China revela interesse em colaborar com Celac

Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

Comunidade foi parabenizada por Hu Jintao, que deseja reforçar seu diálogo com a região.

Presidente da China, Hu Jintao

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, considerou a formação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) “um grande marco na integração regional” e revelou que a China deseja colaborar com o órgão.

O presidente da China, Hu Jintao, parabenizou os países-membros pela constituição do novo organismo integrador, e manifestou a disposição chinesa para “reforçar o diálogo, a troca e a colaboração com a Celac”.

Em entrevista ao China Daily, o catedrático do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia de Ciências Sociais, Sun Hongbo, destaca que a fundação da Celac “reflete a crescente influência regional do continente em um mundo multipolar”. O estudioso assegurou que a China espera um desenvolvimento estável e rijo da Celac, e aposta que o grupo se transforme em uma grande plataforma para o diálogo com seu país.

Sun afirmou que a Celac “será um porta-voz regional” em reuniões ministeriais e fóruns internacionais e, ao estabelecer seu próprio mecanismo de comunicação e coordenação, irá aumentar sua voz e influência na política global. “Como a Celac exclui os Estados Unidos, se transformou em uma alternativa à OEA (Organização dos Estados Americanos) dominada por Washington, pois a maioria dos países latino-americanos deseja escapar ou pelo menos amenizar a grande influência dos EUA na região”.

Fonte: Opera Mundi

15 Comentários

  1. sei ?!! a china quer e nos colonizar, nos inundar com seus ching-lings acabar com nossa industria, e nos tornar um fazendão colonial, claro eles tem que alimentar seus um bilhão de escravos, que trabalham 16 horas por dia sem direitos, sem aposentadoria, sem ferias sem nada, abre o olho america latina

  2. O México também entrou ?
    Na prática, essa organização vai funcionar ?
    Como o Brasil está na CELAC e BRICS ao mesmo tempo ?
    Não entendo.

  3. felipe augusto disse:
    12/12/2011 às 00:02
    e isso mesmo felipe, o que vale para um imperio vale para outro, se não for benefico para nos, linha no pipa

  4. PRA NÃO DIZEREM QUE NUNCA CONCORDO COM O MADRUGA!!!… caro madruga, faço minhas as suas sabias palavras… momentos de lucidez são sempre bem vindos… PARABENS Felipe Augusto…

  5. não só a china mas outros paises tem que se manifestar a favor do celac pois e´assim que ganha força, cade que outros paises fizeram esse pronunciamento excluindo os estados unidos ele ficara cada vez mais fraco no senario internacional melhor para todo mundo

  6. O Dandolo fez perguntas importantíssimas…. bela constatação…
    .
    Quanto a china, imagino que ela não seja boba e ela também já sabe que alguns países já não são mais tão ingênuos. Menosprezar e tentar tirar proveito de certos países eu até imagino que o façam… mas Nós brasileiros, assim como argentinos, venezuelanos, uruguaios, chilenos, só temos a ganhar com isso…
    .
    A china deve manter laços recíprocos com países chaves… e deve se conter em sugar os recursos dos miseraveis bolivianos, paraguaios e caribenhos…
    Por exemplo: Indústrias como a Jac motors, para fugirem dessa nova lei sobre produtos importados, já iniciou a instalação de uma fábrica no ABC paulista, pra fabricar cerca de 60% das peças de seus carros(clarro que nada de mais sofisticado mas já gera empregos)
    .
    MAS SE ELES ESTIVEREM FOLGANDO DEMAIS É SÓ AUMENTAR O VALOR DAS NOSSAS COMODITIES QUE ELES FICAM MANSINHOS…assim aos poucos vamos construindo alguns polos de industria base, que aos poucos vão crescer e logo chegarão ao mesmo patamar das commodities, em termos de participação do PIB nacional

  7. Hum países da America Latina se unem algum não esta cheirando bem é o mesmo que dizer que o Brasil que fazer o mesmo que a Russia fez, no passado URSS, SO QUE AQUI VAI SER A URSSA, UNIAO DAS REPUBLICAS, SOCIALISTAS, SUL AMERICANAS, hahahaha, pelo que to vendo nosso país é muito vira lata Dilma foi chamada Sexta passada para asumir compromisso como lide majoritario da regiao oque ele fez, andou para traz, é gaguejou não asumiu a postura que devia é demostrou aos paises latinos americanos que não temos uma postura de defesa a altura se de merda por aqui a culpa é do Brasil, como um país sulcateado vai garantir a segurança dos demais Dilma isso é Briga de cachorro grande agora se vc’s não tem peito não vai mais fazer uma coisa dessas vai lá é volta de mãos abanando é demostra que nosso pais não tem atitude de tomar decições dessa grandeza muito menos quere entra na ONU, seremos fortes sem ela, se entramos seremos serviçais da elites é do clube dos 5+1 que tem a Bomba é nois não.

Comentários não permitidos.