    .
    Em resumo,se existe governos que são um perigo para a humanidade por ter armas atômicas estes são;EUA e Israel.

  27. TIRANDO O FATO DE ALGUMAS AUTORIDADES ESTAREM COM CANCER, POSSO DIZER COM VEEMENCIA QUE NOSSO PLANO NUCLEAR AINDA ESTÁ ATIVO E ACREDITEM VCS OU NÃO, JÁ TEM UMA GRANDE ESCALA DE PROBABILIDADE DE JÁ SE HAVER PELO MENOS 10 OGIVAS PRONTAS EM INSTALAÇÕES DO GOVERNO, AI ME PERGUNTEM COMO VC MERO INTERNAUTA SABE DISSO ? A RESPOSTA: EXISTEM CERTAS FONTES DE UMA PARTE DOS MAIS ALTOS ESCALÕES DO EXÉRCITO QUE CITOU ISSO EM UM RELATÓRIO FEITO EM 2003 QUE O BRASIL JA TINHA 10 ARTEFATOS NUCLEARES FEITOS DESDE 1993 E MUITO BEM ESCONDIDAS, ALGUNS FOGUETES DO TIPO INTERCONTINENTAIS, ESTÃO COM SEUS PROJETOS JÁ DESENVOLVIDAS E PRONTO PARA SEREM MONTADOS, PARA ISSO ACONTECER BASTARIA APENAS UMA EMINENTE AMEAÇA MAIS GRAVE E OS MESMO JÁ SERIAM POSTOS NA ATIVA, CERTAS TECNOLOGIAS FORAM PASSADOS PELOS RUSSOS EM 1987 PARA A CONTRUÇÃO DESTES MISSEIS E QUE ATÉ HJ POR MOTIVOS ÓBVIOS FOI ESCONDIDO DO PUBLICO E AINDA TA SENDO PRA NÃO ALARMAR AS COMUNIDADE INTERNACIONAL, ATÉ MESMO OS LANÇAMENTOS DO VLS NA BASE DE ALCANTARA DEIXA OS EUA DE CABELOS EM PÉ PORQUE OS MESMO FIZERAM RELATORIO AFIRMANDO QUE O VLS COM ALGUMAS ALTERAÇÕES PODE SIM SER USADO COMO FOGUETE BALISTICO DE LONGO ALCANCE, E QUE ISSO DEIXAVA MAIS PREOCUPAÇÕES A CASA BRANCA… ENTÃO AMIGOS ACREDITEM OU NÃO, O NEGOCIO É FICAR DE OLHO E EU ACHO BOM QUE O MUNDO NOS OLHEM COM OUTROS OLHOS, PRINCIPALMENTE O DO RECEIO, POIS O SER HUMANO GERALMENTE TEM MEDO DO QUE ELE NÃO CONHECE E ISSO É FAVORÁVEL A NÓS !

  28. Como previa, se o Irã entra no clube da bomba, a Korea do nore já tem passaport, não dúvido que por essas bandas alguém também ousaria fazer a mesma façanha mais algumas potências novas vão atrapalhar os planos da elite global.

  29. Quanto aos túneis (prezado Cabeça de Jarro)- que na verdade eram buracos,
    .
    Eram simples buracos, de construção semelhante a poços, apenas muito mais profundos, portanto algo a ser construido rapidamente, coisa de semanas ou poucos meses, logo…
    .
    Ou o artefato já estava pronto, esperando apenas a montagem final no local (armação dos detonadores por exemplo), ou estava em seus últimos retoques de finalização. Pois, caso contrário, ficaria sem sentido colocar a carroça à frente dos bois – fazer os buracos para os primeiros testes vários anos antes da tal B.A. estar pronta seria muito contracenso.
    .
    E se tudo seguiu uma sequência lógica, fica uma pergunta: Então já teriamos, nessa época, produzido, acumulado, ou comprado, material físsil em quantidade para a confecção de um dispositivo de teste real?
    .
    Mas se o teste foi por água abaixo e não pode ocorrer o que foi feito com esse material?
    .
    E se foi aqui produzido, então Aramar é uma cortina de cena, pois há muito tempo que já temos uma outra e até mais poderosa planta de produção específica de físseis.
    .
    Mas, o que realmente me deixa curioso (aquela velha conhecida pulga atrás da orelha) com essa história dos buracos da S. do Cachimbo é uma outra coisa…
    .
    Foi com a ocorrência aqui no país, nas décadas de 80 e 90, quase sempre em lugares meio remotos, de suaves tremores de terra. E nada de reflexos de terremotos do Chile, como às vezes há em São Paulo. Se trataram de miniterremotos longe de qualquer falha geológica, nesse nosso gigante e harmonioso solo brasileiro. Mas essa já é outra história… E nosso país é tão grande e cheio de tramóias que fica difícil de se saber tudo de bom ou errado que nos envolve.
    .
    Dodge… não duvido, pois tenho minhas suspeitas, fruto apenas de raciocínios lógicos. quem tiver informações ou boas idéias que nos informe.

  30. Parabéns WolfPack,é isso mesmo e mais alguma coisa,vc foi muito bondoso ao se refirir aos anglo-americanos e sua influencia sobre o mundo de uma maneira tão educada eu os conheço bem e sei como a cabeça deles funciona.Parabéns a vc Dodge/Mb/Eb/Fa,tomara que tudo que vc disse seja a mais pura verdade,e de coração vou lhe dizer uma coisa se amanhã eu me fosse eu iria muito mais feliz,pois se existe uma raça realmente asqueroza essa é a anglo-saxonica.Saúde a todos.Brasil com S acima de tudo.

  31. Os buracos que haviam na S. do Cachimbo, são buracos mais ou menos do tamanho de um homem, porem de profundidade de centenas de metros, feito para se detonar bombas nucleares em segredo, e ao detonar, o solo é jogado para cima e cai no lugar todo remexido e o buraco some. Aparentemente uma detonação normal, porém muito forte. Ele é feito para ser detonado por armas nucleares, enche-lo de TNT não ia resolver nada. Ou só botaram uma tampa em cima dele, nesse caso é só tirar e usa-lo, ou detonaram ele, e como se detona um buraco para detonações nucleares? Com armas nucleares. Podem muito bem terem detonado ela ali, na cara de todo mundo e falar que estavam só destruindo ele. Mas isso são só suposições, porém não creio que seria uma surpresa pra ninguém se fosse verdade. A população no geral certamente acharia positivo. Já uns metidos a intelectual parasitas sangue-sugas do Brasil iam espernear até não dar mais…

  32. Será que os Tuneis não foi um migué p/ fazer pressão em alguma negociação ?
    Mas se for fato o descrito pelo os amigos , o Brasil não tem Bomba A , mas tem a receita p/ fazer a qualquer momento , até pq os ingredientes são fartos em nossa terra , né.

  33. Estão querendo acabar com o Islam para implementar a nova ordem se for analizar a situção eles todos são irmãos de sangue, os Yankes que praticamente Fundaram Israel, é hoje usa como base para atacar os demais a última fronteira que resiste é o Irã, se pararem para analizar, so não invadiram o Irã até agora é porque os Persas vém evoluindo todos os dias com lançamentos de misseis, é tonolgias novas, querem usurpar de seu petroleo também prova inrefutavel foi quando eles falaram que iam fechar o estreito de ormuz, é outra eles estão com dezenas de mini submarinos é afunda aquele destruier não é difuculdade para um turpedo que usa explosivos TNT, tiver nitrato de amonia melhor ainda.

  34. Os próprios americanos são taxativos quanto a isso: O Brasil tem capacidade de produzir a bomba H em no máximo 2 anos se for de nossa vontade.

  35. Esta forma delirante de ver a política externa parece ter e fazer escola aí no Brasil.

    Trata-se de um artigo que mistura com leviandade e mau gosto um conjunto de matérias sérias, deixando no ar um desejo velado: Nuclear power is good!!!

    Em mentes brilhantes de “estadistas” não eleitos, a proliferação nuclear é algo positivo, justo até, em prol do desenvolvimento e segurança (imagine-se!!!) do Mundo.

    Está-se mesmo a ver, o que era bom para o Mundo era distribuir engenhos nucleares por um punhado de países estáveis, instáveis e assim-assim, que isto ia logo tudo muito melhor.

    Para esta gente, a memória de Hiroshima e Nagasáki não é suficiente. Com mais armas nucleares é que todos se davam bem com todos – é do género ‘Right to bear weapons’ da NRA americana, mas com um toque cataclísmico.
    E toda a gente sabe como os americanos usam este direito para se “respeitarem” uns aos outros.

    Alguns “factóides” difíceis de vislumbrar:

    – O Iraque precisava da ajuda brasileira para quê?
    Os iraquianos tinham desenvolvido centrífugadoras alemãs (as mesmas que o Brasil já detinha). As ogivas seriam russas e o urânio foi importado de diversas fontes. Os cientistas eram pagos a preço de ouro pelo regime, para que raio precisariam da tecnologia desenvolvida pelo Brasil, se eles tinham lá os cérebros? Será a conversa do eixo electromagnético, mas claramente desfazada no tempo?

    – “As guerras contra o Afeganistão, Iraque e Líbia, mais as ameaças contra a Síria, Coreia e Irã, parecem evidenciar que somente a capacidade de retaliação atômica intimida o império” ????

    Mas são intervenções que se possam comparar? Na mente de quem? Compara-se a intervenção militar no Afeganistão, na sequência do maior ataque terrorista do Mundo, com a intervenção pacificadora na Líbia, na sequência da Primavera Àrabe, onde um ditador metralhava com a aviação a população? Mas alguém se recorda do papel reduzido que EUA tiveram neste caso?

    Ainda bem que este Coronel Aviador que assina não é Coronel Piloto-Aviador, caso contrário Kadhafi ainda podia ter durado mais um pouco.

    Ameaças contra a Coreia do Norte??? Um país que se entretem a extorquir dinheiro à comunidade internacional com as suas armas nucleares há décadas?

    À Síria? Cujo regime mata pessoas na rua e depois nega os factos, no mesmo dia em que um jornalista foi um dos atingidos mortalmente??

    Ao Irão? Um país que gosta de ameaçar os vizinhos, todos, mais recentemente a Turquia, com a mira dos seus mísseis e depois ainda vem dizer que o seu programa é pacífico…

    Este tipo de artigos e pessoas têm um nome: testas-de-ferro.

    A proliferação nuclear não garante a Paz. Viver debaixo de um guarda-chuva Nuclear é um Terror, não a Salvação.

  36. Novo Brazuk
    Com certeza que o Chapolin venezuelano esta certo, tem de jogar merda no ventilador sim e pra valer!!!
    DODGE/MB/EB/FA
    Averdade é que aqui tem tecnologias e todos os meios para produzir um intercontinental atomico em 9 meses no máximo, é só ter aquele libido para gozar no momento fértil, e ferilidade é o que não falta nesse Brasil.
    Se agente já tiver umas dez “crianças atomicas” já bem criadas por aí como tu diz…

  37. Afonso de Portugal
    Se EUA, Russia, China, Israel, UK, India etc… Tem direito a armas atômicas então países como Brasil, Irã, Coréia Do Norte e a Federação dos Estados da Micronésia etc… tem o direito então.
    Tudo de bom irmão…

  38. Afonso, o ideal ao mundo seria sem nenhuma arma nuclear, de fato, porém sonhar com esse dia é gostar de se iludir. Enquanto um país que seja manter uma única ogiva, outros vão ter em nome de sua defesa, é um efeito cascata. Aqueles que mais possuem deveriam liderar o movimento, porém as desconfianças mutuas entre outras coisas impedem um efetivo esforço para se desarmar. Os EUA de fato não ameaçam ninguém com armas nucleares, e não creio que ousariam, porém como parar a maior potência militar do planeta? Não é nem um pouco facil, eles são bons no que fazem, é plenamente possível, porém os custos seriam altissimos, e a intenção é justamente impedir que eles se quer tentem ir para cima de você. Por isso possuir misseis e ogivas em número e locais adequados com boa segurança seria a melhor forma de garantir sua soberania. Seria bom se os EUA respeitassem os outros países, porém eles não o fazem, é dificil para um europeu que está bem no meio do guarda-chuva deles num país de primeiro mundo ver isso. Porém aqui em baixo, o bixo pega. E não sou afavor de estados instaveis possuirem armas nucleares. Já tinha feito um comentário sobre isso anteriormente, e o meu maior medo do Irã nuclear não é um ataque desse, porém de quando a ditadura de lá cair(e vai) uma dessas armas parar em mãos de terroristas, e terrorista não tem piedade nem escolhe alvo, vai em quem apareçer primeiro.

  39. sabe meu amigo foi para portugal e verificou que as praias deles sao dominadas por ingleses eles os portugueses falam tao enrolados tentando imitar o ingles eles perderam o imperio acreditando nos ingleses sao bucha de canhao da nato e otan o que voces portugueses poderiam fazer para mudar isso? coloca novamente a monarquia para ver se em vez de viver como bucha de canhao de anglo saxiao voces viram guerreiros novamente por isso e por outra que a capital do imperio ficou no brasil

  40. O que seria dos obtusos esquerdistas se não fosse o PB a lhes dar espaço para vomitar excrecencias ruminadas em longas madrugadas perdidas nas divagações ilusorias de mentes cauterizadas… PB devia ser considerado de utilidade publica e sanitaria… ajuda a aliviar as tensões menstruais de mentes avermelhadas distorcidas e distorcedoras dos fatos…
    Muito bom texto… elucida muitos pontos da historia nuclear recente do pais e do mundo… somente um “senão”: considerar Tariq Ali uma mente fornecedora de materia prima decente é inocencia intelectual… no mais o texto é coerente e lucido… transpira um profundo desejo que deixemos de ser trouxas e passemos a se mais pro-ativos e menos falacistas… isso é um recado claro para que o atual governo tome providencias urgentes no que diz respeito a defesa nacional… vamos tirar o pé do chão dona Dilma… com defesa não se brinca… investimentos já… parafraseando outros: para ontem… fica aqui somente mais uma verdade a ser lembrada: QUEM NÃO TEM COMPETENCIA NÃO SE ESTABELECE… saudações…

  41. “O que seria dos obtusos esquerdistas se não fosse o PB a lhes dar espaço para vomitar excrecencias ruminadas em longas madrugadas perdidas nas divagações ilusorias de mentes cauterizadas…”
    .
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx amigo Blue Eyes!

  42. Caro pe de cao

    Por volta do ano 1000 os escribas começaram a usar espaços entre as palavras que escreviam. Até então, a escrita não tinha espaços e era necessário ler em voz alta para que se entendesse o que se lia.

    Os espaços entre as palavras trouxeram uma revolução, com eles podia ler-se em silêncio e individualmente. E isto mudou a maneira do cérebro pensar, agilizando-o.

    Cara, com espaços, mas sem pontuação, fica difícil entender uma linha disto:

    “sabe meu amigo foi para portugal e verificou que as praias deles sao dominadas por ingleses eles os portugueses falam tao enrolados tentando imitar o ingles eles perderam o imperio acreditando nos ingleses sao bucha de canhao da nato e otan o que voces portugueses poderiam fazer para mudar isso? coloca novamente a monarquia para ver se em vez de viver como bucha de canhao de anglo saxiao voces viram guerreiros novamente por isso e por outra que a capital do imperio ficou no brasil

  43. Caro Rorschach

    As democracias nada têm a temer dos EUA. O Irão não procura armas nucleares para proteger o seu povo, é o regime iraniano dos Ayatolas que procura este tipo de armas para se manter no poder. Não é o povo que eles querem proteger, é a eles próprios. Exactamente como a Coreia do Norte. Mais uma Coreia do Norte no mundo seria terrível.

    Não defendo um mundo sem armas nucleares, defendo é que não hajam mais países com armas nucleares.Já há suficientes para rebentarem com isto várias vezes. O conceito de dissuasão nuclear foi útil durante a guerra fria, actualmente não vejo utilidade na proliferação, antes pelo contrário.

    Curiosa é a polaridade política do Hemisfério Sul, referindo-me ao autor do texto e a outros que tenho lido.

    Por incrível que pareça, pelo menos para mim, aquilo que no Norte é defendido pelo sector tradicional, conservador e capitalista, no Sul, no Brasil, são os anti-americanos, os progressistas e os pela “Paz entre os povos” que defendem a opção nuclear.

    Isto para mim é um enorme contrasenso.

Comentários não permitidos.