O Irã anunciou hoje que seus cientistas produziram a primeira barra de combustível nuclear do país, façanha de engenharia que o Ocidente duvidava que Teerã fosse capaz de realizar.
O anúncio foi feito depois que o Irã disse estar determinado a fabricar barras de combustível uma vez que as sanções internacionais proibiram o país de comprá-las em mercados estrangeiros.
As barras de combustível nuclear contêm grânulos de urânio enriquecido que dão energia às usinas nucleares. O site da agência de energia atômica iraniana informou que a primeira barra fabricada no país já foi instalada no reator de pesquisa nuclear de Teerã.
O Ocidente teme que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tenha o fim de fabricar armas atômicas, acusação negada por Teerã. As informações são da Associated Press.
(Equipe AE)
cada sanção uma reação os persas estão determinados ou eles juntamente com os demais entrão num acordo e acaba logo de vez com esse impasse ou teremos guerra de conseguencias inemaginaveis para ambos os lados, feliz 2012 e que DEUS evite o pior
O que esse pretenso “Ocidente” é perder o Irã e não poder controlá-lo mais, é o que aconteceria se eles tivessem bomba nuclear, porém é mais de longe ameaça ao “Ocidente” nações que compõem o próprio dito “Ocidente”, os EUA é mais perigoso para nós do que qualquer outro inimigo que possa até mesmo estar dormindo em nosso ninho!
Será que o Irã já possui a nuke? seja por meios próprios ou através de outras nações como o Paquistão, coreia ou Ucrânia? 2012 responderá.
Se é pacifico simplesmente é só o irã abrir as portas e deixar inspencionar,mas se continuar teimando levara a guerra a seu pais.
Nossa so temos a aprender que quando um país enfrentam sanções se desenvolvem e aprender a fazer que não podem comprar.
Mais preparativos para a terceira guerra mundial?
O detalhe interessante é que não foi dito o valor de enriquecimento da barra de combustível. Se para um reator de pesquisas, o valor seria de 20%, para um reator de produção, em torno de 9% (há reatores que trabalham com 2 ou 3%)…
.
De qualquer maneira, não deve ser 90%; valor para uma ogiva…
Concordo com do dhou.
O verdadeiro perigo de um Irã com armas nucleares, não é ele em si, não temos porque teme-lo, ele não nos é uma ameaça, nem a nós nem a ninguém do ocidente. O problema do Irã é que lá não há uma democracia de fato, e governos ditatoriais ou oligárquicos não são duradouros, são instáveis e ao cair, uma dessas ogivas pode parar nas mãos de extremistas que acham que o ocidente deve ser destruído, ai sim temos um problema. Esses caras fanáticos e não poupam ninguém, atacam quem der na telha,
e tocam os tambores de guerra….
deixe-me ver Iran X OTAN; Acho que apóio os bastardos inglórios. Rsrsrsrsrs
Porque o irã não pode pesquisar, usar, energia nuclear? França, russia, india paquistão, usa, israel, etc podem. Porque o irã não pode ter a bomba? Os outros podem. Porque o irã tem que permitir inspeção? Porque os estados unidos não vão fazer inspeção na china…rs???
Ou a energia nuclear,é livre para quem quiser pesquisar… ou se proibe para TODOS. Chega de domagogia.
dhou….
.
VOCE RECORDA O QUE ACONTECEU COM OS OBSERVADORES QUE FORAM AO IRAQUE????????????
ELES DERAM UM DIAGNOSTICO IDONEO? BOM…. ATE INVADIREM PARECIA TER BOMBAS ATOMICAS LA, mas DEPOIS NINGUEM ACHOU.
E o caso do Irak e q está impedindo esse atake..espero q continue.sds.