Exército vai adotar fuzil desenvolvido no Brasil

Tipo substitui belga usado desde 1964

LUIS KAWAGUTI

O Exército começará em 2012 a substituir seus fuzis FAL pelo modelo IA2, desenvolvido e fabricado no Brasil. A nova arma deve também equipar a Marinha, a Aeronáutica e as polícias militar e civil, além de ser exportado.
O FAL, de fabricação belga, é usado desde 1964, e boa parte das cerca de 150 mil unidades está velha e defasada.
“Em vez de substituir [os fuzis] por outros FAL, seria melhor ter uma arma mais moderna”, disse o general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
A opção mais barata seria comprar lotes de fuzis importados, como o americano AR-15 ou o russo Kalashnikov. Mas o Exército optou por desenvolver tecnologia própria, para não depender de suprimentos estrangeiros.

A Indústria de Material Bélico do Brasil, que fabrica tanto o FAL como o IA2, não divulga o valor do novo fuzil. Só diz que ele terá preço competitivo. Segundo Mayer, a indústria tem capacidade para produzir até 30 mil fuzis por ano em sua fábrica em Minas, mas o ritmo da substituição dependerá da verba liberada pelo Ministério da Defesa.

Fonte: Folha de São Paulo via Exército Brasileiro

43 Comentários

  1. otima noticia,nosso, produzido aqui com indempendencia,aos milhares, com certeza substituirá a altura o poderoso FAL,falem o que quiserem ,mas em combate eu jamais trocaria meu 7,62 por quelquer fuzil cheio de mirinhas e frescurinhas, O FAL pode jogar numa possa de lama, pegalo, carregar soltar o ferrolho, que a crinça continua cuspindo fogo, para forças taticas especiais, pode ser ate 5.56 pois e mais compacto, agora para infantaria rainha das armas, e 7.62 mesmo, FUZIL DE MACHO rsrs, BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

  2. PARABÉNS ao nosso EB por usar um fuzil da fabrição brasileira sim ta bem melhor mas o AR=15 e AK-47 são bons gostei quando ele vão entra em operação em 2012

  3. otima noticia,nosso, produzido aqui com indempendencia,aos milhares, com certeza substituirá a altura o poderoso FAL,falem o que quiserem ,mas em combate eu jamais trocaria meu 7,62 por quelquer fuzil cheio de mirinhas e frescurinhas, O FAL pode jogar numa possa de lama, pegalo, carregar soltar o ferrolho, que a crinça continua cuspindo fogo, para forças taticas especiais, pode ser ate 5.56 pois e mais compacto, agora para infantaria rainha das armas, e 7.62 mesmo, FUZIL DE MACHO rsrs, BRASIL ACIMA DE TUDO ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

  4. Quem já sentiu o que o velho mas porém imponente 7,62 pode fazer fica deslumbrado..
    Parabêns ao EB e Imbel aos poucos bem devegar vamos conseguindo a nossa indenpência em relação a armamentos

  5. Pena que foram mexer na coronha para economizar custos, eu preferia a primeira versão nos moldes do SCAR.
    Antes uma coronha retrátil que essa aí rebatível…

  6. OLHA AÍ !!!!!

    OLHA AS COISAS ANDANDO…. O ANO DE 2012 VAI SER PROMISSOR PRAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS… E A PRIMEIRA GRANDE NOTICIA JÁ VEIO AINDA EM 2011


    ADEUS FAL !!!! CUMPRIU SUA MISSÃO, MAS AGORA É HORA DE VOO SOLO !!!

  7. Nos testes do IA2 ele além de ser bem mais leve, leva mais munição no cartucho e apresenta resultados bem superiores e manteve a rusticidade do FAL em aguentar qualquer situação e continuar a fazer chover chumbo. O IA2 é uma família de fuzis que inclui uma versão mais moderna do FAL, novo fuzil calibre 5.56, carabinas, e um rifle semi-automático para atiradores de elite.

  8. ” Mas o Exército optou por desenvolver tecnologia própria, para não depender de suprimentos estrangeiros.”
    É essa a filosofia que devemos seguir,e o mais importante é que esse fuzil já estará operando em 2012,e não daqui 50 anos.
    Devemos ter projetos a ”médio prazo”não aqueles que duram uma eternidade e que ao final produzem coisas ultrapassadas e caras!

  9. E fico com a certeza de que a arma que lhe sucederá será superior em todos os aspectos e terá vida longa e bem sucedida em nosso país e nas futuras exportações. A IMBEL tem reputação de excelência em armas leves e vai manter e aumentar sua boa fama com o IA2.

  10. Olha de visual eles parecem um FAL melhoradinho, mas, mesmo assim muito mais bonitos, mas, na minha concepção, fuzil não tem que ser bonito, tem que ser útil e principalmente de boa manutenção. Acredito que estes são apenas a primeira versão, ainda terá outras, o correto é já dar início ao desenvolvindo de um fuzil IA2B. Mas, com esse governo ai, sei não!
    Quanto custa para desenvolver um novo fuzil?
    É mais facil comprar?
    E o FUZIL FN SCAN? Não poderiamos produzi-los aqui no Brasil?
    Por que é mais facil liberar uma verba de 100 milhões para nossos congressistas, do que investir 1 milhão no desenvolvimento de um novo fuzil.
    E o desenvolvimento de novas granadas?

  11. Eu aproveitaria os FAL que o EB vai aposentar, faria uma boa reforma e incorporava eles nas PM´s de todo Brasil.
    São velhos, mas ainda podem ser muito úteis as nossas forças policiais, tão carentes de armamentos mais pesados para enfrentar a bandidagem.

  12. Ótima notícia,espero que não so esse fuzil mais muitos outros equipamentos sejão desenvolvidos aqui diminuindo ainda mais nossa dependência por equipamentos estrangeiros e parabéns a Imbel e ao EB e um feliz 2012 a todos.

  13. Amigos,
    Faz tempo que ñ dou meus pitacos no site. Mas fico muito feliz com o desenrolar das notícias sobre nossas FA, sabendo que, no final do ano de 2011,temos algumas boas notícias, como: a compra dos 3 patrulheiros de 1800 tn. para a marinha, agora esta notícia dos fuzis IA2 para nossas forças. Só lamento ver nossa FAB, totalmente esquecida, talvez por culpa dela própria.

  14. As coisas no Brasil andam tão devagar que, qndo se dá um passo em 100 anos, a comemoração é histriônica… não os condeno, afinal, nascemos com mentalidade de dependencia cultural… mais uma vez, a falta que educação de qualidade faz a esse pais é lastimavel… faltam mentes para desenvolver C&T em escala… saudações…

  15. Ele será mais caro que os fuzis já existente somente de início depois de produzido em massa vai ficar uma arma boa, moderna e barata.
    Eu aposto nos 30 mil por ano sim pois isso é um produto de fácil convencimento de compra nos meios políticos.

  16. É mais caro pelo volume mas creio que a medida que os pedidos aumente o preço pode baixar,e o importante é estar gerando mão de obra e tecnologia aqui dentro do pais,achei pouca a capacidade da industria apenas 30 mil fuzil por ano e apenas 2500 por mes isto tambem ajudara a empresa a buscar novas tecnologias de fabricação para dar mais volume remetendo em competição internacional,eu faço uma resanva no seguinte o calibre hoje utilizdo é o melhor e eu não abriria mão deste calibre,5.5 não acho o ideal para a força militar principal.

  17. A arma foi testada em combate? consegue abater o oponente e paralizar,mergulha na agua na lama e continua funcionando perfeitamente guenta algum choque e continua funcionando funcionalidade simples e facil de manejar,facil de desmontar e limpar,tem bom alcance? é certeira de pontaria se for assim esta aprovada.

  18. MARCIO maravilha de vidio,eu ja tinha tido a oportunidade de asistir mas asisti novamente,obrigado valeu a força e feliz ano novo a vc e atodos do blog mais uma vez.

  19. Super Tucano como vencedor da concorrência na USAF e mais essa do novo fuzil IMBEL IA2 para nossas FFAAs é mesmo de dar arrepios. Parabéns a todos aqueles que direto ou indiretamente, tornaram possível essas duas grandes realizações. Feliz 2012 a todos

  20. Uma coisa que deveria ensinar nas forças armadas é modificaçao de armas e fabricação de muniçao. Todos sabem que existem armeiros freelancer que consegue criar armas e munição sob encomeda.
    Essa é uma habilidade que pode ser util quandos os depositos de munição ou fabricas forem destruidos.

  21. O ideal Cal seria pegar essas pessoas, contrata-las e botar tudo pra trabalhar em projetos de novas armas. Se eles conseguem fazer armas e munição sem nada imagina com uma fabrica e toda a tecnologia a sua disposição. Concertesa saíram equipamentos de primeira.

  22. Não interessa se NOSSO FUZIL será muito mais caro hoje (ou mesmo mais tarde apenas um pouco mais que os estrangeiros) ele é NOSSO !!!
    E isso NÃO TEM PREÇO…

    É um tipo de maturidade que POR EXEMPLO eu vi como dói aos indianos no site Livefist usar fuzis estrangeiros (TAVOR israelenses nas suas forças especiais) porque seu projeto nacional (F-INSAS IAR) não ter resultado num bom produto…

    http://livefist.blogspot.com/2011/12/photos-tavors-with-indian-para.html

  23. Gente desinformada , os laser,s , miras táticas etc..
    Não servem apenas de enfeite , em um combate , o combatente que conseguir localizar , mirar o adversário primeiro , venserá .
    No caso dos laser,s , podem além de engajar o inimigo primeiro e com mais rapidez , pois o soldado não precisará levar o fuzil a altura dos olhos , eles servem também para ” pintarem ” os alvos para bombas guiadas a laser , dai a importância dos mesmos .
    Agora , quanto a escolha do novo fuzil , na minha modesta opinião , temos o modelo Taurus , que ao que parece ser , mais eficiente e ergonômicamente melhor que o IA2.
    Até mesmo seu lança granadas de 40mm , portanto , a escolha do IA2 , foi mais política do que técnica .
    Será que houve participação dos Fuzileiros Navais , FAB , MB etc.. no desenvolvimento do novo fuzil ?
    Espero que os mesmos , já venham com miras de visada rápida ( em desenvolvimento ou desenvolvidas pelo CTEX+Opto Eletrônica ) , e as câmeras de visão noturna da opto & miras laser.
    Pois nosso infantes , merecem o que há de mais moderno , além de dar-lhes alguns milésimos de segundos , de vantagem em relação ao inimigo . ( o que resultará em melhores chances de sobrevivência nas guerras modernas .)

  24. Foxtrot, não só isso, o laser militar também é capaz de cegar o inimigo. Aqueles lasers verdes tem cegado pilotos de avião, imagina o militar, que é dezenas de vezes mais forte. Igual as lanternas que alguns soldados americanos usam acopladas ao cano da arma, tem gente que acha inútil, ultrapassado, que existe câmera infravermelha e visão noturna, só que espera só quando ele ligar a lanterna na sua cara, você vai ficar cego e tonto como se tivesse sido acertado por uma flashbang.

Comentários não permitidos.