Defesa & Geopolítica

URUGUAI DEFENDE PRESENÇA DE NAVIO BRITÂNICO NO PORTO DE MONTEVIDÉU

Posted by

O Ministério de Relações Exteriores do Uruguai defendeu a presença no Porto de Montevidéu de uma embarcação científica da Marinha britânica que partiu na quarta-feira com destino às Ilhas Malvinas, território sobre o qual a Argentina reclama soberania.

O vice-chanceler do Uruguai, Roberto Conde, disse ao jornal uruguaio El Observador que “não podem entrar barcos com bandeira das Malvinas ou barcos de guerra” no país, mas que “este é científico, por isso pode ingressar”.

Trata-se do HMS Protector, um navio quebra-gelo que desde o ano passado realiza tarefas de patrulhamento e exploração científica no Atlântico Sul, no entorno das Malvinas e da Antártida.

O governo de José Mujica anunciou, em dezembro do ano passado, a proibição da entrada de embarcações com bandeira inglesa. Sua ação teve fins pacíficos e foi realizada em apoio à Argentina, mas provocou mal-estar com o governo britânico.

As Ilhas Malvinas estão sob controle da Grã-Bretanha desde 1833. A Argentina travou com um conflito armado com Londres, em 1982, mas não conseguiu conquistar o arquipélago.

Fonte: AnsaLatina

16 Comments

shared on wplocker.com