Irã testa míssil de alcance médio

Almirante, Habibolah Sayari

As Forças Armadas do Irã testaram neste domingo um míssil de alcance médio terra-ar durante importantes manobras navais que o país executa no estratégico Estreito de Ormuz, anunciou um porta-voz militar, citado pela agência oficial de notícias Irna.

“Este míssil de alcance médio terra-ar está equipado com a mais moderna tecnologia de combate contra alvos com capacidade para evitar radares e sistemas inteligentes que tentam interferir na navegação dos mísseis”, declarou o comodoro Mahmud Mussavi.

Este foi o primeiro teste com este tipo de míssil, projetado e fabricado no Irã, segundo o militar.

Mussavi não informou se o míssil foi disparado a partir de um navio ou da terra.

A exibição de força acontece no momento em que os Estados Unidos e os países ocidentais aumentam a pressão sobre o Irã por seu polêmico programa nuclear.

As manobras navais, iniciadas em 24 de dezembro, acontecem ao redor do Estreito de Ormuz.

O Irã ameaçou fechar esta via estratégica para o abastecimento de petróleo, por donde transita entre um terço e 40% do tráfego marítimo petroleiro mundial, em caso de novas sanções contra as exportações de combustível do país.

No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou uma lei de financiamento do Pentágono que reforça as sanções contra o setor financeiro do Irã.

Fonte: UOL

23 Comentários

  1. Estou louco para que essa guerra começe , vamos ver uma conflito assimétrico, mas pela primeira vez em décadas os EUA e Israelenses vão ter um inimigo minimamente armado, qual será o estrago que o Irã poderá fazer aos ianques e aos judeus? Será que eles são tão bem preparados a ponto de dar mais um passeio dentro do irã sem maiores perdas?O tempo dirá.

  2. Os EUA vão mergulhar o muno numa guerra nuclear… será q 2012 realmente vai ser o ano da profecia Maia ???

    ..
    Parabens aos americanos e israelenses… com sua ganancia e arrogancia, estão colocando o mundo à beira do abismo.. td pq não aceitam o fim da hegemonia

  3. Alexandre, n primeiraa guerra contra o Iraque, o mesmo era considerado a maior potencia do oriente, ou seja, tinha mais capacidades que o Ira atualmennte.

  4. E isso que eles pretendem usar contra um Carrier battle Group. O sheriff onde eu moro toma conta disso ai. Nao precisa nem usar a US Navy

    http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2012/1/1/1325425331654/Iranian-warship-fires-a-m-005.jpg

    http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/203014/slide_203014_583342_large.jpg?1325426900

    http://i.huffpost.com/gadgets/slideshows/203014/slide_203014_583350_large.jpg?1325426900

    se propaganda ganhace guerra a Alemanha nao teria perdido.

  5. Talvez não de em nada o Irãn pode ser atacado mais perde não porque ele é invadido mais sim porque ele é bombardeado!!
    Sera que os países Árabes vão ajudar Iran?? se não acontecer então vão ficar sozinhos!!

  6. Sinais e mais sinais… Sem querer ser ridicularizado, gostaria que criássimos um grupo de debates para fins de um estudo de sobrevivência para casos de um guerra nuclear mundial… Nos EUA, Rússia e Europa, há vários grupos de estudo nesse sentido. Sobreviver e resistir é preciso !!!

  7. Ninguem até agora teve a capacidade de entender que não se precisa de marinha para fechar o estreito de ormuz…
    o iran domina a tecnologia de misseis, o estreito tem apenas 50kms… nao precisa fica com navio ou submarino parado lá pra impedir que alguem o atravesse… quem quiser tentar, boa sorte, só garanto que a chuva será intensa, e até quando os sistemas antiaereos das esquadras americanas vao aguentar

  8. “Rafael disse: 01/01/2012 às 22:32 Sinais e mais sinais… Sem querer ser ridicularizado, gostaria que criássimos um grupo de debates para fins de um estudo de sobrevivência para casos de um guerra nuclear mundial… Nos EUA, Rússia e Europa, há vários grupos de estudo nesse sentido. Sobreviver e resistir é preciso !!!”… seria interessante… até porque corremos esse risco… alguem ja assistiu “The Road”?… é possivel que seja como narrado no filme… no final vamos nos comer, literalmente… mas Rafael, como vc pretende fazer esses debates?… aguardo resposta…

  9. Gustavo,
    O problema é que o que faz o Estreito de Ormuz ser fator desestabilizante para marinhas e para navios, também o faz frágil.
    O fato dele ser estreito coloca um monte de alvos potenciais ao alcance de simples canhões,mísseis de cruzeiro, aeronaves tripuladas e não tripuladas, etc.
    Para que navios sejam atingidos é necessário que sejam descobertos, e isso é feito geralmente usando-se radares ou aeronaves.
    Tanto radares baseados em terra quanto aeronaves podem ser neutralizados.
    Não seria uma questão de simplesmente fazer um ataque de saturação até que os mísseis de defesa acabem. Muito antes disso haveria um contra ataque ao território iraniano, que inclusive pode partir do outro lado do estreito.
    Países ao redor do Estreito possuem mísseis (ATACMS, com até 300 km de alcance, Harpoon Block 2 guiados por GPS com 130 km de alcance), que podem atingir alvos no interior do Irã, tais como os sítios de mísseis ou os radares em terra.
    Tais alvos podem ser alocados por diversos meios, desde aeronaves tripuladas, até por satélites.
    Sem falar na infiltração de comandos que é facilitada pela geografia do Estreito.

  10. Blue… eim ?

    ..
    Em relação ao grupo de debate, sou extremamente favoravel.. afinal, eu acredito que daqui a pouco (se os EUA não mudarem de mentalidade) o mundo vai se achar em uma situação dificil…

    ..
    é uma ideia q pode ser amadurecida…

  11. Eles testando missieis de médio e longo alcance e np´s nem esatalinho.Quem lembra do n projeto S 1000? Estamos de mal a pior. O Irã e prova q o medo do armamento Persa q está mantendo os ianks/judeus (SSem oSS 2 eSSeSS maiSScúloSS ) longe de sua praias..Um bom exemplo p os n pensadores e lideres. P Ontem .quem viver verá. E q Marte nos ajude, Sds.

  12. Blue Eyes, nao creio quer vida humana na terra apos uma guerra termonuclear, seria muito interessante. E so imaginar, destruicao de infraestrutura basica, em particular, hospitais, e o alto numero de gentes sofrendo cancer e outras doencas incuraveis, vegetacao, agua e ar contaminados. Nao, deixo para voces, que tem fe, em vida eterna, discutir e planejar esse futuro na terra apos uma suposta guerra atomica.

  13. O Irã deve ter um plano muito forte pra menter uma lojistica de interrupção do Ormuz.
    Com certeza tamben que já no início das foguetadas eles iriam dar prejuizo a muita gente, mas a cobrança depois é rápida e mortal dos prejudicados!!

  14. FABIO, o Irã de hoje é mais bem armado que o iraque de dez anos atrás, basta saber que o irã colocou em órbita um satélite com meios próprios, o iraque naquela época entrou em guerra com o irã e ninguém venceu, na verdade o iraque invadiu e depois foi expulso pelo irã, os misseis do iraque eram os scuds russos, então lhe digo que se fosse fácil, israel e EUA já tinham feito esse ataque.

  15. Km tu e muito ze mesmo como vc vai dar uma bomba nuclear para um povo que se amarra a kilos de dinamite e se explode no meio de pessoas inocentes isso nao e ganancia e nessessario que este povo nao consiga esta tecnologia!

Comentários não permitidos.