Satélite comercial norte-americano fotografa porta-aviões chinês Shi Lang

Um satélite comercial norte-americano fotografou o primeiro porta-aviões chinês, [antigo] Varyag, quando este realizava um teste de mar.

A foto, segundo a Digital Globe Inc., operadora do satélite, foi feita em 8 de dezembro e o fato foi descoberto somente na terça-feira(13) quando um funcionário fazia a análise das fotografias daquela região.

Aparentemente não é possível observar aeronaves ou helicópteros no convés de voo do porta-aviões, que na ocasião navegada no Mar Amarelo.

A Digital Globe, que fica baseada no Colorado (EUA) e possui três satélites em órbita, presta serviços de captação de imagens e análises para clientes que incluem o US Army (Exército norte-americano).

O Varyag pertencente a classe Almirante Kuznetsov,  e começou a ser construído pela União Soviética nadécada de 80. Os trabalhos estavam a pleno vapor num estaleiro localizado na Ucrânia, com mais de 60% das obras concluídas, quando tiveram que ser interrompidos em 1992 devido ao colapso da União Soviética.

Em 1998 o Varyag foi vendido por US$ 20 milhões a uma empresa chinesa, que dizia ter a intenção de transformar o navio num casino flutuante. Entretanto, o Varyag foi repassado para o Exército da China, que continuou a sua construção e modernização do porta-aviões.

Fonte: C&R Editorial

16 Comentários

  1. Como fazem espionagem,ñ estão errados, errados estão os q ñ criam condições p impedir e ou revidar esses abusos dos ianks e seus asseclas, o q ñ é o caso da China…nê Brasil ?Sds.

  2. Esse porta-avioes chines foi antes russo. Os chineses compraram na sucata e os reformaram. Os russos e ucranios tem muitos desses tipos de navios enferrujando nos portos, por falta de verbas para po-los em acoes. Enquanto isso Brasil quer gastar a fortuna que nao tem comprando um ou outro porta-avieos da Inglaterra, que obviamente virao bugados. Eta nois!

  3. .
    .
    Bem, acabamos de descobrir o que todos já sabiam… os satélites sejam civis que militares servem muito bem ao seu proposito primário, a espionagem, então todos devem ser alvos em caso de crise aguda…
    .

  4. E ninguem intendeu,os EUA estão disendo estamos de olho,e a hora que quisermos podemos afundalo,isto é tecnologia,ninguem mais tem privacidade muito menos os chineses.

  5. Os EUA pode ser hipocrita o quanto quiser!.. Tem parcerias economicas com meio mundo.. maior força militar do mundo..
    dhou tem razão. Tantos satélites espalhados. Se investem para lançarem satélites próprios, porque não também investir em invadir os de outros ou então chipar para fins de espionagem?..

  6. Nossa, muito espertos os chineses em comprar um porta avião por preço de banana e investir + 2 bilhões e deixá-lo “0 km”, sendo que comprar um novo é 4 bilhões pra mais.

  7. Bem que podiamos fazer o mesmo, compra embarcações, velhas para ser mordenizadas em pontos turisticos ou quem sabe fazemos como os irmão Ling Xing da vida é usamos como base para construir o nosso.

  8. Que dizer que bateram uma foto aleatória e ao examinar a imagem viram que tiraram a sorte grande e fotografaram o porta aviões chinês e por coincidência um dos clientes da empresa é o exército dos EUA?! Conta outra!

Comentários não permitidos.