Digno de Nota e motivo para nos orgulhar

Podemos notar um dado curioso, que pode ser melhor explicado nas suas próprias palavras.
Estava eu lendo sobre o sistema de mísseis sup-ar Patriot no Google e fui no Wikipédia, lá encontrei um dado interessante sobre o PAC-3 que só recentemente foi acrescentado  já que nunca havia sido fornecido, dizendo que o alcance do mesmo seria de 240 km.
O alcance do PAC-3 sempre foi dito como sendo de  20 km em todos os sites disponíveis, inclusive oficiais (fabricante e usuários), o que me motivou a escrever o artigo no PB intitulado de “Considerações sobre o PAC-3”, onde eu discordava desse número e defendia que tinha que ser por volta de 100 km para a versão original e de pelo menos 200 km para a versão MSE, que é tido como tendo o dobro do alcance, achando ser incorreto divulgar o alcance contra alvos balísticos e omitir o referente a alvos aerodinâmicos.
Como o míssil PAC-3 é voltada mais para resolver os problemas relativos à interceptação de mísseis balísticos que é feito de forma marginal pela versão PAC-1 e 2 (com 70 e 180 km de alcance respectivamente contra alvos aerodinâmicos), eu defendia que o alcance divulgado do PAC-3 (20 km) era relativo à alvos balísticos (TBM e SRBM) e não aerodinâmicos e que esses deveriam poder ser interceptados em distância consideravelmente maiores.
Podemos nos orgulhar, rrssss,  que fomos os primeiros na web a contestar um dado que era considerado cristalizado e que só agora outros meios de divulgação foram buscar e publicar.
J Bosco

Certamente caro Bosco, é este tipo de informação que acrescenta e que faz o diferencial, dá credibilidade e que nos alegra pois creio que todos inclusive os editores que não necessariamente conhecem a tudo, tem assim a oportunidade de aprender e de evoluir.

Temos sim motivo de orgulho e mais ainda, de estima.


E.M.Pinto


20 Comentários

  1. de um modo geral,a midia brasileira e passiva e submissa,p lano Brasil e impressionante exatamente porque e isento e conta com uma equipe de primeira e patriota.

    parabens.

  2. A GRANDE diferença dos membros do PB e essa, e de busca analisar as informações que são inseridas na mídia nacional, Parabéns GRANDES Bosco e PB, sempre na elite a informações nacionais.

  3. Parabéns grande Bosco, é por estes motivos que faz com quem escreva para o PB se empenhe em buscar os verdadeiros fatos antes de escrever e publicar algo, este pequeno detalhe faz com que nos separemos dos “faks” publicitários, nos convertendo em agência de notícias e matérias sérias proporcionando e ganhando credibilidade a cada dia. Mais uma vez meus parabéns a todos os envolvidos neste site.

  4. .
    .
    Verdade Bosco, pra Misseis Balisticos sim poderia ser de 20KM de altitude, ou até uns 25KM ja que para ir acima disso servem propulsores mais potentes para vencer a força de gravidade… ja em alcance contra outros alvos sem duvida teria uma capacidade maior que o PAC-2(180km).
    .
    Valeu!

  5. Carlos Augusto,
    O motivo de orgulho aí é para o “Plano Brasil” que é um meio de comunicação, no caso, um blog informativo especializado em assuntos relativos à “defesa”, com um fórum de discussão à disposição dos leitores.
    Na medida em que um meio de comunicação se presta a não só replicar notícias, mas também cria artigos informativos, como é o caso do PB através de seu proprietário e de seus editores e colaborados, é sim motivo de orgulho quando questionamos dados que aparentemente estão incorretos e ao invés de replicá-los, mesmo sendo patente o equívoco do dado disponível, o analisamos criticamente.
    Pode parecer muito pouco o caso de um simples artigo questionar o alcance nominal de um míssil (20 km para 200 km), mas para quem aprecia o assunto é tão importante quanto para um torcedor de futebol a informação correta de quantos gols o Flamengo marcou contra o Vasco.
    Pra mim esse negócio de “gols” não faz a mínima diferença já que não sou entusiasta de futebol e não torço nem para o Flamengo e muito menos pro Vasco, mas entendo e respeito quem ache esse assunto importante.
    Se estimularmos os mais jovens a questionarem o que leem e o que ouvem, estaremos colaborando para uma sociedade melhor.
    Um dia desses saiu uma notícia em vários blogs que um drone americano havia sido abatido pelos iranianos em seu território. Outro dia saiu outro dado que um míssil SLBM russo lançado do Polo Norte havia abatido um ICBM americano lançado da Califórnia.
    Nesses dois casos havia uma série de questionamentos de ordem técnica que eram cabíveis, mas que infelizmente a questão ideológica das torcidas dificultou que ocorressem nesse blog tendo em vista que qualquer dúvida técnica era interpretada como sendo uma desconfiança acerca da capacidade dos atores de realizarem a façanha relatada.
    Ou seja, do mesmo modo que podemos abrir nossas mentes a partir de pequenos dados, que para uns passam desapercebidos, podemos também fecha-la.
    Mais salutar que permaneçamos questionadores e com a mente aberta.
    Parabéns ao PB!
    E obrigado ao E.M.Pinto que quis colocar a nota e transcreveu meu e-mail, e aos colegas pelas felicitações.

  6. Mestre Bosco, show de bola !! Isso só faz aumentar nosso interesse pelo tema. E ainda, de quebra, com os conhecimentos adquiridos, nos imunizamos contra os troleiros Foot Balísticos (aqueles que chutam adoidado e, como na pontaria de Batalha Naval ……… Água !!!)

  7. .
    .
    Interessante… sempre disse que o Irã pegou mesmo o Drone, nunca afirmei o contrario… alias afirmar o contrario seria sim Torcida em não reconhecer que os USA podem perder as capacidades de controlar a sua tecnologia, tendo um país pobre a capacidade de interferir e ainda pegar pra si tal tecnologia!
    .
    Quanto ao Missil Minutemam eu mesmo afirmei que a matéria era uma provocação simples e pura… mas tendo a mente aberta comecei a especular sobre como poderia ser possível tal façanha, baseado em fatos experimentais de hoje, já que as verdades técnicas e intimas sobre essas “Armas” nunca saberemos… e creio que se fechar absolutamente às possibilidades de sequer especular sobre elas seja sim pura ideologia!!
    .
    —————
    .
    Em Tempo para evitar equívocos interpretativos sobre minhas posições verdadeiras a respeito do Brasil, da Politica e do Mundo:
    .
    Segundo a minha mentalidade…
    .
    Ideologia é taxar criticas aos USA como sendo “Motivações Ideológicas”, com a retorica do ódio:”Ou se está com eles ou contra eles”, demonstrando assim profunda crença na ideologia por eles divulgada… onde se o individuo não aceita suas ações e retoricas é por que quer o “Outro Lado” como amigo verdadeiro, ou até mesmo aliado… o mundo real vai além dessas ideologias pró ou contra americanas, pode-se viver neste mundo sem ser aliado ou inimigo de NENHUM deles, cada um faz a sua historia neste planeta, independente das outras nações podemos seguir em frete por nossa conta… Independentes!!
    .
    Ódio Politico é declarar que toda opinião contraria é somente “Partidarismo”, dando adjetivos pejorativos, falando como se tudo fosse culpa “Do Outro” ou ainda dizendo em forma sarcástica que o “outro lado”, o adverso à própria opinião é inimputável, defensor da liberdade, etc, mesmo sabendo que isso não foi dito ou argumentado como sendo verdade nas conversas feitas pelos lados, mas vem de fora do papo, vem da propaganda… muitos são capazes de expressar seu ódio politico censurando ou pedindo a perseguição daqueles que não aceitam as “Verdades Universais” como fatos, e ainda se acham “Democráticos” quando falam de si próprios!
    .
    Hostilizar é dar como resposta as opiniões contrarias à própria crença, coligamentos de teorias da conspiração somente para se evitar o debate de ideias contrarias, fazendo ridicularização com “Palavras de Ordem” para tentar ter razão a Priori e evitar que sejam colocadas em duvida as próprias “Verdades” interpretando como ofensivas as verdades contrarias às próprias! Exemplos disso é sair por ai falando que você pronunciou palavras que nunca disse como “Holocausto foi inventado, que o homem não foi à Lua, que o WTC foi implodido, que os sionistas querem dominar o mundo junto com os ETs, que a Terra é oca, que Elvis não morreu, etc”
    .
    Torcida é acreditar cegamente que não podemos duvidar de nada, questionar nada que venha dos USA e suas verdades senão seremos taxados de vermelhos, conspiradores, ateus e apátridas marxistas, traidores ou politizados… ou se é do grupo ou não, se acredita em tudo ou não, se é da torcida ou não, entrando assim em grupinhos onde todos pensam da mesma forma (Torcida), deixando-o confortável com suas verdades nunca contrapostas, e abandonando lugares onde pode existir o contraditório, ou segundo a sua visão de torcedor, “A Outra Torcida”!
    .
    Mente Aberta é questionar sempre as verdades absolutas, principalmente as que vemos em nosso país derivadas da propaganda estrangeira, onde questionar isso não é acreditar em outras propagandas, ou certificar vericidade aos outros que dizem o contrario, quem pensa assim tem a mente fechada, não aberta!Questionar um lado não é defender a versão do outro, nem tão pouco interpretar com desconfiança o questionamento feito, alias pensar assim não é questionar, mas julgar o “Outro”!!
    .
    Questionar é perguntar-se por que não é verdadeira a retorica onde se os USA caírem nós passaremos a ser controlados pela China ou pela Russia, tendo um novo patrão? Questionar é perguntar por que o Brasil precisaria de um patrão se pode ele mesmo ser um? Questionar seriamente é perguntar pra que nos serve a capacidade e potencia de nação estrangeira para nós proteger sendo que nossa segurança só depende de nós mesmos, e não de nação estrangeira?? Seria questionar o fato de que a Prostituta é que precisa de protetor? Eu arrisco uma resposta ao questionamento dizendo que sim!
    .
    Sabedoria Militar é considerar que toda a realidade que existe hoje ou agora, inclusive as suas “Verdades” amanhã já não o é mais… tudo muda, até mesmo nas armas, técnicas e estratégias, muitos não tem a sabedoria de se adequar aos novos tempos ou abrir uma possibilidade de raciocínio para um novo tipo de equipamento, mesmo que o principio técnico seja demonstrado na pratica, e simplesmente se seguram nas crenças de que se hoje não é operativa nunca será, que é tudo Ficção Cientifica irreal… negando até mesmo as provas técnicas realizadas nos princípios científicos comprovando a teoria em laboratório, esquecendo que estes procedimentos são as bases da revolução industrial e tecnológica que nos deu a vida de hoje!! NO FIM DAS CONTAS SABEREMOS SOMENTE O QUE QUEREM QUE SAIBAMOS SOBRE DEFESA, NADA MAIS!!
    .
    Imparcialidade é considerar que todos os outros são farinha do mesmo saco, e não existem santos ou salvadores, nem libertadores donos da verdade, e que somos nós os bons de toda a história humana, um modelo para todos… não existe imparcialidade no ser humano, nunca existiu nem nunca existirá!
    .
    Patriotismo é considerar como potenciais inimigos todos os outros povos que tenham capacidade real de nos vencer no campo de batalha em uma guerra longa, principalmente se estiver no mesmo continente… nem por isso deve-se criar inimizades com esses, no campo civil podemos sempre comerciar… é saber que um dia tudo muda e que os amigos de hoje podem virar os inimigos de amanhã dependendo dos interesses de cada um… é considerar o fato de que nação mais potente militarmente não é nunca aliada, mas somente dominatriz Geo-Politica dos que se aliam a ela… é lutar contra a dominação da cultura estrangeira que tenta suplantar a nossa dentro de casa… é reconhecer os atos hostis de querer dividir nosso território usando pra isso 5° colunas internas como ONG’s e Mídia… é nunca se render sob ameaças de nação estrangeira que decidir pegar o que é nosso, e lutar até a morte sem nunca cair de joelhos entregando tudo de mão beijada!
    .
    Valeu!!

  8. Calma Francão!
    Eu jurei passar todo o ano de 2011 sem brigar mais com ninguém. rsrsrs

    E.M.Pinto,
    A convivência com sua pessoa, mesmo que virtualmente, já é em si um salário faraônico de fazer inveja aos Neymares da vida.rsrrs
    Contrato mentido com certeza.

    Um grande abraço a todos.

Comentários não permitidos.