Presente de Natal: Marinha compra os Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) da BAE

Sugestão: Informante

Mais um “furo” do Poder Naval: saiu hoje no Diário Oficial da União (Seção 3, Pág. 22):

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL

DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

Processo No- 63007.004873/2011-11 – TJIL No- 09/2011; Objeto: Obtenção por aquisição de oportunidade de três Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) e fornecimentos complementares (pacotes de munição, sobressalentes, treinamento e documentação), junto à empresa BAE Systems Surface Ships International Limited (BAE SSSI), para atuar, a partir de 2012/2013, no patrulhamento costeiro, proteção de plataformas petrolíferas e proteção e fiscalização de outras atividades desenvolvidas na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira. Valor: £ 133.800.000,00 (R$ 387.203.820,00); Enquadramento: Art. 25, caput, da Lei No- 8.666/1993. Processo Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa; Ratificação: C Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 23/12/2011, nos termos do art. 26 da Lei No- 8.666/1993.

Fonte: Poder Naval

50 Comentários

  1. Papai Noel teve ter passado um perrengue pra conseguir e depois levar o presentão. Só espero que isso não mude nada no ProSUPER.

  2. Será que é ‘média’ dos britânicos esta excelente oportunidade porque a diplomacia brasileira é contra as falklands? Seria uma forma de ‘comprar o silêncio’?.. Se for tá fraquinha! O Brasil só ficará quietinho se facilitarem a aquisição dos destroyers type 45 da BAE SYSTEMS e com TOT! Heueheh

  3. Mais perguntas do que comentários:
    Os navios estão prontos ou quase prontos?
    O programa da Marinha muda ou apenas a compra é acréscimo?
    Quando é a data de entrega prevista?

  4. CARO FABIO:

    O BOM E’ QUE SĀO NOVOS.
    O ARMAMENTO E A ELETRONICA SĀO LIMITADOS MAS PODERĀO SER EQUIPADOS DEPOIS COM OS NOVOS PADROES DE ELETRONICA NAVAL DA MB, ANTES ASSIM ! PARA A SUA MAIOR FUNÇĀO DE PATRULHEIROS ESTA’ ADEQUADO.

    AI VAI EM INGLES ALGUNS DADOS QUE OBTIVE:

    Technical specification:

    Length overall 90.5 metres
    Breadth moulded 13.5 metres
    Draught 3.5 metres
    Speed in excess of 25 knots
    Range at 12 knots greater than 5,500nm
    Endurance 35 days
    Nominal crew of 60

    Other features include:

    Capable sensor and weapons fit integrated within a command and control system
    Comprehensive communication system
    Ability to conduct sea boardings using onboard RIB and Fast Interceptor Craft
    Accommodation for 50 fully equipped troops
    Ability to conduct helicopter operations
    Ample deck space for the transport of containers and additional craft
    Ability to replenish at sea

  5. MAIS ALGUNS DADOS PUBLICADOS SOBRE OS PATRULHA OCEANICOS NA WIKIPEDIA:

    Class overview
    Builders: BAE Systems Surface Ships
    Operators: n/a
    Building: 0
    Planned: 3
    Completed: 3
    General characteristics
    Type: Offshore Patrol Vessel
    Displacement: 2000 tons full load
    Length: 296.9ft (90.5metres)
    Beam: 44.3ft (13.5metres)
    Draught: 11.5ft (3.5metres)
    Propulsion: 2 MAN 16RK 280 Diesels, 2 shafts (25+ knots)
    Complement: 34 plus 5 trainees
    Sensors and
    processing systems:
    Terma Scanter 4100, X-band
    Ultra Electronics OSIRIS Combat & Mission Management System [1]
    Armament:
    1 x DS30M 30mm cannon MSI DS 30M 30mm
    2 x 25mm
    2 x 12.7mm machine guns
    Aircraft carried: None (Landing facilities for one medium helicopter)
    Aviation facilities: 20 meter flight deck
    Notes: Similar to UK River class OPV’s

  6. O PREÇO PARECE MUITO BOM !
    DA ORDEM DE US$ 70 milhoes POR NAVIO NOVO DE 1,800 ton, ME PARECEU UMA OTIMA COMPRA DE OPORTUNIDADE.
    PARABENS MB.
    METEU OUTRO GOLAÇO !

  7. Objeto: Obtenção por aquisição de oportunidade.
    Notem bem a ementa do processo.
    Ah, se surgissem uns F-15 ou F-16 block-D…

  8. Parabens GOVERNO, Parabens PRESIDENTA DILMA, mostrando que não existe revanchismo e que esta sendo um bom Governo pras forças armadas…

    .
    Simuladores, Fuzis, Polo tecnologico, Helicopteros, Submarinos e outras conquistas são a marca deste GOVERNO

    .
    PSDB NUNCA MAIS…. FORAM 8 ANOS DE ARROXO !!!!

  9. Meu Deus! A MB é demais, enquanto a FAB faz aquele carnaval pra compra 32 caças, a MB esta se reaparelhando bem quietinha, numa boa, e sem chamar a atenção de lobistas.
    Parabéns MB!

  10. O zum-zum-zum é que o negócio envolve a construção, aqui no Brasil, de outros 5 navios com alterações no projeto. Qto ao armamento principal… Não é custoso nem difícil modificá-lo, pois tanto a torre de 30mm que os 3 navios trazem quanto as torres de 40mm (atualmente em uso pela MB), 57mm ou 76mm (cotadas para essa classe de patrulhas) não penetram o casco da embarcação. Logo é chegar no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e um gindaste arranca a velha torre de 30mm e coloca a que for definida (muito provavelmente a de 40mm que, parece, será produzida nacionalmente). O problema maior entre as atuais e as outras 5 unidades são as instalações de apoio aos helicópteros. As que estão sendo compradas não tem hangar, no máximo instalação para reabastecimento, e colocar hangar nela agora é economicamente inviável. Estas unidades precisam estar no mar ONTEM! Isso significa que em mar encrespado o helicóptero terá que decolar e retornar para terra, aguardar a tempestade passar e retornar ao navio ou enfrentar a tempestade em voo junto ao navio para ser reabastecido após a tempestade, se o mar acalmar, pois o convôo aberto não é seguro em caso de mar agitado. Os navios construídos aqui já terão o hangar incorporado e a arma principal redefinida. Bom… É o que diz o zum-zum-zum…

  11. Esses navios estão dentro dos programas previstos e o que muda é que esta sendo adiantado a aquisição desses tipos e sairam mais baratos.
    Muito boa a notícia!!

  12. Valeu Braz, bons esclarecimentos, creio que seria mais lógico.
    Sem dúvida o armamento será o mesmo já incorporado oque por si, já é um ganho.
    A deficiência do convés e Hangar então se restringiria aos 3 primeiros. Importante frisar que os navios estão prontos e que se fôssemos partir para a construção agora ainda teríamos que esperar uns 2 3 anos , como você mesmo disse.
    Os Navios estão Novos e são bons.
    Dandolo o preço é pelas 3 unidades mais sobressalentes, mais o pacote de treinamento inclusos e descrito no edital.
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Boa compra de ocasião. Parte do ProSuper já parece estar definida a favor dos Britânicos. Agora é ver como que vai ficar as Escoltas. Talvez a Type 26 ganhem uma força agora com essa compra…

    []’s

  14. E.M.Pinto disse:
    27/12/2011 às 20:45
    “Importante frisar que os navios estão prontos e que se fôssemos partir para a construção agora ainda teríamos que esperar uns 2 3 anos…”
    ——–
    Estando prontos e o preço compatível ou menor acho que vale a pena correr o risco que envolve o caso.
    Excetuando a geopolítica, claro.

  15. Se continuar assim, daqui a pouco a MB sai na frentre da FAB. E compra quietinha um NA (porta-aviôes) novo e 48 caças novos com TOT.

  16. E desde quando a MB tem verba para comprar alguma coisa pelo que eu saiba ela não dispõe de verba propria.A MB sim intermedia,indica,escolhe,aprova.Essas colocações é que geram NOS ALARMISTAS DE PLANTÃO E NOS ENTUSIASTAS DE OCASIÃO SLOGANS TIPO ALMIRANTE FULANO DE TAL PARA PRESIDENTE rsrs rsrs rsrs rsrs Eita assim a fauna nacional agradece e as simpaticas e dóceis Antas Amazonicas não correm o risco de extinção rsrs rsrs rsrs rsrs

  17. E ja começam a viajarem que tem haver com as Falklands rsrs rsrs Como viajam na maionese rsrs rsrs O Britanicos sabem qual é nosso posicionamento a respeito das Malvinas e sabem tambem que se não atacarem o continente Argentino lavaremos as mãos e apenas atiraremos boias a naufragos Argentinos rsrs rsrs DA GAVEA O GRITO HOMEM AO MAR e vem a ordem QUAL A COR DA BUNDA DELE? NÃO SEI DIZER SENHOR MAS É BRANCA…ENTÃO ESPERE QUE GRITE PLEASE HELP ME OU ACUDAM HERMANOS rsrs rsrs

  18. Os NPOs são bem vindos estamos carentes e não alterarão nada no PROSUPER é uma compra de ocasião,um reforço providencial e virão mais,melhores armados e ate produzidos aqui.

  19. Excelente, Dilma botando pra quebrar, aguardem 2012, novos caças para a FAB, VLS voando sem problemas e definição do prósuper.

  20. Alguem ai sabe se a marinha tem algum projeto de modernização dos fuzileiros (mais ou menos a exemplo do COBRA do exercito) ?

  21. Os que serão produzidos, min 5 / 9 máx, irão sofrer algumas pequenas adequações com ToT incluso. O preço original destas unidades era de aproximadamente 180 milhões de libras esterlinas “all included”. Como estavam há mais de um ano encalhadas (novas) no estaleiro por falta de pagamento por parte de Trinidad & Tobaggo, país que originalmente as encomendou, foram oferecidas com desconto a MB que não desperdiçou a oportunidade. Estas unidades não vinculam ou obrigam a MB a escolher escoltas britânicas. Sds.

  22. Eu só leio notícia de Brasil, Venezuela, Chile e Colombia em estar adquirindo materiais bélicos de algum poder em toda a América Latina.
    Vai criar uma discrepância muito grande de poder aqui no Sul, coisa que acho natural que aconteça.

  23. Quem não faz compra ou fica a ver navios, kkkkkk pelo menos é como esta no processo, se até determinado ano as pesquisas é as tecnologias não conseguiram fazer então so resta obtelas atravez de compra para estudos é com certeza fazer as nossos parabéns Brasil boa sorte nessa jornada que a jangada ta andando há passos lentos mais ta andando valeu.

  24. Sinceramente falando: que se danem los hermanos; temos que cuidar do que é nosso; não vamos meter a colher em briga dos outros – o máximo que podemos fazer é uma pressãozinha por conta da Unasul… fora isso, los hermanos que dancem o tango com os casacas vermelhas…

  25. e isso ai galera fim de ano bom esse mil mi 35, npoc, astros sera que o velhinho celso amorim ta domindo rsrsrsrsrs e ainda tinha gente metendo o pau nele quando foi indicado parabens mb parabens presidente DILMA e PARABENS sr MINISTRO Celso Amorim espero que em 2012 venham os caças de preferencia SU 35 S BR e os sistemas de defesa aerea TOR M2E com alcance ampliado e S-300. um abraço amigos

  26. É isso ai a MB devagarzinho vai indo e tem que melhorar mais,agora falta a FAB acordar e decidir as coisas mais rapidamente,a FAB tá parada no tempo!

  27. Como falei, a MB é a mais profissional das três Armas. Foi a primeira a trocar o FAL, adquirir novos blindados, etc. E seu corpo jurídico é competente, buscam o melhor da Lei 8.666/93 (lei de licitações e contratos), enquanto o patinho feio (FAB) fica 20 anos tentando fazer uma licitação internacional. É possível a dispensa da licitação, escolhe-se um caça, haja vista que não produzimos nenhum, fundamenta-se a escolha e pronto. Chega desse lenga-lenga. Se for rafale, gripen, f18, pouco importa, qualquer um deles é melhor do o que temos, mesmo esses caças, serão tampões, haja vista que as próximas gerações já estão operando. Acabei fugindo do assunto né?

  28. Eu gostaria que uma pessoa com conhecimento de causa fizesse algum comentário sobre a velocidade máxima de 25 nós. Como leigo, essa velocidade me parece pouca para as dimensões oceânicas.

  29. Não devemos comprar briga por causa da Argentina, eles é que se danen pra-la, melhor é continuar amigo de todos, esses NPaOc vieram em boa hora, eu sei que são NP, mas teria como acrescentar neles misseis? O Aster 15 ou 30?
    Alguém conseguiria tirar a minha dúvida?
    {}s

Comentários não permitidos.