Militarização do espaço pode tornar-se realidade

lustração: Niyaz Karim

Andrêi Kisliakov, analista militar

O ministério da Defesa dos EUA anunciou um novo programa espacial ambicioso destinado a montar uma rede de satélites em volta da Terra. A rede poderá incluir 288 satélites do projeto GPS e satélites de comunicação de órbita baixa (LEO) Iridium.

Intenção semelhante foi anunciada pelo diretor do setor de telecomunicações por satélite do programa de modernização russo Skólkovo, Serguêi Jukov. Segundo ele, a Rússia deve estudar a possibilidade de união de diversos sistemas de satélite para a criação de um futuro escudo de satélites.

Mas para que fins serão utilizadas na prática essas constelações de satélites? Em primeiro lugar, evidentemente, para fins militares. Os satélites são o núcleo das forças armadas modernas dos países desenvolvidos, sendo o principal objetivo de uma guerra do futuro não tanto a tomada do território do inimigo, mas a aplicação de golpes exatos contra seus pontos fracos. Isso quer dizer que o exército, reforçado pela cavalaria blindada, poderá deixar de ser relevante no futuro teatro de operações militares.

No conceito de “armas estratégicas”, a ênfase se desloca da clássica “tríade nuclear” aos sistemas de armas convencionais de alta precisão com locais de instalação diferentes. Todavia, seu emprego se torna problemático sem um grande número de elementos de apoio orbital, como satélites de reconhecimento, aviso prévio, previsão, comunicação, navegação e identificação de alvos.

Já em 2004, o especialista-chefe do Centro de Estudos Militares e Estratégicos do Estado-Maior russo, Vladímir Slipchênko, disse, em entrevista ao autor deste artigo: “O principal objetivo dos EUA não é construir um escudo antimíssil nacional, mas ensaiar o uso de sua infraestrutura orbital de informação para a condução de guerras sem contato”.

De acordo com o general, até 2020 o número de armas de alta precisão em posse dos países desenvolvidos poderá chegar a 70 ou 90 mil. Imagine quantos satélites serão necessários para servi-las. Portanto, centenas de satélites, aparentemente inofensivos e que sozinhos não são armas de ataque se tornarão parte integrante dos sistemas de armas de alta precisão, principal meio de combate do século 21.

Por outro lado, os satélites são o “calcanhar de Aquiles” desses sistemas e também poderão ser atacados. Isso cria a possibilidade de agir sobre a capacidade combativa dos sistemas de armas de alta precisão mediante a neutralização das constelações de satélites. Já em plena Guerra Fria, os EUA e a URSS realizavam experiências de combate aos alvos “trans-atmosféricos”, suspendendo-as somente no fim da década de 1980, receosos de que os fragmentos dos objetos destruídos pudessem atingir os satélites militares e outros em operação em órbita. Hoje, a humanidade parece estar voltando à ideia de guerras espaciais.

Em 11 de janeiro de 2007, a China atacou e abateu seu próprio satélite meteorológico. Um ano depois, em 21 de fevereiro de 2008, o cruzador norte-americano Lake Erie, em missão no Pacífico, derrubou com um míssil interceptor um satélite espião dos EUA prestes a cair descontroladamente. Segundo as declarações oficiais dos EUA, o ataque ao satélite se deveu à preocupação com a segurança dos habitantes da Terra. Note-se que o satélite foi atingido a uma altitude de 247 km com um míssil Sm-3, que faz parte dos sistemas de apoio ao futuro escudo antimíssil europeu. Assim, a possibilidade de atingir satélites em órbita realmente existe. Portanto, se existe a possibilidade de destruir alvos no espaço, mais cedo ou mais tarde surgirá a necessidade de colocar no espaço armas para defendê-los. O ex-secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, já declarou que a proteção de seus veículos espaciais é uma prioridade para o ministério da Defesa dos EUA.

Há tempos militares e políticos russos estão preocupados com o problema da eventual militarização do espaço. Na época em que desempenhavas as funções de comandante das Tropas Espaciais da Rússia, o atual presidente da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Vladímir Popóvkin, declarou: “Se alguém decidir instalar armas no espaço, teremos que responder à altura para não ficar a ver navios”.

Em 2007, o vice-primeiro-ministro do governo russo, Serguêi Ivanov, mandou construir um escudo único com as funções de defesa aérea, antimíssil e antiespacial e designou como empresa matriz do projeto o consórcio Almaz-Antei. O escudo deve ficar pronto até 2015 e combinar, segundo Ivanov, sistemas de combate e de informação aos sistemas existentes para garantir a defesa antiaérea, antimíssil e antiespacial da Rússia.

É difícil dizer qual caminho tomarão os EUA para defender seus satélites, mas todos nós nos sentiríamos mais seguros se as rampas de lançamento dos mísseis permanecessem em terra.

Fonte: Gazeta Russa

16 Comentários

  1. o espaço deveria ser explorado de maneira pacifica mas a muito se tem a ideia de utiliza para fins militares o Brasil a muito tempo deveria ter criado um sistema semelhante a o americano GPS ou russo GLOSSNAR de direcionamento assim poderiamos desenvolver nossas armas com
    o sistema nacional e exporta-las com os sistema dos outros alêm de que não temos como protejer nossos satelites no espaço nem como atacar um satelite hostil que esteja atuando contra nos do espaço

  2. Comentário acima não poderia ter sido mais infantil…tem muita gente que ainda brinca de “Comandos em ação” que leva todos os assuntos na brincadeira por aqui ?

  3. Será que ainda terá espaço na órbita pro nosso satélite totalmente produzido com tecnologia nacional, desde o proprio satélite até o sistema de lançamento….

  4. Pois é, como comentamos noutro momento, é preciso o blog também focar na guerra no espaço, eu sei, parece algo utópico o Brasil falar em guerra espacial, mas não tem outra.
    .
    Se você é criança, e quer ser um profissional, você vai ter que fazer a escola o ensino médio e a faculdade. É, talvez você é uma criança favelada órfã, mas se quer ser profissional vai ter que fazer isso.
    .
    O mesmo acontece com o Brasil, como coloquei faz tempo: se o Brasil não quer ser colônia, o Brasil precisa desenvolver uma indústria espacial forte visando a guerra no espaço.
    Eu aqui no blog comentei muitas coisas que pareciam utopias, ufanismos etc, mas depois viraram coisa normal, é a maravilha da internet, o cidadão participa, dá sua opinião.
    Obrigado PB, e ponham ênfase na guerra no espaço, eu propus vocês criarem uma secção para o espaço, é assim de importante e a forma de pressionar a sociedade a se tocar para essa área.
    Os CANSEI que falam em ‘ufanismo’, podem pular meu comentário e continuar na sua nuvem de fumaça proamericana.

    Falar de desenvolvimento militar hoje, falar em independência militar é falar da indústria espacial, foguetes, satélites, remote control, comunicações.

    Soberania, independência militar,
    só investindo pesado na indústria espacial.

  5. Caro Kaio,

    Muito “serious businees” 🙂

    No mais , vejo a inevitabilidade de no futuro tanto os EUA, como a Russia e China terem suas estações orbitais militares, controlando do espaço um rede de satélites de navegação, detecção e controle.

    []’s

  6. Rússia e EUA decidiram criar uma nova guerra fria. Mas desta vez terão mais países no jogo, certo Brasil? Você é proibido de construir bombas nucleares mas não de criar satélites!

  7. Republica dos Viras latas, Desordem é Regresso esse sim é o nosso país, Collor, FHC, SARNEY, Lombistas, Corruptos, entreguistas, esquerdistas, Espioes, etc… Tudo isso ocorre no Brasil é não é de hoje, Se esse país teve Presidente é moral foi na época de Gétulio Vargas é o Coronel Enestor Geisel, porque de hoje pra cá regredimos é muito com a idealização dos mentores para um Brasil, mais forte agora é um pais mais fraco, desprotegido, sem artilharia anti-misseis, sem satélites, sem misseis de disuação, em fim sem nada tudo sucateado, sem caças, etc…A única coisa que vejo é esse tal de Bla,bla,bla, politico que acaba ficando para proxima eleição é chegando a ficar no esqueciento em berço explendido.

  8. Nick, eu entendo que isso é inevitável…só me irrita ver que algo tão sério as vezes é levado na brincadeira, como se fosse um jogo de video game. []’s

  9. “O principal objetivo dos EUA não é construir um escudo antimíssil nacional, mas ensaiar o uso de sua infraestrutura orbital de informação para a condução de guerras sem contato”
    HEUEHEUEHE.. GUERRAS SEM CONTATO!.. Gostei. SÓ OS AMERICANOS MESMO PARA INVENTAREM ESSES TERMOS ‘HUMANITÁRIOS’

  10. se o brasil fizer a lição de casa vls e o ciclone e não deixarem os gringos interferirem dessa vez tamo no jogo.a tecnologia pode ser uma faca de dois gumes

  11. “Guerra nas Estrelas” é mesmo o nome dado pelos EUA para seu pretencioso projeto de militarização do espaço. Mas onde está o testamento de deus que divide o espaço entre Estados Unidos e Russia?

Comentários não permitidos.