Morte de Gaddafi pode ser enquadrada como crime de guerra, diz TPI

Sede do Tribunal Penal Internacional (TPI)

A morte do ex-ditador líbio, Muammar Gaddafi, que foi capturado e morto por rebeldes em outubro, pode ter sido um crime de guerra, disse o procurador-chefe do TPI (Tribunal Penal Internacional), Luiz Moreno-Ocampo, na quinta-feira.

“O modo como Gaddafi foi morto levanta suspeitas de crimes de guerra”, afirmou Moreno-Ocampo a repórteres.

“Esse é um assunto muito importante. Estamos levando essa questão às autoridades nacionais e elas estão preparando um plano para uma estratégia abrangente de investigação de todos esses crimes”, declarou.

Sob pressão internacional para esclarecer o caso, o CNT (Conselho Nacional de Transição, governo interino na Líbia) prometeu investigar como Gaddafi e seu filho Mo’tassim foram mortos.

O ex-líder foi visto sendo zombado, espancado e maltratado antes de morrer em circunstâncias definidas pelo CNT como uma troca de tiros.

Os dois foram capturados em outubro na cidade natal deles, Sirte, após passarem dois meses foragidos das forças rebeldes que tomaram o poder na Líbia.

Eles foram mortos logo depois de serem detidos, quando já estavam sob custódia de combatentes leais ao novo governo. As circunstâncias dessas mortes não foram totalmente explicadas.

Em um vídeo muito difundido na época, Gaddafi aparece sujo e desnorteado, mas sem ferimentos graves aparentes, sendo intimidado pelos inimigos.

DA REUTERS

Fonte: Folha

9 Comentários

  1. Podem até dizer que Kadafi foi executado no calor da batalha,mas seu filho Motassim, foi capturado vivo, videos comprovaram isso,onde o mesmo aparece em uma sala recebendo insultos de um combatente e depois aparece executado covardemente!
    http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/libya-video/8841508/Libya-Mutassim-Gaddafi-smoked-cigarette-before-he-was-killed.html
    Esse tribunal é uma piada,nada fará contra esses assassinos a serviço da OTAN,réus morrem em circunstancias suspeitas em seus cárceres,como foi o caso de Slobodan Milosevic,que se encontrava sob a custódia do TPI e dizia que estava sendo envenenado !

  2. Aquele povo da África e Oriente-Médio trocam ditaduras injustas por tiranos selvagens sempre e a esperteza do estatuo quo internacional pintam de movimento democratico.
    Pelo que sei democracia se faz por cidadania e votos livres e não por munições e bombardeios.

  3. É a mesma história…. Sadan, Osama, Gaddafi…. muitos, que se abrissem a boca pra falar os verdadeiros motivos da guerra em que se meteram, teria gente de olho azul que ficaria envergonhada

  4. Não foi o povo da Libia que trocou seu governo, pelo desgoverno tirano, e sim as potências aliadas aos EUA. Estes sim é quem deveriam responder pela morte de Kadhafi, e do seu filho. Mas isto não vai acontecer porque os EUA não são signatários do TPI.

  5. Temos que lembrar que os assassinos do ditador não eram soldados regulares,e claro que eles o matariam ,diferente dos EUA no Iraque

  6. OSAMA BIM LADEM & W.BUSH
    .
    ..
    O caso do assassinato do terrorista Osama Bin Laden que fora executado em território paquistanês,sem que o mesmo fosse jugado pelos atos nefastos por ele participado,não seria um caso que pudesse ser levado ao TPI?
    .
    O caso do W.Bush que todo mundo sabe que ele autorizou torturas em navios militares em águas internacionais ou em países párias como a Arábia Saudita,Barhein,Paquistão ou em países invadidos por Afeganistão,Iraque;ou em potentados como Guantánamo em Cuba,não seria uma questão para ser analisado pelo TIP?
    .
    Na conta final qual é a diferencia dos dois patifes já que ambos foram cria do império do mal.

  7. “Sadan, Osama, Gaddafi”… já vão tarde…
    PS: Gustavo… os 3 pontos usados na separação de contextos já foi por mim patentiado… rsrsrrsrsr… mas pode usar que eu deixo…

Comentários não permitidos.