Defesa & Geopolítica

Satélite comercial norte-americano fotografa porta-aviões chinês Shi Lang

Posted by

Um satélite comercial norte-americano fotografou o primeiro porta-aviões chinês, [antigo] Varyag, quando este realizava um teste de mar.

A foto, segundo a Digital Globe Inc., operadora do satélite, foi feita em 8 de dezembro e o fato foi descoberto somente na terça-feira(13) quando um funcionário fazia a análise das fotografias daquela região.

Aparentemente não é possível observar aeronaves ou helicópteros no convés de voo do porta-aviões, que na ocasião navegada no Mar Amarelo.

A Digital Globe, que fica baseada no Colorado (EUA) e possui três satélites em órbita, presta serviços de captação de imagens e análises para clientes que incluem o US Army (Exército norte-americano).

O Varyag pertencente a classe Almirante Kuznetsov,  e começou a ser construído pela União Soviética nadécada de 80. Os trabalhos estavam a pleno vapor num estaleiro localizado na Ucrânia, com mais de 60% das obras concluídas, quando tiveram que ser interrompidos em 1992 devido ao colapso da União Soviética.

Em 1998 o Varyag foi vendido por US$ 20 milhões a uma empresa chinesa, que dizia ter a intenção de transformar o navio num casino flutuante. Entretanto, o Varyag foi repassado para o Exército da China, que continuou a sua construção e modernização do porta-aviões.

Fonte: C&R Editorial

16 Comments

shared on wplocker.com