Defesa & Geopolítica

Governo Federal firma acordo com 11 estados para plano de fronteiras

Posted by

Onze estados brasileiros assinaram nesta quinta-feira, em solenidade no Ministério da Justiça, os termos de adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras (PEF).

A iniciativa, que visa fortalecer as ações de segurança nas regiões de fronteira, possibilitará o acesso a recursos de R$ 37 milhões para investimentos em projetos estruturantes nesses locais.

O PEF é coordenado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e executado por meio de operações capitaneadas pelos ministérios da Justiça (Operação Sentinela) e da Defesa (Operação Ágata). Ambas têm por objetivo coibir o tráfico de armas e drogas provenientes dos países vizinhos, além de combater outros ilícitos fronteiriços.

Segundo o Ministério da Justiça, todos os estados envolvidos já apresentaram projetos de integração de trabalho, que estão sendo analisados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Cabe à Senasp fazer a articulação das ações do governo federal com os estados.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a assinatura do termo de adesão fortalece a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), programa decorrente do Plano de Fronteiras lançado em junho pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Foto: Agência Brasil
Assessoria de Comunicação

Ministério da Defesa

(61) 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

21 Comments

shared on wplocker.com