Nave espacial europeia será testada em janeiro

ESA testará sua nova nave espacialNave de reentrada

Menos de três anos depois de dar o sinal verde para a construção de sua primeira nave espacial retornável, a agência espacial europeia (ESA) agendou o primeiro teste de seu protótipo.

O IXV (Intermediate eXperimental Vehicle, ou Veículo Experimental Intermediário) fará seu primeiro teste de reentrada na atmosfera em Janeiro de 2012, em preparação para sua entrada em operação em 2014.

Lançado a partir do Espaçoporto Europeu, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete Vega, a nave experimental atingirá uma órbita de 450 quilômetros de altitude, mais alta do que a órbita padrão da Estação Espacial Internacional.

Isto permitirá que a nave atinja uma velocidade de 7,5 km/s durante a reentrada na atmosfera, atingindo as marcas hipersônicas e supersônicas necessárias para testar tecnologias inéditas, nunca antes usadas em veículos espaciais.

Voo autônomo controlado

Ao contrário dos ônibus espaciais, a IXV fará uma reentrada totalmente autônoma, com seu voo sendo o tempo todo controlado por motores e flaps aerodinâmicos.

Esses flaps espaciais foram testados com sucesso em laboratório no último mês de Julho.

Depois de já totalmente na atmosfera, a nave será trazida ao solo por pára-quedas, completando um teste extremamente realístico – o lançamento equivalerá a uma missão real completa da nave, quando em operação definitiva.

Se tudo der certo, começará a fase final de montagem da primeira IXV real, que deverá fazer seu voo de estreia entre Janeiro e Setembro de 2014.

A ESA também já iniciou a construção do centro comando da missão IXV em terra, incluindo o prédio de controle da missão, os sistemas de telemetria e rastreamento, as antenas móveis e a rede de comunicações.

Foguete Vega

O teste também valerá para a validação final do foguete Vega, que ainda não está em operação comercial.

O Vega pode levar ao espaço cargas de até 2.500 kg, dependendo do tipo e da altitude da órbita – a referência é uma carga de 1.500 kg a uma altitude de 700 quilômetros.

A nave IXV pesa 1.800 kg, e terá versões para carga e para tripulantes.

Fonte: inovacaotecnologica

11 Comentários

  1. A Nave 1/3 C na atmosfera ? 30 x vel som. 40 mil km/h. A Nave 1000 C, que os ETs usam, atravessaria a Terra de lado a lado numa velocidade próxima a 1000 C.

  2. Nao e dificil vamos la:
    .
    O ESPACO NAO TEM ATRITO
    .
    SENDO ASSIM SE CONSEGUIRMOS FAZER ALGO QUE “EXPLODA” A UMA VELOCIDADE IMENSA, NA PRECISARIAMOS MANTER, JA QUE NAO HA ATRITO NO ESPACO.
    .
    O EXPLODA NAO E POSSIVEL, JA QUE NAO A OXIGENEO PARA ALIMENTAR A EXPLOSAO, MAS SE ME ENTENDEM, O EXPLODA E UM PODER GRANDE DE LARGADA
    .
    PARA PARAR SERIA SO ACIONAR OS MOTORES REVERSOS.
    .

    ASSIM CHEGARIAMOS MUITO MAIS LONGE, TALVEZ AQUELE PLANETA HABITAVEL.
    .
    MAS QUANTO A NAVE VOLTAR A TERRA… USE ESTE SISTEMA

  3. carlos, nao é bem assim. o lançador vega, foi há pouco tempo oferecido ao brasil, mas como pode levar ele ja está pronto — realmente uma pena nao termos ‘dito nem q sim, nem q nao’. e de estarmos presos no acs-ucraniano.

    sobre a nave, nao sei, estou um pouco receioso.
    sao tecnologias de mais, velocidade de mais, foguete novo de mais, nave ao aq parece, pequena de mais..vamos ver no q da. abraços.

  4. talvez haverá no futuro um módulo espacial que faça viajar longas distâncias em pequenos períodos, tal como, fazer um portal entre dois lugares distantes. isso deve ser usado por tecnologia alienígena

Comentários não permitidos.