Iraquianos comemoram a retirada das tropas americanas do país

France Presse

Centenas queimam bandeiras dos EUA e de Israel em Fallujah, no Iraque

A retirada das tropas dos Estados Unidos foi comemorada nesta quarta-feira por milhares de iraquianos na cidade de Fallujah, um dos principais focos de violência entre insurgentes e americanos após a invasão do país, em 2003.

Os moradores da localidade e seus arredores se reuniram no centro da cidade levando bandeiras do Iraque e cantando palavras de ordem contra as tropas americanas. Havia também pessoas queimando as bandeiras dos Estados Unidos e de Israel.

Os manifestantes carregavam cartazes com slogans que exaltavam a resistência em Fallujah. A passeata foi isolada pelas forças de segurança iraquianas para evitar qualquer tipo de violência. Ruas no centro da cidade foram fechadas e as medidas de segurança reforçadas.

Fallujah, localizada a cerca de 50 quilômetros de Bagdá, foi palco em 2004 de duas grandes batalhas entre rebeldes e as tropas de ocupação, que terminaram com morte de dezenas de militares americanos e milhares de iraquianos.

Além disso, milhares de famílias se viram obrigadas a abandonar a cidade por causa do conflito, que prejudicou a infraestrutura da cidade.

Fonte: Folha


19 Comentários

  1. Vão sair?? Sem deixar uma base pequena sequer?? hummm…vou esperar mais um pouco pra acreditar. Além do que, todo o petróleo e o governo está na mão de empresas e lacaios dos EUA. O que realmente interessa no Iraque, ta na mão deles ainda. Que os iraquianos usem essa oportunidade com sabedoria e nacionalismo.

  2. ESSA GUERRA SÓ FOI VENCIDA NAS TELONAS DO CINEMA
    .
    .

    Essa cena mostra o que os americanos deixarão para trás,diferente de uma que entrou na História em Dunquerque na II GM,quando tropas britânicas deixou um rastro de objetos pelo chão motivado pela presença do exército alemão.
    .
    Já na retirada americana não houve correria más só resignação e a certeza que no futuro sentirão a falta do Sadam Hussen….menos mal ele para os americanos dentre os piores;até hoje os aiatolás celebram a vitória dos EUA sobre o seu arquirrival….. secretamente é claro!_Rsrsrs….

  3. .
    .
    Acabou o quê, a guerra??? Mas não tinha acabado quando o Bush falou no convés de um Porta Aviões depois de um mês do inicio dos combates??
    .
    No fim os USA venceram o que queriam vencer, o petróleo, e é legitimo que o levem para seu território sendo o Reconhecido e Sagrado Botim de guerra tanto propalado na historia humana!
    .
    Mas quem perde não é propriamente só o Iraque, mas todos da especie, pois mais uma vez um povo usa para ser e para se sentir potencia, as Hostilidades mais variadas e infames que pode praticar, como chamar outros povos de canalhas, párias, incivilizados, assassinos, covardes, e fazendo exatamente o que declara dos outros… sempre achando nomes e razões hostis contra todos os outros somente para fazer o mesmo de sempre, roubar riquezas… que grande nação é essa que ao invés de resolver seus problemas internamente, investindo em outras fontes de energia, prefere invadir matar e massacrar seres humanos para roubar o que precisa??? … Ficaria mais caro ou mais barato investir esse trilhões em novas formas de energia verde e limpa ou gastar como gastaram invadido e destruindo populações e famílias??? …Veja o Brasil dos anos passados, em pleno regime ditatorial militarista preferiu investir no Álcool ao invés de armas, pois se tivesse a mentalidade homicida que vemos hoje de certas potencias por ai, teria invadido a Venezuela pra pegar seu petróleo em plena crise do petróleo, mas isso depois de investir os anos e os vinténs do Pro-Álcool em armas para poder seguir esta estrada planificada como sua magnifica estratégia de Geo-Politica… e vemos isso hoje sendo realizado por “pseudos exemplos de civilidade e estilo de vida”, mas que no fim demonstra somente de ser um selvagem a mais na superfície terrestre… e ainda tem gente que os apoia incondicionalmente, acreditando na mentira e se achando até mais “Humanista” que os outros por ser um seguidor fiel dessa doutrina… que piada, vai se olhar no espelho massa dominada!!
    .
    Uma vez que uma nação segue esse caminho somente reconsiderará seus atos, sua forma de agir e ainda sua posição no mundo e na espécie, uma vez que seja vencido nos campos de batalha, mas não em guerras distantes, mas sim em combates dentro de casa, como foi para a Alemanha… ou se ficar pobre e não conseguir mais manter a maquina bélica imperial como a GB… seja qual for o caminho para a decadência que gera paz para o próprio povo e para outros, até la muitos inocentes morrerão de morte violenta devido à cobiça ou prepotência da grande super potencia da “Democracia”, mas que apoia ditaduras sanguinárias pelo mundo inteiro!
    .
    Sei muito bem que para muitos essas verdades ditas baseadas em fatos podem muito bem ser consideradas “Heresias” pois mostram o outro lado da moeda, um lado em que mete em discussão as verdades que ninguém quer ver, o lado mais realístico e longe da Ficção doutrinaria da Disney, e que esses “Ofendidos” simplesmente usariam vários esteriótipos e Jargões da própria doutrina Hollywoodiana para imediatamente julgar e rotular tal pessoa sem considerar se quer o que foi dito como sendo “Uma Verdade” possível, dizendo ainda “Se está ruim aqui vai pra la então, viver com os terroristas”, e é exatamente esse o problema, esse partidarismo radical, ou conosco ou contra nós que gera tantas guerras na nossa espécie, existe sempre uma 3° via… mas não vejo como serem erradas essas palavras ditas acima, já que os fatos analisados a sangue frio sem propagandas ou partidarismos parecem sem duvida ser estes mesmo, a menos que mostrem uma outra versão que eu gostaria muito de ler e analisar…
    .
    Favor não vir com palavras de ordem baseadas na retorica do ódio como por exemplo: “se falou isso é por que é anti-americano, comunista, budista, eremita ou terrorista…” a realidade dos homens não é essa, <bZum elemento pode muito dizer como vê as coisas sem ser nada do que os julgamentos estereotipados dizem!
    .
    O Brasil não deve seguir o modo de agir de nenhum outro país, nem dos USA, nem da Russia nem da China, mas deve ter um seu próprio meio de fazer as coisas, baseadas na própria cultura, identidade nacional e necessidade pratica… lembrando sempre que um dia a nossa potencia como povo acabará, e seremos o teto de vidro e não a pedra, e isso pode resolver muito problemas no futuro dos nossos descendentes, evitando vinganças ou conflitos armados exterminadores dos que um dia eram nada quando nós eramos tudo, essa pode ser a maior lição que aprendemos das guerras modernas e atuais, hoje fazemos com outros, amanhã os outros farão conosco… mas seja qual for esse caminho, devemos sempre dizer a verdade dos fatos e o porque dos seus atos ao nosso povo, e não ficar por ai pregando mentiras que mais tarde serão usadas contra nós mesmos, seja qual for o caso… mesmo que seja para um sentido pratico, como para impedir outras ações, e as armas de destruição em massa do Iraque é a MÃE DE TODAS AS MENTIRAS MILITARES que hoje é muito usada contra a campanha do Irã!!
    .
    E vemos ainda que muitos brasileiros preferem correr e se esconder atras de jargões e clichês para evitar o confronto de idéias, o contraditórios… alguns por ai praticam até mesmo a censura e a perseguição… isso pode parecer muito bom para quem tem esse mesmo comportamento, mas no fim o prejudicado é sempre quem o faz, pois uma vez que se foge do confronto, foge-se pra sempre e em tudo, virando uma pessoa disposta a entregar suas posses para evitar um confronto direto que tenha um resultado incerto, pois o muro dos esteriótipos e verdades absolutas não estará la para protege-lo ou salvar…
    .
    Bem já falei demais, vou nessa… e lembre-se, se os USA fizeram isso com eles, amanhã quem garante que não seja conosco, já que estão no mesmo continente e os custos de uma campanha militar seriam infinitamente menores, e possivelmente o Botim de Guerra muito maior, ja que temos muitos outros recursos além do petróleo??? A Russia tem ainda mais recursos que nós, em todos os sentidos, e a China não tem capacidade nem tradição histórica em fazer esse tipo de coisa, alias a China sempre foi isolacionista, fechando-se dentro de seus muros contra o mundo exterior… sem falar em ONG’s que tentam dividir nosso territorio e nosso povo para melhor dominar… quem é o verdadeiro inimigo potencial do Brasil, a praga bolivariana???
    .
    Valeu!!

  4. MAIS UMA GUERRA PERDIDA PRA AUTO ENTITULADA ARMY OF ONE
    .

    .
    VITNAN
    .
    SOMALIA
    .
    IRAQ
    .
    AFEGANISTAO
    .
    PATO DONALD EO PATETA .
    .
    NAO SABE POIS
    .
    ESE TIPO DE INFORMACAO.
    .
    NAO PASSA
    .
    NO
    .
    DISNEY CHANNEL
    .

  5. Depois dessa notícia, eu quero ver algum palhaço dizer que os EUA fizeram um bem para o mundo derrubando o “ditador do mal” que estava no poder. Se foi tão bom por que motivo, o povo está em festa com a retirada das tropas americanas e por que estam queimando a bandeira dos mesmos??? Enfim, agora vão ficar tudo caladinho. Não vai aparecer ninguém.

  6. Parabens EUA… mas uma vez vcs contribuiram pra desestabilizar o mundo atraves das suas guerras de dominação….

    espero q os xiitas do Iraque se juntem com os Xiitas do Irã e deem mais dor de cabeça ao Tio Sam, pra eles aprenderem que não podem e não devem tomar conta do mundo sozinho

  7. Claro já instalaram a Chevron no Iraque sob autorização do governo iraquiano adestrado por eles, vão continuar sugando o petróleo iraquiano agora só resta saber se grupos xiitas radicais não vão começar uma guerra civil sangrenta contra os sunitas que estão no poder do Iraque sob tutela do tio sam trapalhão.

  8. No conflito entre as duas naçoes ,os EUA esmagou sadan e sua dita tropa de elite,isso e´fato , mas na ocupaçao tiveram problemas serios com a guerrilha ,isto tambem e´fato,porem a dificuldade para lidar com a guerrilha esta no fato deque houve a preocupaçao de preservar a populaçao civil do pais (apesar das mortes causadas pelos ataques americanos),qualquer naçao que derrotar uma outra ,tera´dificuldades na ocupaçao,principalmente se a resistencia nao se preocupar de atacar tambem seu proprio povo(95 % de civis mortos no iraque,foram mortos por bombas dos insurgentes),espero que os EUA aprendam esta liçao,se invadirem um pais para saquea-lo,devem fazer uma guerra total,ou seja,civis devem entrar na lista de alvos,pois e´da populaçao civil que surge a resistencia e como nao vem escrito na testa deles quem e´insurgente ou nao,o mais seguro e´passar a regua em tudo que respira.Vitoria inconteste, so agindo como mostro .Antes sunitas e xiitas viviam em uma paz a base de mao de ferro,vamo ver se conseguem manter uma boa convivencia sem comerem um ao outro !

  9. Qdo sairem os últimos cor´srios ianglese do solo Irakiano,espero q entrem no TPI c uma queixa de violação da sua siberania e por genôcido ,afinal, são + 60.000 mortos , milhões de mutilados , saque dos tesouros no Museu do Irak,sem falar no sumiço de 9 bilhões de dólares do Irak produto da venda do seu óleo q “sumiram “! sobre o controle dos ianks…Quero ver o bushrro, o tonybaleier ,rumfeldorento e outros sendo intimados a depor em Haia…Será?.sds.

  10. A quantidade de mortos passa de UM MILHÃO, só a guarda republicana teve mais de CEM MIL MORTOS. Pesquisem na net.

  11. O comentario postado as 19;04 e´hilario, esquece deque 90% de civis mortos foram vitimas de terroristas,ele reflete o desconhecimento cronico em assuntos desta extirpe e tambem reflete a profunda frustaçao de quem foi derrotado por tabela,sugiro que pergunte aos CURDOS e XIITAS se ta melhor hoje doque na epoca de SADDAN !

  12. Basta o Iran aumentar sua influência no Iraque para que esses contratos com as petroleiras americanas sejam cancelados. Os EUA não vão pagar para ver e invadir novamente o Iraque pois o buraco vai ser bem mais embaixo do que em 2003.

  13. Façam a festa, + ñ esqueçam de mandar prender os autores desta invasão homicida e seus aliados participantes, aliás, a ONU e seu TPI já eram p estar se mexendo independente de pedido dos Irakianos…dois pesos um medida rasa, p os mesmos, se fossem Africanos , Árabes e outros já estariam presos e condenados por gênocidio.Sds.

  14. Espero somente que o Iraq se fortaleça e entre no coro do Ira e Pakistão contra os EUA e OTAN.
    Ou então vamos ver o Iraq batendo em portas sulamericanas, o que seria melhor para eles.
    Equipamento brasileiro e experiência colombiana eles terão de sobra aqui para enfrentar as guerrilhas dos Curdos. Trigo Argerntino e todo o tipo de alimentos baratos da Bolívia e outros, eles podem negociar bem baratos.
    Os Astros-2 novamente e melhorados, agora tem-se os novos Tucanos e todo os esquemas de vigilância de fronteiras que tanto lhes faltam estão a disposição deles e serão bem financiados.
    Bem sabemos que quem financiou o Astros-2 foi Sadam, e digo uma coisa, se o Brasil lançar um novo Blindado de Combate o Iraque vai entra com parte de financiamento.
    Sei que pode ser sonho mas é bem plausível rsrsrsr

Comentários não permitidos.