Governo Federal firma acordo com 11 estados para plano de fronteiras

Onze estados brasileiros assinaram nesta quinta-feira, em solenidade no Ministério da Justiça, os termos de adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras (PEF).

A iniciativa, que visa fortalecer as ações de segurança nas regiões de fronteira, possibilitará o acesso a recursos de R$ 37 milhões para investimentos em projetos estruturantes nesses locais.

O PEF é coordenado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e executado por meio de operações capitaneadas pelos ministérios da Justiça (Operação Sentinela) e da Defesa (Operação Ágata). Ambas têm por objetivo coibir o tráfico de armas e drogas provenientes dos países vizinhos, além de combater outros ilícitos fronteiriços.

Segundo o Ministério da Justiça, todos os estados envolvidos já apresentaram projetos de integração de trabalho, que estão sendo analisados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Cabe à Senasp fazer a articulação das ações do governo federal com os estados.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a assinatura do termo de adesão fortalece a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), programa decorrente do Plano de Fronteiras lançado em junho pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Foto: Agência Brasil
Assessoria de Comunicação

Ministério da Defesa

(61) 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

21 Comentários

  1. Na verdade o Brasil irá combater o inimigo na ponta final da cadeia produtiva do trafico de drogas. Ou seja o produto final.
    O certo, correto, contundente e eficaz, seria combater a origem ou a fonte do mal. Bombardear com agente laranja continuamente toda plantação de coca na Bolivia, Peru e Colombia. O mal vem desses paises, mal que atinge familias, emprego e toda uma sociedade e conseguentemente o país. Quantas tragédias são registradas diariamente em todos os lugares do mundo em função das drogas. E para completar vem o Sr. esclerosado Fernando Henrique Cardoso, fazendo apologia a maconha. Eu acho quem esta drogado sou eu, como um ex~presidente do Brasil, abra a boca para falar bem da droga, sinceramente não acredito.

  2. Concordo com o LORDELO temos q arrancar o mal pela rais
    Bombardear os campos de coca e maconha da BOlivia Paraguai Peru nos somos a 2 maior poder militar dps dos EUA. vamus mostrar q na america latina quem comanda e nOs

  3. Infraestrutura e povoamento da fronteira. Quanto mais se investir nas cidades fronteiriças, mais se terá recurso para ações e planos de segurança. Barrar o tráfico na fronteira custa menos do q caçar traficante dentro do território, principalmente na Amazônia.

  4. Sim,
    .
    Eu também me “viciei” na lucidez e agora não quero viver drogado e desligado da realidade.
    .
    Logo, quando as drogas forem liberadas, nesta terra de Alices, o único “viciado” a ir para o “tratamento” sou eu… (?)
    .
    No ‘O Globo’ de ontem, na primeira página, está bem claro que segundo as contas do governo´, os novos Estados a serem criados, a partir do Pará, causarão um gasto de 3,8 BILHÕES de reais à UNIÃO.
    .
    Ora, ora, ora, o plano de fronteiras gastando somente 37 milhões de reais é uma afronta e um escárnio à inteligência humana!
    .
    Porque sabemos que nossos problemas de DROGAS, ARMAS, FUGA de DIVISAS, RECURSOS NATURAIS, CONTRABANDO etc. se dão nas fronteiras!
    .
    Mas aqueles que desejam os novos Estados, e o próprio governo federal, se esqueceram de dizer que a UNIÃO somos nós!!!! Todo o povo brasileiro!
    .
    No entanto somente o eleitor do Pará irá votar! EU QUERO TAMBÉM VOTAR NO PLEITO DO PARÁ!!!!
    .
    Afinal somos nós que iremos pagar a conta!!!!
    .
    DIGA não à divisão do Pará! PAREM essa estultícia, pois os tempos não nos permite brincar com estes raros recursos!!!! Que deveriam, inclusive, ser aplicados de forma verdadeira e honesta na questão da segurança das fronteiras.
    .
    Fica claro que há uma MÁFIA que quer comer tudo, inclusive o pré-sal, pelas beiradas, ainda mais quando se rediscute uma nova divisão dos Royalties…
    .
    ACORDA BRASIL! O BRASIL PRECISA DE UM PLANO!
    .
    Poderia este ser um assunto de pauta para este site: PLANO BRASIL.
    .
    Obrigado!
    Acidus

  5. A Presidenta Dilma confirmou essa semana que vai gastar mais de 2 bilhões para tratar de drogados em todo o país, agora é obvio que isso nao vai funcionar devido a diversos fatores como corrupção, falta de projetos, má gestão publica e outros, agora, mesmo com a intenção boa não vai adiantar esse investimento sem proteção das fronteiras, no combate rigoroso com o narcotrafico e policiamento rigoroso proximo aos países vizinhos, vejão o E.U.A no combate a trafico de drogas na fronteira com o Mexico, uma super potencia não consegue freiar a entrada de drogas ao seu país, imagine o Brasil que não faz nada, acho melhor investir educação mesmo, quem sabe muda a ideias dos brasileiros espiritos de porcos, que não ligam para o proprio país.

  6. Bilhões pra isso, bilhões pra aquilo, mas, para o que precisa e funciona, nada. Nada para as forças armadas, nada de fechar as fronteiras, nada de pena de morte para traficantes, nada de competência, nada de administração.

    Me dá nojo quando ouço os hipócritas discursinhos comunistas, feito por marqueteiros profissionais, é pura enganação e trairagem.

    A falta de conhecimento e senso crítico do brasileiro é tão grande, que ainda emprestam seus rostos para essa farsa.

    O ser humano não precisa de esmola, ela corrompe a alma e a vontade, ele tem de lutar, estudar, adquirir conhecimento, se tornar profissional, para ser competente; só assim ele conquista sua independência financeira e cultural; é assim que se forma uma grande nação.

    Mas isso não interessa aos politiqueiros, povo instruído é difícil de ser manipulado; sabem que é em cima da miséria e da ignorância , a melhor forma de se perpetuarem no poder.

    Isso não interessa as grandes potências, pelo contrário, eles elogiam as políticas “sociais”, até elegem “dirigente” X, como “personalidade” do ano, desde que entre no “jogo” e não atrapalhe ou contrarie seus interesses imperialistas.

    Tente comprar armamentos russo de última geração, desenvolver uma indústria bélica nacional, colocar em dia o programa espacial, suspender ou diminuir o fornecimento de minerais estratégicos conforme fez a China e ocupar a Amazônia, que a mascara cairá na mesma hora, então, a “personalidade” se tornará um vilão, um demônio da noite para o dia.
    Até na Rússia eles andaram dando pitaco, mas lá, tiveram uma resposta a altura, o Putin disse: Somos o único Pais que igualamos com os EU em número de armas nucleares”.

    Traduzindo: Cuidem de suas vidas que da nossa, cuidamos nós. Metam a cara por aqui e se preparem para as consequências . Essa é atitude de um verdadeiro líder, palavras na boca e ICBMS nas mãos.

  7. Plano Estratégico de Fronteiras (PEF)? Não vai funcionar, devido a incompetência generalizada dos nossos políticos. É simples policiar as nossas fronteiras ? Sim … Não precisa gastar muito dinheiro.
    Vou dar aqui as dicas:
    1) Acabar com a corrupção dos políticos, dos policiais e de juízes que engavetam os processos , endurecendo as leis. É raríssimo ver um político ou juiz corrupto na cadeia. Quem tem bens acima de suas posses ? Isso é fácil de ver …
    Temos que proibir a lavagem de dinheiro, que é feita através de consultorias e palestras regiamente remuneradas, inclusive no exterior. As ONGs desviam muito dinheiro público.
    2) Dividir os estados amazônicos, que são maiores que países, em estados menores, do tamanho máximo do RS. Não tem que fazer plebiscitos idiotas. Se é para a Segurança Nacional, vamos dividir.
    3) Povoar as fronteiras amazônicas com cidadelas, ou seja, uma a cada 50 km de distância da outra. As Forças Armadas podem criar essas vilas.
    4)Prisão perpétua para traficantes de drogas e de armas, ou pena de morte.
    5)Usar a população como informante,e montar uma força tarefa para combatê-los com eficiência.
    6) Não permitir a venda de drogas nas cidades. Ela existe, porque os policiais recebem propinas dos traficantes. O policial que for pego fazendo isso, no mínimo 20 anos de prisão e o traficante prisão perpétua (ou pena de morte).
    6) Acabar com a burocracia brasileira que é terrível.
    7) Melhorar a nossa justiça, que é lenta e cara. Um processo não pode demorar 20 anos, mas no máximo 5 anos. A incompetência do Governo Federal e Estadual é muito grande.
    8) Temos que cortar 50% das despesas dos 3 Poderes da República, e fazer uma isonomia salarial séria.
    9)O mais importante de tudo – mudar o Sistema Político Brasileiro, pois esse que está aí, faliu há muito tempo. Não precisamos de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas. As Classes de Trabalhadores indicam os seus representantes parlamentares. O nosso Congresso é dominado pelos Ruralistas, Religiosos e Médicos. Isso é uma grande palhaçada. Regime Parlamentarista e sem populismo. Simples.
    10) Reforma total das Forças Armadas. Motivo: Os militares não são criativos e intuitivos. Houve falha grave na seleção de pessoal.

  8. Plano Estratégico de Fronteiras (PEF)? Não vai funcionar, devido a incompetência generalizada dos nossos políticos e militares. É simples policiar as nossas fronteiras ? Sim … Não precisa gastar muito dinheiro. Vou dar aqui algumas dicas:
    1) Acabar com a corrupção de políticos, policiais e de juízes que engavetam os processos , e endurecer as leis. É raríssimo ver um político ou juiz corrupto na cadeia. Quem tem bens acima de suas posses ? Isso é fácil de ver, mas não há interesse dos governos. Temos que proibir a lavagem de dinheiro, que é feita através de consultorias e palestras regiamente remuneradas, inclusive no exterior (Lula e FHC). As ONGs desviam muito dinheiro público. Não são necessárias …
    2) Dividir os estados amazônicos, que são maiores que países, em estados menores, do tamanho máximo do RS. Não tem que fazer plebiscitos idiotas. Se é para a Segurança Nacional, vamos dividir. Os estamos menores, vamos juntá-los;
    3) Povoar as fronteiras amazônicas com cidadelas, ou seja, uma a cada 50 km de distância da outra. As Forças Armadas podem criar essas vilas.
    4)Prisão perpétua para traficantes de drogas e de armas, ou pena de morte.
    5)Usar a população como informante,e montar uma força-tarefa para combatê-los com eficiência.
    6) Não permitir a venda de drogas nas cidades. Ela existe, porque os policiais (e políticos ?) recebem propinas dos traficantes. O policial que for pego fazendo isso, no mínimo 20 anos de prisão, e o traficante prisão perpétua (ou pena de morte).
    6) Acabar com a burocracia brasileira que é terrível. Paga-se tantas taxas e impostos …
    7) Melhorar a nossa justiça, que é cara e ineficiente. Um processo não pode demorar 20 anos, mas no máximo 5 anos. A incompetência do Governo Federal e Estadual é muito grande.
    8) Temos que cortar 50% das despesas dos 3 Poderes da República, e fazer uma isonomia salarial séria. Os militares das Forças Armadas estão ganhando muito mal e a desmotivação é total.
    9)O mais importante de tudo – mudar o Sistema Político Brasileiro, pois esse que está aí, faliu há muito tempo. Não precisamos de partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas. As Classes de Trabalhadores indicariam os seus representantes parlamentares. O nosso Congresso é dominado pelos Ruralistas, Religiosos e Médicos.É uma grande palhaçada. Regime Parlamentarista e sem populismo. Proibir o Lula de se candidatar, por causa do Caso Gamecorp, populismo enganoso, suspeita de mensalão, e de ter colocado Mantega e Meirelles, beneficiando banqueiros e especuladores financeiros, jogando a nossa Div Federal Pública para 2 trilhões de reais.
    10) Reforma total das Forças Armadas. Motivo: Os militares não são criativos e intuitivos. Houve falha grave na seleção de pessoal, inclusive no ITA, IME e Universidade Naval. Um engenheiro militar demora 15 anos para ser formado, trabalha outros 15 anos, e depois se aposenta com 50 anos de idade (ou menos). Isso é um absurdo. Engenheiro militar tem que trabalhar até os 65 anos de idade, para pagar o investimento que a nação fez nele.

  9. Danolo, juro que ia ler se seu comentario nao fosse maior que o texto, mas como sempre fala bobagens, palarei ao meu comentario.

    .
    .
    Bom, o Brasil deve sim, como ja disseram dois caras ai, bombardear os campos de maconha e coca. E nao, Nao precisamos de Autorizacao, no maximo dizemos antes que vamos destruir. e nao recuaremos. E se vierem as FA dos tais, derrubaremos tambem. temos que por total respeito e acabar com o trafico, para mostrar todo nosso potencial. E que temos coragem e sabemos impor para estarmos no Conselho de Segurança……. Tucanos vamos em frente, lancem suas bombas e esperemos a ver o que os traficantes faram!

  10. Caiu!!! Caiu!!! grande Patriota… falou tudo… caiu a mascara da esquerda relapsa e incompetente… não é atoa que os yankes adoram a esquerda vendida nacional… além de roubar, são de uma incompetencia tamanha que sempre que oportuno os gringos estão dando premios e rasgando elogios aos incompetentes entreguistas… eles fazem tudo o que querem os americanos… ou seja… NADA… somente desviam recursos e nada mais… ou seja, não temos inimigos…porque, com essa gente no poder, não precisamos de inimigos… eles nos bastam… a america se regozija ao saber que tem tão bons sabotadores dirigindo a nação brasileira… se estou mentindo, provem… ou teem medo da verdade?…

  11. Primeiramente não é uma boa idéia atacar áreas de narcotraficantes em outros países, isso reforçaria a tese de muitos latino-americanos de que temos pretensões imperialistas. Também acho que o plano de proteção as fronteiras não resolve muito, assim como a idéia acima antes contestada. Temos de fazer operações cirúrgicas, o tráfico de drogas e de armas é um dos que mais geram lucros, esse dinheiro tem que estar em algum lugar, até hoje não escutei falar de encontrarem dinheiro de traficante embaixo do coxão! Esse dinheiro está em algum lugar, nada que um bom e velho serviço de inteligência não resolva.

  12. Isso lucas, vamos entrar em guerra com a america latina inteira, vamos tacar napalm na colombia, venezuela, paraguai, e até o mexico se se meter também. Brilhante.(sarcasmo off)
    Simplesmente perfeito dandolo, a reforma militar é imprescindivel, o PB tem um artigo muito bom sobre isso muito detalhado, acho que seria uma boa base. Quanto ao sistema politico concordo que precisamos mudar, mas o parlamentarista não é nenhuma maravilha, mais importante que ficar entre parlamentarismo e presidencialismo, e termos pessoas serias no poder. Um presidente serio pode alavancar um pais sozinho se tiver disposto, basta ter apoio popular, um primeiro ministro não, ele precisa de um apoio enorme no congresso. Além do que dar mais poderes ao congresso seria dar as a cobra.

  13. Não vai tardar e logo mais estaremos vendo a divisão da Amazônia em oito estados membros, o Maranhão dividido em em mais três estados, Goiás dividido em…é a farra com dinheiro do contribuinte sem que se apure e justifique se realmente isso é necessário para o engrandecimento do país. Quais os verdadeiros interesses por trás desses plebiscito? Quem e quais corporações mais lucrarão com essa divisão? Quais os reais critérios para a divisão política e econômica dos novos estados? e o povo? e as novas taxas? e a saúde pública, a educação, etc?

    Sinistro, muito sinistro esse plebiscito. Finalmente, concordo com a ideia do “Acidus”, eu também sou a favor de que todos nós votássemos a esse respeito.

  14. Vamos desenhar então para ver se ENTENDEMO-NOS!
    .
    Tratar APENAS dos DEPENDENTES QUÍMICOS NÃO RESOLVERÁ NADA!
    Pois as DROGAS continuarÃO entrando!
    .
    Logo, o Plano de se, sériamente, POLICIAR as FRONTEIRAS, PORTOS e AEROPORTOS (além é claro de se combater pistas de pouso ilegais na Amazônia) é PRIORIDADE tanto quanto o é capacitar o SUS para esta guerra.
    .
    Sds

  15. $37 milhoes deve ser a comissao dos envolvidos na trama.nao da nem pra comecar. Traficantes nas fronteiras: fiquem tranquilos que essa coordenacao nao sai do papel.

    maxtedy..seria justificavel o pais dividir territorios de grandes proporcoes e ter estados de tamanhos sensato e de facil administracao. O problema e que o Brasil sao muitos os corruptos e ladroes do dinheiro publico e o povo so veem essas divisoes como mais uma justificativa para roubar. A raiz do problema e o pais e nao estados enormes serem divididos. Os EUA tem o Texas que e grande mas o resto e bem menor.Porque funciona aqui e nao ai.sao os ladroes..Um pais com 37 ministerios nao e um pais serio.E piada.

  16. Se tem grana ,e muita, “nóis tá dentro”, ainda + se é p o bem-estar do povo…..e só colocar o CGU no meio e a coisa toda aparece, podem até ñ serem presos, o q e mt comum neste n BRASIL, só vai pra cadeia negros pobres = a mim.Talvez um dia deste sejam executados como na China , espero ver esse dia chegar. …trágico.

Comentários não permitidos.