(Ipea) Aponta que maioria dos brasileiros descarta hipótese de guerra no país nos próximos 20 anos

Aeronave de Patrulha — P-3AM da FAB

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que maior parte dos brasileiros não acredita na hipótese de o país se envolver em guerra com outras nações nos próximos 20 anos. De acordo com o estudo, a ocorrência de conflitos armados é considerada pouco provável por 30,4% da população e impossível por 34,3%. Já 34,7% dos entrevistados temem que o país se envolva em guerra em função de interesses sobre a Amazônia brasileira (50,2%) e sobre o pré-sal (45,5%). Os dados fazem parte do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) sobre Defesa Nacional, divulgado hoje (15).

Segundo o Ipea, há “uma percepção de que os interesses estratégicos envolvendo a Amazônia e o pré-sal afetarão de forma significativa as relações do Brasil com outros países do mundo, e mesmo a possibilidade de conflitos armados envolvendo o Brasil nas próximas décadas é encarada como factível por grande parte dos entrevistados”, diz o documento.

Apesar de considerarem que os interesses acerca da Amazônia possam ser o estopim de conflitos militares, mais de 60% dos brasileiros são favoráveis ao trabalho de organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras na região.

A pesquisa identifica ainda, dentre uma lista de países pré-selecionados, aqueles vistos como possíveis ameaças militares ao Brasil nos próximos 20 anos. Em primeiro lugar vem os Estados Unidos, com cerca de 37% de indicações dos entrevistados, seguido pela Argentina, com 15,6%, e pela Bolívia, com 12,2%.

Dentre os mesmos países pré-selecionados, procurou-se também determinar quais poderiam eventualmente desempenhar o papel de importantes aliados ou parceiros do Brasil. Novamente, os Estados Unidos despontaram com o maior número de citações: 32,4%. Na sequência aparecem a Argentina (31,4%), a China (16,7%), a Bolívia (15,1%), o Paraguai (15%) e os países da Europa (14,6%).

O estudo aponta ainda que o crime organizado é a ameaça que atualmente produz maior medo entre os brasileiros: 54,2% dos entrevistados afirmaram temer os efeitos da criminalidade sobre suas vidas.

Além disso, desastres ambientais ou climáticos também foram apontados como possíveis
ameaças por 38,6% dos entrevistados. O terrorismo e as epidemias foram indicados como eventos relevantes por cerca de 30% dos entrevistados.

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Minuto Notícias

47 Comentários

  1. Realmente são desinformados,manipulados, das condições da geopolítica internacional, da atuação de certas nações contra os interesses do n país, vide a n amazônia e as contestações levantadas pela construção das n hidrelétricas, a presença nefastas das ONG’s estrangeiras fomentando a cizânia entre o n indios e n FAs.Da presença de IV da frota ianks nas águas do atlantico sul, da presença dos mesmo a 100km do Estado do Mato Grosso, em apiay na colombia,da ação da cia e DEA em n continente…espero estar mt errado, de coração eu digo isso.Mais, ser um país militarmente forte, bem equipado, apto e capaz de causar pesadas perdas em equipamentose vidas dos mesmos , de qlq invasor , sermos capazes de atacar o terrítorio desse n inimigo c misseis intercontinetais ,ñ quer dizer q seremos uma potencia do mal, como os ianks e seus “aliados “. P Ontem.

  2. uma ótima pesquisa, mas mostra que o brasileiro não entendem nada sobre a politica brasileira e mundial. a argentina esta mais submissa ao brasil e a bolivia, nem existe. sobre os u.s.a estão certos, e com eles vira boa parte da europa, são os únicos que oferece perigo ao brasil. a china nem se quiser, não teria dinheiro, nem poder e tecnologia militar suficiente.

  3. MEUS CAROS DEPOIS DO IRAQ
    .
    ONDE ELES DIZIAO
    .
    QUE ATE SABIAO,
    .
    ONDE
    .
    TAVA A ARMA DE DESTRUICAO
    .
    E
    .
    MASSA.
    ,
    ACREDTIO NA POSSIBILIDADE DE
    .
    QUALQUER HORA DESA A AMZONIA VAI SER
    .
    UM MOTIVO DESES
    .
    POVINHO ENTREGUISTA AI DO BRASIL
    .
    QUE VIVE NA DISNEY DA INLUSAO,
    .
    MORERA PELA CAUSA YANKE SE POSSIVEL
    .
    DEPOIS DO IRAQ EAS MENTIRAS QUE CIA TA INVENTANDO PRA INVADIR O IRAM POR ESE MOMENTO
    .
    .TUDO E POSSIVEL
    .
    ,

  4. esses valores são frutos de muita falta de conhecimento por parte da população que é ignorante, sem falar que o povo não gosta de estudar e procurar ler coisas mais importantes.só ficam presos a novelas e um monte de baboseiras, sendo manipulados de acordo com os interesses das mídias, dessa forma acham que no Brasil é pacifico e bla bla, e acham que as ONGs estão fazendo um trabalho bom,mas não conhecem as reais intenções, só as informações que as mídia dizem, não procuram questionar buscar outras fontes sem ser a TV.é lamentável, mas no dia que as coisas ficarem apertadas quem sabe o povo procurem a pensar um pouquinho, pra que eles votam, pra onde vai o dinheiro público e outras mais. TV é bom mas desde que você não seja influenciado e nem enganado por ela.

  5. A opiniao publica brasileira nao e nem melhor nem pior que a opiniao publica dos chamados paises mais civilizados de Europa e dos Estados Unidos. E uma formada pela Midia, cujo interesses e a desinformacao. Nao me surprende. Eu creio, que a descricao que Monteiro Lobato fez do Jeca Tatu, reproduzida por Ruy Barbosa no Senado, ainda tem sua validade.

  6. “mais de 60% dos brasileiros são favoráveis ao trabalho de organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras na região.”
    Isso mostra claramente que a população brasileira é manipulada pela impresa!!!Que não buscam conhecer o outro lado da história,vão atrás de apenas uma visão!!!

    “seguido pela Argentina, com 15,6%, e pela Bolívia, com 12,2%.”
    Ai da pra ver que brasileiro está longe de saber das vendadeira ameaças !!!!

  7. essa pesquisa demonstra o tamanho da ignorancia do povo brasileiro,para a sorte dos eua e europa.

    menos futebol e novela por parte do brasileiro faria por si so esse pais se transformar na maior potencia do mundo.

  8. Deveriam perguntar no mesmo tema, como os brasileiros veêm o congresso nacional lidando com a segurança do Brasil, se são aliados ou agressores usurpadores de poder. Aí achariam onde está macomunado o mal dentro do Brasil. Verdadeiras ordas de vendilhões do legado e patrimônio nacional. Não precisamos de inimigo externo! Basta termos nossos congressistas, verdadeiros agentes como CANCER engendrado no poder. Pior, estão contaminando judiciário e executivo…parei…

  9. E não é para menos,a desinformação deste povo,pois é assim que elegem os corruptos legisladores, que brincam de faser leis,que prejudicam a sociedade,interferindo cada vez mais nas familias,tirando a autoridade dos pais,é este povo que é desinformado,e parece não ver o iraque,que foi assaltado roubado,e agora quem decide o que o iraque vai comprar e de quem,a LIBIA,EGITO,CIRIA,semente de confusão americana,e a fame é grande.

  10. concordo plenamente

    já esta tudo planejado, já me contaram, quando passem 21 anos então vão invadir a gente, só pro pessoal não ficar contrariado e a gente receber eles com os braços abertos (ainda mais)

    BRASIL – Bravos Rapazes Americanos Silenciosamente Iram Levando.

  11. O maior problema são os meios de comunicação em massa do Brasil, que são controlados pelos grandes grupos de comunicação internacionais. Como a REDE GLOBO controlada pelo grupo americano LIFE-TIME. As emissoras de TV e grandes Jornais são controlados por grandes grupos de comunicação estrangeiros, que se preocupam em filtrar que tipo de informação o publico tera acesso, como ela sera apresentada. Com a finalidade de alienar, inversão de valores, desmotivação patriotica e baixa estima do povo perante o Brasil. Toda a alienação do brasileiro é planejada e induzida pelas emissoras de Tv e outros meios de comunicação, com o intuito de controlar as massas.

  12. Quando a politicagem pensa em defesa logo pensa em acordos de compra e venda.. ou seja, a cabeça deles!.. Que é poder e $$$. Estão nem aí se a tecnologia está em mãos nacionais, ou se o Brasil tem capacidade para se defender de interesses externos. Na mente dos mesmos não existe isto de meio externo, meio interno, existe claro! limites.. mas são fictícios apenas para terem um referencial. E fazer manter as coisas como se encontram.
    Quando vem com ufanismos sempre é com os jargões de sempre!.. “Amazonia é nossa”.. etc. Sempre enganando a sociedade.
    A guerra já está acontecendo. O Hélio Corrêa expos…
    O inimigo é invisível!.. Sorrateiro.. Mas quando “a cobra fumar!” meios militares para a defesa dos brasileiros e expurgamento dos inimigos serão necessários! E isto não é de uma hora para outra. Na atual situação de defesa do país, ao meu ver, 20 anos.. para se armar como se deve.. é muito pouco tempo.

  13. Leiam nas entrelinhas, o povo sabe de onde vem a guerra, essa de dizer sobre 20 anos é coisa de estatistico. O fato é que a midia não traz nem 10% da verdade, por isso que somos privilégiados por debatermos, por acaso alguem já viu noticias como a que temos aqui na midia televisada ou escrita?

  14. A pergunta é: Em quais lugares foi efetuada essa pesquisa?que tipo de pessoa e qual a sua formação e que nivel sócio económica tinham essas tais pessoas? Pelo visto e que me perdoem,essa pesquisa está me perecendo coisa encomendada( Fajutage mesmo) pois so os lunatícos não pecebem o que está por vi e em muito pouco tempo, mas tudo é festa neste país das bananas. Tem carnaval, cachaça e footbol tudo tá maravilhoso. Esse é o brasil, esses são os brasileiros.

  15. E claro que a maior parte da população e alienada, a rede BOBO, faz o seu serviço direitinho,pão e circo senhores
    _a parte um pouco mais politizada sofre influencias de revanchistas, e veem o patriotismo como “resquicio de ditadura” e é induzida a acreditar que patriotismo “e coisa de careta, o que liga e se entregar a promiscuidade da vida globalizada meu, uhuuu”, e tem tambem os apatridas entreguistas, inclusive muitos que frequentam blogs de assuntos militares, e tem verdadeiros orgasmos quando comentam sobra a foto de um caça estadunidense, mas quando o assunto e bom para o brasil, não passam nem o malse encima

  16. numa coisa os alienados tem razão, nehuma potencia precisa invadir o BRASIL militarmente, basta bancar as campanhas politicas de nossos entreguistas de plantão, atraves de suas mutinacionais e pronto, estamos invadidos e dominados silenciosamente rsrsrs, e os entreguistas ainda vão levantar para eles sentarem quando entrarem, lamentavel !!

  17. Ao menos e uma coisa os senhores tem de concordar comigo: Durante os GOVERNOS MILITARES, haviam dois grupos, um que lutava contra o suposto comunista e o que protestava duramente contra o esse regime de governo. Até aí tudo bem, mas concordam comigo que pelo menos a população brasileira era mais atenta as modificações que aconteciam, beleza que tinha aquele grupo que não sabia era de nada, mas ao menos tínhamos estudantes de verdade que iam às universidades para se formarem, como verdadeiros profissionais, e não para se filiar a partidos radicais de extrema esquerda, promover festas e fumar um baseado de maconha é claro. As pessoas tinham consciência política mesmo que fosse um grupos restrito ( os estudantes), ao menos alguém lutava por alguma coisa. Em outras palavras, havia o equilíbrio e nossa “balança político-intelectual”. Lamentavelmente o que vemos hoje é uma população hipócrita, medíocre e totalmente a parte de situações críticas a sociedade brasileira, que tipo de democracia estamos construindo? O Brasil se gaba por ser uma das 10 maiores economias do mundo, pleiteia vaga no CS da ONU mas não consegue proteger nem mesmo a população do ENTORNO do DF que tem as maiores taxas de homicídios do mundo, não temos verba para questões como saneamento básico em regiões como a NORTE, mas temos rios de dinheiro para enfiar em estádios “mudernos” para o mundo ver em 2014, ou seja, vamos mais uma vez mascarar nossa realidade. Nossas polícias são mal estruturadas e mal remuneradas, nossas Forças Armadas nem se falam, sinceramente, talvez estejamos precisando de uma resposta tipo Al-Qaeda aqui para expor ainda mais nossas fragilidades. E dar um tapa na cara não só do ESTADO mas principalmente dessa população PAZ E AMOR… Mas quem é mesmo que elege um GOVERNO? E quem mesmo tem o poder de destituí-lo se for o caso? De maneira nenhuma quero dizer aqui neste post que os Governos Militares foram ou são a solução, mas apenas fazer uma comparação entre a população que lutava por algum ideal e tinha peito para lutar pela sua liberdade, ou uma população de hoje que se diz democrática mas que NÃO SABE cantar o Hino Nacional Brasileiro…
    Enquanto ficarmos no bla bla bla e não agirmos, continuaremos a fazer parte dessa massa desnorteada que se chama Brasil!!!

  18. Querem um exemplo? Quantos de vocês passam adiante o que aprendem aqui? Quantos de vocês comentam, seja com a família, com amigos ou seja lá quem for, os temas aqui debatidos?
    Não adianta só chamar a população de analfabeta, também é preciso ajudar a esclarecer…

  19. “caça para que? para alguns brigadeiros bricarem de guerrinha aerea”

    _a frase não foi dita por nenhum alienado em futebol e novela, não, mas sim por um ex chefe de estado, que ao contrario do que pensam NUNCA FOI DE DIREITA, ASSIM COMO LULA NUNCA FOI DE ESQUERDA, isso não existe no brasil,são ideologias importadas, sem nexo com nossa realidade, ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, foi aluno da faculdade de sociologia e ciencias sociais da USP, anexa a filosofia letras e historia, a famosa nacionalmente FFCH,( fefelech para os intimos rsrs) e quem acompanhou no noticiario a invasão da reitoria, sabe que la não se forma ninguem de direita,eu sei pois moro do lado da USP, no butantã,frequentei muito as festas da fefelech,
    e quem acha que LULA e esquerda, provavelmente estava fora do pais nos oito anos de seu governo, quando bancos e instituições financeira se esbaldaram.
    não caiam no conto das viuvas do muro de berlin, seja de que lado for que estavam do muro, esquerda e direita são ideologias falidas do seculo passado, o nosso problema e muito mais grave,CHAMA-SE FISILOGISMO, a politica do “toma lá, da cá, do jeitinho, do o que eu levo nisso” enquanto não acordarmos para vida e rompermos com tudo isso que está ai, vamos continuar nesse circulo vicioso !!

  20. “caça para que? para alguns brigadeiros bricarem de guerrinha aerea”

    _a frase não foi dita por nenhum alienado em futebol e novela, não, mas sim por um ex chefe de estado, que ao contrario do que pensam NUNCA FOI DE DIREITA, ASSIM COMO LULA NUNCA FOI DE ESQUERDA, isso não existe no brasil,são ideologias importadas, sem nexo com nossa realidade, ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, foi aluno da faculdade de sociologia e ciencias sociais da USP, anexa a filosofia letras e historia, a famosa nacionalmente FFCH,( fefelech para os intimos rsrs) e quem acompanhou no noticiario a invasão da reitoria, sabe que la não se forma ninguem de direita,eu sei pois moro do lado da USP, no butantã,frequentei muito as festas da fefelech,
    e que acha que LULA e esquerda, provavelmente estava fora do pais nos oito anos de seu governo, quando bancos e instituições financeira se esbaldaram.
    não caiam no conto das viuvas do muro de berlin, seja de que lado for que estavam do muro, esquerda e direita são ideologias falidas do seculo passado, o nosso problema e muito mais grave,CHAMA-SE FISILOGISMO, a politica do “toma lá, da cá, do jeitinho, do o que eu levo nisso” enquanto não acordarmos para vida e rompermos com tudo isso que está ai, vamos continuar nesse ciculo vicioso !!

  21. Nossa vitória final,
    Que é a mira do meu fuzil,
    A ração do meu bornal,
    A água do meu cantil,
    As asas do meu ideal,
    A GLÓRIA DO MEU BRASIL!!!

  22. o grande filosofo TIM MAIA, formado na faculdade da vida..o bar, resumiu bem o brasil :

    _
    “O BRASIL E O UNICO PAIS DO MUNDO ONDE POBRE E DE DIREITA, RICO E DE ESQUERDA E PUTA GOZA”

    _ nada a acresentar…

  23. Guerra no Brasil? Conte outra!
    Brasília venderá o país sem necessidade de guerra alguma, nossos políticos já são entreguistas….
    E tenho a informação de que navios franceses ja estão levando nossa água em navios para a França a partir da fronteira ao norte, próximo à guiana…. Já começou amigos…

  24. Eles com certeza fizeram essa pesquisa com mendigos, porque não acredito que um brasileiro com um pouco de estudo tenha falado tanta baboseira. Brasil vergonha! 🙁

  25. Daqui 20 anos farão outra pesquisa dessa com resultado semelhante, enquanto os paranóicos de sempre continuarão a sustentar que o Brasil estará prestes a ser invadido pelos usamericanus rsrsrsrs
    normal, essa gente está prevendo a 3ªGM desde do fim da 2ª

  26. Isso servirá de desculpa para o contínuo sucateamento das forças armadas até que virem mero reforço policial.
    .
    Isso faz pensar… Estão acabando com as forças armadas, desarmando a população, endeusando cada vez mais o Estado, que cada vez mais usa a segurança pública como instrumento político. Controlam a imprensa (marco regulatório), tiram poder dos pais, atacam a família tradicional, segregam o país em minorias, maquiam os dados econômicos, atacam o passado, ignoram a constituição, entregam às ONGs o acesso à áreas ambientais, abrem as pernas aos ditos movimentos sociais, a educação está cada vez pior. O “partidão” não tem oposição – não tem – fato. Censuram. Instituiram um Estado plenamente assistencialista (os bolsa-sei-lá-o-que só servem para comprar votos). Quem produz, emprega e paga a conta é taxado com as mais terríveis acusações (de lacaio de algum outro país à vivandeira…).
    Para onde caminha o Brasil?

  27. O estado americano do medo ameaça a humanidade e impede a paz.
    .
    .
    ********(trechos do texto principal)
    .

    (…)A humanidade enfrenta a mais grave crise de civilização da sua história.
    .
    Ela difere de outras, anteriores, por ser global, afetando a totalidade do planeta;é uma crise política, social, militar, financeira, econômica, energética, ambiental, cultural.
    .
    

O homem realizou nos últimos dois séculos conquistas prodigiosas. Se fossem colocadas a serviço da humanidade, permitiriam erradicar da Terra a fome, o analfabetismo, as guerras, abrindo portas a uma era de paz e prosperidade.
    .
    
Mas não é o que acontece,uma minoria insignificante controla e consome os recursos naturais existentes e a esmagadora maioria vive na pobreza ou na miséria.
    .
    
Com fim da bipolaridade, após a desagregação da URSS, permitiu aos Estados Unidos adquirir uma superioridade militar, política e econômica enorme que passou a usar como instrumento de um projeto de dominação universal.
    .
    As principais potências da União Europeia, nomeadamente o Reino Unido, a Alemanha e a França tornaram-se cúmplices dessa perigosa política. 
(…)
    .
    .
    (….)Visitei o Irã há cinco anos e percorri o país de Chiraz ao Mar Cáspio;escrevi sobre o que vi e tive também,a oportunidade de verificar que é falsa e caluniosa a imagem que os governos ocidentais difundem do país e da sua gente.
    .
    Independentemente da minha discordância de aspectos da politica interna iraniana nomeadamente os referentes à situação da mulher – encontrei um povo educado, hospitaleiro, generoso, amante da paz, orgulhoso de uma cultura e uma civilização milenares que contribuíram decisivamente para o progresso da humanidade.
    .
    

Para mim o Irã encarna muito mais valores eternos da condição humana do que a sociedade norte americana, cada vez mais robotizada.(….)
    .

    ***********
    .
    (*)Por:Miguel Urbano Rodriguez;
    Porto, Portugal, 10/Agosto/2011

    .
    .
    http//www.odiario.info/?p=2178
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/12/o-estado-americano-do-medo-ameaca.html
    .
    .
    .
    com a palavras,as mulheres iranianas!

  28. kkkkkk!!! Pergunta nessas pesquisas se os Brasileiros sabem o nome de todas as capitais dos Estados? Se sabem quais os armamentos que nossas forças armadas usam? Se sabem sobre nossa área de exploração exclusiva? Se sabem quantos ministérios nós temos?? Se sabem o nome do vice-presiedente? kkkkkkkkkkkk!!! Essa pesquisa foi piada, não??

  29. O rapaziada já foi bem pior antigamente nem dez por cento teriam falado isso,mas na verdade o principal culpado do povo viver de vendas nos olhos são a nossa imprensa entrequista vendida aos interesses estrangeiros pior que são concessão do proprio governo que servem para eleger os mesmos politicos que fazem o brasil ficar patinando

  30. tem que fazer uma comparaçao dessa pesquisa com outras realizadas em outros anos para ver se teve uma melhor percepção da nação ao assunto.

  31. [b]ARGENTINA? ….. BOLIVIA? [/b]

    Argentina, Pais Falido. Muito mal armado.
    .
    Bolivia, Pais Falido. Muito mal Armado.
    .
    tenham certeza, isso sera uma doacao de territorio… nao uma guerra

  32. Estatística e probabilidade não pode ser feito em cima de ‘achismos’… mas de fatos, os quais infelizmente o povo brasileiro desconhece.

  33. O problema e´que os genios do Ipea so levaram em conta a guerra com aplicativos tradicionais,(alias quase toda a patota so enxerga guerra com um aplicativo)esqueceram deque a ameaça do aumento de pessoas viciadas em cocaina e craque sofre um aumento virtiginoso,sugando recursos da naçao no combate e agora no novo programa de tratamento dos viciadinhos,ou seja,mantendo estes numeros,o brasil tera em 100 anos,40 % de sua populaçao viciada e alienada,ficara o brasil a merce de naçoes que possuem uma populaçao nao viciada em craque ou cocaina e que as leis sao severas com estes parasitas (paises muçulmanos e talves CHINESES sao estas naçoes que nao dao mole para viciados),portanto se temos uma ameaça real e domestica,devemos enfrenta-la com com de ferro !

  34. A questao de ser analfabeta ou nao ,influencia muito pouco,tendo em vista que a cultura multiracial brasileira e´o fator de mais influencia no comportamento “estilo QUERO O MEU o resto que se dane”,um exemplo e´que existe pessoas com terceiro grau que nao se interessam por assuntos nacionalistas e nao querem nem ouvir falar,ou seja ,teoricamente os letrados deveriam pegar no chifre do boi,quando pegam ficam com o boi so pra eles ! A desgraça do pais e´ignorar o nacionalismo.

  35. Eu não entendi direito.”mais de 60% dos brasileiros são favoráveis ao trabalho de organizações não governamentais (ONGs) estrangeiras na região.” Isso prova que o povo Brasileiro não está nem ai para segurança Nacional.
    Essa pesquisa é muito preocupante.

  36. Como o brasileiro é mal informando, é por isso que as forças armadas não são levadas em consideração, lamentável.
    Tem muito mais coisas aqui 20 anos do que os brasileiros pesam, brasileiro (o povão) é tapado.

  37. O povo em geral acha que conflito armado é aquilo que aconteceu somente nos moldes da Segunda Guerra, eles não conseguem ver que a violência urbana e das narco-guerrilhas urbanas brasileiras já configura em um conflito bélico e de escala crescente
    As máfias cariocas e paulistanas, os esquemas de corrupção e de comércio das drogas que sustentam esses esquemas bélicos, já podem ser chamados assim, logo vão enfrentar o Estado novamente e com mais violência e esse negócio de queimar ônibus vai ser coisa do passado.
    Não digo que é culpa somente deste governo, mas de todos os governos e de seus governados inclusive.
    Essa pesquisa e o brasileiro incrivelmente não conseguem enxergar as coisas que tem acontecido na África e em especial a África ocidental também, lembro de um discurso de Celso Amorim sobre os crescentes problemas de Guiné, Guiné Bissal e seus vizinhos devido às cancerosas guerrilhas que sugam os africanos, “O Brasil não vai ficar impassível com os problemas ocorridos com a segurança de Guiné e Guiné Bissau”. Já se Le nisto o envio de tropas pra lá.
    O próprio Haiti é uma operação de imposição de paz, e isto se configura em uma ação bélica de alto nível em uma nação estrangeira.
    Sobre Uruguai e Bolívia temos razão também, pois esses nossos vizinho estão sem governos.
    Assim o Brasil já esta em guerra jaz muito tempo e “os cegos que não querem enxergar são os verdadeiros cegos”.

Comentários não permitidos.