Ministério da Defesa cria grupo para reformar Forças Armadas até 2031

Para quem não sabe o que a imagem quer dizer, basta clicar no vídeo e tirar as susas próprias conclusões

E.M.Pinto

Sugestão: Blue Eyes

Programa conta com plano de articulação e modernização das Forças. Na segunda, Dilma ressaltou a necessidade de “diminuir as vulnerabilidades”

O Ministério da Defesa criou nesta semana um grupo de trabalho destinado ao desenvolvimento e aquisição de produtos de defesa para as Forças Armadas brasileiras até 2031. A criação do grupo foi oficializada nesta terça-feira com a publicação da decisão no Diário Oficial da União.

A publicação explica ainda a elaboração de um Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED) como parte do programa. Ele deverá analisar os seguintes aspectos: pesquisa, desenvolvimento, ensino, manutenção operativa, preferência de aquisição de produtos de defesa no Brasil e transferência de tecnologia, quando a compra ocorrer no exterior.

A portaria cita ainda que o PAED observará uma projeção de vinte anos a partir de 2012; a curto prazo até 2015, médio prazo entre 2016 e 2023 e a longo prazo de 2024 a 2031. O novo grupo ainda está sujeito à aprovação do ministro Celso Amorim.

Diminuir as vulnerabilidades

Na segunda-feira, a presidenta Dilma Rousseff defendeu modernizar as Forças Armadas e diminuir as vulnerabilidades na área de defesa, em solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto.

“Avançamos muito na área de Defesa nos últimos anos mas, sem dúvida, muito ainda precisa ser feito, é imprescindível diminuir nossas vulnerabilidades, modernizar os meios operativos, integrar cada vez mais as três Forças, aprimorar a capacidade institucional do Ministério da Defesa, por isso prosseguiremos com os projetos prioritários de aparelhamento das Forças, sem deixar de valorizar os homens e as mulheres que tornam esses projetos possíveis”, disse Dilma.

A presidenta defendeu uma “visão cada vez mais integrada das Forças Armadas” e afirmou que uma política de defesa “assertiva” é necessária ao desenvolvimento econômico e à soberania da política externa. “Nossos soldados reconhecem seu papel com partícipes de uma política de Estado, a política de defesa que deve guardar perfeita coerência com as aspirações do povo brasileiro, traduzidas por seus representantes democraticamente eleitos”, ressaltou.

*com AE

Fonte: Último Segundo

42 Comentários

  1. Próximos passos.
    Number of step (n= (+,-) infinite)
    Subroutine=subroutine
    command vareables
    (X = atual Ministro da defesa)
    (y = Novo ministro da defesa)
    (z = Planejameto do ministério da defesa)
    (W = Demissão do ministro)
    (u = Noemação do novo ministro)
    (-X = W)
    (w = u)
    Subroutinte(X=Y)
    if X = + X
    go to “z”
    if X = Z
    go to -X
    if -x = y
    go to “u”
    Subroutine “u”
    go to Z
    …….

    Substitua “Ministro da Defesa” por “planejamento” e “Novo Ministro da Defesa” por “novo Planejamento”.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Meus amigos esta mulher assim com lula defende muita coisa mais não faz na da concreto, o pais forte e soberano que sonhamos não será alcançado com estes governos corruptos que só fazem gastar o dinheiro publico, mais fazem nada de concreto pelo pais e o povo cães gulosos.

  3. Ainda p 2030?!?! Eu pensando q era sério…q fosse p 2012..estão postergando coisa mt séria, depois , espero q ñ seja tarde.Vide o FX 2, os amarrados rafales q nunca chegam..P Ontem.Sds.

  4. Na década de 80 o exercito criou o projeto FT 90 para modernização da força, depois novo plano para a virada do milênio, agora o plano é para 2030 e eu que pensei que era só pra depois da copa …rsrsr
    Os caras não tem vergonha na cara, e o Brasil continua sendo o país do futuro! Porque no presente nenhum politico da valor a nossa soberania.
    Agora é só avisar o inimigo, NINGUÉM MEXA COM O BRASIL PORQUE DEPOIS DE 2030 VOCÊS IRÃO SE ARREPENDER AMARGAMENTE!

  5. Prezado E.M.Pinto,
    Fiquei na dúvida… esse algorítmo que apresentastes é de um fascinante moto contínuo administrativo, ou de um simples e mimoso dia de trabalho no Ministério da Defesa, ou de um pernicioso círculo vicioso: gabide de empregos brasiliano??? rsrsrs!!!
    .
    PS: assim não dá, mais um comitê de planejamento no MD, aff!! E a Escola de Guerra ? E o Estado Maior das Forças Armadas? E os tais END e Livro Branco? É muita gente planejando e planejando sem parar, qual será o tamanho da folha de pagamento do MD? snif!!!… Aii tão assaltando minha carteira!!

  6. .
    .
    Não vi reforma alguma, somente projeções de meios novos para os próximos anos, 2015, 2020, 2031…
    .
    Reformar mesmo seria fazer aquele programa de unificação operativa das forças que foi apresentado aqui no Plano Brasil mesmo, aquilo sim seria uma “Reforma”, modificar as estruturas de comando e operação das forças, isso sim seria digno do nome… o resto é somente retorica politica do Planalto…
    .
    Como ja disse antes, parece que São Tomé é o novo padroeiro das Forças Armadas.!
    .
    Valeu!!

  7. Curto prazo entre 2012 e 2015, médio prazo entre 2016 e 2023 e a longo prazo de 2024 a 2031.

    Esse prazo, é de praxe para uma grande empresa. Como a tecnologia está evoluindo rapidamente, devemos cortar esses prazos pela metade.

  8. Poís é o papel tudo aceita, muitos planos e muito blá, blá. Mas a realidade atual é outra e os cortes em investimentos, progetos de defesa e postergação de planos já acertados. Mostram a falta de interesse e prioridade política na defesa do governo.

  9. Meu deus do ceu, vocês acham que rearmar nossas FAs no estado que estão vai ser numa decada? Ainda mais que boa parte do dinheiro é disperdiçado com pensões e generais que tem em exesso e muitos são inuteis. Nossas FAs precisam de uma reformulação urgente, trocar o comando todo e passar as pensões pra previdencia. Ai sim sobra dinheiro pro que importa.

  10. Tomara que PAED ,não seja só mais uma sigla para se juntar a tantas outras!
    Que o Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa seja algo sério,de verdade,com compromisso com esse país!

  11. Tomara que o E.M.PINTO não tenha razão,para o bem do BRASIL E DOS BRASILEIROS,porem o eis presidente lula tambem trovejou relampiou e não choveu,simplesmente passou a bola para a frente assimcomo os outos eis presidentes democracistas.

  12. E. M. Pinto, o Joel – post de 17,18h – levantou uma coisa interessante.
    O Exército criara o FT90, depois virou para Milênio etc.
    Tem-se como descobrir se as premissas para a FT90 foram cumpridas ou, se não a totalidade, ao menos em que percentual?
    Serviria para dar ou não credibilidade a esse novo planejamento para até 2031.
    Que acham para colocar nessa nossa fogueira?

  13. Primeira ação:

    REDUZIR O NUMERO DE ALTAS PATENTES E ENXUGAR OS MILITARES QUE TRABALHAM NO SETOR BUROCRATICO…
    REVISAR A FOLHA DE PAGAMENTO E A PREVIDENCIARIA…
    Outra idéia é levar ao tribunal e julgar pelo menos alguns dos generais que foram coniventes ou agiram diretamente no assassinato e desaparecimento de ativistas politicos durante a ditadura… O exercito deixaria de pagar tanto salário e tanta pensão….

  14. Todo bem em ter metas cronológicas no planejamento. O problema é que são planos que andam muito devagar…
    2031 é um prazo muito longo pois as janelas para novos conflitos já estão abertas, principalmente depois das euforias de olimpiadas e copas, os ânimos estarão alto e os problemas vão se acumulando com vizinhos e ou as relações estratégicas geopolíticas, daí já imaginem…

  15. O fato é que o staf que está aí dirigindo so rumos do país, e já faz mais de uma década, não gosta de militar! Eles gostariam mesmo que a geração que serviu na ditadura não tivesse mais no sistema defesa, como não dá pra sacá-los de lá, utilizam esse artificios!Mas há uma preocupação efetiva com a defesa e o reconhecimento de que ela precisa melhorar e muito, lamentavelmente vai demorar, fato que nós não gostarimos, porque precisamos de um aparato de defesa consistente pra ontem! Essa é a realidade com que tratamos e não podemos simplesmente chutar o balde!O que fica claro que defesa não é uma política prioritaria de governo é só uma maneira de lidar com os militares pra eles e talvez seja essa linguagem mesmo que utilizam nos corredores do palacio do planalto!Pena que não temos uma guerrinha aqui do lado, isso talvez fizessem eles mudarem de perspectiva rápinhdo!Quem viver verá, acho que nem a presidenta verá essa transformação preconizada pro ela para nossa defesa militar!Fato é que não podemos perder as esperanças, afinal é tudo que nos resta mesmo!

  16. O fato é que o staf que está aí dirigindo so rumos do país, e já faz mais de uma década, não gosta de militar! Eles gostariam mesmo que a geração que serviu na ditadura não tivesse mais no sistema defesa, como não dá pra sacá-los de lá, utilizam esse artificios!Mas há uma preocupação efetiva com a defesa e o reconhecimento de que ela precisa melhorar e muito, lamentavelmente vai demorar, fato que nós não gostarimos, porque precisamos de um aparato de defesa consistente pra ontem! Essa é a realidade com que tratamos e não podemos simplesmente chutar o balde!O que fica claro que defesa não é uma política prioritaria de governo é só uma maneira de lidar com os militares pra eles e talvez seja essa linguagem mesmo que utilizam nos corredores do palacio do planalto!Pena que não temos uma guerrinha aqui do lado, isso talvez fizessem eles mudarem de perspectiva rápidinho!Quem viver verá, acho que nem a presidenta verá essa transformação preconizada por ela para nossa defesa militar!Fato é que não podemos perder as esperanças, afinal é tudo que nos resta mesmo!

  17. Mais politicagem, espero que dessa vez , as coisas realmente saiam do papel.
    O bom desse discurso , é que se realmente for levado ao pé da letra, os políticos Brasileiros , estão começando a pensar em planos de defesa de longo prazo.
    E em encomendas da indústria nacional !

  18. Se serve de alento a alguns navegantes deste site, o governo acabou de ser autorizado pelo Congresso Nacional a utilizar até 2015, a famigerada DRU no valor correspondente a vinte por cento do total de impostos arrecadados neste país.

    Segundo cálculos de alguns técnicos da área econômica, esse valor pode chegar a R$ 64.000.000.000 (sessenta e quatro bilhões) já no ano de 2012. Um detalhe importante é que o governo pode empregar esse montante de acordo com os seus interesses e conveniências políticas e fora do que já está previamente planejado no atual programa orçamentário.

    Eis aí um fato político novo que se devidamente analisado e aproveitado pelo MD e pela classe empresarial brasileira diretamente relacionada com a END pode gerar investimentos e aquisições bastante vantajosas para as nossas Forças Armadas.

    A presidenta Dilma tem-se mostrado bastante antenada com as necessidades dos setores de segurança e defesa nacional, portanto é hora de se garimpar e de se verificar o poder político do seu atual titular da pasta da defesa. Vamos, igualmente, torcer para que os poderosos empresários brasileiros do setor estruturem o seu lobby em favor do desenvolvimento e da consolidação desse importante e estratégico segmento da indústria, da pesquisa tecnológica e da inovação.

  19. HA HA HA HA. Melhor piada de 2011, essa foi para encerrar. Vou explicar: criaram um grupo de trabalho para fazer uma reunião que se decidirá quando vai ser feita outra reunião, onde nesta reunião será decidido a proposta de pauta da próxima reunião, quando será abordado o mecanismo de eleição das propostas das pautas da próxima reunião. Então o presidente do grupo convocará uma reunião extrordinária para que o grupo possa definir em definitivo a nova reunião que decidirá a pauta da reunião onde será definida a decisão sobre como elaborar o programa para REFORMAR O MINISTPERIO DA DEFESA. BOM MUITO BOM. ENORME AVANÇO. “Tô pensando em pendurar a chuteira e pescar, assim não dá. Não brinco mais de casinha, vou pegar minha Barbie e ir pra casa.” kkkkk QUEM ACREDITA AINDA EM ALGUMA COISA?

  20. ” ao desenvolvimento e aquisição de produtos de defesa para as Forças Armadas brasileiras até 2031″ …. BOAAA !!! Eu tinha uma ideia de um plano para o Bicentenario , investimentos 2012 a 2022 , mas este de 2031 é lonngo prazo , BOA DILMA !

  21. ACORDEM!!!… VIVO REPETINDO a mesma coisa… até eu tô com o saco cheio… os governos que vieram depois dos militares foram e são TODOS vendidos… os militares foram obrigados a entregar o poder, por pressão dos EUA aos comunistas… alguem se lembra da vizita do DEMOCRATA Carter durante a presidencia do Figueiredo?… então minha gente… ACORDEM… NUNCA, repito, NUNCA teremos uma defesa descente com essa gentalha vendida no poder… eles TODOS são cooptados pela oligarquia de Wall Street… TODOS os nossos presidentes e parlamentares estão, direta ou indiretamente nos bolsos dessa gente, inclusive o judiciario… SOMENTE uma pequena ala de militares, muitos da antiga, ainda resistem as pressões da prostituta financista que virá montada em uma besta VERMELHA… busquem quem financia os movimentos revolucionarios mundo afora e verão que a grana passa pela CIA e advem dos banqueiros internacionalistas sediados em Manhattan… por isso a sede da ONU fica na ilha também… se não fui mais claro, me desculpem… saudações…

  22. Reaparelhamento de abestado esse……….
    ……………………….
    …………………..
    ……………………..
    …………………………..
    …………………….2031… nem a descomunal pirâmide de Queóps, feita a base de suor, demorou tanto tempo. kkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!
    .
    Vamos relachar…Brasília e suas piadas, nada de nervosismos, é só isso… kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

  23. Incrível ! A compulsão do Brasil para criar planos e siglas quando, diante de demandas estruturais inquestionáveis, não se quer realizar nada concretamente. Apenas foguetórios e palavrios e muito, muito “flash” das câmeras de TV !

    E dá-lhe mais um plano como se o que faltasse às Forças Armadas fossem siglas de reaparelhamento ! Já dá pra criar uma Divisão Blindada só de siglas ! E todos os planos, é claro, com a certeza de que não serão executados nem em suas notas de rodapé, nesta ou na outra geração, diferidos que são no tempo: 2025, 2035, 2045, 2065, ano estrelar 23.4582, criação da 3ª esquadra na Galáxia Andrômeda e por aí vai…

    Até lá, no ano estrelar 23.4582, os “Mike” ainda estarão voando na FAB, se existir FAB…, a “Caboclo”, última palavra em escolta na MB, estará patrulhando o Rio Negro em configuração “stealth”, ou seja, no fundo do leito do rio…, e os M113 estarão apoiando a instalação da 100.000ª UPP no RJ…

    Ah !!!@@@**** Aos diabos com essas siglas !!!! É PAEMB pra lá, PAED pra cá…

    Pois eu lanço o plano de modernização da política no Brasil: o projeto PQP !

    Vão todos os políticos brasileiros, com suas retóricas oportunistas, pra P**& – Q@# – P*&%$ !

  24. O CONGRESSO DEU 62 BILHÕES PARA O GOVERNO GASTAR COMO QUISER E ISSO REPRESENTA 20% DO QUE O GOVERNO ARRECADA ANUALMENTE.Então policiemos ja que falam que vão investirem veremos aonde eles gastarão esses 62 Bilhões……Hummm sei não mas acho que bem embreve vem novidades ai ja no começo de 2012.

  25. Enquanto eles dizem que planejam, a Júlia, o fal que usei quando servi em 1997, ainda é usado. Ela já tinha passado a idade de Cristo na época, hoje então…

  26. Meu deuuus! e eu contando que viria isto em 2020,ja começo a olhar com bons olhos os tentaculos chineses que se aproximam,vejam bem :nao seria nada mal livrar esta terra habitada por latrinos viciados ate em puns,por uma raça diciplinada e focada,espero que isto nao demore !!

  27. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    21/12/2011 às 01:20
    analise exata,os revanchistas entreguistas nojentos, querem na verdade manter nossas faas em coleira curta, viciados em ração barata, para poderem se manter como bons “come-dorme” que são

  28. Rorschach disse:
    20/12/2011 às 18:49
    Meu deus do ceu, vocês acham que rearmar nossas FAs no estado que estão vai ser numa decada? Ainda mais que boa parte do dinheiro é disperdiçado com pensões e generais que tem em exesso e muitos são inuteis. Nossas FAs precisam de uma reformulação urgente, trocar o comando todo e passar as pensões pra previdencia. Ai sim sobra dinheiro pro que importa.
    ———————————–
    Os militares descontam para as suas aposentadorias e pensões, inclusive depois que vão para a reserva,o que é uma irregularidade. Nunca vi aposentado, continuar pagando a sua aposentadoria. Os militares continuam … O Governo está abatendo o valor do pagamento das pensões e aposentadorias, dos recursos que destinam às Forças Armadas ? Tem que abater também os impostos e taxas que os militares e os cofres das Forças Armadas pagam para o erário, que retornam para a conta do governo. Vamos refazer esses cálculos. Por exemplo: Um General no último posto ganha R$15.000,00 bruto. Descontando IR e Pensão/Apos, paga R$ 4.500,00, ficando com R$10.500,00 (líquido). Como a carga tributária brasileira é de 37%, o general acabará embolsando apenas R$ 7.000,00. É esse montante que o governo tem que colocar como gasto de pessoal, por 1 General de Exército. Entenderam ?

  29. Parte da DRU poderá ir para a Defesa Nacional. Nada contra! Já vi que a Dilma é aguerrida e militar por vocação. Nesse aspecto ela é excelente.

Comentários não permitidos.