Iraque: 162 mil pessoas morreram desde a invasão americana

No total, 162 mil pessoas, essencialmente civis, morreram de forma violenta no Iraque, desde a invasão americana, em março de 2003, das quais mais de 4 mil morreram em 2011, informou nesta segunda-feira a ONG Iraq Body Count (IBC). “Das vítimas, 79% eram civis”, destacou o relatório, citando também os policiais, que pagaram um forte tributo à guerra: foram registradas 9,019 mil baixas.

A estatística 2003-2011 foi obtida com o cruzamento de dados do IBC com as informações divulgadas pelas autoridades iraquianas, somando-se às das baixas militares dos EUA e aos números oficiais do site WikiLeaks (Guerra do Iraque Logs), informou a ONG internacional com sede na Grã-Bretanha.

Bagdá foi a região mais afetada pela violência contra a população civil, com 2,5 vezes mais mortos que a média observada no restante do país, destacou o IBC. Pelo menos 3.911 das vítimas dos últimos nove anos eram crianças.

“A violência chegou ao auge no final de 2006, mas permaneceu em um nível elevado até o segundo semestre de 2008”, revelou o IBC. Só em 2011, 4.059 civis foram mortos, mais do que em 2010 (3.976), segundo o relatório publicado duas semanas após a retirada das forças americanas do Iraque.

Estes números são significativamente maiores do que os anunciados, domingo, pelas autoridades de Bagdá, que relataram a morte de 2.645 iraquianos em 2011, incluindo 1.578 civis – um número bem abaixo dos anos anteriores. “O número de mortes de civis no Iraque em 2011 é quase o mesmo que em 2010. Não houve tendência significativa de queda desde meados de 2009”, informou o IBC, por sua vez.

“As tendências recentes revelam a persistência no Iraque de um conflito de fraca intensidade que vai continuar a matar civis no mesmo ritmo nos próximos anos. Estes números não mostram melhora, mas é só com o tempo que “poderemos saber se a retirada das forças dos EUA afetará no número de vítimas”, concluiu o IBC.

As forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos foram diretamente responsáveis pela morte de 14.705 civis, no período 2003-2011, apontou a entidade, destacando o período “entre o início da invasão, em 2003, e os ataques a Faluja, em 2004”. O projeto IBC foi lançado em janeiro de 2003 por voluntários da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos, que queriam não deixar esquecidas “as consequências humanas da intervenção militar no Iraque”, de acordo com o site.

Fonte: Terra

23 Comentários

  1. Esse Iraque Body Count creio estar brincando com os numeros de mortos. Mais de 1.000.000 de mortos e o que diz algumas fontes.

  2. É assim que a democracia se instala nos países ditatoriais, e as mortes é só uma parte do flagelo, tem muitos outros tipos como por exemplo famílias inteiras sendo expulsas de casa pelos “soldados” estadunidenses, pois é, o comunismo fede e o capitalismo cheira tão bem!

  3. São números oficiais, deve ser bem +, o q chma a tenção e fato da ONU ñ se pronunciar, independente das autroridade fantoche Iarakiana, Quero ver oa autores, mentores, desses crimes presos, qdo?Sds.

  4. meu caro carlos argus,a onu é eua e vice vs,oque os eua querem que a onu faz ela faz e ponto final,éssa onu é pune coitado,é igual tu compara ladrão de galinha contra politico no brasil,quem tu achas que vai preso? eu não acredito nessa besteira,quantos crimes esses eua ja cometeram?tu sabe?e os eua ja pagaram por algum crime?eu acho que não.

  5. Infelizmente a vida de 100 mil arabes miseraveis vale menos que a vida ou o bem estar de um neo-burguês ocidental

  6. No mesmo período, no maior país cristão do mundo, terra do samba, abençoado por Deus e bonito por natureza, foram assassinadas quase 500.000 cidadãos.
    Levando-se em conta que os americanos tiveram responsabilidade direta por 14700 civis em 8 anos de “guerra”, e tendo em vista o poderia bélico usado no conflito, chega-se à conclusão que as medidas adotadas para a redução de danos colaterais e as regras de engajamento surtiram o efeito esperado.
    Claro, a tragedia humana representada pela morte de inocentes não tem preço, mas há de se colocar os pingos nos is e dar a cada um sua porção de culpa.

  7. Bosco nessa estatística consta apenas mortes envolvidas diretamente com o conflito armado… desconsiderou os numeros de mortes civis(tem acento? rsrs brincadera) no restante do país.
    Conta lá no iraque quantos tambem foram assassinados e mortos entre eles proprios em detrimento da pobreza e da flagelação a que a sua população foi e ainda está submetida.
    .
    Não misture as coisas, conflitos entre pessoas comuns(entre civis) é uma coisa. Conflito entre um agente externo contra uma população civil indefesa é outra coisa.
    Seu argumento é bonito, mas vazio de significado real. Temos quantos milhões de habitantes? quantas cidades? e o iraque? quantas tem?
    Tratar esses assuntos com certo simplismo, justificando com estatísticas que não se correspondem entre sí é uma tática já muito usada pelos YANKS E SEUS VASSALOS.
    .
    Nosso problema é de ordem social e tem muito o a ver com nossa realidade social, geográfica e histórica. Já essas mortes lá no iraque saíram de graça, justificadas pelo único e óbvio motivo: GANANCIA DE PETROLEIROS, INDUSTRIAIS ARMAMENTISTAS, BANQUEIROS e CONGLOOMERADOS DE (re)CONSTRUCAO CIVIL

  8. E essa história de Efeito Colateral? quem engole essa besteira sem precisar de um gole de água é um animal de tetas…
    Pergunta pra familia de algum iraquiano inocente morto se o que houve com seus parentes mortos e suas familias desfaceladas foi fruto de uma “reação alérgica” de um “erro de cálculo” ou se fou fruto de um simples assassinato indiscriminado?

  9. “Gustavo G disse: 03/01/2012 às 01:50 Infelizmente a vida de 100 mil arabes miseraveis vale menos que a vida ou o bem estar de um neo-burguês ocidental”… inclusive a sua, caro Gustavo… ou vc se acha diferente de nosotros ocidentais só por que tem dó de orientais (não que não devamos ter… vidas humanas são vidas a serem preservadas… não importa de onde) e ideologia diversa (socialista agora é santo)… usar de folhetim humanista para defender ideologia cadaverica é no minimo falta de carater… apresente os fatos como são e com os valores devidos… não os distorça… saudações…

  10. Cavalaria de elite, vc está mt certo, e o mote por trás do biombo e o interesse do BRASIL kerer entrar n clubinho fechado do CS da ONU..e q está fadado ao fracasso por falta de moral.Vai chegar o momento q ás nações vão questionar o veto de certas potencias…e tal x, até fundar a ONU II, isso ocorreu c a Ligas das Nações à antecessora da ONU, quem sabe? Sds.

  11. Não blue eyes.. eu faço essa separação oriental/ocidental porque é uma coisa que gente de cabeça atrasada ainda compreende…
    EU SOU UM HOMO SAPIENS, DECENDENTE DO MACACO. Essa divisão de mundo pós cristão(depois que o constantino juntou umas migalhas de lendas e escreveu a biblia) é uma coisa que não carrego comigo.
    .
    Não sou melhor do que ninguem e nem piór. eu só acredito em um mundo habitado e civilizado por uma única raça: HOMEM
    A COR DO CABELO, DOS OLHOS E DA PELE, são apenas características genéticas que foram úteis durante a adaptação do homem nos mais diversos ambientes. Por ex. homo sapiens de pele clara e sistema metabólico lento se adaptaram melhor á fria e branca europa na era glacial, enquanto os que possuiram a pele, cabelos e olhos escuros e metabolismo acelerado foram mais exitosos em ambientes de clima humido, chuvoso e rico de alimento e predadores. Mas em sua essência permaneceram com as características que os determinam como HOMEMS. Diferentes exteriormente mas que possuem todo um sistema neurologico e físico em comum..
    E nunca se esqueca que se hoje você nasceu loirinho e de olho claro é muito provavel também que o padeiro que secretamente o concebeu ou concebeu aos teus avós poderia ter sido baita de um negão que você sairia com o mesmo cabelinho loiro e olhinho claro. E se nenhum adultério ficasse provado em sua familia, você iria morrer acreditando ser de “sangue azul”
    .
    Oque eu quero dizer com essa historia toda? que o simples fato de voce ter uma cor de pele ou uma caracteristica fisica que segue algum imaginário “padrão de qualidade” não significa que você é diferente de um bugrinho ou de um amarelinho. Todas essas caracteristicas exteriores são questão de probabilidade genética… em essencia somos todos iguais.
    Vai saber o que nossos antepassados fizeram antes que fossemos concebidos, você confia na idoneidade das antigas Sinhás, cercadas por negros e indios bombadões? Muitas só ficavam tranquilas quando viam que a sua cria não carregava as características fisicas de seus “reais” progenitores. E essas crianças continuavam crescendo e se multiplicando, assumindo aquela mesma identidade ariano-cristã que discriminava a pele não branca.
    .
    Enquanto o homem se dividir em nixos, assumindo posturas culturais xenofobicas, sempre separaando o de lá e o de cá, sempre viveremos nesse mundo recheado de conflitos infundados… a religião cristã foi a grande fomentadora dessa separação, desde a época das cruzadas até hoje..
    Mas acredito que nunca irei te convencer de nada.. isso é apenas o que eu acho… Concepção que nasce torta, nunca se indireita sem que haja um esclarecimento geral da grande população alienada. Enquanto tiver 1 pessoa alimentando esse teu tipo de pensamento ainda teremos guerra entre nazistas, comunistas, ruralistas, cirstaos, muçulmanos, judeus, asiaticos, americanos do norte, americanos do sul… enfin.. QUANTA GENTE BURRA MEU DEUS… ops inclusive o mito do “deus ocidental” é o grande culpado.

  12. Pura besteira sociológica né… fazer o que?
    melhor uma visão crítica de mundo do que uma visão já sedmentada e de mais fácil digestão..

  13. Gustavo G, o que o bosco disse apesar da comparação de situações completamente diferentes tem verdade. Se os americanos fossem usar o método russo de combate, teria bombardeado cada prédio, casa, absolutamente tudo e passado com tanques em cima do que sobrou sem querer saber se matou crianças, inocentes, terroristas, soldados, policias, médicos. De fato esses inocentes não precisavam ter morrido, bastava não haver essa cede de petróleo custe o que custar. Mas mesmo com a guerra poderia ter morrido muito mais. Além do que soldado nenhum gosta de saber que matou um civil, por isso efeito colateral, algo indesejado, pode até ser que os comandantes estejam cagando e andando pra essas pessoas, mas os soldados não desejam nada daquilo, muito deles acham que de fato estavam fazendo um bem ao Iraque e iria defender com todas as suas forças aquela guerra. Porém esses soldados são tão alienados quanto a população, não se deve esquecer a origem da maioria deles. A maioria(se não todos) só se alistaram graças as propagandas fazendo lavagem cerebral e os convencendo que iam fazer um bem a humanidade.

  14. Gustavo G disse:
    03/01/2012 às 01:50
    .
    Infelizmente a vida de 100 mil arabes miseraveis vale menos que a vida ou o bem estar de um neo-burguês ocidental

    .
    Comentário perfeito Gustavo, os seus seguintes também, porém no dia que aprendermos a não responder trolagem, esse blog perderá uns 30% de comentários, mas o ambiente melhorará uns 300%!
    .
    Creio que opiniões e idiotices não se respondem pois ambas são coisas nossas, mas você fez isso!
    .
    Li seus comentários e concluo (à mim) que você tem muita informação e conhecimento para ficar entrando nessas discussões arrastadas pelo cunho ideológico, na fé!

  15. Gustavo,
    A coerência é um exercício no mínimo ingrato.
    Estava eu tomando um café num shopping um dia desses quando um outro cidadão que também tomava seu cafezinho estava a mostrar sua repugnância ao consumo de carne tendo em vista a crueldade perpetrada pela espécie humana contra os animais.
    Pois bem, mal sabe ele que para ser completamente coerente e não ser hipócrita, ele teria que literalmente morrer de fome e de frio, haja vista que no simples ato de beber um café se concentra toda crueldade contra o gênero humano, com servidão que beira ao trabalho escravo, exploração, sacrifício e miséria que assola os que estão na base da pirâmide social e que são os responsáveis pelo cultivo do do café e do açúcar que formam seu cafezinho e que de modo algum seu consumo incomodava a tão sensível cavalheiro.
    Voltando ao assunto em pauta, você faz uma leitura ao meu ver simplificada dos acontecimentos que levaram à invasão do Iraque e não levou em conta fatos que antecederam tais eventos e o contexto histórico.
    Mas deixando isso de lado e voltando ao homem indignado com o consumo de carne que sorvia inocentemente seu cafezinho, eu só digo que só me permito sensibilizar com argumentos de pessoas que abriram mão do conforto que o mundo capitalista permite. Não sendo esse o seu caso, você pra mim é tão culpado do império americano ter invadido o Iraque quanto o Sr. Bush.

  16. “Nosso problema é de ordem social e tem muito o a ver com nossa realidade social, geográfica e histórica. Já essas mortes lá no iraque saíram de graça, justificadas pelo único e óbvio motivo: GANANCIA DE PETROLEIROS, INDUSTRIAIS ARMAMENTISTAS, BANQUEIROS e CONGLOOMERADOS DE (re)CONSTRUCAO CIVIL”

    Ora! Tenha dó!

    “Pergunta pra familia de algum iraquiano inocente morto se o que houve com seus parentes mortos e suas familias desfaceladas foi fruto de uma “reação alérgica” de um “erro de cálculo” ou se fou fruto de um simples assassinato indiscriminado?”

    Porque você não pergunta para o pai de uma criança favelada brasileira assassinada por um tiro de fuzil disparado morro acima por um agente do Estado Brasileiro travestido de polícial se ele acha que foi melhor seu filho ser assassinado por um compatriota do que por um americano ensandecido de ódio xenofóbico?
    Pois eu te digo uma coisa meu caro, podem os americanos virem aqui tomar a Amazônia, o Pré-sal e o escambau que eu só vou defender a integridade nacional atrás do filho do Sarney, do Eike Batista, do Lula, do FHC, etc. Se eles mandarem os filhos deles eu vou e mando os meus morrerem em seguida. Se não, eu fico apreciando pela TV, por que se pra você faz diferença ser morto e explorado por compatriota, pra mim não faz nenhuma.

  17. Boto fé felipe augusto.. mas eu acho que devemos nos manifestar… tem gente que precisa as vezes ver cestas coisas que ficam obscuras pela maré de informação pronta que recebemos…
    Eu entendi o que o bosco disse e compreendo a sua indignação… como pode num país sem guerras e sem ódio racial/cultural ter tanta gente morrendo de graça… Mas eu só acho que nessa estatística que ele citou entram pessoas mortas no transito, em brigas de bar, assalto, estupro e todo tipo de absurdo mais… não há como comparar… pois lá morreu gente, diretamente(essa estatistica apresentada) e indiretamente. Sem contar a grande quantidade de aleijados e baleados…
    .
    acontece que eu comecei 2012 instigado… e as vezes me escapam esses ataques pessoais… mas me deem um desconto quem sabe o mundo acaba né? vamo bota tudo encima da mesa logo hahahaha.

  18. “Comentário perfeito Gustavo, os seus seguintes também, porém no dia que aprendermos a não responder trolagem, esse blog perderá uns 30% de comentários, mas o ambiente melhorará uns 300%!”… é né… mas não se conteve em comentar… mas vc tem opção… há muitos blogs de mão unica onde vc se sentiria em casa… não ha necessidade de vc sofrer em frequentar os mesmos ambientes que os “facistas capitalistas”… ha bons blogs de lavagem cerebral e propaganda revolucionaria caro madruga… não se sinta deprimido… vai encontrar o seu…

  19. Se formos contar as mortes no trânsito, aí passa de 1.000.000.
    Eu me referi a “ASSASSINATOS” e nem entra os acidentes com armas de fogo.
    E uma boa parte deles, perpetrados por agentes do Estado que em geral ficam impunes.
    Só de curiosidade, no estado do Rio de Janeiro, a polícia é responsável por 1000 mortes por ano em média (população: 16.000.000)
    Em todo os EUA a polícia é responsável por menos de 300 mortes por ano num país com 300.000.000 milhões de habitantes.
    Não precisa se horrorizar com as mazelas dos outros não, temos muito material para nos indignarmos com nosso país e com nossos “cidadãos de bem”, e alguns, com retórica igual à sua.

  20. os gringos nao jogaram bombas em todos lugares porque sai mais barato acertar os mais perigosos ou que represente perigo para tropa, nossa os americanos foram sirurgicos só acabaram matando o paciente, se essa guerra nao fosse pelas riquezas do pais era so ter matado o sadam hussem e ja era ,quando os gringos colocaram os militares no poder aqui ajudou a podar a america latina os caras so sabiam fzer ordem unida nem conta sabiam, hoje é a vez dos arabes mas nao esquenta a nossa vez vai chegar mesmo voce sendo um puxa saco que adora viver de joelhos os gringos viraram uma alemanha nazista que vai acabar como tal

  21. pe de cao… olha o cao ai… na sua inefavel opinião, caro caolho, qual a diferença entre ficar de joelhos para yankes e gringos e ficar de joelhos para russos, chinas, arabes, mulçumanos, bolivianos, açorianos… larga de colocar as coisas nesses parametros futeis, meu irmão… todos, exceto esses cabeças de avestruz como vc, querem nosso pais de pé, não de joelhos… então para de querer dar uma de maria coitada e rebata os argumentos com mais contribuição e menos choradeira… procure se ilustrar mais… nem a nossa historia tu ta demonstrando conhecer… ta falando asneiras… essa de americano que colocou os milicos aqui é discurso de esquerdista da UNE… materia já estudada e repassada… repito: ler bons livros ajuda a desmistificar certos acertivas plantadas por idiotas… saudações…

  22. Realmente bosco, eu devo ter me equivocado… mas eu acho que voce entendeu a minha indignação…
    admiro a sua capacidade de argumentar as coisas com dados factíveis… parabens, não é a toa q vc é respeitado aqui e em outros foruns pelos seus comentarios tecnicos…
    mas tem outros que infelizmente contaminam seus comentários apenas com calúnias e afirmações vazias…
    enfin. esse é o nosso plano brasil de cada dia.. muitas discuções, conclusões e aprendizado…

  23. Millones de iraquíes desplazados por la invasión estadounidense
    .
    Millones de iraquíes, desplazados cuando EE. UU. invadió Irak en 2003, siguen sin poder regresar a sus hogares, según la oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Refugiados (ACNUR).
    .
    Unos 2,7 millones de iraquíes se hallan desplazados dentro del país desde 2003, y otros 2 millones se vieron obligados a huir a los países vecinos, informa hoy lunes Press TV, citando a ACNUR.

    .
    Eis o que os canalhas comemoram e torcem para que aconteça com outros povos, como os do Irã por exemplo.

Comentários não permitidos.