Defesa & Geopolítica

China revela interesse em colaborar com Celac

Posted by

Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Comunidade foi parabenizada por Hu Jintao, que deseja reforçar seu diálogo com a região.

Presidente da China, Hu Jintao

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, considerou a formação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) “um grande marco na integração regional” e revelou que a China deseja colaborar com o órgão.

O presidente da China, Hu Jintao, parabenizou os países-membros pela constituição do novo organismo integrador, e manifestou a disposição chinesa para “reforçar o diálogo, a troca e a colaboração com a Celac”.

Em entrevista ao China Daily, o catedrático do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia de Ciências Sociais, Sun Hongbo, destaca que a fundação da Celac “reflete a crescente influência regional do continente em um mundo multipolar”. O estudioso assegurou que a China espera um desenvolvimento estável e rijo da Celac, e aposta que o grupo se transforme em uma grande plataforma para o diálogo com seu país.

Sun afirmou que a Celac “será um porta-voz regional” em reuniões ministeriais e fóruns internacionais e, ao estabelecer seu próprio mecanismo de comunicação e coordenação, irá aumentar sua voz e influência na política global. “Como a Celac exclui os Estados Unidos, se transformou em uma alternativa à OEA (Organização dos Estados Americanos) dominada por Washington, pois a maioria dos países latino-americanos deseja escapar ou pelo menos amenizar a grande influência dos EUA na região”.

Fonte: Opera Mundi

15 Comments

shared on wplocker.com