Irã anuncia produção de 1ª barra de combustível nuclear

O Irã anunciou hoje que seus cientistas produziram a primeira barra de combustível nuclear do país, façanha de engenharia que o Ocidente duvidava que Teerã fosse capaz de realizar.

O anúncio foi feito depois que o Irã disse estar determinado a fabricar barras de combustível uma vez que as sanções internacionais proibiram o país de comprá-las em mercados estrangeiros.

As barras de combustível nuclear contêm grânulos de urânio enriquecido que dão energia às usinas nucleares. O site da agência de energia atômica iraniana informou que a primeira barra fabricada no país já foi instalada no reator de pesquisa nuclear de Teerã.

O Ocidente teme que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tenha o fim de fabricar armas atômicas, acusação negada por Teerã. As informações são da Associated Press.

(Equipe AE)

Fonte: Estadão

14 Comentários

  1. cada sanção uma reação os persas estão determinados ou eles juntamente com os demais entrão num acordo e acaba logo de vez com esse impasse ou teremos guerra de conseguencias inemaginaveis para ambos os lados, feliz 2012 e que DEUS evite o pior

  2. O que esse pretenso “Ocidente” é perder o Irã e não poder controlá-lo mais, é o que aconteceria se eles tivessem bomba nuclear, porém é mais de longe ameaça ao “Ocidente” nações que compõem o próprio dito “Ocidente”, os EUA é mais perigoso para nós do que qualquer outro inimigo que possa até mesmo estar dormindo em nosso ninho!

  3. Será que o Irã já possui a nuke? seja por meios próprios ou através de outras nações como o Paquistão, coreia ou Ucrânia? 2012 responderá.

  4. Nossa so temos a aprender que quando um país enfrentam sanções se desenvolvem e aprender a fazer que não podem comprar.

  5. O detalhe interessante é que não foi dito o valor de enriquecimento da barra de combustível. Se para um reator de pesquisas, o valor seria de 20%, para um reator de produção, em torno de 9% (há reatores que trabalham com 2 ou 3%)…
    .
    De qualquer maneira, não deve ser 90%; valor para uma ogiva…

  6. O verdadeiro perigo de um Irã com armas nucleares, não é ele em si, não temos porque teme-lo, ele não nos é uma ameaça, nem a nós nem a ninguém do ocidente. O problema do Irã é que lá não há uma democracia de fato, e governos ditatoriais ou oligárquicos não são duradouros, são instáveis e ao cair, uma dessas ogivas pode parar nas mãos de extremistas que acham que o ocidente deve ser destruído, ai sim temos um problema. Esses caras fanáticos e não poupam ninguém, atacam quem der na telha,

  7. Porque o irã não pode pesquisar, usar, energia nuclear? França, russia, india paquistão, usa, israel, etc podem. Porque o irã não pode ter a bomba? Os outros podem. Porque o irã tem que permitir inspeção? Porque os estados unidos não vão fazer inspeção na china…rs???
    Ou a energia nuclear,é livre para quem quiser pesquisar… ou se proibe para TODOS. Chega de domagogia.

  8. dhou….
    .
    VOCE RECORDA O QUE ACONTECEU COM OS OBSERVADORES QUE FORAM AO IRAQUE????????????
    ELES DERAM UM DIAGNOSTICO IDONEO? BOM…. ATE INVADIREM PARECIA TER BOMBAS ATOMICAS LA, mas DEPOIS NINGUEM ACHOU.

Comentários não permitidos.