Defesa & Geopolítica

Iraquianos comemoram a retirada das tropas americanas do país

Posted by

France Presse

Centenas queimam bandeiras dos EUA e de Israel em Fallujah, no Iraque

A retirada das tropas dos Estados Unidos foi comemorada nesta quarta-feira por milhares de iraquianos na cidade de Fallujah, um dos principais focos de violência entre insurgentes e americanos após a invasão do país, em 2003.

Os moradores da localidade e seus arredores se reuniram no centro da cidade levando bandeiras do Iraque e cantando palavras de ordem contra as tropas americanas. Havia também pessoas queimando as bandeiras dos Estados Unidos e de Israel.

Os manifestantes carregavam cartazes com slogans que exaltavam a resistência em Fallujah. A passeata foi isolada pelas forças de segurança iraquianas para evitar qualquer tipo de violência. Ruas no centro da cidade foram fechadas e as medidas de segurança reforçadas.

Fallujah, localizada a cerca de 50 quilômetros de Bagdá, foi palco em 2004 de duas grandes batalhas entre rebeldes e as tropas de ocupação, que terminaram com morte de dezenas de militares americanos e milhares de iraquianos.

Além disso, milhares de famílias se viram obrigadas a abandonar a cidade por causa do conflito, que prejudicou a infraestrutura da cidade.

Fonte: Folha


19 Comments

shared on wplocker.com