MANSUP segue em frente

Exocet_AVIBRAS_modernizee(foto Infodefesa MM 40 Exocet)

A Marinha do Brasil assinou os últimos contratos que cobrem os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do programa MANSUP (Míssil Anti-Navio de Superfície), que está programado para entrar em serviço no final desta década.

Além da Atech, cuja atuação será a de gerenciamento complementar, e da Omnisys, responsável pelo buscador de alvos (auto-diretor) do equipamento, Avibras e Mectron foram contratadas para fornecer o propulsor de combustível sólido e construir o protótipo, respectivamente. As duas empresas já estão envolvidas no programa de modernização dos MBDA MM40 Exocet Block II da MB, sendo que o primeiro foi entregue em outubro passado.

A Marinha do Brasil irá coordenar o programa de desenvolvimento, cujo objetivo é criar um substituto para os MM40. Segundo fontes classificadas o MANSUP consumirá inicialmente US$ 50 milhões.

Projetado para alcançar alvos a 70 quilômetros de distância, o MANSUP será guiado na fase final de aproximação do alvo por um buscador de radar ativo.

Fonte: Tecnologia&Defesa

28 Comentários

  1. .
    .
    Ja vem de 3 ou 4 anos esse programa sem ter nada assinado… agora tem a canetada e vai ficar pronto no fim da década… por que tudo nesse país tem que ser lento?? O Irã já está produzindo em massa seus misseis anti-navio também baseados nos Exocet… e os nossos vão ficar prontos no fim da década…
    .

  2. 70 km é muito pouco, mas ja é um avanço, afinal não da pra chegar criando missel de 10000 km. A Marinha como sempre fazendo jus ao dinheiro que recebe e avançando, ja a FAB…

  3. Está ocorrendo com o MANSUP o mesmo problema que ocorreu com o MAA-1 B Piranha: Está nascendo obsoleto. Serviu como aprendizado, mas o caminho agora seria desenvolver um modelo com características furtivas e capacidade de velocidade Hipersonica na fase terminal.

    []’s

  4. Porra no final da década apenas ????
    Tão de sacanagem !!
    Queria saber como nos viraremos se de uma hora para outra resolverem nos invadir !!
    Bando de brincalhões esses políticos e esses militares também que são uns calças frouxas por permitirem tamanho descaso com a Segurança e Integridade da Pátria.

  5. Um programa DE REVITALIZAÇÃO que só em si já poderiamos dar nota 10, mais ainda quando se sabe que os conhecimentos adquiridos irão alavancar um novo programa para substituição do MM40.
    Como nada é de graça, aos poucos e na surdina o franceses estão começando a demonstrar comprometimento com esse país, é como disse um começo.
    SDS

  6. Pois é…. kd os criticos do Governo agora ????

    ..
    Quando a Dilma fala em aparelhar as forças armadas ela falou serio…. mas tem gente ESPIRITO DE PORCO que só leva a vida em duvidar

    ..
    Essa gente mal humorada e que só leva a vida em reclamar e duvidar deve sofrer de uma coisa: falta de sexo!

  7. Alguém gosta de um crepe francês?
    eu até gosto…
    Eles adoram uma picanha brasileira, uma feijoada… porque não? vamos os convidar…

  8. CArlos Argus
    Pode crer!! Concordo contigo e com todos que veem o grande progresso em mísseis anti-navios.
    CRSOV
    Pois é! Mas a MB trabalha com os recursos que tem

  9. Muito bom, apesar de estarmos contando com ele só para o final da decada temos que lembrar que teremos muito mais gente qualificada para P&D nos próximos anos.

    Tomara que dai saia um missil anti-navio balistico a ser lançado de um bateria tipo Astros.

  10. Prazo, que dê tudo certo, Mt bom e Revitalização. São palavras bonitas, mas para um País como nosso, esse marasmo, propaganda sem fim e sem resultado, não dá para aguentar. É muita torcida e esforço sem resultado. Numa ponta engenheiros e especialistas aguardando, sonhando com sua contribuição para nação, na outra ponta políticos e muito, mas muito mesmo: blá, blá, blá… até quando? Se olharmos para trás este projeto vai estar com 20 a 30 anos, se, se, se ficar pronto. Ja nasce morto. Pelo que sei os EUA ja testaram com sucesso um super míssil, que não sei por qual motivo, é muito parecido com nosso “screamjet” hipersônico com, acho, mais de 10.000 Km de alcance. Se comparar nosso míssil, se, se, se ficar pronto, só vai afundar lancha de traficante e olha lá.

  11. Vejam como as coisas são , depois do anuncio por parte da MB , da aquisição pelo CFN do sistema ASTROS-II .
    Assinam os utimos contratos sobre o desenvolvimento do MARLIN ( Mer&%$# , vamos dar nomes a esses sistemas , quem sabe o site não indica esse nome que dei ?? ).
    Baseando nisso , especulo que esse míssil terá versões TERRA/ SUPERFICE , além de suas versões ( SUBMARINO/SUPERFICE , SUPERFICE/SUPERFICE,AR/SUPRFICE.)
    Na minha modesta opinião , deveria-mos utilizar a cabeça de busca do MORCEGO (MAR-1),já que a mesma , em seu modo passivo, pode localizar emissões de radares a uma distância de 500km.
    Sem contar o fato de ser quase ou totalmente fabricada no Brasil, por uma empresa de capital nacional .
    Com algumas modificações ( sistema de busca ativo/passivo, sendo guiado passivamente até o alvo pelo radar do meio lançador , e depois utilizando seu radar de modo ativo , para travar e atacar o alvo.)
    Teria-mos um míssil , quase 100% nacional , pois comos todos sabem as empresas principais do projeto ( ATECH & Omnisys ) , pertencem nessa ordem a Montaer ( Embraer ) & MBDA , portanto , pertencem aos Europeus !!!

  12. 70 km é muito pouco para os dias atuas,deveria ser no minimo o triplo disso! Como eu ja falei poderiao desenvolver uma versão anti-navio do AV-MT-300 assim teriamos um míssil anti-navio poderoso.

  13. Tai um cara bem humorado… Rafael… continue assim, com essa simpatia de sempre… só mude um pouco o discurso… tá dando muito na cara essa mania de defender o governo petista a todo preço… por acaso o amigo é algum cumpanheiro de partido?… a proposito, como esta a reforma dos MM40? alguem sabe?…

  14. Supostamente estaria sendo desenvolvido uma versão naval para o AVMT-300 porém isso não foi confirmado pela marinha, e eles não teriam dito se iriam comprar. Se for verdade pode ser somente precaução já que é um missil com um consideravel alcançe e pode ser modificado para ir além de 300 km, ultrapassando o limite imposto pelos tratados internacionais. Então todo cuidado é pouco.

  15. muito pouco, mesmo sendo o inicio deveria ter a capacidadde de uns 150 quilometros de alcance e realemente ele é uma copia do exocet .

  16. Por favor, se usar GPS usar tb um sistema inercial redundante. Se usar radar na fase final usar tb TV c/ inteligência artificial p/ processamento de imagens. Autonomia >120Km e deslocamento padrão seaskin até 7/10m ou mergulho a partir de grande altitude. Tudo bem se turbojet na fase inicial.

  17. CARISSIMOS, QUANDO TERMINAREM A TAL MODERNIZAÇÃO E O MISSEL ENTRAR EM OPERAÇÃO VAI ESTAR OBSOLETO, ISSO É UMA VERGONHA UM TAPA NA CARA DA SOCIEDADE! UM ESCANDALO DA SAFADEZA E DA BURRICE.

  18. Eu considero um míssil anti-navio de versao ultrapassada.
    Bosco já teceu uns comentários a respeito sobre isto. Com dados técnicos como sempre..
    Mas é alguma coisa. Aliás.. quando é relativo ao brasil para os brasileiros.. sempre É ALGUMA COISA, NUNCA O IDEAL.
    Já tinha que ter escolhido os vencedores do prosuper. E acordos quanto ao brahmos. Explorar o bric’s. Mas… Mas…
    Este governo não é sério, os políticos não são sérios. Porque se fossem, não teriam sentido de existir neste sistema político do país, já que vivem de prometer solucionar problemas que nunca acabam.

  19. O Tratado assinado por FHC ,que limita a produção de Mísseis em 300 km ,não é coisa de Pais Sério.Porém Tratados como este terão que ser rasgados . Agora tudo no
    BRASIL é lento mesmo e também nos falta projetos avançados para que saíamos na frente ,vamos parar com esta estoria de que para começar esta bom.
    Aqui se diz * Estamos Correndo Atrás * , mas quem corre atrás não ganha a corrida.
    Sobre o nome do missil : Ha alguns anos chamava-se este missil de BARRACUDA.

  20. Caros primeiro se aprende a engatinhar, depois a andar e só depois a correr.

    Outra coisa mesmo que estejamos ou queiramos construir um MANSUP de 150 ou 200 km de alcance não é conveniente anunciar isso aos quatro ventos…

    Se lerem com mais cuidado as manifestações da MB ela se refere sempre aos 70 km como alcance MÍNIMO do projeto…

    Quando for efetuado o teste do propulsor nacionalizado do MM40 que a Avibrás já entregou a MB teremos uma noção melhor. O sucesso do teste real no motor nacionalizado deve acontecer no primeiro trimestre de 2012, é a medida mais próxima deste nosso avanço…

Comentários não permitidos.