Tu-142 ME indiano

Chega ao aeródromo de Taganrog as margens do Mar Negro o primeiro dos Tupolev Tu-142ME da Aviação Naval Indiana para reforma, onde está previsto a instalação do sistema para o lançamento de mísseis BrahMos e o aumento da vida útil da aeronave.

No aeródromo de Taganrog situa-se um complexo de manutenção e produção das aeronaves empregadas tanto pela AVMF como pelo EMERCOM, dentre vários outros aviões de uso específico, como o Beriev A-50 Shmel (AWACS).

Os 8 Tu-142ME operados pela Aviação Naval Indiana desde 1988 serão futuramente substituídos por aeronaves de patrulha Boeing P-8 Poseidon, que apesar de menores (menos capacidade) são mais avançados tecnologicamente.

A Índia vem empregando esse tipo de aeronave para fiscalização e combate à pirataria. Em 05 de maio de 2011 um Tu-142ME impediu que um navio mercante chinês fosse atacado por piratas no Mar da Arábia:

http://www.youtube.com/watch?v=DbKjVQR0F_g&feature=player_embedded

Mesmo com aparência antiga e obsoleta, o Tu-142 que teve seu primeiro vôo em 1960 e foi introduzido na URSS em 1972 ainda é a aeronave de patrulha naval de maior capacidade em operação no mundo. Seu alcance de 12.000 km e sua capacidade de rastrear submarinos por horas é incomparável a qualquer outro similar.

Em outubro de 1977 um Tu-142 a serviço da Aviação Naval Soviética rastreou um submarino nuclear americano por 4:05 hs sobre o Mar das Filipinas, nessa época os Tu-142 operavam a partir de bases dentro do território da URSS e nos países aliados, como Angola, Cuba, Etiópia, Iêmen e Vietnã.

O Tu-142 foi um ícone da época da Guerra Fria, pois devido à seu longo alcance e capacidade de monitoramento de atividades navais eram vistos em todos oceanos ao redor do globo.
A Ucrânia chegou a ter alguns Tu-142 mas com o acordo realizado com os EUA todos foram desmantelados, hoje somente a Índia e a Rússia operam esse tipo de aeronave.

Ficha técnica:

Tupolev Tu-142

Dimensões:
comprimento: 51,55 m
envergadura: 50,20 m
altura: 14,70 m
área alar: 289,9 m²
Peso:
vazio: 91800 kg
máximo de decolagem: 185500 kg
Motores:
4 turbopropulsores Kuznetsov NK-12MP com 14975 hp cada
Desempenho:
velocidade máxima: 855 km/h
velocidade de cruzeiro: 710 km/h
teto máximo: 13500 m
alcance: 12000 km

Tripulação: 11

Usuários:
Índia – Aviação Naval – 8

Rússia – AVMF – 15

Fonte: Tecnologia Militar e Aeronautica

10 Comentários

  1. O QUE ? a india usando e modernizando um avião de meio seculo, hámmm ?? que absurdo, so falta dizer qye a russia tambem usa ?!!, ou pior que a alemanha ainda voa caças f4 phanton?!! OU PIOR AINDA, que os eua usam b 52 stratofortess, e u2 ?!! o que vc ta me dizendo? ainda voam f5 nos eua como agressors ??? meeeeeu deus rsrsrs

  2. equipamento militar e estrategico, são armas,NÃO ARTIGO DE LUXO,o que importa e que cumpram a missão, e so devem ser substituidos, quando tiver outro para repor, ou se apresentarem perigo operacional !!!

  3. Arma boa é aquela que cumpre a missão como o capa preta disse…
    O fator humano ainda é o que mais conta em um conflito…

  4. os f5 modernizados ficaram muito bons, mas e obvio que não são infinitos, e não podem ser o ponta de lança da fab, mas para serem uma segunda linha de defesa são exelentes, e cumprem muito bem a missão,
    o que acontece, e que por atrazos na decisão dos come dorme do planalto, e o comodismo do comando da fab,os f5 acabaram virando bode espiatorio, e alvo predileto de vira-latas derrotistas apatridas nos sites de defesa !!

  5. O F5m está velho e defasado, pede um novo vetor à altura do pais como o BRASIL, 6 econômia do planeta, + q parece de 3 mundo, nem grana tem p pagar o comprometido, como os hellis MI35(são 6 ) e comprar novos caças…onde está essa grana td? E Capa , vc está , equipamentos militar tem q ter funcionalidade, o resto e o resto.Sds.

  6. Carlos Argus disse:
    12/12/2011 às 18:44
    tem razão camarada carlos, não da para negar a idade avançada das celulas dos f5, mas acredito que eles ainda podem ter alguns anos pela frente, o que não pode e como vc dis, a 6° e oomia do mundo por todas as suas fichas neles, apesar de toda sua comprovada eficiencia, precisam de um vetor novo para complementar, os f5m foram importantes para que não ouvese um gap operacional tecniologico, mas e preciso pensar adiante, na atualização da força, e isso infelismente o comando acomodado da fab não ta sabendo tocar adiante, por uqe os projetos das demais forças andam e os da fab não ?? O SAITO TEM QUE PEDIR O PIJAMA, RENOVAÇÃO TOTAL NO COMANDO DA FAB JA, SANGUE NOVO !!

Comentários não permitidos.