Um terço dos aprovados no ITA é de Fortaleza


Tradição e investimento nas escolas cearenses são a receita dos bons resultados nas provas e concursos nacionais

IVNA GIRÃO
REPÓRTER

As mais de 13 horas diárias que a estudante Adriana Nunes Chaves, 19, dedicou para os estudos lhe renderam bons resultados. Ela foi a primeira mulher a passar em 1º lugar no Instituto Militar de Engenharia (IME) e recebeu ontem a notícia da sua aprovação no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA).

“O que faz a gente se sair bem é que cada vitória é um estímulo a mais para continuarmos nos dedicando. Os colégios nos ajudam muito também”, diz a garota medalhista, dona de um sorriso de uma orelha a outra.

Contudo, as conquistas não se restringem apenas à Adriana, mas à centenas de alunos cearenses que se destacaram nos concursos mais concorridos do País. Dos 120 aprovados do ITA, 40 são de Fortaleza, 33% do total.

No IME, dos 398 aprovados – entre ativos e reservistas – 111 são cearenses, 27% do grupo. Os resultados, entretanto, não param por aí. Dos 120 medalhistas na Olimpíada Brasileira de Física de 2011, 37 moram na Capital. Dos 34 premiados na Olimpíada Brasileira de Química, por exemplo, 15 são do Ceará.

Para o coordenador geral da turma ITA do Colégio Farias Brito, Teixeira Júnior, o Ceará é destaque nacional tanto qualitativamente como quantitativamente. “Temos chamado muito atenção lá fora. Já estamos sendo reconhecidos pelos próprios organizadores dos concursos que perguntam qual o nosso segredo para aprovar tanto”, comenta Júnior. A estrutura dada para os alunos, com turmas especiais e professores qualificados, fazem a diferença nas provas.

Tradição

O diretor da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcus Vale, vibra com o sucesso dos cearenses, mas diz que não é sorte, mas sim preparação e dedicação. Ele até brinca comentando que os paulistas, por exemplo, estariam com raiva dos fortalezenses. “Temos uma certa tradição. Nas provas do ITA, por exemplo, sempre levamos em torno de 40% das vagas. Há um pesado investimento e uma estrutura que garante qualidade e dedicação dos alunos. Há uns 20 anos que estamos tendo bons resultados”, afirma. O diretor conta também que os “prêmios” financeiros dados pelas escolas também estimulam.

Para Wagner Andriola, professor da Universidade Federal do Ceará, o mérito é mais dos alunos e dos familiares que apoiam, vibram e sofrem juntos. “Atesta-se que a aposta no potencial, através da educação, pode conduzir os indivíduos ao pleno êxito. Não é o ingrediente que falta à educação pública?”, questiona.

Fonte: diáriodonordeste.globo

19 Comentários

  1. Não precisamos chegar logo ao desenvolvimento europeu, o que precisamos é cada brasileiro entender que ele deve se capacitar em forma permanente, a vida toda.
    .
    O dia em que isso se entenda, que o povo não espere do estado para progredir profissionalmente, já teremos ganho a principal batalha.
    .
    Essa garota não estudava 13 horas por dia pelo governo, o fazia por ela e pela família. O fazia por consciência, por saber que o estudo é o mais importante.

    O estado não deve mobilizar, deve apoiar os que se mobilizam, e deve deixar claro que apoia os que se mobilizam.
    Não adianta pedir alguém fazer algo, estudar, o importante é ajudar os que tomaram a iniciativa de fazer algo, de se capacitar em algo custe o que custar, esses são os brasileiros que levarão o país ao topo das nações.

    Essa política de prêmios financeiros do Ceará é um bom exemplo, a ajuda deve ser seletiva.

  2. Isso se chama MERITO… não adianta encher as faculdades com gente desqualificada somente para criar estatisticas… termos um mundo de gente formada sem qualificação necessaria ao fiel cumprimento de sua profissão (alguem ai duvida que se possar graduar pessoas que não estudaram?)… tudo depende de um ensino fundamental bem feito e com enfase nas ciencias exatas… o resto se aprende lendo… logo enfase também na mudança cultural com vista a dissiminação do habito da leitura entre as crianças e os jovens… saudações…

  3. Cearense é inteligente……. acho q o fundador do ITA era cearense não ????

    ..
    Enfim, o inventor do BIODIESEL é do Ceará, salvo engano

  4. parabens ao glorioso estado do ceara, exemplo para o brasil, e parabens aos dedicados alunos que vão cursar uma diciplina essencial para o desenvolvimento da nação( e não facudade generica de dois anos em gestão de qualquer coisa), na melhor ITA, serão anos de estudo, dedicação, que com certeza trarão frutos prosperos para eles e para a nação !!!

  5. Parabéns ao Ceará,um estado do nordeste tantas vezes injustiçado por parte da grande mídia nacional e por alguns brasileiros incoerentes que falam como se o nordeste não fosse BRASIL!
    Devemos seguir seu exemplo,não é atoa que sua capital se chama Fortaleza! parabéns!

  6. Essa expressão seletiva por si só já denota preconceito.
    O Brasil construiu uma cidadania desigual justamente por causa de pessoas que pensam em seletividade.

  7. Temos de nos capacitar de forma permante sempre, cabe aos Governos , nos 3 níveis, dar esses meios…só assim vamos deslanchar de x…só assim seremos de fato um potencia. Quem viver verá. P ontem.Sds.

  8. Preconceito de preconceituoso… tem raiva de quem sabe mais que eles… terceiromundismo latente… pequenez…

  9. Feliz com os comentários dos colegas, o Brasil só é grande quando todo ele é respeitado e admirado, para aqueles que detonaram os cearenses e os nordestinos no episódio do ENEM, taí um tapa na cara deles e de seus preconceitos, 20 anos de sucesso cearense no ITA, 1/3 de aprovação naquele que é considerado o mais difícil do Brasil, já imaginou se contarmos os aprovados de outros estados nordestinos? Dá mais da metade, rsrsrsrrs.Abcs, Alexandre.

  10. Acho que não é so um caso de ensino de melhor qualidade. Aparentemente os Cearenses tem uma habilidade natural de apreender so observando. Mutita gente de varias áreas já de comentaram isso.

  11. Só acho que os numeros de vagas disponiveis no ITA para graduaçao deveria ser aumentadas e rapido, 120 não são o bastante para atender as necessidades do Brasil, mesmo contando com as outras universidades que também formam engenheiros aeronauticos!

  12. Fora as ja conhecidas e consagradas habilidades humoristicas, musicais, turisticas e gastronomicas(dentre tantas outras), penso que os cearenses, alem de se prepararem com dedicacao e esmero, devem ter clamado em suas oracoes por ESPIRITO DE FORTALEZA (camaroes, lagostas, belas praias, sol de verao o ano inteiro) para a realizacao das provas do Ita. Esse deve ser o segredo do sucesso!

  13. Isso prova que as maselas que o povo do nordeste sofreu por tantos anos podem ser transpassadas pela força de vontade e pela garra do povo cearence…

  14. Os êxitos dos estudantes cearenses apontam que nem tudo está perdido no sistema educacional brasileiro. Este é um exemplo que deveria ser seguido por outros estados.

  15. é isso ai o brasil inteiro se levantando e aqui em sao paulo 19 anos desse governo privataria e a locomotiva esta sendo comida pelos cupins de aço dos politocos daqui , se sao paulo estivesse com a locomotiva funcionando o brasil estaria como a china.

  16. O Nordestino é antes de tudo um forte!
    Parabéns aos irmãos do Ceará, podemos mostrar com isso que todo o Brasil deve ser grande, tenho orgulho de ser Nordestino, mais amo o Brasil por inteiro.

  17. Jamais duvide da capacidade de um nordestinos, sobretudo um cearense. Eles são resistentes, orgulhosos e obstinados.
    .
    Parabéns ao povo Nordesteino !!

Comentários não permitidos.