O presidente da Bolívia, Evo Morales, na qualidade de Capitão-geral das Forças Armadas trocou, sem nenhum anúncio prévio, o alto comando militar, cujo Comandante em chefe agora é o general da Aeronáutica Tito Gandarillas Salazar.
Gandarillas é considerado um homem da total confiança do mandatário e entrou na cena política em outubro quando manifestou seu total apoio às eleições diretas para juízes, assim como Morales.
Morales nomeou o general Adolfo Vásquez Prieto como Chefe do Estado Maior e Gustavo Sandoval Espinoza como Comandante do Exército. Já o general Liborio Flores Enriques e o contra-almirante Raúl Vizcarra Escobar foram escolhidos como Comandante da Aeronáutica e Comandante da Marinha, respectivamente.
Após o anúncio, Morales falou sobre a necessidade de se “aprofundar o trabalho de conscientização no recrutamento”, pois “as Forças Armadas e os movimentos sociais são uma garantia para defender os recursos naturais”.
Diante disso, o mandatário estuda a possibilidade de ampliar de um para dois anos o serviço militar obrigatório e conceder formação de técnicos médios aos soldados.
Medo de golpe?!?! Qto ao ensino profissional dos recrutas está ótimo. sds.
Também acho que é medo de golpe.
Dea e outros órgãos já foram espulsos da Bolívia por medo,a poeira tá rolando solta,EUA e R.unido estão pedindo ajuda do brasil para fortalecer seu combate. Bolívia, Bolívia… tenha juízo Evo.
Não é facil governar a bolivia,BOLIVIANOS NA COLA DO CARA e ainda mais americanos a pertubarem e querem suas riquezas naturais,china se aproximando americanos querendo não é mole não.
O Evo tem juízo, o problema é que querem o gás e o lítio boliviano, e não acho que seja medo de golpe, e sim renovar e dar novos ares ao comando das forças armadae e mostrar quem manda.
evo morales esta dando uma de hitler,so falta o bigodinho.
nossa cavalaria..que exagero…
vai saber o motivo? aquele país é uma balbúrdia… as vezes nosso colega ta bem intensionado. Talvez uma reforma moral e ética vem sendo feita em seu país…
coisa que aqui no brasil, nossas forças estão carentes: OTIMIZACAO DE CUSTOS