Japão moderou quanto a proibição de exportação e produção de equipamentos militares

Classe HYUGA — Destróier ou Porta-Helicópteros?

Nota konner: Navio capitania da marinha japonesa é um tipo híbrido entre um destróier e um porta-helicópteros, a marinha japonesa se refere ao Hyuga como um destróier enquanto especialistas o classifica como um porta-helicópteros, seja como for, a classe Hyuga é o porta-helicópteros mais bem armado do mundo.

O Governo do Japão moderou a proibição da exportação de produção militar, que esteve em vigor desde 1967.

Devido à revisão dos regulamentos de exportação, as empresas japonesas agora terão possibilidade de participar em projetos internacionais e elaboração de sistemas de armas e exportarção de equipamentos militares, destinados a participar em missões humanitárias.

Talvez a lei tenha sido mudada em virtude da compra de caças americanos F -35 Lightning II, nos quais o Japão tomará parte na fabricação.

Oficialmente, essa moderação foi aprovada pelo Governo em 27 de dezembro de 2011, mas o levantamento real da proibição ocorreu anteriormente.

Em meados de novembro de 2011, o governo japonês permitiu à empresa nacional ShinMaywa a participar no concurso indiano para o fornecimento de aviões-anfíbios.

Fonte: Voz da Rússia

19 Comentários

  1. Vamos ver… “Navio capitania da marinha japonesa é um tipo híbrido entre um destróier e um porta-helicópteros”… Bom, até onde eu sei, a palavra “hibrido” significa que traz características dos dois, ou seja, destróier e porta-helicópteros. Na foto ou na relação de características do navio… Me mostra ONDE diabos está a parte “destróier” do navio? Karaka! É um porta-helicópteros e ponto. Tem nada de hibrido ali. Agora, se o “hibrido” vem do porta-helicópteros e porta-aviões (a diferença é o aparelho que usa e a pista que tem), afinal os caras estão se interessaram no F-35 por quê? Será que é por quê ele é supersônico e VSTOL? Por quê pode operar no seu “hibrido”? Com os VSTOL os japoneses voltam a ter NAes e força aérea naval e os chineses que se cuidem… O fato de os americanos tirarem um peso enorme dos cofres americanos e os fuzileiros reavivarem seu querido VSTOL é um bonus ENORME! Vão ser cagados assim no Japão!

  2. Não é culpa do Konner não, é assimq ue os japoneses intitulam o navio destroyer porta helicópteros e até mesmo destroyer híbrido, portanto ele não errou na denominação.
    Agora claro, este título deve ser questionado aos japoneses, pois eles o deram para fugir das restrições impostas pelos embargos as armas dos quais eles estão submetidos.
    Há uma outra matéria sobre os embargos do TNP que eu até sugeri copiando a criatividade dos japoneses para nossas autoridades criarem Armas de fissão de núcleos atômicos e assim escaparmos do acordo de restrição que proíbem as armas nucleares…rsrsrsrs
    Abraço
    E.M.Pinto

  3. Eu tenho la minhas duvidas se os japoneses vão exportar armamentos de ultima geração.
    Os Subs classe Soryu são os maiores submarinos convencionais e mais modernos do mundo, casco duplo, proteção acústica, profundidade máxima 900 metros, AIP, direção joystick, visor do telescópio em console,ECM 3D, etc.
    Pode ser que a nova fragata classe Akizuki interesse a MB, ela utiliza a turbina do AMX.

  4. .
    .

    A marinha japonesa se refere ao Hyuga como um destróier.
    .
    Vejamos poo que:
    .
    Seu principal armamento é o lançador vertical MK-41 com 16 células de lançamento para mísseis RIM-162 ESSM, nova versão do míssil Sea Sparrow lançada verticalmente.
    .
    O ESSM é guiado por radar semi ativo com atualização de meio curso por data link., podendo destruir uma aeronave ou míssil de cruzeiro a uma distancia de até 50 km.
    .
    Cada célula do lançador MK-41 está armada com 4 mísseis ESSM, sendo que das 16 células, apenas 4 são usadas para o ESSM, totalizando 16 mísseis.
    .
    As outras 12 células que sobram são armadas com o míssil anti-submarino ASROC VL cujo alcance é de 28 km com sua carga útil de um torpedo MK-46.
    .
    Ainda para combate anti-submarino, há dois lançadores triplos de torpedos leves de 324 mm.

    .
    Para defesa de ponto, estão instalados dois canhões CIWS MK-15 Phalanx de 20 mm, capazes de cuspir até 4500 tiros por minuto com um alcance efetivo de1500 m.
    .
    Com este armamento, pode ser considerado um destróier puro.

    .
    Saudações,
    .
    konner

  5. Vejam o tamanho do DDH-161 Hyuga e do novo 22DDH,o japão é um dos grandes construtores navais da história,junto com os E.U.A ao meu ver são as nações que mais sabem construir Porta-AVIÕES,e agora eles voltaram,gostaria de ver seus estaleiros construindo um Porta-Aviões de 60000T,e alguns ficam empolgados com a banheira que a China comprou e reformou.

    DDH-161 Hyuga e 22DDH

    http://www.defpro.com/daily/details/597/

    22DDH de frente

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/ZO8aZ8EihyKu0sXMo2m9bA?feat=embedwebsite

  6. .
    .
    Quando decidi por essa imagem para ilustrar este post, foi justamente esta associação que eu pretendia fazer, você foi bem no ponto em seu comentário.
    .
    Outro fator é o conceito, praticamente inovador da nave, que particularmente gostei muito e já que pretendemos pelo menos dois Porta- helicopteros para a MB no futuro, imaginei assim quem sabe, iniciar uma discurção sobre algumas possibilidades.
    .
    Saudações
    .
    konner

  7. Heueheh, E.M.Pinto!.. É só nos papéis constar como veículo lançador de satélites, ou mesmo de testes científicos em microgravidade. Um satélite sendo trabalhado com ‘tecnologia inovadora e 100% nacional’ Heueheh, Ou um experimento único e protegido. Aí pronto. Monta-se escoadouros de urânio enriquecido das centrifugas, em subsolos, veículos camuflados. Mas o ideal mesmo seria concentrar em um só local tudo isto.
    obs. Ainda tem aqueles laboratórios subterrâneos do CTA? =b heueheh

  8. Por partes… Ao E.M.Pinto: Calma… Sei que o Konner não inventou o tal hibrido e que o termo é mais uma tendencia ninja dos japoneses de tentar fazer os outros de otários. Só queria manifestar o fato que o truque não cola comigo. Minha redação do texto é que não foi muito feliz e pareceu que responsabilizava o Konner pelo termo. Peço desculpas. Quanto ao Brasil usar dos mesmos subterfúgios… Cara, se acredita que errou em assinar o TNP, simplesmente rasgue e ponto final… Veja a onde nossa “diplomacia” nos trouce. Se não nos interessa, não nos interessa e ponto, não fazemos e arcamos com as consequencias… Já arcamos com as consequencias interessando ou não mesmo! A corda sempre arrebenta do nosso lado. Este truque de fazer de conta que “é o que não é” pode pegar bem para os japoneses, pros brasileiros o melhor mesmo é sacar um coelho (prefiro escopeta) da cartola! === Ao Konner… Meu amigo… Se fosse uma questão de armamento, os NAe italianos, se não me engano, estão recebendo lançadores Silver de Aster 15/30… Isso os tornaria “destroyers” AA, faltando apenas as armas AS. Não, amigo, para ter ser um hibrido falta muito para os HYUGA… Se quer um hibrido MESMO, veja o HARUNA… Este SIM é um HIBRIDO. Exerce as funções dos dois. O Hyuga é um Porta-helicópteros que tem uma defesa turbinada. []´s

  9. ele tem misseis antinavios para ataque de superfice contra navio inimigo, tem misseis de cruzeiro nele, misseis anti areo de longo alcance???

  10. Nossa constituição proibe o uso de armas nucleares para fins militares,mas autoriza o uso de tecnologia nuclear para fins cietíficos.Poderíamos detonar uma W87 para pesquisarmos na prática como funciona na prática a fissão nuclear rsrsrsrs.

  11. Na verdade Novo Brazuk a detonação de ogivas termonucleares é necessária para se compreender a fusão nuclear do hidrogênio, poderíamos produzir ogivas armazena-las junto com os misseis e detonar uma meia duzia pelo bem da ciência, de quebra aprendíamos sobre aquilo que pode ser a nova forma de energia do mundo, limpa e totalmente segura, já que não ha radiação na fusão.

  12. Eu gostaria de desenvolver a Nave 1/3 C. É uma espécie de disco voador com 1/3 da vel da luz. Se algum país quiser me levar para montá-la, vamos lá … No Japão seria o lugar ideal, pois preciso da microeletrônica para fabricar o reator de fusão nuclear de pequeno porte.

  13. SILVA disse:
    28/12/2011 às 13:59

    ele tem misseis antinavios para ataque de superfice contra navio inimigo, tem misseis de cruzeiro nele, misseis anti areo de longo alcance???
    ——————————————————————————————————————————–
    Não tem mas é só carregar no Vls…esta em fase de desenvolvimento final um míssil hipersônico stealth anti-navio de 300km.
    Este navio na JMSDF tem a função de comandar a frota voltada para guerra anti-subimarina, para outras funções suas escoltas dão conta.

Comentários não permitidos.