Centro de Lançamento de Alcântara tem novo comando

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) está pronto para operações de grande porte, e a primeira deve acontecer entre o segundo semestre deste ano ao início de 2013, com o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (12) pelo tenente-coronel César Demétrio Santos ao assumir o comando do CLA em substituição ao tenente-coronel Ricardo Rodrigues Rangel.

César Demétrio, em seu pronunciamento, disse que a sua gestão tem o compromisso de dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo CLA, incluindo as operações de treinamento e preparação do lançamento do VLS.

“Nós já temos programados oito lançamentos de pequeno e médio porte para este ano. O VLS já começou a ser testado em solo e o primeiro voo deve acontecer até o início de 2013”, disse o coronel, que se declarou com muita expectativa para executar o projeto. “Eu gerenciei a reconstrução da TMI e agora vou acompanhar a conclusão de um investimento que é de extrema importância para o Programa Espacial como um todo”, declarou. Ele gerenciou o projeto de reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI) do Centro, destruída em acidente em 2003, que agora se encontra em fase de conclusão, e também foi responsável pela coordenação do novo modelo do VLS, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e que está em fase de testes em São José dos Campos (SP).

Natural de São Paulo, César Demétrio chega ao comando do CLA em um período de decisões envolvendo a base de Alcântara. Ele vai comandar a execução dos projetos que ajudou a elaborar envolvendo a TMI e o VLS. A estimativa é que até o início do próximo ano seja possível a realização de um lançamento experimental do Veículo Lançador de Satélites. A atividade marcará o retorno do CLA em operações de lançamentos de foguetes de grande porte, uma experiência que foi interrompida em agosto de 2003 quando aconteceu um incêndio durante os preparativos para o lançamento do VLS.

Relações

A troca de comando acontece em um período bastante favorável ao CLA. Além dos avanços tecnológicos que estão atraindo investimentos internacionais, nos últimos anos houve um estreitamento das relações da Aeronáutica com a comunidade do município.

O Centro apoia as comunidades de Alcântara, principalmente com geração de empregos e de renda. Anualmente, o montante de salários pagos a servidores civis e militares que moram na cidade ultrapassa R$ 5 milhões, fomentando, assim, a economia local. Indiretamente, também são oferecidos empregos pelas empresas que prestam serviço ao Centro, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Na área educacional, o Centro auxilia na redução da taxa de analfabetismo proporcionando vagas na Escola Caminho das Estrelas, na qual 70% dos alunos são da Península de Alcântara. No ensino médio, o CLA apoia o Instituto Federal do Maranhão – IFMA, localizado em Alcântara, com estágios e parcerias.

Coronel Rangel destaca os avanços tecnológicos

O coronel Ricardo Rangel, que deixou o comando do CLA ontem, após dois anos de direção, destacou os avanços realizados que, segundo ele, foram essenciais para transformar o centro de lançamento em uma referência internacional.

Ele enumerou como fatos marcantes de sua gestão as obras de construção da nova Torre Móvel de Integração (TMI), a aquisição de equipamentos e a intensificação de atividades de lançamentos de foguetes que permitiram mais treinamento nos setores tecnológicos e também das equipes de trabalho. “O maior progresso alcançado está relacionado com o aumento da capacidade operacional das equipes técnicas, que somente foi obtido com os resultados do projeto Foguete de Treinamento, que teve início em 2008. Este projeto permitiu avaliar e aprimorar os procedimentos técnicos de todos os setores relacionados com os lançamentos, principalmente os das áreas de preparação, integração, montagem e de segurança de voo”, explicou Rangel.

Idealizador do programa de treinamento de foguetes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o coronel Rangel disse que o CLA está respaldado para operações maiores, minimizando os riscos de falhas, pois a cada lançamento foi possível testar imperfeições nos sistemas e alinhar as equipes para atividades espaciais mais complexas. “Os centros brasileiros tinham, até 2008, uma baixa ocorrência de lançamentos, o que causava uma redução na capacidade operacional dos profissionais e conseqüentes riscos para operações de veículos lançadores de satélites e de foguetes de sondagem transportando experimentos científicos e tecnológicos”, afirmou.

Sobre os anos de sua gestão – 2010 e 2011 – à frente do CLS, o coronel Rangel acredita que o projeto de foguetes de treinamento foi aplicado com bastante eficiência. “Nem sempre o que é projetado no papel se mostra a melhor solução na realidade. É necessário realizar diversos lançamentos para que se possa atingir um estado de maturidade no desenvolvimento deste tipo de equipamento. Com os resultados obtidos nos últimos dois anos, foi possível chegar a um projeto sólido e seguro”, declarou.

Currículo resumido do novo diretor do CLA

– Ten. Cel César Demétrio Santos

– Estado de nascimento: São Paulo

– Formação: Graduado em Engenharia Mecânica- Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; pós-graduado na Área de Mecânica dos Sólidos e Estrutura pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Principais funções

– Chefe da Divisão de Sistemas Aeronáuticos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

– Gerente da Reconstrução da Torre Móvel de Integração

– Gerente do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1)

– Chefe da Coordenadoria de Projetos Espaciais do IAE.

Fonte: imirante.globo

23 Comentários

  1. Vi um Documentário sobre o Panama , acreditem ele não podem ter forças armadas , nunca serão soberanos , afinal é o quintal DELES…

  2. Ué era para este ano de 2012 o próximo lançamento do VLS, mas agora será em 2013!?
    E mais uma vez o papo de lançamentos de treinamento.
    Afinal para que tanto treinamento em só apertar botões?
    VLS engana trouxas isso sim.
    Mais uma troca de panela*, mas o conteúdo lesmaístico permanece o mesmo.
    .
    .
    .
    *ou será panelinha?

  3. eu espero q quando for lançar o vls,que se façam uma baita segurança de todo o local…q os navios e submarinos da marinha fechem o perímetro de do mínimo uns 200 km,q a força aérea fechem completamente o espaço aéreo em volta,que o exército,a abin,a policia federal,tomem completamente todo o território terrestre,pois sabemos muito bem oque “foças ocultas” são capazes de fazer a longa distância…..sabemos que com a tecnologia certa, é capaz de derrubar qualquer coisa que se voe de uma longa distância.

  4. REALMENTE esta muito lesmatico,falta vontade por parte dos militares ,eles tem que se alertarem,e tambem tomares cuidados de segurança pois ja sabem o que naconteceue o que pode acontecerpois estão mexendo com coisas que não intereça a muitas outras nações,mas que para o brasil e para nossa economia é de suma importancia.

  5. No alcantara tinha que ter presencia militar das 3 forças e a segurança do perimetro tinha que fazer o exercito para mais seguridade.

  6. Cabeça de Jarro, depois da guerra do Panama na qual o EUA invidiram e tomaram para garantir o acesso do canal, por documento internacional, a defesa do Panama contra ameaças externas é responsabilidade do exército dos EUA.

  7. Como fica o problema da segurança? se por ventura ficar dificil o relacinomento entre os piliticos e forças armadas, sugiro pedir ajuda aos ucranianos, tudo não passa de uma piada.

  8. Não importa o embargos dos USA e a torcida das “cheeleaders”… esse VLS vai voar, e quando voar eu quero ver a cara de muito mascarado…. como é q vai ficar

  9. Nós devíamos lançar ” no mínimo ” 5 VLS por ano. Por que isso não está sendo feito ?
    Vamos fazer uma CPI para apurar as responsabilidades.

  10. Tivemos vários embargos e vamos continuar tendo, mais serviu de aditivo para continuarmos e superar os obstáculos, é o primeiro passo importante de muitos que temos pela frente, agora é seguir enfrente não tem mais volta. Eu quero estar vivo pra ver o lançamento do nosso VLS com todo sucesso.

  11. Espero que antes de lançarem o VLS já consigamos ter alguma tecnologia para impedir que os “satelites estrangeiros” tenham capacidade de explodir nossos foguetes, matando nossos arrojados e idealistas cientistas.

  12. Legal mas eu realmente gostaria de saber como esta a parceria Brasil-Ucrania e como esta o projeto Cyclone pois o dinheiro do contribuinte foi empregado para isso e nada se fala a respeito.Do que adianta embunecar a base,torna-la moderna e um relacionamento feliz com as comunidades adjacentes e desenvolvermos o VLS se nem ao menos temos defesas seguras e tecnologias necessarias para garantirmos um lançamento sem problemas ou voces ainda continuam achando que o acidente de Alcantara que dezimou nossa equipe tecno-cientifica completamente atrazando o pais em 50 para formar outra equipe e algumas decadas para especializa-la ao estagio da que perdemos que foi uma mera coincidencia de fatos que fez ir pelos ares UM FOGUETE COM OS MOTORES DESLIGADOS.Do jeito que os EUA são declaradamente contra nosso progresso aeroespacial e contra a viabilidade da base de Alcantara proporcionando-nos entramos em um seleto e altamente rentavel segmento de lançadores de satelites com a melhor base geograficamente localizada barateando os custos dos lançamentos atraindo assim uma gama enorme de clientes.O que os governo e a FAB tem feito neste sentido?Depois explodira o proximo VLS,explodira o satelite geoestacionario e continuaremos acreditando que foi falta de sorte e lembraremos para justificarmos isso os inumeros insussessos que Russos e Americanos tiveram.Mas pouco importa não é mesmo com a explosão do VLS se vai a prestação de contas de tudo o que foi gasto e se abre oportunidade de mais licitações e formação de consorcios gerando oportunidades civis e militares de lobbyes,agrados,propinas e subsequentemente se geram prestações de serviços a perder de vista que proporcionam oportunidades de desvios,apropiações indebitas e ilicitos……….CPI AEROESPACIAL JA E CPI DO FX2 TAMBEM…TEMOS QUE MORALIZARMOS NOSSO PAIS E ACABARMOS COM TODOS BANDAS PODRES E TRAIRAS.

  13. TODOS SABE QUE OS EUA NÃO QUEREM DE FORMA ALGUMA OUTRO PAÍS NAS AMÉRICAS CAPAZ DE PORDUZIR E GERENCIAR TECNOLOGIAS AEROESPAICIAS, POIS ELES SABEM QUE PERDERIAM UMA FATIA DO MERCADO, AINDA MAIS QUE A POSIÇÃO DA BASE DE ALCANTARA É IMENSAMENTE FAVORAVEL A LANÇAMENTOS DE FOGUETES COM 30% A MENOS DE GASTO DE COMBUSTÍVEL E MENOR A AÇÃO DA GRAVIDADE DA TERRA SOBRE OS FOGUETES, QUANTO MAIS O BRASIL APRESAR-SE EM COLOCAR LOGO EM CURSO OS LANÇAMENTOS MELHOR PRA NÓS, E TEM QUE SER MUITO BEM VIGIADO, COLOCAR TODO O SISTMA DE RASTREAMENTO E BLOQUEIO CONTRA ALGUMA EVENTUALIDADE, NO QUE CONCERNE A SEGURANÇA DO LANÇAMENTO, TEM GATUNOS DE OLHO NO PEIXE…

  14. Falou bem, os trairas nada fazem além de retórica vão fazer algum pelo seu pais, temos agora varios polos industriais, a pergunta é quem se abilita a ajuda o pais a desenvolver tecnologias ou fica reclamando de algum que não tem conhecimento de causa, vão fazer projetos aeronauticos, ou a classe criticadora deveria fazer jornalismo assim trabalharima para a Rede Gobor além de enganar o povo so fala asnéiras é as metiras mais levianas que já vi na face da terra Roberto Marinho sua emissora ta com os dias contados.

  15. Amigos, vou fazer um comentário meio duro sobre isso:
    .
    -> Se esse foguete VLS não levantar voo com sucesso em 1 ano!! Fechem essa porcaria, pois não tenho mais paciência para palhaçada!!

  16. Norub, o problema é q o Brasil tem q vencer as barreiras dos embargos… Ai dificulta um pouco o andar da carruagem…

    ..
    Mas muita coisa boa ja deu fruto… hj em dia, estamos desenvolvenvo nosso proprio sistema de controle inercial, dentre outras coisas

  17. Aeronáutica desenvolve combustível para foguete
    .
    O Brasil concluiu uma importante etapa no processo de desenvolvimento de motores para foguetes movidos a combustível líquido, tecnologia utilizada há vários anos pelos principais veículos lançadores de satélites no mundo. Os propulsores líquidos também são usados em satélites de sensoriamento remoto, meteorológicos e de comunicação para realizar manobras de correção de órbita.(…)
    .
    http://www.defesanet.com.br/space/noticia/4401/Aeronautica-desenvolve-combustivel-para-foguete
    ===================================================
    Nova fábrica da Avibras vai custar R$ 46 milhões
    .
    A Avibras, uma das principais indústrias de material de defesa do país, vai instalar uma nova unidade industrial em Lorena (SP) para fabricar polibutadieno (PBLH), polímero usado na produção do combustível sólido do foguete VLS-1, mas que também tem aplicações industriais, como resina plástica. Segundo o presidente da Avibras, Sami Hassuani, esta será a quarta fábrica de PBLH no mundo -as demais são nos Estados Unidos, na China e na Rússia.(…)
    .
    http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/4402/Nova-fabrica-da-Avibras-vai-custar-R$-46-milhoes
    ===================================================
    É, aos trancos e barrancos mas parece que o nosso VLS e o VLS alpha vão sair, e o quando mais rapido melhor, só toma mais cuidado com a segurança para não acontencer um segundo “acidente”.

Comentários não permitidos.