China começa a usar novo satélite de posicionamento global

China deu mais um passo nesta terça-feira, 27, para encerrar sua dependência de satélites norte-americanos para serviços de navegação e posicionamento, ao iniciar um teste operacional do sistema Beidou, desenvolvido naquele país.

Os chineses deram início a um projeto para eliminar sua dependência do Sistema de Posicionamento Global (GPS) norte-americano em 2000, quando colocaram dois satélites experimentais de posicionamento em órbita.

Ran Chengqi, porta-voz do novo sistema, disse a jornalistas que o Beidou – ou “Ursa Maior”- cobrirá a maior parte da região Ásia-Pacífico no ano que vem e, a partir de 2020, terá alcance mundial.

A China já lançou dez satélites para formar a rede Beidou, e planeja lançar outros seis no ano que vem, segundo ele.

A imprensa estatal chinesa informou que o sistema futuramente envolverá 35 satélites, que serão utilizados por diversos setores, entre eles, pesca, meteorologia e telecomunicações.

A China tem planos espaciais ambiciosos, que incluem uma estação espacial e uma viagem tripulada à Lua.

Embora os chineses tenham prometido não militarizar o espaço, especialistas dizem que as forças armadas do país estão ampliando o uso militar do espaço com os novos satélites.

A destruição de um antigo satélite por um míssil, em um teste bem sucedido realizado no começo de 2007, representou o desenvolvimento de novas capacidades para as forças armadas chinesas e, no ano passado, a China testou com sucesso uma nova tecnologia que permite destruir mísseis em voo.

Fonte: Estadão

17 Comentários

  1. Ilya…. uma festa mesmo..
    mas é bom saber que eu posso me localizar em qualquer lugar do mundo sem ter de depender exclusivamente do sistema gps…

  2. pois é caro Ilya logo deve vir a India,o Irã, para nós ” óleo de peroba “.
    Por que o dinheiro do pré-sal já era vai ficar com prefeitos e governadores ” e a orgia com o dinheiro “.
    SDS

  3. O Brasil pra começar tem de resolver o problema do lançador nacional,precisa ter um foguete funcional criado aqui,por isso o VLS não pode mais falhar,ai sim o Brasil deve pensar em outras coisas no espaço.Más uma coisa é fato,nosso país tá lá atrás,muito atrasado e é o ultimo da fila na corrida espacial,triste hein!!

  4. Me desculpem a franqueza, mas, sabem quando teremos FA modernas e satélites assim?
    No dia que todos os vendidos e entreguistas já estiverem no espaço.

  5. Pergunta-se porque? Os programas espaciais da China e Rússia não foram sabotados como o nosso VLS? Deve ser inveja das nações poderosas ter um país rico em recursos naturais e minerais as duas Amazônias os Aquíferos Guarani e Alter do Chão também na Amazônia e agora o recém descoberto rio Hamza maior do que o rio AMAZONAS da qual todas as nações necessitaram futuramente se tornar um país desenvolvido e agora é a sexta economia do mundo e forte militarmente e quem tem uma Alcântara na linha do equador que pode lançar misseis pra qualquer lugar do mundo e pode fabricar a bomba atômica,Resumindo o mundo não precisa de armas e bombas e sim de recursos minerais e da floresta em pé

  6. Nem o Irã que estão acusando de fabricar a bomba atômica não teve o seu programa espacial sabotado vetor pelo o qual os Aiatolás teriam como lançar as bombas e o Brasil que é proibido pela a Constituição teve

  7. A China disparou em tecnologia. É um país muito sério. Eles servem de exemplo para nós. Os chineses adotaram a economia do Governo Militar de 64 (Regime Militar Brasileiro), por isso estão se dando bem. Após o Regime Militar de 64, os políticos brasileiros partiram para o caminho da ingenuidade e da corrupção. O Brasil está se dando bem no momento, porque as empresas multinacionais estrangeiras estão nos ajudando, além do crescimento chinês, indiano e argentino. Se a corruptocracia + impunidadecracia + bancocracia + marketing político enganoso + populismocracia corrupta acabassem no nosso país, certamente entrariamos no rumo virtuoso. O mal do Brasil é um só: Político. Com esses políticos que nós temos, acredito que andaremos a passos de tartaruga. Não paramos, porque essa nação é potencialmente muito rica.

  8. xtreme disse:
    28/12/2011 às 00:35


    ainda bem que ainda podemos usar bussola..rsrsrsrs
    ================================================
    Heuehehe! Verdade!
    Ou na pior das situações, alguém com cabelo,pelos + agulha,alfinete + água e recipiente para o mesmo

Comentários não permitidos.