As consequências da assimetria nuclear

Por Sued Lima – Coronel Aviador Ref e pesquisador do Observatório das Nacionalidades

Na década de 70 do século passado, o Brasil desenvolvia secretamente seu programa nuclear para fins militares. Para assegurar-lhe recursos financeiros, estabelecera parceria com o Iraque, que bancava os elevados investimentos necessários em troca de acesso aos conhecimentos tecnológicos brasileiros. O responsável pelo programa na Aeronáutica era o tenente-coronel aviador José Alberto Albano do Amarante, engenheiro eletrônico formado pelo ITA.

Em outubro de 1981, Amarante foi atacado por uma leucemia arrasadora, que o matou em menos de duas semanas. Sua família tem como certo que o cientista foi morto pelos serviços secretos dos EUA e de Israel, com o objetivo de impedir a capacitação brasileira à produção de armas atômicas. Dando força às suspeitas, foi identificado um agente israelense do Mossad, de nome Samuel Giliad, atuando à época em São José dos Campos, que fugiu do país logo após a misteriosa morte do oficial brasileiro.

O episódio dá bem o tom da virulência empregada pelos EUA e Israel para bloquear a entrada de outros países no fechado clube nuclear. Não por coincidência, apenas quatro meses antes da suposta ação em território brasileiro, Israel desfechara devastador ataque aéreo ao reator nuclear de Osirak, no Iraque, que vinha sendo construído pelos franceses.

Tais fatos dão credibilidade às reiteradas denúncias do governo iraniano de que seus cientistas estão sendo alvo de atentados por parte dos serviços secretos estadunidense, britânico e israelense. Somente em 2010, foram mortos os físicos Masud Ali Mohamadi e Majid Shariari, que atuavam no desenvolvimento de reatores nucleares, ambos vítimas de explosões de bombas em seus próprios automóveis, enquanto o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Abbasi-Davanina, escapava por pouco da detonação de um carrobomba, conforme ele próprio denunciou durante a conferência anual da Agência Internacional de Energia Atômica, em setembro último. Em julho de 2011, o físico Daryush Rezaei, 35 anos, foi morto a tiros em frente a sua casa, em ataque que também feriu sua esposa. Esses são alguns dos muitos casos de assassinatos e desaparecimentos de cientistas e chefes militares iranianos nos últimos anos.

Os crimes se dão em paralelo às intensas pressões do governo dos EUA para que a comunidade internacional aplique severas sanções ao Irã sob o argumento de que o país descumpre o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Criado pela ONU em 1968, o acordo tem três objetivos principais: coibir o uso de tecnologia nuclear para produção de armas, eliminar os armamentos nucleares existentes e regular o uso de energia nuclear para fins pacíficos. Convenientemente, as grandes potências interpretam o acordo segundo seus próprios interesses: bloqueam o desenvolvimento da pesquisa dos países não detentores de armas atômicas, mesmo quando para fins pacíficos, e fazem letra morta dos dispositivos do tratado que determinam o desarmamento.

Como previa o embaixador do Brasil na ONU, em 1968, José Augusto Araújo de Castro, quando atuou para impedir a adesão do Brasil ao TNP, o tratado é apenas um instrumento para perpetuar o poder das grandes potências.

Documentos divulgados pelo Wikileaks deixam clara a disposição dos EUA em não reduzir o número de ogivas nucleares instaladas na Europa. Por outro lado, enquanto todos os países do Oriente Médio fazem parte do TNP, Israel, único detentor de armas nucleares na região, nega-se a aderir ao acordo e repudiou as censuras de que foi alvo no relatório final da última reunião quinquenal do TNP, em 2010, gerando a ameaça dos demais governos vizinhos de abandonar o tratado na próxima reunião, marcada para 2012.

As guerras contra o Afeganistão, Iraque e Líbia, mais as ameaças contra a Síria, Coreia e Irã, parecem evidenciar que somente a capacidade de retaliação atômica intimida o império, já que a assimetria das forças alimenta aventuras dos Estados Unidos e de seus sócios de rapina, todos em busca de conflitos bélicos, seja para assegurar domínios seja para encobrir seus graves problemas domésticos A conjuntura estratégica do Oriente Médio indica que, para sua sobrevivência, o Irã não tem outra alternativa que a de construir sua bomba e, nesse sentido, corre contra o tempo, dado o cerco que se fecha contra o país.

Como analisa o cientista político paquistanês Tariq Ali, não é despropositado considerar que o  surgimento de outra potência nuclear no Oriente Médio possa propiciar estabilidade política à região e ao mundo, por contraditório que possa parecer.

Fonte: ObservatóriodasNacionalidades.UFC

28 Comentários

  1. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    15/01/2012 às 20:10
    O que seria dos obtusos esquerdistas se não fosse o PB a lhes dar espaço para vomitar excrecencias ruminadas em longas madrugadas perdidas nas divagações ilusorias de mentes cauterizadas… PB devia ser considerado de utilidade publica e sanitaria… ajuda a aliviar as tensões menstruais de mentes avermelhadas distorcidas e distorcedoras dos fatos…
    ==
    ==
    Esta parte do seu comentário chega a ser débil.
    Qualquer conceito é formado pela sociedade portanto, certo e errado, esquerda e direita, etc, depende do meio que você está.
    Fora isso, concordo com o resto.

  2. O teste na serra do cachimbo foi feito. Hoje não tem mais porque é detectável por análise de movimentação do solo.

    O Brasil tem condições de construir em poucos meses se for de interesse.

  3. Eu não sou tucano e nem petista … Eu sou Brasileiro!!! Amo minha Terra , amo nossa multi-cultura em um país continental.

  4. over, não me tome por um fefeleche… não fui educado no meio de idiotas para deixar o meio pensar por mim… quem depende do meio não pensa, vegeta… no mais, toda sociedade que não produz pensadores autonomos esta fadada a mediocridade… saudações independentes… mas fique tranquilo, pois sou seguidor da maxima voltairiana: “Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”…

  5. Mais ou menos afonso, o motivo pelo qual os EUA invadiram o Iraque foi por recursos naturais, isso deixou muita gente preocupado, já que nós temos potencial para ter muito mais petroleo que o Iraque e talvez mais até que a Arabia Saudita, devido não só ao pré-sal, mas ao nosso enorme e antigo território pouco explorado. Potencial existe e muito. Isso deixa qualquer um preocupado. Não creio que os EUA nos invadiriam por causa de petroleo, já que vendemos ele conforme regras e cotações internacionais e não recusamos compradores. Porém eles já tentaram nos intimidar varias vezes, sendo que uma vez, mandaram um NAe classe Ninitz para o Rio, passeando por toda a região, pelos portos, pela ponte, sendo que ele tava armado até os dentes, tudo isso para um almirante americano vir conversar de assuntos extratégicos com nossos comandentes e políticos. Um intimidação desnecessária, porém que passou uma mensagem bem nitida. Os EUA já tentaram tomar a amazônia de nós atravéz daquela idiotice de internacionalização da amazônia e aquilo foi a gota d’água, apartir daquele momento eles se tornaram uma ameaça. Além dos inumeros milhares de embargos unilaterais a nosso programa espacial que têm comprovadamente função meramente civil, e a muitas outras coisas. Se tem uma coisa que eles nos mostraram, foi que não podemos confiar neles. E quando não se confia em alguém, pode se esperar de tudo dele.

  6. E na América do Sul o único país que de fato possui meios e tecnologia para produzir um grande arsenal nuclear é o Brasil. Porém existe muita oposição de intelectuais, porém entre os comandantes, estrategistas e mesmo no Itamaraty ha quase um concenso a favor.

  7. Armas nucleares são instrumento de primeira necessidade para qualquer pais que queira ser realmente soberano claro este titulo não cabe ao brasil pois e apenas um servo obediente da ONU e os EUA.

  8. Essa do cientista brasileiro tbm não conhecia,se for tudo verdade e eu acho tbm que é verdade é coisa muito séria isso e o Brasil foi ingenuo assim como o Irã está sendo permitindo os atentados contra seus cientistas dentro do seu próprio territorio.Uma vergonha mesmo!!

  9. Porque tanta raiva contra Israel? Aqueles que torcem contra Israel, detestam a democracia, a liberdade. Me parece que quem esta em alta aqui é cavalaria vermelha.

  10. Para os que falam mal de Israel, gostaria que vocês tivessem coragem de conferir o post do dia, colocado na web pelo site de notícias Arutz Sheva que diz: Clérigo líder afirma que destino dos islâmicos é matar judeus. Ressureição virá apenas após islâmicos matarem os judeus.
    http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/151786#.TxQ_CVtgijQ
    http://www.palwatch.org/main.aspx?fi=157&doc_id=6098
    Acho que fica impossível conviver com pessoas e com uma religião que chama a judeus de “porcos” e a cristãos como aqueles que “despertam a ira de Alah”. Não importando se são judeus ou cristãos, ambos devem ser mortos.
    Rogerio Schneider

  11. Estando do outro lado da batalha durante o regime militar, nunca pensei que daria meu apoio a um coronel do exercito. Mas o coronel Sued Lima merece meu apoio. Falou a verdade, e esta fere sensibilidades.

  12. para bom intendedor meia palavra basta ! realmente portugual esta atrazado mentalmente ainda acredita em estorias de caroxinhas que os gringos lançam na midia vendida, os gringos nos atrazam desde nosso vls ate com ongns que estao a tentar tomar na mao grande nossas amazonia aqui no hemisferio sul nao acreditamos em papai noel nem em coelhinho da pascoa acreditamos que devemos fortalecer nossas forças armadas para cada vez mais poder dizer não a mandos e dismandos de outras naçoes , se voce prefere viver debaixo de guarda chuvas nucleares de outras naçoes ”’amigas”’ ai é problema de voces aqui queremos andar com nossas proprias pernas e escolher para onde ir com quem se aliar e etc e tal.fortalecer a celac e a unasul essa é uma meta que podera ajudar a america latina em um futuro proximo

  13. Caro pe de cao

    Portugal escreve-se sem u a seguir ao g. As pessoas inteligentes não confundem a parte pelo todo. Eu não sou o meu país.
    Só um àparte, porque o resto, carece quanto a mim de importância – Portugal não está debaixo de qualquer guarda-chuva nuclear.

    Os alemães viveram durante décadas sob ameaça de holocausto nuclear e cresceram a pensar que o seu país seria um mero ponto de passagem numa guerra global.
    Por isso se encontram hoje entre os mais acérrimos críticos da opção Nuclear.

  14. Caro Rorschach

    Essa história da internacionalização da Amazónia é um absurdo. O Democracia brasileira nada tem a temer com a opinião de alguns políticos mundiais acéfalos.
    Contudo, sendo o maior pulmão do Planeta, deveria haver outra preocupação com o seu desmatamento. Mas confeço que é um assunto que não domino, por isso não me vou alongar.

    Sinceramente, acho que os americanos interferem e interferiram muito mais em outros países da América do Sul e Central, e nem por isso estes mantêm a relação de desconfiança que marca tantos pontos no discurso populista de estrategas e militares – curiosamente estes últimos já foram desculpados pela sociedade brasileira – é o que me parece à distância.

    Quanto ao argumento dos recursos naturais/defesa nuclear acho que esse tema é impolado com alguma histeria.
    Primeiro porque há desconhecimento quanto à exploração dos recursos naturais. Os recursos são do país, mas são os privados que detém uma licença de exploração e comercialização no mercado mundial, passada pelo Estado Federal.

  15. De seguida surgem alguns gráficos sobre recursos naturais extraídos e não em potencial – se assim fosse teríamos que incluir todos os países do Mundo.

    Como será fácil de confirmar, a esmagadora maioria dos países não são potências nucleares nem querem lá chegar.

    Os 10 principais produtores de Ouro durante o 2010 (quantidade expressa em toneladas)

    1 China

    345

    2 Austrália

    255

    3 Estados Unidos

    230

    4 Rússia

    190

    5 África do Sul

    190

    6 Peru

    170

    7 Indonésia

    120

    8 Gana

    100

    9 Uzbekistão

    90

    10 Canadá

    90

    10 principais produtores de Prata durante o 2010 (quantidade expressa em toneladas)

    1

    Peru

    3.600

    2

    México

    3.000

    3

    China

    2.500

    4

    Austrália

    1.500

    5

    Bolívia

    1.300

    6

    Rússia

    1.200

    7

    Chile

    1.100

    8

    Estados Unidos

    1.100

    9

    Argentina

    970

    10

    Canadá

    950

    Os 10 principais produtores de petróleo (quantidade expressa em barris diários)

    1

    Rússia

    10.120.000

    2

    Arábia Saudita

    9.764.000

    3

    Estados Unidos

    9.056.000

    4

    Irã

    4.172.000

    5

    China

    3.991.000

    6

    Canadá

    3.289.000

    7

    México

    3.001.000

    8

    Emirados Árabes Unidos

    2.798.000

    9

    Brasil

    2.572.000

    10

    Kuwait

    2.494.000

    Os principais produtores de diamantes (porcentagem da produção mundial)

    1

    Botswana

    29%

    2

    África do Sul

    27%

    3

    Rússia

    22%

    4

    Namíbia

    9,8%

    5

    Austrália

    9,2%

    6

    Zaire

    4,8%

    7

    Brasil

    2,6%

    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=19600

    A pergunta que faço é:
    Deve o Botswana ser uma potência nuclear?

  16. Rorschach disse:
    15/01/2012 às 11:52
    Caro Rorschach não é possível detonar em segredo na Serra do Cachimbo armas nucleares. Pois sismógrafos super sensíveis específicos para isso são capazes de detectar o abalo em várias partes do globo. Se explodirmos várias potências saberão no mesmo dia.
    ========================================================
    Rorschach disse:
    15/01/2012 às 13:56
    “Os próprios americanos são taxativos quanto a isso: O Brasil tem capacidade de produzir a bomba H em no máximo 2 anos se for de nossa vontade.” ->
    R: SIM você está correto!! Temos como fazer a Bomba em 2 anos ou menos…nos falta o vetor(VLS)

  17. Boato de Caserna: O BRASIL tem tres(3 ) NUCKS, duas montadas q seriam testadas na serra do cachimbo e outra desmontada, verdade e ou mentira?!?! Mais sabemos como e contrução e montagem da W87, logo..Só falta o VLS levar o presente oa “mui amigo”…seria td de bom. Seria lançado em 2012 agr só em 2013..ou somos mt incompetentes o, vendidos ou e falta de grana mesmo?…aceita-se + comentários .É esse o eskematozoide. Trágico, p ontem , Sds.

  18. “Os EUA já tentaram tomar a amazônia de nós atravéz daquela idiotice de internacionalização da amazônia e aquilo foi a gota d’água, apartir daquele momento eles se tornaram uma ameaça.”… eu também já tive essa certeza, caro Rorschach… hoje tenho comigo que não é algo tão simples… temos muitos inimigos internos também… estou postando 1 duzia de artigos que valem a pena acompanhar que explicam de onde surgiu essa ameaça entre outras… acompanhe se possivel amigo, e verás quem são os “vendilhões dos templo sagrado da nação”… o 1º já postei ontem em http://planobrasil.com/2012/01/14/chavez-fecha-consulado-venezuelano-em-miami/#comment-131471 … creio que lhe será muito util… saudações…

  19. Afonso de Portugal
    Eu concordo com muitos de seus ótimos comentarios porem devo asseverar:
    EU NÃO SOU ANTI-AMERICANO, NÃO SOU AMANTE DA PAZ E NÃO SOU PROGRESSISTA!!! E SOU PELA OPÇÃ NUCLEAR!! O que realmente penso é que todas as discusões sobre desarmarmento nuclear é pura mentira. E esta mentira hipocrita é que realmente nos poem em perigo.
    Vejo ser indiscutível que os países mais perigosos são as democracias ocidentais que precisam sempre montar inimigos pelo mundo, e assim aprontam essas guerras infernais.
    Veja a França meu amigo, pensa estar no séc.XIX e agora que os EUA esta saindo de sua europa??? Como eles pensam se manter operantes com receção e cortes??
    Hmmmm!!! A França deve esta pensando em usar uma bomba atômica no Irã pra manter o medo por ela, só deve ser isto pois do modo ridículo em que agem…
    E O CERTO É SERMOS CONTRA AS POLÍTICAS DE CERTOS PAÍSES E NÃO ODIAR OS OUTROS PAÍSES!!

  20. Caro Afonso de portugal, alguns colegas aqui tem uma certa dificuldade na escrita, e isso é até assumido por eles, no entanto, confesso que fiquei curioso, vc escreveu “CONFEÇO” , ai em portugal a grafia desta palavra é desta maneira?

  21. Colegas o que será mais difícil: lançar um satélite em uma órbita exata? Ou um simples vetor contra uma cidade X, de vasta superfície, em um outro país?
    Creio que a confecção de um vetor (sem rigores de precisão de unidades de metros) (e com um sistema de navegação automático e meio grosseiro para evitar interferências) é mais rápida e factível que a de um VLS, com toda tecnologia que já possuimos.

  22. Adriano

    Se as democracias ocidentais são o problema, quem então deve refrear as ditaduras?

    Caro Alexandre

    É erro mesmo, bem observado, no meio de tanto texto passou. Estou certo que se procurar bem encontrará mais.

  23. Blue eyes eu vi esses comentários, muito bons por sinal, interessantes. Já vi 3 no total, to esperando para ver os outros.

  24. ViventBR, depende de que o vetor carrega. Por exemplo, acertar um míssil tomahawk é algo muito complexo e difícil, afinal, é um míssil de alta precisão com uma pequena ogiva para ataques cirúrgicos. Agora um míssil nuclear é extremamente fácil, já que não ha uma exigência de muita precisão, só precisa ser num determinado bairro ou região, se foi 100 metros para direita, 500 para esquerda, tanto faz, ela vai pulverizar a região toda da mesma forma. Lançar e acertar um míssil da costa em um porta-aviões a 500 km da costa é algo extremamente difícil, produzir um míssil desses exige uma maestria imensa. Porém todos são igualmente complexos, afinal lançar foguetes e misseis não é como lançar fogo de artificio e botar um objeto no espaço sempre foi e sempre será algo complexo.

  25. Afonso, quanto a questão da amazônia ser o pulmão do mundo, isso é uma absurdidão descarada que já foi desmentida a muito tempo. Era conversa de ONGs e dos EUA para defender a internacionalização da amazônia. Sabe a quem mais interessa a preservação da amazônia? Ao Brasil. Sabe por que? Porque todo nosso regime hidrológico e climático é totalmente controlado por essa floresta. As chuvas constantes de verão, a pouca penetração e efeito das correntes de ar da Antártida, tudo é regulado por ela. As massas de ar de lá são quentes e úmidas e graças a essa floresta, nosso clima é quente e chuvoso o ano inteiro, salvo algumas regiões que são exessão. Porém o clima é basicamente esse. Existe pouca diferença entre inverno e verão, com exessão do sul e do planalto central. E ao contrário do que alguns pensam, a amazônia é o pior terreno possivel para se ter uma plantação. Primeiro devido a pobreza do solo, afinal, são centenas de milênios de uma floresta extremamente densa, com milhões de especies vegetais diferentes, todas competindo pelo mesmo nutriente. A floresta só sobrevive por ser canibal, as folhas das arvores e plantas que caem são usadas como nutriente para as plantas, ou seja, elas se consomem para sobreviverem. Além do que chove muito, muitas áreas alagadas de tempos em tempos, isso mataria as plantas afogadas, só sobrevivem plantas como os pés de arroz, que dão em brejos. O maior problema da amazônia é a extração ilegal de madeira, porém essa madeira não para consumo dos brasileiros, até mesmo porque é proibido. É tudo enviado a Europa e principalmente EUA para moveis de luxo, e principalmente instrumentos musicais de altíssima qualidade. Os próprios EUA que defendiam sua internacionalização por causa do desmatamento eram os maiores incentivadores, e a maior ironia, é o país mais poluidor do mundo sem nenhum compromisso com o ambiente querendo pagar de defensor da natureza. A amazônia é uma floresta egoísta, tudo que produz é consumida por ela mesma, principalmente o oxigênio, o que ela produz os animais, bactérias, em fim toda forma de vida que lá existe, o consome. Já foi mais do que comprovado que quase a totalidade do oxigênio por nós consumido são produzidos por algas, não plantas de superfície. E quanto a biodiversidade, de fato ela é impressionante, mais a mata atlântica, mata mais destruída do país, que se localiza no litoral e tem somente 3~5% de sua cobertura original, possui muito mais biodiversidade por km² do que a amazônia. Aqui em Vila Velha, tem um rio chamado de Rio Jucu, é um rio relativamente pequeno, hoje sem muita força, que circunda a cidade, é um rio extremamente poluído, mas que mesmo assim possui mais biodiversidade de peixes por km² do que o rio amazonas, tão imponente e um dos maiores(se não o maior) do mundo. Se querem defender biodiversidade, defendam a mata atlântica, a importância da amazônia pros EUA se chama MINÉRIO. O que lá tem aos montes e de todos os tipos. Além de pedras e metais preciosos é claro.

  26. Afonso, eu não usaria a palavra perdoado, porém sim, ha uma grande admiração e respeito pelas forças armadas por parte da população. Pena que não podemos dizer o mesmo dos políticos. O fato é que o povo nunca teve um sentimento de revanche contra os militares, isso ta só na cabeça de alguns esquerdistas mais extremos que confunde combater um regime governado por altos oficiais como combater as forças armadas.

  27. Adriano, nós somos ocidentais e uma democracia, Portugal idem, então somos uma ameça a humanidade? Não generalize para não falar bobagens. Dizer que todas as democracias ocidentais são uma ameaça a humanidade é algo bizarro e absurdo, além de negar o fato obvio e básico: nós somos ocidentais.

  28. Concordo com o Wolf,
    .
    Armas nucleares são as armas mais baratas e eficazes de dissuasão, veja a C. do Norte deve ter 3 ou 4 ogivas e a Otan nem pensa em se meter naquele vespeiro, mesmo sua defesa se basear em velharias da dec. de 60/70.
    .
    Quanto ao CS e ONU, é o seguinte….
    CS, os membros permanentes NÃO QUEREM mais membros, NÃO querem um mundo diferente do que havia pós 2GM, essa é a verdade por isso que digo que mesmo que o Brasil fosse um país sério, é perda de tempo tentar entrar pro clube do tio san.
    .
    ONU, A ONU é pra ingles ver, é fantoche dos EUA, usando a favor quando lhe convém (politicamente correto) mas insignificante quando necessário (Iraque).
    .
    Eu levo em consideração sim essas teorias de conspiração, mas não sou cego a ponto de acreditar em tudo, apenas não descredito nada sobre o assunto.
    Só o fato de o Brasil souber fazer ogivas, com já sabe…está de bom tamanho!!
    .
    Senhores o mundo é assim, quem tem não quer largar o osso, é difícil falar de moral num mundo imoral, mas essa é a verdade…..adoraria ver o Irã com nukes, porque só assim haverá equilibrio naquela região, Israel pensaria 2 vezes antes de mijar nas resoluções que eles mesmos assinaram.
    .
    Quando não há equilibrio, há guerras…

Comentários não permitidos.