Com Putin, Rússia vive e defende legado da era soviética

Vinte anos após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia defende com unhas e dentes o legado soviético com o objetivo de manter a todo custo sua imagem de potência mundial diante do impulso do Ocidente e da China. “O que é a União Soviética? É a Rússia, com a diferença de que antes se chamava de outra maneira”, afirmou Vladimir Putin, o líder que tenta devolver aos russos o orgulho perdido após o traumático fim do Estado totalitário comunista.

A Federação da Rússia – como é conhecido agora o antigo império czarista e soviético – não teve uma vida fácil durante estes 20 anos, nos quais precisou se livrar de guerras (Chechênia, 1994-96) e de uma crise econômica (1998) para evitar sua própria desintegração. O primeiro presidente da história da Rússia eleito democraticamente, Boris Yeltsin, conseguiu salvar o país, embora à custa do empobrecimento da população, do advento de uma nova aristocracia de milionários e da rendição estratégica diante do Ocidente.

Para isso, não titubeou em bombardear o Parlamento, que queria limitar seus poderes, e em ordenar a invasão da separatista Chechênia, utilizando uma violência que se propagou por toda a região do Cáucaso e que marcou a sangue e fogo a política russa durante os últimos 20 anos. No final dos anos 1990, a Rússia era um país em plena crise de identidade, já que carecia de meios econômicos para superar seu atraso e de peso político para manter sua influência no mundo.

Assim, Yeltsin cedeu o poder a um desconhecido funcionário público procedente dos serviços secretos, Vladimir Putin, no que muitos interpretaram como um retorno da temida KGB e dos órfãos do antigo regime comunista ao Kremlin. Putin, que prometeu mão firme desde o primeiro dia, reverteu muitas das medidas adotadas durante a década anterior e conseguiu pôr ordem no país, ignorando as crescentes críticas do Ocidente às suas tendências autoritárias.

Os analistas apontam que os preços do petróleo, que atingiram picos históricos durante quase toda a década anterior, facilitaram o trabalho de Putin, que conseguiu fazer o que o seu antecessor não pôde: pagar em dia salários e aposentadorias. No entanto, a recente crise financeira demonstrou que nem tudo o que reluzia era ouro e, como reconheceu seu sucessor no Kremlin, Dmitri Medvedev, a economia russa é “primitiva” e sofre uma “humilhante” dependência do petróleo e do gás, assim como a URSS.

No plano político, Putin aproveitou a desculpa terrorista para implantar uma verticalização do poder na qual todas as decisões dependem de Moscou, a despeito do federalismo. O retrocesso nas liberdades democráticas foi denunciado pelo último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev, que acusou o presidente de se transformar em “um novo czar”, comparando o partido do Kremlin com o Partido Comunista da União Soviética (PCUS) por seu monopólio do poder.

No plano internacional, a Rússia conseguiu recuperar posições, graças a uma política receosa do Ocidente na qual Moscou tentou se fazer respeitar em seu quintal e recuperou os laços com os velhos parceiros da URSS, incluindo a América Latina. A Rússia estabeleceu relações puramente pragmáticas com quase todos os regimes hostilizados pelos Estados Unidos, do Irã à Síria e Mianmar, e se opôs, embora sem muita sorte, à ingerência ocidental nos assuntos de outros países, como Iraque e Líbia.

Nesse afã de enfrentar o avanço ocidental rumo às suas fronteiras e, em particular, à expansão da Otan, a Rússia chegou a lançar uma intervenção militar na Geórgia pelo controle da separatista Ossétia do Sul (8 a 12 agosto de 2008). Além disso, lançou diferentes processos de integração com repúblicas como o Cazaquistão e Belarus, com os quais tenta recriar no plano econômico e de segurança o antigo sistema soviético.

Putin, um reconhecido nostálgico da URSS, afirma que sua iniciativa de criar uma União Eurasiática não é uma reencarnação do colosso soviético, mas o Ocidente segue sem confiar no primeiro- ministro russo, que pode se perpetuar no poder até 2024.

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. putin e um ex agente da KGB, e um patriota, mas ja deu sua contribuição, deve passar o boné e não querer se tornar czar, a sua visão miupe de guerra fria ja esta ultrapassada, assim como a vissão do partido republicano nos eua, se quiser se perpertuar sera o simbolo do atrazo

  2. Putin salvou a Russia!
    Comparem os dados economicos e sociais do entreguista Boris Yeltsin com depois que Putin assumiu!.. Boris Yeltsin foi envenenado e não foi à-toa!.. Faltou medidas como estas aqui no Brasil!.. Onde matam crianças e familias com seus desvios de verba, e vendas de riquezas a preço de banana.
    O povo russo em sua maioria apoia Putin!..
    Estão com um tom mais ríspido perante o ocidente agora porque esta tática de ‘revolucionários’ descontentes ‘com a mesada’ estão usando na Russia tambem, assim como usam na síria, usaram na líbia.. e usam em pequena escala.. mas usam no irã.

  3. os gringos querem tirar o putin do poder pois já viu que eles estão levantando a russia contra os escudos colocando outro gobartovi fica mais facil colocar os escudos

  4. Caro capa preta, discordo de sua visão sobre os republicanos… não defendo aqui suas ações, muitas delas facistas… mas temos que entender que, no contexto atual, é o UNICO contraponto frente aos VENDIDOS socialistas democratas… ao contrario que muitos pensam, os democratas são considerados nos EUA a esquerda nacional… hoje eles representam os INTERNACIONALISTAS de Wall Street, os mega-ultra-super trilhardarios… os que querem implantar um governo internacionalista TOTALITARISTA… um dos unicos impecilhos que lhes barram essa intenção nefasta é a existencia de uma população americana conservadora que encontra suas reivindicações espelhadas no partido republicano e ainda o estado de Israel, devido a sua essencia teocrática conservadora… ou seja… sem o conservadorismo, o mundo tá FU… agora, não podemos esquecer que as vitorias dos governos democratas no campo economico se estabelecem em virtude do apoio dos banqueiros ao sistema de credito em tempos de governos que lhes servem os interesses… é um fato… vide o governo de Clynton… e em seguida o deficte do governo Bush… os acessores financeiros dos republicanos não podem ser tão ruins assim… rsrsrsrs… saudações…

  5. Putim e ALVO DA MIDIA EXTRANGEIRA. gracas a ele o mundo .
    nao e UNIPOLAR so um poder .
    .
    apoio e suporto ele pelo fato dele ter amor a PATRIA,.
    .
    emquantos alguns cairao no conto da DISNEY DA INLUSAO .(democracia)
    .
    ele soube ver o perigo diso no pais ,apoucos dias atras ele tava denunciando o gasto de milhoes de dolares
    .
    por parte de lacaios vendidos aos intereses yankes dentro do pais dele,
    .
    para fazer protestos e revoltas contra ele nessa campanha .
    .
    RUSSIA presiza mais e mais de Vladimir igual ese .
    .
    que nao se curvao aos YANKES

  6. O que muita gente no Ocidente nao desconfia, e que na Russia, uma alternativa a Putin, nao sera um governo pro USA, pro Ocidente. Ao contrario, o partido que esta no poder, do qual Putin e o lider, e odiado por uma boa parte da populacao, precisamente porque foi o partido que abriu as portas russas a penetracao do capitalismo ocidental. Ha em particular dois grupos que podem ocupar o poder, uma vez que o partido de Putin e removido. A ala que sobrou do antigo partido comunista, estalinistas ortodoxos que ainda contam com forte apoio entre setores da populacao, e uma ala fascista, nacionalista, que odeiam os judeus e sao muito racistas. Trabalhei com russos, quando vivi na Europa, e percebi um racismo violento, principalmente contra pessoas de peles escuras.

  7. Caros… eu nao quero uma guerra.. mas se tem uma dupla que que ver uma russia forte e reconhecida como potência, essa dupla é medvedev e putin…
    Se entra alguém diferente, mais moderado, pode botar por água abaixo todo o esforço histórico de colocar a russia como uma potencia antagonista, desta que impera atualmente.
    .
    Aí que ta? será que é a hora de quebrarmos de vez esse paradigma de única potencia mundial?
    paradigma que começou com os romanos, passou por hitler e agora é adotado freneticamente pelos estados unidos e apoiado por seus vaçalos….

  8. A russia é uma potência democrática…. ao contrário do que muitos falam…
    Esses muitos que falam, geralmente vem com aquele papo de ditadura… mas esquecem que nossos “amigos do norte” quem manda são os bancos, a industria bélica e as redes de comunicação. Vale lembrar das últimas leis que estao em tramitação no congresso/senado dos eua, como a marcial, que da direito ao estado de prender qualquer um sem um julgamento ou acusação previa… contra o direito de se manifestar e de se reunir em público… como está sendo feito nos ocupy wall street(ja prenderam mais de 10.000 inocentes, se nao tivessem prisoes suficientes la concerteza alguns manifestantes ja tinham morrido)… E ELES DESRESPEITAM E DISCIMULAM SISTEMATICAMENTE TODAS AS RESOLUÇÕES DA ONU. DESVIRTUANDO-A A SEU FAVOR.

  9. ´´Putin pensa que ainda estamos a 20 anos atras“

    Graças a esse pensamento que a Russia não virou um escravo do ocidente!

    É como o cara ai disse se entra alguem mais “mole” ou pro-ocidente no governo a Russia vai perder completamente sua indentidade perante o mundo.
    Quem vive no passado ate hoje é OTAN que quer dominar todo mundo a Russia é obstaculo,por isso todo o Ocidente adora criticar a Russia!

  10. Comentário: É mais fácil para um país grande conseguir dominar e explorar um país mais pequeno se ele estiver perfeitamente organizado e estruturado democraticamente. Será que essa é uma das razões pelas quais «o Ocidente» insiste tanto que os países do terceiro mundo têm que se tornar democráticos? Para que a sua riqueza fique melhor embalada e seja mais fácil o roubo?
    .
    Se num país tudo estiver perfeitamente organizado, será mais fácil para um governante, bem ou mal intencionado, controlá-lo. E aos grandes interesses econômicos bastará manipular a cúpula de governantes para dominar o país.
    .
    E não é verdade que os princípios morais mais louváveis acabam por tornar mais fácil a manipulação das pessoas pelos mais malandros? Por argumentação com base na ética e nos princípios morais, há grandes crimes que são defendidos como necessários e benéficos para a humanidade…
    .
    O desejo exagerado de organizar tudo e de chegar a princípios que todos aceitem terá efeitos negativos? Será algo que, na prática, pode causar mais mal do que bem? E o modo como insistimos em «melhorar-nos», tentando organizar e disciplinar a nossa vida, não nos fará mais mal do que bem? Não nos fará perder a nossa inocência e deixar de sermos e de gostarmos do que somos?
    .
    O texto pode ser lido em http://esperingo.blogspot.com/2011/12/chuang-tse-um-protesto-contra.html

  11. O POVO não quer o Putin,só eles tem o direito de escolher que eles querem como seu presidente.Putin é um cego pelo poder,não passa disso.Ele é louvado como um gênio só aqui,pelos os anti-americanos,o proprio povo não o quer.

  12. ViniciusSH, quem viveu a queda do muro de berlim, e a abertura economica da Russia sabe muito bem as aguras passadas. Putin é como um super-herói! para os russos. Chega até a ser um misto de ‘007’ com ‘Czar’ para os russas heiheueh.

  13. Se Putin sair, a Rússia vai cair no populismo corrupto, que nem o Brasil. O povo russo só gosta de sacanagem, tal como o brasileiro.
    O sistema político brasileiro foi herdado da França e dos EUA, ou seja, o povo escolhe os políticos pela simpatia e falsas promessas, e não pela seriedade, honestidade, competência e patriotismo. Depois, americanos e franceses viram a besteira que fizeram e tentaram mudar alguma coisa: Nos EUA, pelo menos eles têm eleição indireta para Presidente da República (menos pior). O sistema político francês é semi-presidencial ou misto. CHEFE DE ESTADO: Presidente Nicolas Sarkozy. CHEFE DE GOVERNO: Primeiro Ministro François Fillon. Não entendo essa enrolação dos franceses. Quem governa esse país ?
    No Reino Unido também é uma bagunça, pois a Família Real ainda manda, dando péssimo exemplo para o mundo islâmico. Pessoal, o melhor Sistema Político é mesmo o chinês, em que os homens públicos são escolhidos a dedo, por um grupo de notáveis. Os militares chineses são altamente respeitados. Dilma agora resolveu congelar os soldos dos nossos militares, que já ganhavam pouco. Está destruindo as FFAA do Brasil através do congelamento salarial.Fato. Que desgraça!

  14. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    12/12/2011 às 08:42
    eu acredito na alternancia de poder camarada olhos azuis, para se manter um democracia saldavel, obvio que o partido republicano tem fundamental importancia no equilibrio politico estadunidense ( apesar de eu achar o sistema eleitoral deles um lixo, mas quem sou eu para falar, vivo num pais onde tem dezenas de partidecos de aluguel )e ate admiro algumas coisas, como por exemplo, a abnegação pelo trabalho, o respeito ao patrimonio privado, e a lealdade para com seu pais !
    a minha critica aos republicanos, e em função ao apego a o que eu acho “filosofia ultrapassada, mesmo o conservadorismo precisa se reciclar as vezes,( RENOVAR NÃO SIGNIFICA CAIR NA BADERNA E NA PROMISCUIDADE,COMO PREGAM AS MARTAS SUPLICYS DA VIDA) e não ficar preso a politicas destrutivas do seculo passado de dik cheneys e compania limitada,
    democracia se faz com o contraditorio, com o debate eficiente de ideias, justiça vem do equilibrio de forças, e nisso a democracia e embativel,
    saldações amigo

  15. ViniciusSH disse: 12/12/2011 às 16:36… concordo plenamente… só os russofilos acham o Putin magavilha… putin que par… é duro aguentar tamanha alienação…

  16. O Putin tem mt defeitos morais, + sem dúvidas a Rússia tem + garra hj, q época do alcoolatra doBoris yeltsin..se deixar a cara na reta leva um sopapos, c o Putim a Rússia está desse jeito..É um potencia de fato.coisa q ñ posso falr do mei páis e seus infames chefetes. Trágico.Sds.

Comentários não permitidos.