Vinte anos após fim da URSS, russos despertam para política e ameaçam Putin

Efe  — Kremlin não esperava mobilização popular tão grande

Manifestações contra fraudes eleitorais ganham força na internet e se espalharam por 50 cidades.

Um sentimento de coletividade e participação política que não era visto há pelo menos duas décadas tomou conta da Rússia neste fim-de-semana posterior às eleições legislativas do último domingo (04/11). Durante toda a semana, as redes sociais foram invadidas por demonstrações de insatisfação com o resultado das eleições, marcadas por fraudes e falsificações. Os russos, normalmente apáticos e pouco interessados em política, passaram a discutir os rumos do país em blogs e fóruns on-line.

Fraudes eleitorais não são uma novidade para os russos, mas parece que nem mesmo o Kremlin esperava por uma reação nesta proporção, envolvendo 50 cidades por todo país. Vladimir Putin, líder do partido majoritário, Rússia Unida, perdeu o encanto e não contava com o poder de mobilização das redes sociais. Num país onde as três únicas televisões que cobrem todo o território nacional são controladas pelo Estado, a internet se transformou na plataforma democrática por excelência.

Mesmo com os inúmeros casos de ilegalidade no processo eleitoral a favor do partido do primeiro-ministro Putin, o Rússia Unida não atingiu nem mesmo 50% de votos (em 2011, quase 65% da população votaram no partido).

O descontentamento demonstrado durante toda a semana culminou numa enorme manifestação na praça Bolodnaya. Nacionalistas, liberais e comunistas protestaram juntos contra a farsa eleitoral. Muitos aposentados e simpáticas “babushkas” não escondiam a sua nostalgia soviética. Ao lado, um grupo de jovens tirava fotos com modernos tabletes e enviava a amigos. Um pouco mais à frente, três rapazes agitavam timidamente a colorida bandeira gay, algo impensável numa cidade onde os grupos gays tentam há cinco anos aprovar uma parada do orgulho LGBT. “Parece que hoje é o dia da festa nacional, quando ninguém tem nem partido nem etnia”, revelou um dos participantes. Neste sábado, não importava com que ideologia de oposição cada um se identificava. O importante era ser esta oposição inconformada com o resultado eleitoral. “O povo unido jamais será vencido”, gritavam no protesto.

A quase total ausência de incidentes também surpreendeu os manifestantes. Flores foram distribuídas durante todo o evento e os oposicionistas não se renderam às provocações de grupos que apóiam o governo Medvedev-Putin.

A criatividade e a ironia também fizeram parte dos protestos deste sábado, mostrando o lado bem-humorado dos russos. No palco, um dos líderes da oposição ironizou: “Amanhã, os jornais vão dizer todos nós que viemos à manifestação recebemos um sms da Hillary Clinton obrigando-nos a participar dos protestos”. A secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, criticou duramente as fraudes no processo eleitoral russo. No mesmo dia, Putin acusou Clinton de estar incentivando os protestos na Rússia.

Na próxima segunda-feira (10/12), às 16h locais (10h em Brasília), 20 mil pessoas são esperadas na praça Manezh, ao lado do Kremlin, numa manifestação chamada “Glória à Rússia”, de apoio ao partido majoritário Rússia Unida, do primeiro-ministro Vladimir Putin.

Fonte: Opera Mundi


22 Comentários

  1. Parece que estava todo mundo esperando os árabes começarem para resolverem mudar os rumos das coisas, o Bush fraudou as eleições na reeleição e só em 2011 que foram cobrar a conta do “pobre” Obama, que só pode tentar corrigir a cagada do Bush para que eles tentem continuar escravizando o mundo, acho que ele não conseguirá!

  2. um regime caiu em 1989 na russia, não seus vicios, a russia hoje e dominada pela mafia,que faz a mafia italina parecer um bando de batedores de carteira, infelismente estão infiltrados em todos os niveis do estado russo, com casos grotecos de envenenamento radiotivo de jornalistas, e ex agentes da KGB, e tudo mais
    agentes publicos que depois da queda do regime ficaam trilhadarios, e lavam dinheiro ate no futebol europel ( meu corinthinhas que o diga)
    são os maiores traficantes de armas do mundo, basta ver que os AK 47 nas mãos de traficantes, guerrilheiros, milicias e terroristas no mundo todo, e não so isso, trafico de drogas, exploração de escravas na prostituição, e todo tipo de patifaria
    a povo da russia tem mais e que passar isso a limpo mesmo, e botar para correr o pretenso czar putin e seu lacaio

  3. e em tempo, a hilary não tem nada que se meter nisso não, para não contaminar um anseio do povo russo que e legitimo, e se a cia ta achando que a russia e o siria e a libia, onde agiram como isqueirinhos, vão cair do cavalo

  4. Ninguem aguenta uma ditadura da NOMENKLATURA mafiosa russa… rsrsrsr… cadê os russofilos para defenderem a mãe russia (mãe deles… rsrsrsrsr)… vivem apregoando que a russia é isso, é aquilo… mas o russo mesmo, coitado… tá lascado… são 160 milhões de escravos eslavos a sustentar o regime nefasto dos MAFIOSOS, onde Putin é somente a mascara de um pais com politicas facista de controle social… FATO…

  5. Capa preta, Hilari ja esta metido nisso ate o pescoco. Essa chamada revolucao originada pela internet foi planejada ja faz uns bons anos, no Departamento de Estado, EUA. E uma revolta popular tao espontanea quanto quanto a chamada primavera arabe. Nao que nao haja descontentamento da populacao russa com o caos economico que transformou a vida deles desde que Gorbachov, decidiu terminar o sistema economico coletivizado que estava ja esgotado e incapaz de avancar e melhorar o padrao de vida da populacao e restabelecer o capitalismo, seguindo instrucoes do Fundo Monetario Internacional, Banco Mundial e uma malta de economistas monetaristas norte americano. Sim ha descontentamento com o fato que um numero grande de russos, muito deles judeus se enriqueceram, roubando o patrimonio estatal do pais e transferindo suas riquezas para os bancos dos paises do ocidente. Mas setores do governo norte americanos, atravez do departamento de estado, Cia, organizacoes privadas, vem ha muito tempo estabelecendo um network de pessoas, que sabem utilizar o internet, para explorar esses descontentamento em seu beneficios. Isto e criar caos, agitacoes, e se isto levar a mudanca de governo, eles devem estar numa posicao que os ponha em condicao de fazer parte do novo governo. Eu pessoalmente creio que Putin vai esmagar esse movimento, usando tropas se necessario. E nao e muito dificil para ele mostrar o vinculo dos lideres dessa rebeliao com os Estados Unidos. Eles, tem publicados artigos no Pravda, defendendo a tese que a chamada primavera arabe tem sido orquestrado em Washington.

  6. Hillary Clinton obrigando-nos a participar dos protestos”. A secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, criticou duramente as fraudes no processo eleitoral russo. No mesmo dia, Putin acusou Clinton de estar incentivando os protestos na Rússia..
    .
    Quem e tal figura pra criticar? ( em quanto isso o marido da madame ta ocupado em outros negocios kkkkkkkk)
    .
    YANKES nao querem que Putim ganhe pelo fato que ele nunca vai fazer o que eles querem ,’
    .
    Yankes tao gastando milhoes de dolares pra impedir e por o povo na rua contra ele,.
    .
    Russia nunca vai se curva ao Yankes ,
    .
    e verdade INVERNO RUSSO TA CHEGANDO quando PUTUM chega

    yankes vao ver o que e blizzards kkkkkkkkk.
    .
    povo que nao va atras de nao deixa occupy wall street ganha forca,
    ,
    esa sim e a PRIMAVERA KKKKKKK
    .

  7. Não sejam ingênuos, Putin não cairá nunca. Ele não é o dirigente dos sonhos dos russos mas, certamente, os russos não o trocaria por um apenas ultraliberal e pró-mercado. A maioria do povo sabe das concessões que Putin vem fazendo no sentido de resgatar a alta estima da era soviética.

  8. Harram… eu acho que é tipo uma “marcha do PSDB” que não conseque ganhar mais nenhuma eleição presidencial, nunca consegue maioria na câmara, e um dia se revolta e começa a fazer acusações… aqui são os ministros… lá foi a respeito da legitimidade das eleições….
    .
    Só uma breve observação: Nosso sistema eleitoral de votação, a chama Urna Eletrônica é show… fiquei feliz de saber que muitas pessoas isoladas no meio da amazonia conseguiram votar e ter seu voto computado através da internet, e ainda no fim da tarde todos o estado já sabia o resultado… sem contextação… sem possibilidade de fraude….
    Desde collor(quando a globo o elegeu), sempre tivemos um sistema de votação á prova de bala

  9. Um ‘revolucionário’ da líbia mesmo já disse! Oferecem drogas e dinheiro para apoiarem tais manifestações!.. E de um modo mais complexo, o sistema incentiva estudantes incentivando professores, instituições educacionais, e toda a teia! de forma a induzir tais ações! O povo russo não é ignorante. Com certeza a escala das manifestações é menor do que a mídia estrangeira diz. Assim como está sendo na Síria. Lá o presidente seria re-eleito!
    Putin salvou a Russia!
    Comparem os dados economicos e sociais do entreguista Boris Yeltsin com depois que Putin assumiu!.. Boris Yeltsin foi envenenado e não foi à-toa!.. Faltou medidas como estas aqui no Brasil!.. Onde matam crianças e familias com seus desvios de verba, e vendas de riquezas a preço de banana.
    O povo russo em sua maioria apoia Putin!..
    Estão com um tom mais ríspido perante o ocidente agora porque esta tática de ‘revolucionários’ descontentes ‘com a mesada’ estão usando na Russia tambem, assim como usam na síria, usaram na líbia.. e usam em pequena escala.. mas usam no irã.

  10. “Só uma breve observação: Nosso sistema eleitoral de votação, a chama Urna Eletrônica é show… fiquei feliz de saber que muitas pessoas isoladas no meio da amazonia conseguiram votar e ter seu voto computado através da internet, e ainda no fim da tarde todos o estado já sabia o resultado… sem contextação… sem possibilidade de fraude…. Desde collor(quando a globo o elegeu), sempre tivemos um sistema de votação á prova de bala”… garotinho bonitinho bobinho… acredita em duende e urna eletronica… logo no Brasil… rsrsrsr… menas ingenuidade Gustavo… menas… assim vai parecer que não tens mais que 16 anos… ser socialista nesta idade é normal e lovavel… agora, passar dos 30 acreditando em urna eletronica e socialismo, não dá, né?!!!… isso é para os ingenuos…

Comentários não permitidos.