Navio-aeródromo São Paulo é requalificado para operações aéreas noturnas

Durante os trabalhos de condução da Inspeção Operativa (Programa de Adestramento da Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento PAD-CIASA fase mar), o navio-aeródromo (NAe) São Paulo, da Marinha do Brasil (MB), recuperou sua qualificação para operações aéreas noturnas. Essa condição foi alcançada mediante o processo de aceitação da modernização do sistema Óptico de Pouso (SOP).

O SOP é importante para orientação do piloto nos procedimentos de aproximação e pouso de aeronaves de asas rotativas voando por instrumentos e vital no caso de aeronaves de asas fixas operando no convés de voo do navio.

Desde o dia 23 de novembro, o NAe São Paulo voltou a operar com voos no período noturno, e como parte dessa recapacitação, pilotos do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foram qualificados para conduzir aeronaves UH-14 Super Puma à noite.

Fonte: Tecnologia& Defesa

40 Comentários

  1. Notícia animadora essa, esperamos finalmente que essa belonave faça por merecer todos os investimentos que lhe foram feitos e que a sua tripulação possa efetivamente ser operacionalmente empregada na defesa pro-ativa da Amazônia Azul, coroando com êxito todos os esforços e capacitação a que se submeteram ao longo dos últimos anos.

    Estamos cientes de que esse Porta-Aviões não é o melhor e o mais moderno do mundo, mas também estamos conscientes de que está sendo operado por profissionais sérios e altamente qualificados e de que razoavelmente armado e equipado ainda pode ser muito útil até a chegada dos futuros PA.

  2. .
    .
    Ja passou da hora dos estudantes de engenharia naval e outros desmontarem metro por metro desse navio, aprender a fazer tudo, inclusive os materiais, e fazer unidades 100% nacionais com dois reatores nucleares de submarinos dando a potencia necessária… mas cadê o Ministério da Ciência e Tecnologia pra fazer isso… ta na hora de formar doutrina de produção e não de uso de ferro velho como escola para os operadores de porta aviões!
    .
    Depois remonta tudo e deixa funcionar normal… os indianos com suas mãos e martelos desmontam um petroleiro em 2-3 meses… o SP ficou uns 2 anos docado revitalizando… melhor seria se tivesse usado esse tempo estudando seus detalhes!
    .
    Valeu!!

  3. Grandes coisa, sem avião fica tenso, um lindo navio, pra ficar no porto porque é totalmente inutil. Pra mim ele tinha que ser usado só pra visitação, ficar num porto atracado, e cobrar para entrar nele conheçer o navio. Assim ele ainda da dinheiro.

  4. Essa lata velha flutuante é capaz de afundar se for atacada por um balão de festa junina !!
    É impressionante o desleixo com que a Segurança da Pátria é tratada.

  5. o São Paulo esta sendo modernizado e será o nosso ponto de apoio para formação de doutrina para o Novo Porta aviões….

  6. É INFELISMENTE,se o são paulo partir para o combate com uma potencia mediana no atual cenario mundial ceria afundado,rapdamente pois onde esta sua defesa,para ele resistir,teria que ter no minimo um submarino nuclear,um cruzador antiaéreo bem armado um destoyer como cobertura,não esqueçam cruzador bem armado no minimo um KDX-3 UMA F-100 ESPANHOLA,TIPY-45 INGLESA,BOM CERIA UMA ,ARLEIGH BURKE ,TICONDEROGA,desculpem não custa sonhar,MAS com a que temos embora atualizas não dão proteção ao são paulo,ainda mais com os caças ultrapassados que tem,UMA VERGONHA,QUE MAL CERVEM COMO DOUTRINA MILITAR,perto de um poderoso porta aviões americano ficam parecendo um mendingo maltrapilho,uma galinha depenada,para um pais que almeija um ASSENTO na ONU não é uma vergonha,ESPERAMOS QUE ESTES POLITICOS BRASILEIROS VEJAM O TRAPO QUE ESTA AS FORÇAS ARMADAS e criem VERGONHA NA CARA.

  7. E como estão os Falcões???Alguem sabe dizer???Eu fico muito na rota deles e a muito tempo nenhum levanta voo ou pousa.Ja os Helicopteros da Base de São Pedro cotidianamente estão voando.Não erão 28 Falcões e agora são so 12 UÉ KD rsrs rsrs

  8. para mim o são paulo e lindo, mas sem caças e como um pit bull desdentado, e somente 12 caças não vão assegurar seu pleno poder de dissuação, e porta aviões e para isso…projeção de poder, um ataque ao nosso nal captania,nessas condições seria como bater em cachorro amarado.
    e motivo de orgulho para o brasil ser um dos poucos paises do mundo, com capacitação de operar um PA, mas se for para ser mantido sub-armado, e com muita dor no coração que eu digo..que e melhor desativa-lo, e investir seus recurços de operação em submarinos, tomara que eu esteja errado !!!

  9. A MB faz muito além do pouco que tem… muito legal!!
    Aprendizardo de total importância para o futuro porta-aviões.
    Pelo menos esse São Paulo esta sendo uma grande escola pra MB, por isto é importante ter os meios mesmo que não sejam de “primeira linha”, metaforicamente pois o SAMPA é Show!!

  10. Rorschach você tá nervoso!!!Mas tem razão em parte, pois sem avião só serve pra olhar.
    Uma pena, um navio tão bonito e de grande utilidade, que de nada serve – da Ponte Rio x Niterói dá para admirá-lo.

  11. Caro maxtedy .
    Esse papo de que porta aviões aqui no Brasil é para defender ” Amazônia Azul ” está enchendo o s%$#@*& .
    Porta aviões , assim como submarinos nucleares , são simplesmente para projeção de poder .
    Usar um PA ou SubNuc.. para defender e patrulhar zona econômica exclusiva , é o mesmo que usar um ” canhão para matar uma mosca ” , ou se preferir uma Bereta .50, para matar um rato.
    Acho que esses meios, deveriam ser usados para patrulhar as rotas de comercio marítimo Brasileiras , defender os interesses nacionais ao redor do mundo , defesa & resgate de nacionais em áreas de conflito , e em caso de guerra declarada , projeção de poder sobre terra ao redor do globo.
    Mas como aqui no Brasil , os políticos adoram contar historinhas , eles vem com essa balela !!!

    Francoorp
    A MB , ( acredito eu ) , domina e tem capacidade para ” tocar ” um projeto de um PA sozinha.
    Esses reparos , pelo o qual passou o A-12 , não foram apenas reparos, foram modificações profundas no navio , a ponto de deixa-ló quase novo.
    O que falta aqui no pais , é coragem para inovar .
    Poderia-mos participar conjuntamente com a Russia , de seu futuro PA , caso houvesse a participação de mais alguns países dos Bric,s , o custo do projeto e das encomendas seria muito menor.
    E só para frisar , a Russia tem um acordo de defesa com o Brasil , isso ajudaria em muito na transferência de tecnologias que não dominamos .
    Digo o mesmo sobre as Fragatas de 6.000T , poderia-mos desenvolver um projeto de fragata dessa classe , baseado no desenho de casco da Barroso ou das Niteróis .
    A mesma coisa que fizeram os Europeus e Americanos , mas como aqui no Brasil as pressões de ” forças alienigenas ” são muito fortes , e nos mantem atrelados a americanos ou europeus , continuamos ” escravos dos senhores Americanos ou Europeus ” .
    Com uma mera fantasia de independência !!!

  12. Hahahaha…. Porta aviões só para Helicópteros… Enquanto isso nenhum caça voa. DEsculpem os parceiros, aqui somos todos patriotas, mas achar que isso é bom é o fim da picada. A VAca foi pro brejo. Sucatão, por favor afunda de uma vez, mas não mate ninguém, ninguém merece, ao menos nenhum marinheiro. Agora se o Jobim, FHC ou Amorim estiver lá, quem sabe é uma boa.

  13. CRSOV Tu ja entrou Nele? Ja Foi? Entaum fique quieto! Sabia que ele e o 3 maior que tem? AFFFFFF Comentaristas de internet! –‘

    Bm, e um belo NAe embora seja meio lerdo, mas revializado…. Ficou muito melhor

  14. É galera, mas se a marinha está com esse papo de PA nacional, é porque ao longo desses anos ela estudou milimetro por milimetro desse navio e refez todo o projeto sem precisar desmontá-lo. Lembrando que a nossa marinha sempre está 10 léguas a frente das nossas demais forças.

  15. Submarino nuclear é uma das melhores armas de disuazão,e não é só para projeção de poder é disuazão,tantas armas construidas mas a melhor sem duvida é o submarino nuclear,e para intimidar mesmo ainda fico com o submarino nuclear balistico com bombas nuclear e foguetes ipersonico de longo alcande,a melhor arma para o Brasil impor respeito,5 submarinos balisticos silenciosos destes e mais uns 15 nucleares torpedeiros 30 submarinos convencionais 20 KDX-3 15 KDX-2 3 porta helicopteros, algumas corvetas e mais uns de 500 toneladas para inpenão e vigilancia ,a marinha poderia se diser com uma boa defesa,o maior ex:Foi a guerra das malvinas onde a marinha argentina teve que ficar no caes pois temiam os submarinos nucleares ingleses,e realmente tinham que temer pois é uma arma devastadora desntro da agua,podendo ficar por muito tempo oculto debaixo dagua,por este motivo digo que o submarino é uma arma estrategica e uma das mais importantes em termos de estrategia e disuazão.

  16. Um porta aviões sem a defesa de boas aéronaves de submarino nuclear destroyers atravessadores bem armados e de ultima geração,não sobrevive no atual cenario de combate naval,assim mesmo ja é dificel,quanto mais um são paulo despenado e desprovido de uma defesa de qualidade,é gastar e jogar dinheiro fora,para não ser muito maldoso ,manter a pobre doutrina.

  17. CACHORROSEMDENTE, irritado que nada, nunca tive tão calmo na minha vida. Foxtrot, até onde eu saiba, posso estar enganado mas a Barroso é uma corveta. Não entendi porque vamos comprar corvetas de fora se temos nosso modelo. Mas emfim, vai ver ela ja é ultrapassada e querem uma nova pra servir de base paras que estão por vir. Quanto ao Opalão, ele pode ser bonito, e estar até todo modernizado, so faltando os caças, mas ele tem desenho antigo e isso não da pra mudar. Os porta aviões modernos também servem de navios de assalto anfibio e carregam muito mais aviões, carregando até mesmo tanques e blindados. Basta olhar a classe ninitz.

  18. VaiQueDá to rindo do seu comentário.
    Mas é uma tristeza mesmo, ver um porta aviões onde só tem o porta, pq aviões não tem nenhum. Cômico mas trágico!
    Até quando nós brasileiros vamos ser passivos quanto a corrupção no Brasil!

  19. Prezado Foxtrot, deixo claro que o meu comentário é embasado no modelo político dissuasório adotado pelo governo brasileiro no tocante a projeção de poder no mar e mais precisamente no que tange ao emprego do já limitado Porta-Aviões São Paulo.

    Por outro lado, sem olvidar da própria doutrina da MB e da limitação de meios operativos, é importante também lembrar da extensão do nosso mar territorial das reservas de petróleo e das rotas marítimas que cortam o Atlântico Sul e que poderiam ser parcialmente atendidas pelo simples patrulhamento dessa embarcação, até que novas aquisições fossem feitas. Fico grato pela sua atenção.

  20. capa preta. mas no dia não sei em qual sonho! Mas… E no dia que o Brasil comprar uns porta-aviões? Recomeçarão todos os cursos de treinamento do zero? Aplicabilidade real de combate eu creio que não tenha mesmo. Mas afim de obtenção de experiencia e conhecimento no manejo dele é importante. Lembre-se que a marinha brasileira deu uns toques aos chineses sobre uso de porta-aviões quando uns chinas vieram atrás de conhecimento.

  21. Sem uma escolta robusta e,sem uma aviaçao moderna,ele sera utilizado apenas como um navio escola (mantendo e desenvolvendo doutrina),a marinha deveria entao utiliza-lo como uma ferramenta para desenvolver novaas aplicaçoes para o emprego do S.tucano naval dos fuzileiros,enquanto seu substituto e´produzido !Quebrar velhos costumes e ditar novas doutrinas.

  22. O Nae Sao Paulo mesmo modernizado servira mais para não perdermos a capacidade de operar embarcações desse tipo. Deixo claro a alguns colegas que o problema não e a aquisição de novas aeronaves, já que o nosso Nae, por ser antigo não tem como operar com eficiência aeronaves mais modernas, como o Rafale, por causa da capacidade das catapultas. Um Rafale por exemplo, nunca poderá decolar carregando muito peso. Também antes de adquirirmos um novo Nae devemos pensar antes em novas escoltas, pois sao essas que, junto com a aviação embarcada garantirão a sobrevivência do Nae. E nossas fragatas, que fazem esse trabalho, nao estao aptas a garantir a seguranca do Sao Paulo. O sistema de Misseis antiaereos sao do sistema Aspide com apenas 20 Km de alcance. E nao temos aeronaves embarcadas de superioridade aerea tambem. Engano de muitos que pensam que o Sao Paulo deveria ter vários sistemas de defesa de ponto. Isso e trabalho das escoltas. Nem um Nimitz tem tantos sistemas de defesa próprio.

  23. caro maxtedy , obrigado pela cortesia e compreensão .
    Mas as doutrinas de nossas FA,s estão desatualizadas , pois ainda está no comando , oficiais generais , que a única experiência de guerra que tiveram ( mesmo que de muito longe , do teatro de operações ), foi a segunda grande guerra.
    Hoje , todos os meios desenvolvidos no Brasil , ainda são resquícios dessa Guerra, cito alguns exemplos ( O EB tinha intenção de colocar ” seteiras ” ( janelas para tiros de dentro do veículo para fora ) no Guarani . O próprio Guarani, só é 6 x 6 por esse motivo , pois o mundo caminha para a produção , apenas de veículos 8 x 8.
    Ainda se usa no Eb , ” corta cabos ” , herança da II guerra ( haste de metal em frete ao veículo , para corta cabos que eram instalados durante a segunda guerra , com a intenção de decapitar oficias generais alemães . pois os mesmos tinham o habito de se deslocarem em pé nos veículos , saudando seus soldados.
    E por ai vai !! )
    Mesmo se tivesse-mos dinheiro para montar uma marinha aos moldes da US NAVY , não usaria-mos ” patrulhar o mundo ” , pois essa é função da US-NAVY e a mesma não quer concorrência .
    Somado a isso tudo , ainda temos o ” complexo de vira ” latas ” que nos limita a ” vizinhança .
    Agora , aos que criticam o A-12 pela sua falta de aeronaves . Em partes sou a favor , mas para refrescar as mentes de alguns , vale lembrar que os A4 estão sendo modernizados ( mesmo que ultrapassados , ainda servem como plataforma de treinamento avançado & ataque . Até a chegada de um Caça de Defesa de Frota a altura das funções a qual será atribuído a ele . Pois não podemos colocar nas mãos de pilotos que só pilotavam helicópteros , caças de milhões de dólares ou euros . Ainda tem os C-2 Traders & S-2 Traker,s que serão utilizados como aviões tanques & Trasporte e AWACS . Pelos mesmos motivos do A4. ).
    Agora sr: Rorschach
    O que eu quis dizer é o seguinte .
    Segundo os planos da MB & MD , o FX-Naval será da seguinte forma.
    A MB irá comprar um modelo de ” casco ” de fragata de 6.000 T de algum pais do exterior , depois de adquirida a tecnologia , iremos montar novas fragatas sobre esse ” casco ” base , só que com índice crescente de tecnologia nacional .
    O que proponho é o seguinte .
    ao em vez de compramos esse ” casco ” , porque não desenvolvemos um casco nacional , baseado no casco da Barroso ou das Inhaúma ?
    pois já dominamos a tecnologia desses cascos , e casco meu caro , pra mim é igual chassis de caminhão . ( A diferença de um pro outro, está no que se vai carregar . Alguns tem reforço em algumas áreas para suportar cargas localizadas.)
    E dessa forma é um casco de fragata , as de 6.000 T , são maiores e sofrem reforço para suportar novos sistemas de armas , guerra eletrônica , guerra de minas etc..
    Poderia-mos tocar um projeto nacional, com apoio técnico de algum fabricante estrangeiro , deixando para comprar do exterior , apenas sistemas que não fabricamos aqui .
    Exemplo ( Sistema VLS , para lançamento de míssil vertical , torpedos , canhões , radares etc.. )

  24. O Brasil operou o Minas Gerais por DÉCADAS sem aeronaves de ataque. A MB encomendou a revitalização dos A-4 para a Embraer, a March Aviation recém iniciou a revitalização dos C1 Trader.
    Aos ansiosos, sabemos que não possuímos orçamento militar para fazer “TUDO AO MESMO TEMPO E AGORA”, AMB trabalha assim devagar contínua e inexorávelmente sempre para frente na calma velocidade dos grandes navios…

    Algum dia no futuro quase no fim da sua vida operativa o São Paulo vai ser um NAe modesto mais pleno. Com aviões, mísseis nacionais MANSUP MK3 de 200 km e sistemas de defesa de ponto com canhões de tiro rápido nacionais.
    Aí ele estará pavimentando o caminho para o surgimento dos dois novos navios que o substituirão nas frota norte e sul se a riqueza do pré-sal se realizar e o país crescer como os otimistas (como eu) sonham…

  25. Em caso de guerra, esse porta-aviões irá ficar estacionado no porto, com receio de ser afundado. Aconteceu com os navios argentinos, durante a guerra das Malvinas. Temos que fabricar 1000 submarinos, sendo 90% deles pequenos, do tipo coreano do norte. Ninguém consegue achar os submarinos deles … Pq será ? Vamos pesquisar como eles conseguiram esse grau tecnológico.

  26. ta ruim mas ta bom pelo menos ainda funciona mas falando a verdade esses plano de defesa é muito lento parece uma lesma pelas metas são tanto tempo que quando eles consequirem fazer o que estao falando o mundo estara com outra tecnologia e nos viveremos atrazados eternamente mas é iso que eles querem forças armadas bucha de canhão para ajudar as potencias a dominarem outro pais como fomos usados para lutar contra o eixo quando ajudamos a vencer na hora de repartir mandaram os cablocos para casa e nossos governos daquela epoca e dehoje tambem um bando de pipoca tanto esquerda ou direita medrosos

  27. Voces falam de tudo do SP mas o mais importante voces não falam ou não enxergam ELE NÃO DISPÕE DE CAPACIDADE DE AUTODEFESA E UM NAE SEM CAPACIDADE DE AUTODEFESA ALEM DE SER UM ALVO FACIL AINDA COMPROMETE A ESQUADRA…..Jingobel ate que enfim terminaram o reparo a tempo do REIVELON onde sua pista ao invez de caças tera uma infinidade de previlegiados convidados e SHOWPEIDANÇA regado a dinheiro publico rsrs rsrs

Comentários não permitidos.